Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

A origem das músicas "Ave Maria" - Bach / Gounod e Schubert

1. - Introdução


As mais bonitas e conhecidas músicas em prece / louvor à Virgem Maria são as compostas por Bach/Gounod e Schubert. São cantadas em casamentos, bodas, festejos de natal, ...,. O mais curioso é que nenhuma das duas foi composta originalmente para ser uma homenagem à Maria. As duas com o passar do tempo foram ganhando versões com a oração da Ave Maria em latim, como letra padrão. 


 Virgem Maria com o Menino de Esteban Murilo
Virgem Maria por Esteban Murilo, 1660, RijksMuseum, Amsterdã



A oração católica da Ave Maria em latim como segue:

Ave Maria Gratia plena
Ave Maria
cheia de Graça
Dominus tecum Benedicta tu in mulieribus Et benedictus fructus ventres Tui, Jesus
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
Bendito é o fruto do vosso ventre
Jesus
Sancta Maria, Mater Dei Ora pro nobis peccatoribus Nunc et in hora Mortis nostrae Amen
Santa Maria, Mãe de Deus
Rogai por nós pecadors
Agora e na hora
de nossa morte
Ámen


2. - Ave Maria de Bach / Gounod 


Ave Maria de Bach / Gounod consiste de uma melodia do compositor romântico francês Charles Gounod especialmente projetada para ser sobreposta ao Prelúdio No. 1 em dó maior, BWV 846, do livro I de JS Bach, O Cravo bem temperado, escrito cerca de 137 anos antes. 


Prelúdio de Bach - O Cravo bem temperado


O Cravo Bem Temperado é uma coleção de música para cravo solo, composta por Johann Sebastian Bach. Ele inicialmente escreveu prelúdios e fugas tendo por base os 24 tons (12 maiores mais 12 menores), surgidos em 1722 "para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes com esse estudo".



 quadro de Bach  Formalmente, O Cravo Bem Temperado engloba uma gama extraordinariamente grande de estilos. Os Prelúdios são formalmente livres, embora individualmente muitos exibam formas melódicas tipicamente barrocas, frequentemente vinculadas a uma coda estendida e livre (por exemplo, os prelúdios em Dó menor, Ré maior e Si bemol maior do Livro I). 



A obra mais conhecida do Cravo Bem Temperado é o prelúdio nº 1 do Livro I, uma progressão simples de acordes arpejados. A simplicidade técnica deste prelúdio tornou-o uma das obras para teclado mais estudadas pelos que iniciam os seus estudos musicais (seja em piano ou em cravo). Este prelúdio escrito por Bach, luterano conservador, também serviu de base, mais de um século depois, para a Ave Maria de Charles Gounod. (fonte: wikipedia.pt)

Vejam como era o prelúdio originalmente e como ele se adapta perfeitamente como base / acompanhamento para a melodia de Gounod.





Obs: Vejam que nessa peça original não havia nenhuma referência a Virgem Maria.


Ave Maria de Gounod


  quadro de Charles Gounod A peça é composta por uma melodia do compositor romântico francês Charles Gounod especialmente projetada para se sobrepor ao Prelúdio No. 1 em C maior, BWV 846, do Livro I de J.S. Bach, O Cravo Bem Temperado, escrito cerca de 137 anos antes.


Originalmente, essa ária foi uma improvisação Gounod em piano sobreposta ao primeiro prelúdio do Livro I do Cravo Bem Temperado de Bach . A partir desta improvisação, o pianista Pierre Zimmermann , futuro sogro de Gounod, realizou uma versão para violino acompanhada de um pequeno coro. Só mais tarde foi produzido o arranjo para violino (ou violoncelo ) e piano (ou harmônio ), destinado a ser tocado em concerto sob o título de "Meditação" e publicado por Heugel .




A primeira versão da Ave Maria


Ainda é Zimmermann quem irá adaptá-la para a voz no texto da versão clássica latina da oração Ave Maria. Esta será criada em 24 de maio de 1859 por Caroline Miolan-Carvalho

Juntamente com a Ave Maria de Schubert, a Ave Maria de Bach / Gounod tornou-se um acessório em missas para casamentos e outras celebrações.


Gravação com Sarah Brightman

As cenas do vídeo são do filme Jesus de Nazaré, 1977, de Franco Zefirelli, com Olivia Hussey no papel de Maria.







Há vários arranjos instrumentais diferentes para a música de Gounod, incluindo para violino e violão, quarteto de cordas, piano solo, violoncelo, trombones e até uma versão para cavaquinho do compositor brasileiro Waldir Azevedo.

Muitos cantores de diferentes estilos ao longo de séculos têm cantado a Ave Maria de Gounod/Bach, como Alessandro Moreschi, a soprano Maria Callas, Luciano Pavarotti, José Carreras, Andrea Bocelli, Karen Carpenter entre outros. (fonte: wikipedia.fr)



3. - Ave Maria de Schubert (A terceira canção de Ellen)


"A terceira canção de Ellen", foi composto por Franz Schubert em 1825 como parte de seu Opus 52, um cenário de sete canções do popular poema épico de Walter Scott , A Dama do Lago , traduzido livremente para o alemão.


quadro com retrato de Schubert   No poema de Scott, a personagem Ellen Douglas, a Senhora do Lago, foi com seu pai exilado se alojar na caverna dos Goblins, pois ele se recusou a se juntar ao seu anfitrião anterior, Roderick Dhu, em rebelião contra Rei James. Roderick Dhu, o chefe do Clan Alpino, sobe a montanha com seus guerreiros, mas pára e ouve o som distante do harpista Allan-bane, acompanhando Ellen que canta uma oração dirigida à Virgem Maria, pedindo-lhe ajuda. Roderick Dhu faz uma pausa e depois vai para a batalha.


O primeiro verso da Canção de Ellen

Ave Maria! suave jovem ! 
Ouça a oração de uma donzela! 
Tu podes ouvir da natureza; 
Tu podes salvar em meio ao desespero. 
Seguro nós podemos dormir debaixo de teus cuidados, 
Embora banidos, proscritos e insultados - 
Donzela! ouça a oração de uma donzela; 
Mãe, ouve uma criança suplicante! 
Ave Maria! 



Ave Maria de Schubert

As palavras de abertura e o refrão da canção de Ellen, " Ave Maria ", podem ter levado à idéia de adaptar a melodia de Schubert como cenário para o texto completo da tradicional oração católica romana " Ave Maria ". A versão latina da "Ave Maria" é agora tão freqüentemente usada com a melodia de Schubert que leva ao pensamento equivocado de que ele originalmente escreveu a melodia como um cenário para a "Ave Maria". (fonte: wikipedia.en)


Interpretação de André Rieu e Mirusia


Uma ótima gravação com interpretação fabulosa e som de alta qualidade.




Versão Stevie Wonder

Sempre gostei dessa interpretação de Stevie Wonder. O solo de gaita é fantástico.





Interpetração de Maria Callas

As interpretações de Maria Callas são imperdíveis. Sempre constam na minha lista de favoritas. Nessa versão Maria Callas canta em alemão.





4. - Referências


Wikipedia: português - cravo bem temperado / francês - Ave MariaGounod / inglês - Ave Maria Schubert