1. - Da belle époque à segunda guerra mundial (1870 a 1939)
A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou em 1871, com o final da Guerra Franco-Prussiana, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Dança no Moulin Rouge, Toulouse Lautrec, 1890, Museu de Arte da Filadelfia, fotografia The Yorck Project em Wikipedia |
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A Belle Époque foi representada por uma cultura urbana de divertimento, incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, os quais aproximaram ainda mais as principais cidades do planeta.
Em paralelo com o desenvolvimento foi surgindo o crescimento da demanda dos operários por melhores condições de vida. O primeiro e mais forte movimento ocorreu em 1870 e foi chamada de Comuna de Paris. (Texto: wikipédia)
Antecedentes - Comuna de Paris
Durante a Guerra franco-prussiana de 1870, Paris é sitiada por vários meses, mas não é tomada pelos exércitos prussianos.
Recusando o armistício assinado em 26 de janeiro de 1871 e em seguida das eleições de fevereiro as quais levam ao poder os monarquistas desejosos de pôr fim à guerra, os parisienses se insurgem em 18 de março de 1871. É o início da Comuna de Paris. A Assembleia monarquista instalada provisoriamente em Versalhes, se embate contra e Comuna entre os dias 22 e 28 de maio, no que se chamou de Semana sangrenta. Esta permanece até os nossos dias como a última guerra civil que Paris conheceria.
Durante a Guerra franco-prussiana de 1870, Paris é sitiada por vários meses, mas não é tomada pelos exércitos prussianos.
Recusando o armistício assinado em 26 de janeiro de 1871 e em seguida das eleições de fevereiro as quais levam ao poder os monarquistas desejosos de pôr fim à guerra, os parisienses se insurgem em 18 de março de 1871. É o início da Comuna de Paris. A Assembleia monarquista instalada provisoriamente em Versalhes, se embate contra e Comuna entre os dias 22 e 28 de maio, no que se chamou de Semana sangrenta. Esta permanece até os nossos dias como a última guerra civil que Paris conheceria.
"A Comuna de Paris foi a realização de uma forma de governo controlada por trabalhadores e membros de classes populares da França e de outros países, que ocorreu na capital francesa entre 18 de março e 28 de maio de 1871."
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Apesar do curto período de existência, a Comuna de Paris tornou-se um marco no movimento operário, sendo sua experiência evocada em vários processos revolucionários posteriores, como a Revolução Russa de 1917, a Revolução Alemã de 1918-1919, a Guerra Civil Espanhola de 1936-1939, o Maio de 1968 na França e a Revolução Portuguesa de 1974-1975. (texto wikipédia)
foto: autor desconhecido |
O final
Os antigos governantes, representantes do governo republicano burguês que haviam sido retirados do poder de Paris, conseguiram organizar uma reação ao governo revolucionário socialista da Comuna de Paris. Com forte aparato militar e policial, a alta burguesia da cidade reagiu com força e violência, prendendo ou executando os líderes e demais integrantes da Comuna de Paris.
Em 28 de maio de 1871, os republicanos retomaram o poder na capital francesa, acabando com a primeira experiência de um governo revolucionário e socialista de composição operária. (fonte: https://www.suapesquisa.com/historia/comuna_paris.htm)
A partir de então Paris caminha para um tempo de prosperidade conhecida como a belle époque.
A partir de então Paris caminha para um tempo de prosperidade conhecida como a belle époque.
2. - La Belle Époque
Durante a Belle Époque, a expansão económica de Paris foi significativa; em 1913 a cidade possuía cem mil empresas que empregavam um milhão de trabalhadores. Entre 1900 e 1913, 175 vários cinemas foram criados em Paris, surgiram numerosas lojas de departamentos que contribuíram para o engrandecimento da cidade luz.
Duas exposições universais, 1889 e 1900, deixaram uma grande marca sobre a cidade.
Exposição de 1889
A Exposição Universal de 1889 aconteceu em Paris, de 6 de maio até 31 de outubro daquele ano. A Torre Eiffel, que servia de entrada para a exposição, foi construída especialmente para essa ocasião, celebrando assim o centenário da Revolução Francesa (1789).
