1. - Antonio Meneses
Antonio Meneses esteve em Vitória em agosto de 18. Sempre disposto a divulgar a música clássica e participar de concertos promocionais / beneficentes, quando está no Brasil, ele esteve em Vitória fazendo uma homenagem a outro talento brasileiro, o compositor Edino Krieger. Além de tocar composição de Edino, Antonio Menezes nos brindou com o concerto #1 de Haydn para Violoncelo que é fantástico. Deixo abaixo para todos apreciarem a música e a performance de Menezes no Concerto de Haydn e na Sonata de Schubert "Arpeggione" onde ele toca com a pianista Maria João.
2. Pequena biografia de Meneses
Filho do trompista João Jerônimo de Meneses, no primeiro ano de vida vai morar na cidade do Rio de Janeiro — o pai fora convidado para integrar o elenco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com 6 anos, começa a aprender violoncelo. Vence vários concursos e, aos 17, vai estudar na Europa, para aprimorar o talento.
Torna-se aluno da Escola Superior de Música de Düsseldorf, depois segue para Stuttgart, ambas na Alemanha. Em 1977, vence o Concurso Internacional de Munique, derrotando, por unanimidade, 40 candidatos.
Em 1981, gravou com o maestro Herbert von Karajan, e no ano seguinte venceu o Concurso Tchaikovsky, em Moscou.
Tornou-se consagrado com a vitória no Concurso Tchaikovski, em Moscou.
Apresentou-se com as Orquestras Filarmônicas de Moscou, São Petersburgo, Nova York e Israel, e as Orquestras Sinfônicas de Londres, da BBC e Viena, além da Orquestra do Concertgebouw, de Amsterdã, e da Orquestra da Suisse Romande, entre outras.
Participou de gravações com a Filarmônica de Berlim e Herbert von Karajan.
Meneses também é membro titular do trio Beaux Arts Trio, desde 1998 até 2008,[3] uma das mais prestigiosas formações de câmara do mundo.
Seu instrumento é um Matteo Goffriler do século 18 (equivalente, nos violoncelos, ao violino Stradivarius).
Em 2011, os jornalistas João Luiz Sampaio e Luciana Medeiros entrevistaram Antônio Meneses, em decorrência da pausa forçada causada por um tumor benigno no pulso direito, culminando na produção do livro Antonio Meneses - Arquitetura da Emoção, acompanhado de um CD com obras solo e com participação do pianista Luiz Fernando Benedini.
3. - Violoncello
O termo "violoncelo" foi introduzido na língua portuguesa no século XX. Até então, a designação do instrumento era rabecão, palavra que ainda se utiliza em muitos lugares.
O violoncelo é tocado, geralmente, com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ. Dentes de cavalo é uma expressão utilizada para descrever este instrumento.
O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia da guitarra tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.
4. - Concerto #1 de Haydn para Cello
Não deixem de ouvir, é fantástica. É bom ouvir a introdução uma vez, mas a música começa no minuto 3,22.
5. - Schubert - Arpeggione Sonata in A minor D.821 | António Meneses and Maria João Pires
6. - Referências
Wikipédia - Antonio Meneses
Youtube - Concerto #1 Haydn