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sábado, 8 de setembro de 2018

Impressionistas V, Camille Pissarro

I. Camille Pissarro


Jacob Abraham Camille Pissarro nasceu em 10 de julho de 1830, na cidade de Charlotte Amalie, ilha de St. Thomas, nas Antilhas Dinamarquesas, onde seu pai era um comerciante próspero. Faleceu na cidade de Paris (França) em 13 de novembro de 1903, aos 73 anos de idade.

Camille Pissarro foi um pintor cofundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886). 


quadro Cottagge au Auvers perto de  Pontoise
cottages-at-auvers-near-pontoise, 1879 


II. - Biografia Resumida


O pai de Camille, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era português criptojudeu de Bragança, que, no final do século XVIII, quando ainda pequeno, emigrara com a sua família para Bordéus, onde na altura existia uma comunidade significativa de judeus portugueses refugiados da Inquisição. A mãe dele era crioula e tinha o nome Rachel Manzano-Pomie.

quadro com autorretrato de Camille PissarroCom 11 anos Camille Pissarro foi enviado a Paris para estudar num colégio interno. Voltou para a ilha São Tomás, a fim de tomar conta do negócio da família. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fê-lo mudar de vida: fez em 1852 amizade com o pintor dinamarquês, Fritz Melbye e a oportunidade de concretizar seu sonho surgiu com um convite para acompanhar uma expedição do Fritz Melbye, enviado pelo governo das Antilhas Dinamarquesas, para estudar a fauna e a flora da Venezuela, onde passou dois anos. 


Pissarro conquistou sua liberdade aos 23 anos. Em 1855, ele já estava em Paris com ajuda de Anton Melbye, tentando iniciar sua carreira. O jovem antilhano fascinou-se com as telas de Camille Corot e travou amizade com Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François Daubigny, entre outros pintores impressionistas. 

Com Monet passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes. Em 1861 casou com Julie Vellay, com quem teve oito filhos.


Algumas características de Pissarro:

Trabalhando em estreita proximidade com Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Alfred Sisley, Pissarro começou a revisar seu método de pintura de paisagem, enfatizando a cor em sua expressão de fenômenos naturais e empregando pequenas manchas de tinta. Pissarro produziu muitas paisagens rurais e cenas de rios que enfatizavam o jogo de luz. No final da década de 1860, suas poderosas paisagens realistas foram elogiadas pelo proeminente crítico Emile Zola. (fonte Guggeheim)

Em Paris, Pissarro teve como alunos, entre outros, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Jean Peské e Henri-Martin Lamotte.

III. - Algumas Obras selecionadas


a) L'Hermitage em Pontoise


A vista representada aqui é um caminho de aldeia sinuosa na base de um aglomerado de casas em Pontoise, França, conhecido como o Hermitage. A cidade de Pontoise fica a aproximadamente 40 km a noroeste de Paris. Camille Pissarro viveu aqui entre 1866 e 1883, escolhendo o ambiente rural para uma série de paisagens em grande escala que foram chamadas de suas primeiras obras-primas.

O cenário de Pissarro, repleto de aldeões e jardins bem cuidados, é mais do que apenas a atenção do pintor naturalista à realidade observada. Esta pintura desafiou as convenções estabelecidas através do uso de cores e pinceladas expressivas. Pissarro despojou sua pintura dos matizes históricos ou sentimentais que caracterizavam as paisagens de seus antecessores imediatos. Ele fez uso dramático de luz e escuridão, capturando os efeitos do sol e da sombra.

quadro As encostas do Hermitage, Pontoise

       Les coteaux de l’Hermitage, Pontoise, 1867, Guggenheim Museum, New York



Pissarro retrata pessoas comuns da classe trabalhadora que muitos críticos da época consideravam uma escolha vulgar para o tema de uma pintura. Pissarro adotou uma abordagem simples e não sentimental à existência acidentada dos camponeses que ele pintava em seu ambiente natural. Seu trabalho evitou os limites da pintura acadêmica tradicional, que se centrava em cenas muito distantes do mundo real que Pissarro esperava descrever. Embora o Hermitage possa hoje parecer-nos uma representação idealista da vida no campo, para Pissarro foi uma busca por uma maneira verdadeira de representação.


b) Camponesas colocando estacas


Claude Monet, o mais célebre dos impressionistas, era também um grande colecionador. Além de sua conhecida tendência para as gravuras japonesas, ele passou toda a sua vida colecionando um conjunto de outras obras-primas. Essas peças desconhecidas, constituiam o panteão sentimental e artístico do Mestre de Giverny.

