Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Budva e Sveti Stefan, litoral de Montenegro

I. - Budva


Budva é uma cidade costeira de Montenegro, capital do município de Budva. Segundo o censo realizado em 2011 contava com cerca de 20.000 habitantes em todo o município. É a sexta maior cidade do Montenegro, em número de habitantes. A área costeira junto a Budva,  é um centro turístico famoso pelas suas praias de areia, vida noturna e belos exemplos de arquitetura mediterrânica.


vista aérea de Budva mostrando a cidade velha histórica
Vista de Budva, cidade velha, foto de Dimos em shutterstock


Budva fica a cerca de 23 Km de Kotor, outra cidade famosa de Montenegro.

Vejam o post:

II. Montenegro


Montenegro é um pequeno país montanhoso situado nos Bálcãs, no Sudeste da Europa. Ele faz fronteira com o mar Adriático a sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e com a Croácia a noroeste, e com a Sérvia a nordeste. A sua capital é a cidade de Podgorica.


Mapa mostrando a localização de Budva


Durante muito tempo, Montenegro constituiu um principado autônomo diante do domínio que o Império Otomano exercia nos Bálcãs. A sua independência foi formalmente reconhecida pelo Tratado de Berlim de 1878 (que também reconheceu a independência da Bulgária, da Romênia e da vizinha Sérvia).
Em 1910, o príncipe Nicolau proclamou-se rei. No entanto, o reino do Montenegro existiu durante apenas oito anos. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918,  Montenegro foi integrado no Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.


III. História


Há muitos vestígios arqueológicos que colocam Budva entre os locais habitados mais antigos do litoral adriático, e muitos testemunhos escritos fornecem fatos históricos que datam do século V a.C.

Uma lenda conta que Budva foi fundada por Cadmus , o fundador de Tebas, na Grécia , quando foi exilado de Tebas, encontrando um abrigo neste lugar para ele e sua esposa, a deusa Harmonia .

A colonização grega do Adriático começou no século 4 aC, quando um Emporium foi estabelecido no local de Budva. No século 2 aC, a área de Budva tornou-se parte do Império Romano . Após a queda do Império e sua divisão em leste e oeste, a barreira defensiva que separava os dois poderes passou por esta área, causando um impacto duradouro na história e na cultura desta cidade.


foto do interior do pequeno museu da cidade velha
Museu cidade velha, foto historiacomgosto
foto de um desenho de animal marinho no museu
Museu cidade velha, foto historiacomgosto

No século VI, Budva fazia parte do Império Bizantino , e nos dois séculos seguintes, eslavos e, em menor medida, Ávaros começaram a chegar na área, misturando-se com a população romana nativa. A baía de Budva foi supostamente conhecida como Avarorum sinus (Avar bay ') durante as incursões de Avar. Em 841, Budva foi saqueada pelos sarracenos muçulmanos , que devastaram a área.

No início da Idade Média , Budva foi dominada por uma sucessão de reis da Dinamarca , bem como por aristocratas sérvios e zetanos . 


Por volta de 1200, tornou-se a sede de uma diocese católica romana de Budva , que durou até 1828 e foi nominalmente revivida como um bispado titular latino.


gravura mostrando a cidade velha fortificadaOs venezianos governaram a cidade por quase 400 anos, de 1420 a 1797. Budva, chamada Budua naqueles séculos, fazia parte da região da República de Veneto na Albânia Veneta e foi fortificada por poderosas muralhas venezianas contra as conquistas otomanas. De acordo com o historiador Luigi Paulucci, a maioria da população falava a língua veneziana até o início do século XIX. 



Nos séculos seguintes, a cidade foi sucessivamente ficando sob o domínio da Áustria, da França e da Rússia. A partir de 1814-1819 Budva permaneceu sob o domínio da Áustria-Hungria. Após o declínio desta, em 1918, Budva foi integrada ao reino da Iugoslávia.

foto de móveis típicos de residência talvez do século XIX
museu cidade velha, foto historiacomgosto
foto de trajes típicos no museu provavelmente do século XIX
museu cidade velha, foto historiacomgosto

A Segunda Guerra Mundial tirou muitas vidas de pessoas na região, na luta contra os conquistadores nazistas. Budva foi finalmente libertada do domínio alemão em 22 de novembro de 1944. 

Em 15 de abril de 1979, Budva foi praticamente destruída por um terremoto. Quase toda a cidade velha foi devastada, mas atualmente há poucos vestígios do desastre, pois quase todos os prédios foram restaurados.