A exposição cobria uma área total de 0,96km². Calcula-se que cerca de 28 milhões de pessoas visitaram a exposição, que incluía o Palácio das Artes Liberais. Casas chinesas, templos maias, pavilhões indianos, mesquitas e inúmeros pavilhões de colônias e países do mundo deleitavam os olhares dos visitantes.
foto de Alphonse Liébert (1827–1913), Biblioteca do congresso dos EUA |
Os Destaques da Exposição e os Pavilhões Sul Americanos
A revista inglesa Engineering cobriu detalhadamente as construções da exposição e em uma de suas edições fez o seguinte comentário:
"a exposição será famosa por quatro características distintas. Em primeiro lugar, por seus edifícios, especialmente a torre Eiffel e o salão de máquinas; em segundo lugar, por sua Exposição Colonial, que pela primeira vez traz vividamente à apreciação dos franceses que eles são donos de terras além do mar; em terceiro lugar, será lembrado por sua grande coleção de material de guerra, o tema mais absorvente hoje em dia, infelizmente, para os governos, se não para os indivíduos; e, em quarto lugar, será lembrado, e por boa causa por muitos, pela maneira extraordinária como os países da América do Sul estão representados."
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Torre Eiffel
A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889 (centenário da Revolução Francesa) a qual acolheu 28 milhões de visitantes.
A torre, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. O seu nome foi dado em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel. Ela foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta do país, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.
Torre Eifel, foto HistoriacomGosto |
Observação: Pelo plano original, a torre deveria ser desmontada ao final de um período de 20 anos. Quando o contrato expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
Exposição de 1900
A Exposição Universal de 1900 foi realizada em Paris, para celebrar as conquistas do século passado e acelerar o desenvolvimento para o próximo. O estilo que foi universalmente presente na Exposição foi Art Nouveau.
A exposição foi aberta a 15 de abril de 1900 e prolongou-se até o dia 12 de novembro daquele ano, recebendo nos sete meses de duração cerca de 50,8 milhões de visitantes.
Edificada no Campo de Marte a exposição ocupava uma área gigantesca, com pavilhões nacionais e temáticos, exibindo produtos das várias nações, como metalurgia e indústrias de madeira e têxtil de países como Rússia, Japão, Itália e Hungria.
A exposição também fazia a propaganda da ação “civilizatória” que países como França, Inglaterra e Países Baixos, tinham em suas colônias.
As novidades da Expo 1900
As principais atrações da exposição eram os novos meios de transporte (uma esteira rolante denominada “Rua do Futuro”), a inauguração da primeira linha de metrô de Paris – Porte de Vincennes - Porte Maillot, Invalides e Lyon), a fonte luminosa e o uso pela primeira vez da eletricidade para iluminar os ambientes externos, a projeção dos filmes dos Irmãos Lumière, a construção dos Petit e Grand Palais, e também os Jogos Olímpicos de 1900 que foram organizados durante a exposição.
Metropolitano de Paris
A primeira linha do Metropolitano de Paris, o Grand Palais, o Petit Palais e a Ponte Alexandre III são inaugurados à ocasião da Exposição de 1900, a qual recebe cinquenta-e-três milhões de visitantes.
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Petit Palais
Inaugurado como museu no dia 11 de Dezembro de 1902, com o nome de Palácio das Belas Artes da Cidade de Paris, o Petit Palais recebeu uma rica decoração de pinturas murais entre o ano da sua inauguração e 1925. A decoração escultórica é igualmente significativa, com diversas figuras alegóricas, bustos e relevos. Os elementos em ferro forjado são parte essencial da decoração, sendo especialmente notáveis no portão da entrada e nas escadarias. O prédio também é ornamentado com vitrais, mosaicos e pisos com pedras nobres, num conjunto luxuoso e imponente.
Pequeno Palácio, foto de Mistervlad em shutterstock.com |
Pont Alexander III
A ponte de estilo Beaux-Arts, com os seus postes de iluminação exuberantes de estilo Art Nouveau, ninfas e cavalos alados nas extremidades foi construída entre 1896 e 1900. Recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre III que tinha concluído a aliança Franco-Russa em 1892. A pedra fundamental foi lançada pelo seu filho, o czar Nicolau II em outubro de 1896. O estilo da ponte é o mesmo do Grand Palais.