O Museu Marmottan levantou o véu desta paixão, com uma exposição sem precedentes intitulada "Monet, The Collector" que ficou em exibição de 14 de setembro de 2017 a 14 de janeiro de 2018. Essa obra de Camile Pissarro foi uma que Monet adquiriu como parte de um empréstimo que ele fez para Pissarro comprar uma propriedade em Eragni.

quadro Mulheres camponesas colocando estacas
peasant woman planting stakes, 1891, private collection 


c) Boulevard Montmartre


Depois de passar seis anos na zona rural de Eragny, Pissarro retornou a Paris, onde pintou várias séries dos grandes bulevares. Examinando a vista de seus aposentos no Grand Hotel de Russie no início de 1897, Pissarro se maravilhou de poder "ver toda a extensão das avenidas" com "quase uma visão panorâmica de carruagens, ônibus, pessoas, entre grandes árvores, casas grandes que precisam ser colocadas diretamente. " De fevereiro a abril, ele gravou - em duas cenas da avenida des Italiens à direita, e catorze da avenida Montmartre à esquerda - o espetáculo da vida urbana que se desenrolava abaixo de sua janela. 

O notável alcance e variedade da série Boulevard Montmartre revela a abordagem de Pissarro para a exploração sistemática de uma série de pontos de vista do mesmo assunto. Focada em um único dispositivo de composição - a magnífica procissão do Boulevard Montmartre - o artista investigou minuciosamente as diferentes condições atmosféricas da rua. Esta variedade é ilustrada por duas determinações distintas - o clima e a atividade representada. 

Assim, há tardes festivas, bem como comparativamente tranqüilas, ruas escassamente povoadas no inverno e cenas inversamente movimentadas, bem como uma vista da rua à noite.

quadro Boulevard Montmartre
Boulevard Montmartre, spring


d) La Bergere / Girl with a stick / Menina com Graveto


No início da década de 1880, o movimento impressionista, que celebra sua sétima exposição, parece estar perdendo a força. Apenas Camille Pissarro não muda. Ele continua a pintar as maravilhosas paisagens que fizeram sua fama. É Degas quem aconselha Pissarro a começar a pintar personagens. O pintor aceita e, em 1881, apresenta esta obra-prima: um simples camponesa. Ele vai esperar um século e meio para finalmente ser reconhecido.


quadro La Bérgere (a pastora)
La Bérgere, 1881, Musée d'Orsay


e) Estrada para Versalhes em Louvencienne


Em 1869, Pissarro estabeleceu-se em Louveciennes, uma aldeia suburbana a noroeste de Paris, frequentada pelos impressionistas. Pissarro frequentemente pintava sua própria casa e estúdio, que ficavam no lado norte da aldeia, na estrada para Versalhes, em estações e condições climáticas variadas. Quando Paris esteve sitiada durante a Guerra Franco-Prussiana (1870-71), os prussianos guarneceram suas tropas na casa de Pissarro, destruindo a maioria de suas primeiras pinturas. Esta pintura, uma de suas poucas obras anteriores, reflete as afinidades de Pissarro com Claude Monet , um frequentador assíduo, que também foi atraído por esse lugar.

quadro Estrada para Versalhes em Louvencienne
Road to Versailles at Louveciennes (The Snow Effect), 1869


f) Colheita do feno em Éragny, 1901


Colheita do feno em Éragny (francês: Fenaison à Éragny) foi pintado em 1901, descrevendo a colheita do feno na comuna de Éragny-sur-Epte, na França.

Em dezembro de 1884, Pissarro e sua família se mudaram de sua residência perto de Pontoise para Éragny, onde ele viveria até sua morte, em 1903. O cuidado com o que Pissarro compõe as figuras dos trabalhos, cria um ritmo balanceado de formas atravessando a composição. 

O quadro foi adquirido em 1946 pela Galeria Nacional do Canadá, onde é exibido atualmente.

quadro Colheita do feno em Éragny
Colheita do feno em Éragny, 1901, Galeria Nacional do Canadá


IV. Referências

Wikipedia português / francês - Camille Pissarro


V. Outras Postagens da Série

Manet ou Monet, eis a questão ! (Impressionismo I - Obras de Manet)

Monet ou Manet ? Ambos ! (Impressionismo II - Obras de Claude Monet)


Renoir - Impressionistas III


Impressionistas IV - Alfred Sisley, o pintor da natureza


Impressionistas V,  Camille Pissarro um cofundador do Impressionismo

Postagem Atual
 

"A arte das bailarinas", impressionismo (?) 6 - Degas