Turismo

Budva é a capital do turismo montenegrino. Com mais de 250 mil visitantes no verão de 200,  é o destino mais popular do país. Suas  grandes atrações são o mar e  azul, os 11,3, km de praias de areia,  o seu vasto patrimônio cultural e a bela arquitetura. Budva atrai mais e mais turistas estrangeiros a cada ano. Enquanto na Croácia o turismo é realizado por europeus ocidentais  em Budva, o turismo praiano é mais procurado pelos sérvios e russos.

foto de Budva vista da chegada pelo alto mostrando a cidade velha
Budva, vista da entrada da cidade, foto historiacomgosto



foto da praia central de Budva
praia central Budva, foto historiacomgosto
foto de barracas de praia de restaurantes e bares na praia central de Budva
praia central Budva, foto historiacomgosto


A cidade é muito dependente de sua vida noturna, levando centenas de jovens a percorrer durante a noite todos os clubes disponíveis. Na rua principal de Budva, muitos locais mantém negócios de temporada incluindo pequenos cafés, restaurantes, lojas e casas noturnas.

foto de prédios de apartamentos em rua central de Budva
apartamentos em Budva, foto historiacomgosto
foto de Hóteis de Praia em Budva
hoteis em Budva, foto historiacomgosto


A praia mais famosa é Mogren Budva, situada entre vários penhascos grandes, em locais acessíveis ​​por caminhos a partir da cidade velha. Outras praias locais são Ričardova glava, Pizana, Slovenska e Guvance. Muitas outras praias são localizadas fora de Budva, em pequenas aldeias perto como Becici, Jaz, Trsteno, Maestral, Miločer, Sveti Stefan , Pržno e Kamenovo.


foto da praia do Jazz na entrada de  Budva
Praia do Jaz, entrada de Budva, foto historiacomgosto


Budva é chamada "multicolorida" porque a maior parte dos edifícios têm uma ampla variedade de cores.


Cidade Velha (Stari Grad)

foto do portal de entrada no paredão de tijolos da cidade velha
cidade velha Budva, foto historiacomgosto


portais de acesso na cidade velha
foto historiacomgosto
foto da fachada da Igreja
foto historiacomgosto
interior da igreja em Budva
foto historiacomgosto
Aqui 02

ruelas da cidade velha de Budva com lojas e restaurantes
Cidade Velha Budva, foto Oleksandr Savchuk em shutterstock.com
foto de ruela estreita com mesinhas mínimas p/ duas pessoas na rua
Cidade Velha Budva, foto Oleksandr Savchuk em shutterstock.com

foto de fachada externa de uma outra Igreja com as paredes listradas
foto historiacomgosto
foto de imagem de Nossa Senhora com o Menino pintada na Fachada da Igreja
foto historiacomgosto


IV. Sveti Stefan


Sveti Stefan ("Santo Estevão") é uma pequena ilhota transformada em resort  de 5 estrelas, distando apenas 6 km de Budva.

O resort, conhecido comercialmente como Aman Sveti Stefan , inclui parte do continente, onde está localizada a parte Villa Miločer. Um parque de diversões adriático para os ricos e famosos da década de 1960 até a década de 1980, o hotel é agora um hotel franqueado de 5 estrelas do grupo internacional Aman Resorts , concluído em 2009 e operando com prazo de 30 anos. 

foto do Hotel constrúido na ilhota, visto a partir da praia e, pegando parte das árvores ao redor na chegada da praia


Anteriormente uma ilha, Sveti Stefan está agora ligada ao continente por um estreito istmo . O resort, no total, contém 50 quartos, chalés e suites na ilha e 8 grandes suites na Villa Miločer.

História

Sveti Stefan foi mencionado pela primeira vez em 1442 como um forte. 

No século 15, a vila fortificada foi construída para se defender dos turcos e se tornou um refúgio para os piratas do Adriático .

Inicialmente, a ilha com sua fortaleza tinha 12 famílias.

Em 1800, uma aldeia chegou a ser estabelecida na ilha com uma população de cerca de 400 pessoas.

Villa Miločer, construída entre 1934 e 1936, foi a residência de verão da rainha Marija Karadordevic (1900-1961) da família Karađorđević da Sérvia, que foi remodelada como parte dos resorts Aman Sveti Stefan, que abriu em 2008-2009.  A vila, cercada por 800 oliveiras, é disposta em um terreno de 32 hectares.

Depois que os moradores foram transferidos para o continente pelas autoridades, a aldeia da ilha se tornou um resort exclusivo freqüentado por elites de alto perfil do mundo.