A construção da ponte é uma maravilha de engenharia do século XIX. Foi concebida pelos arquitetos Joseph Cassien-Bernard e Gaston Cousin e foi sujeita a controlos rigorosos para evitar que tapasse a vista dos Campos Elísios ou dos Invalides.
Foi construída pelos engenheiros Jean Résal e Amédée d'Alby e inaugurada em 1900 para a Exposition Universelle (Exposição Mundial) desse ano, tal como foram o Grand Palais e o Petit Palais ali perto.
Deslocamento Industrial
A indústria progressivamente se desloca para os subúrbios próximos onde se acha mais espaço disponível: Renault a Boulogne-Billancourt ou Citroën a Suresnes. Essa migração é a origem do "banlieue rouge". Entretanto, certas atividades permanecem fortemente implantadas dentro da cidade intra-muros, em particular a imprensa e a publicação.
A indústria progressivamente se desloca para os subúrbios próximos onde se acha mais espaço disponível: Renault a Boulogne-Billancourt ou Citroën a Suresnes. Essa migração é a origem do "banlieue rouge". Entretanto, certas atividades permanecem fortemente implantadas dentro da cidade intra-muros, em particular a imprensa e a publicação.
Da Belle Époque aos Anos malucos, Paris conhece o apogeu da sua influência cultural (notavelmente no entorno dos bairros de Montparnasse e de Montmartre) e acolhe muitíssimos artistas tais como Picasso, Matisse, Braque e Fernand Léger.
3. - Primeira Guerra e período entre guerras
Em 1910, a Grande Cheia do Sena provoca uma das mais graves inundações que a cidade conheceria e causa três bilhões de francos em prejuízos. Durante a Primeira Guerra Mundial, Paris, poupada dos combates diretos, sofre bombardeios e tiros de canhão alemães. Esses bombardeios são esporádicos e não constituem nada além duma operação de caráter psicológico.
O Entre-guerras se desenrola sobre um fundo de crise social e económica. O poder público, em resposta à crise de habitação, vota a Lei Loucheur, a qual cria as Habitation à Bon Marché (HBM, habitações de preço social) erigidas no lugar da antiga enceinte de Thiers. Os outros imóveis parisienses são, essencialmente, dilapidadas e constituem focos de tuberculose; a densidade urbana culmina em 1921, Paris intra-muros conta com 2 906 000 habitantes.
Porte de Clignancourt, onde as Habitações a preços populares se instalam |
Paralelamente, loteamentos se desenvolvem por todos os cantos no entorno da cidade, em "banlieues" onde a expansão se faz de modo anárquico, frequentemente em campos abertos sem organização e sem serviços públicos.
Os parisienses tentam retomar a sua preeminência política num contexto de múltiplos escândalos financeiros e de corrupção dos meios políticos. Em 6 de fevereiro de 1934, a manifestação das Juventudes Patriotas contra a esquerda parlamentar se degenera em violência e faz dezessete mortos e mil cento-e-cinco feridos, a que se segue em 14 de julho de 1935, uma importante demonstração em favor da Frente Popular conta com quinhentos mil manifestantes.
4. - Referências
Comuna de Paris -
Me Tales Pinto em https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/comuna-de-paris-1871-o-assalto-aos-ceus.htm
https://www.suapesquisa.com/historia/comuna_paris.htm
Todos os assuntos - Wikipedia
5. - Outras Postagens da série
História de Paris, França - 01 (fundação ao século XV)
História de Paris, França - 02 (Século XV ao Século XVII)
História de Paris, França 03 século XVII ao século XVIII
História de Paris, França - 04 (Quase cem anos de revoltas, guerras e transformações)
História de Paris V - Da belle époque ao período entre guerras
https://historiacomgosto.blogspot.com/2019/06/historia-de-paris-v-da-belle-epoque-ao.html
História de Paris 06 - Segunda guerra mundial - Paris Ocupada
História de Paris Contemporânea - 07