I. - Alfred Sisley
Alfred Sisley foi um pintor francês de ascendência e nacionalidade britânica. Sisley nasceu em Paris, em 1839, filho de pais ingleses, tendo estudado comércio em Londres, para continuar o trabalho de seu pai, diretor de uma empresa de exportação de flores artificiais para a América do Sul.
Já nessa época Sisley passava o tempo visitando museus e copiando esboços de Constable, Turner e Bonington. Quando voltou a Paris conseguiu autorização dos pais para entrar para a escola de Gleyre.
No ateliê de Paris, Sisley conheceu Renoir, Bazille e Monet, com os quais passava horas pintando no bosque de Fontainebleau. Em 1877 participou da terceira exposição do grupo impressionista. Junto com Camille Pissarro, Sisley foi um dos mais representativos paisagistas do impressionismo, sendo considerado também um dos pintores da escola de Barbizon.
Seus primeiros quadros revelaram uma certa influência da obra de Jean-Baptiste Camille Corot, mas pouco a pouco começou a se diferenciar dele, dando mais importância à cor do que à forma. Dono de uma capacidade surpreendente de observação, Sisley era capaz de captar os matizes mais sutis da luz, habilidade que demonstra em seus quadros das estações do ano.
Também é muito singular o modo como consegue homogeneizar água, terra e céu, inundando suas paisagens de uma paz transcendental. O galerista Durand-Ruel expôs seus quadros, sem sucesso, em Paris. Mais tarde, em 1890, Sisley foi indicado como acadêmico da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde expôs suas obras pela última vez, no ano de 1898. Sisley faleceu em 1899 em Moret-sur-Loing.
II. - Obras
a) Ponte em Villeneuve de la Garenne, 1872, Met New York
Construídas recentemente, pontes mais novas, emblemáticas da modernidade, aparecem em várias pinturas de Sisley da década de 1870 e início da de 1880. Esta vista em ângulo, dramaticamente inclinada, representa a ponte de ferro fundido e a ponte suspensa de pedra que foi construída em 1844 para ligar a aldeia de Villeneuve-la-Garenne ao subúrbio parisiense de Saint-Denis. Sisley avivou a cena mostrando turistas no rio Sena e ao longo da margem do rio. Traços lisos transmitem o efeito fugaz da luz do sol na água.
pont villeneuve de la garenne |
b) Início da Neve em Louvenciennes, 1870 a 1871, Museu de Fines Arts de Boston
Louveciennes era uma das cidades ribeirinhas do noroeste de Paris mais intimamente associada ao movimento impressionista. Sisley mudou-se para lá em 1871, depois que sua casa e seu estúdio na cidade vizinha de Bougival foram saqueados pelo avanço das tropas prussianas. Representando telhados com neve, chaminés fumegantes e pedestres apressados, essa cena evoca a atmosfera fria da França rural no ano terrível da Guerra Franco-Prussiana.
Início da Neve em Louvenciennes, 1870 a 1871, Museu de Fines Arts de Boston |
c) Descanso à beira do Rio, 1878, Musée d'Orsay em Paris
Entre seus trabalhos importantes estão uma série de pinturas do rio Tâmisa, principalmente em Hampton Court, executadas em 1874, e paisagens retratando lugares nas redondezas de Moret-sur-Loing. As notáveis pinturas do Sena e suas pontes nos antigos subúrbios de Paris são como muitas de suas paisagens, caracterizadas pela tranquilidade, em tons pálidos de verde, rosa, roxo, azul e creme empoeirado.
(fonte: https://theartstack.com/artist/alfred-sisley/rest-along-stream-edge)
Descanso à beira do Rio, 1878, Musée d'Orsay |
d) O barco na inundação de Port Marly, 1876, Musée d'Orsay
Em 1874 Sisley retirou-se para Marly-le-Roi , uma pitoresca aldeia às margens do Sena, onde viveu uma das fases mais intensas da sua pintura. Na primavera de 1874, Marly foi devastada por uma tempestade devastadora, devido a que as ondas do Sena ultrapassaram as margens e engoliram toda a aldeia.
Sisley, pintor fortemente interessado em pinturas ao ar livre, não precisa ser motivado duas vezes. Imediatamente retratou a memória deste desastre natural em seis pinturas: As grandes versões agora em exposição são as do Museu de Belas Artes de Rouen e a do Musée d'Orsay em Paris. Esta segunda é mais famosa do que a primeira.
O barco na inundação de Port Marly, 1876, Musée d'Orsay |
e) Moret-sur_loing
Moret-sur-Loing é uma antiga comuna francesa localizada no departamento de Seine-et-Marne, na região de Ile-de-France. Em 2012 o município tinha 4.305 habitantes. Alfred Sisley viveu uma parte de sua vida em Moret, onde faleceu e está sepultado. Moret-sur-loing foi cenário de vários filmes entre os quais Cyrano de Bergerac.
f) O Terraço em Saint Germain, 1875, Walters Art Museum
Em 1872, Sisley mudou com sua família para Louveciennes, onde pintou a vista próxima do Vale do Sena em St.-Germain-en-Laye. Ao longo de sua carreira, ele pintou quase 900 pinturas a óleo, que foram principalmente paisagens que vão desde a floresta de Fontainebleau e Louveciennes, Moret e Wales. Ele costumava se concentrar na serenidade dos ambientes pastorais.
O Terraço em Saint-Germain, representa uma vista panorâmica do Vale do Sena e captura a luz associada à Primavera. A pintura retrata uma área aparentemente ilimitada do campo. O rio é mostrado saindo de Paris, em primeiro plano, os trabalhadores trabalham em um vinhedo e uma fêmea solitária caminha pelo pomar. Ao longe, há um castelo, que abrigou a corte real até 1682. Os aspectos modernos da pintura incluem os rebocadores movidos a vapor puxando barcaças e a ponte ferroviária.
O Terraço em Saint Germain, 1875, Walters Art Museum |
III. - Referências
Todo o texto compilado da Wikipedia em português, francês e italiano para pesquisa sobre Alfred Sisley e suas obras. Finalidade divulgação cultural.
IV. - Outras Publicações da série Impressionistas
Manet ou Monet, eis a questão ! (Impressionismo I - Obras de Manet)
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https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/05/renoir-impressionistas-iii.htmlImpressionistas IV - o pintor da natureza Alfred Sisley
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