A praia de Sveti Stefan

No litoral temos dois trechos de praia em frenta da ilha de Sveti Stefan. Um aberto ao público e onde não se paga nada para frequentar, mas apenas 30 euros por um conjunto de cadeira e sombrinha. No lado que pertence ao Hotel paga-se 100 euros por esse conjunto de cadeira de praia.  


foto da praia de cascalhos de Sveti Stefan foto da praia com vista para a ilhota de Sveti Stefan

No trecho aberto ao público tem um pequeno restaurante onde podemos tomar uma cerveja, comer porções de frutos do mar, almoçar, ...,. Apesar da praia  ser de cascalho, é um passeio interessante para quem está por lá no verão.

V. Mosteiros Antigos


Além de belas cidades antigas ao longo do Mar Adriático, podemos encontrar perto de Budva vários mosteiros ortodoxos ao longo da faixa costeira. O que torna os mosteiros ortodoxos na costa tão bonitos são os afrescos, a atmosfera mística das igrejas, da arquitetura simples e do silêncio nos belos pátios e jardins. Seus espetaculares terraços oferecem uma vista fantástica sobre o Adriático. Vamos mostrar somente alguns deles. 

V.1 - Mosteiro Praskvica

O Monastério de Praskvica é um mosteiro ortodoxo sérvio em Čelobrdo, uma aldeia no município de Budva em Montenegro. Era um centro espiritual e político do clã Paštrovići . O nome do mosteiro é retirado da água com cheiro de pêssego da nascente próxima ( praskva , praskvica diminutivo , que significa "pêssego"). 

foto do Mosteiro Praskvica



História

Segundo a lenda, o mosteiro foi fundado em 1050, mas o primeiro documento que o menciona foi composto em 1307. O documento é uma carta que Stephen Uroš II Milutin da Sérvia emitiu durante sua visita a Kotor , na qual ele confirmou para a Igreja da Santíssima Trindade a posse sobre aldeias concedida à igreja por sua mãe, Helen de Anjou .

O caminho de Jegor

Este caminho que leva do mosteiro para a aldeia de Ćelobrdo foi construído no início do 19 º século pelo frade russo Jegor Stroganov que tinha apenas uma mão. Ele construiu durante 10 anos, um caminho de 3 km de comprimento, escolhendo pedras com apenas uma mão e um martelo?. Do topo do caminho você pode desfrutar de uma vista deslumbrante de Sveti Stefan e seus arredores.

Seis igrejas pertencem ao Monastério de Praskvica.


Duas igrejas estão dentro do complexo deste mosteiro. A igreja mais antiga é dedicada à Santíssima Trindade, enquanto a outra, construída por Balša III e sua mãe Jelena em 1413, é dedicada a São Nicolau . 
Existem quatro igrejas na ilha Sveti Stefan que também pertencem ao Monastério de Praskvica. Um deles foi destruído pelos comunistas durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde foi transformado em cassino.  A Igreja de Santo Estêvão  é uma das igrejas remanescentes em Sveti Stefan que pertence ao Monastério de Praskvica. 

Novak Djokovic, o famoso tenista, casou-se com Jelena em 12 de julho de 2014 nesta igreja.  

foto de Igreja pertencente ao Mosteiro de Praskvica


Alguns dos ícones do mosteiro foram pintados em 1681 por um pintor chamado Radul. Em 1813, quando o litoral montenegrino se tornou parte das províncias da Ilíria , o monastério foi saqueado pelas forças napoleônicas.

V.2  - Mosteiro Gradiste 


O mosteiro Gradiste está localizado nas proximidades Petrovac, mais precisamente no lugar Buljarica acima da rodovia. É um monumento de grande importância, que tem um grande número de afrescos medievais. Segundo uma lenda, o mosteiro foi construído no século XI, em 1116, e os primeiros documentos escritos sobre este mosteiro datam do século XIV, mais precisamente a partir de 1305, onde é mencionado no pergaminho do rei Milutin. O que poucas pessoas sabem é que o primeiro livro de ortografia sérvio, impresso em Veneza, foi escrito aqui mesmo neste mosteiro.


foto com vista aérea do Mosteiro de Gradiske parte externa


É composto por três igrejas (Sveti Nikola - São Nicolau, Sveti Sava - São Sava e Uspenje Bogorodice - Saindo no sono da Santa Mãe de Deus), quartos de dormir e uma muralha defensiva. Igreja do mosteiro principal, a igreja de Sveti Nikola (St. Nicolas) foi construída no início do século XII.


foto do Mosteiro de Gradiske parte interna


A segunda igreja é a igreja de Sveti Sava (São Sava), que foi construída no século XIX, mais precisamente em 1864. Nesta igreja, a iconostase foi feita por Nicolas Aspioti, um pintor de Corfu.


VI - Referências


Wikipedia - Budva / Sveti Stefan

Outras publicações relacionadas:

Kotor, Montenegro - 

Dubrovnik - 

Balcãs -