1. - Edgar Degas
Degas, autorretrato, Musée d'Orsay |
Se o quisermos classificar na história da arte, a maioria das obras consagradas de Degas ligam-se ao movimento impressionista formado na França nos fins do século XIX. Com ele estavam Claude Monet, August Renoir, Camille Pissarro e outros, que, cansados de serem recusados nas exposições oficiais, se associaram e criaram a sua própria escola para poderem apresentar as sua obras ao público.
A arte impressionista é descrita frequentemente pelos efeitos de luz ao ar livre. Estas características não são, no entanto, aplicáveis a Degas: mesmo tendo sido um dos principais animadores das exposições impressionistas, não se enquadra no movimento que, em nome da liberdade de pintar, caracteriza o grupo. Ao ar livre ele prefere, e de longe, "o que nós só vemos na nossa memória". Dirigindo-se a um pintor ele diz: Para vós, é necessário a vida natural, para mim, a vida fictícia.
Ele foi um desenhista excelente, e particularmente magistral na representação do movimento, como pode ser visto em sua interpretação de dançarinos, sujeitos de corridas e nus femininos. Seus retratos são notáveis por sua complexidade psicológica e por seu retrato do isolamento humano. (fonte: Wikipedia)
2. - Historico resumido
Nascimento / adolescência
Filho primogénito do rico banqueiro Auguste Degas e de Célestine Musson, Edgar Hilaire Germain Degas. O pai pertencia a uma família nobre da Bretanha, que se tinha mudado para Nápoles durante a Revolução Francesa; a mãe, Celestina, era originária de Nova Orléans (Luisiana) e a sua família dedicava-se à produção de algodão.
A origem e a formação de Edgar Degas jamais sugeririam que ele viesse a ser um revolucionário, satirizando e reformulando as percepções visuais das pessoas do seu tempo. Em 1845 , entrou como aluno no Liceu Louis-le-Grand (Paris ), onde conheceu Henri Rouart , amigo que o acompanhou durante toda a sua vida.
Com dezoito anos, numa sala da mansão dos seus pais, instalou um atelier onde concebeu alguns dos melhores trabalhos do início da sua carreira. Não progredia muito na escola, e os pais relembravam-lhe constantemente que era um aristocrata. Já com o bacharelato, saiu do liceu aos vinte anos de idade com outros planos em mente.
Em 1854, ingressa no ateliê de Louis Lamothe , onde encontra Dominique Ingres e os irmãos Flandrin. Foi esse artista quem lhe serviu de conselheiro durante os primeiros anos da sua carreira e que o aproximou de Dominique Ingres. Nos anos seguintes, Degas foi admitido na École des Beaux-Arts, em Paris. Durante este período, ele entrou no estúdio do pintor Felix José Barrias muito famoso em seu tempo. (fonte: wikipedia)
Período na Itália
Entusiasmado, empreendeu uma viagem à Itália, onde viveu por três anos, dedicando-se a copiar as pinturas dos grandes mestres do renascimento como Luca Signorelli, Sandro Botticelli, as esculturas clássicas, afrescos de Rafael e o trabalho de Michelangelo na Capela Sistina, obras que são as principais motivações do pintor.
Retorno à Paris
Retrato da família Bellelli, Musée d'Órsay |
Com esta pintura Degas consegue evidenciar o caráter psicológico da baronesa, que contrasta visivelmente com o do barão.
Manet / Monet
Com tudo isto, em 1864, conheceu um homem que viria a revelar-se um grande amigo e que o marcaria até ao final dos seus dias: Edouard Manet. Ambos estavam copiando o mesmo retrato de Velázquez no Louvre quando se conheceram. Mudou o seu estilo, influenciado principalmente pelo exemplo de Edouard Manet .
Manet promoveu a primeira exposição de arte impressionista, onde Degas mostrou seu trabalho. De 1874 a 1886 Degas expôs com os impressionistas, mas os seus conflitos repetidos com outros membros do grupo e o fato de ter tão pouco em comum com Claude Monet e outros pintores paisagistas , fez com que rejeitasse o rótulo de impressionista que a imprensa lhe tinha criado e tinha popularizado.
Ainda hoje, a sua inclusão na pintura impressionista é discutida pelos historiadores de arte. Degas apreciava tudo o que era fora do comum.
3. - Quadros famosos
3.1 - Aula de Dança I
A aula de Dança é uma pintura de Edgar Degas , que foi pintada entre 1871 e 1874. Está na coleção do Musée d'Orsay, Paris, França. Foi encomendada por Jean-Baptiste Faure. Degas temporariamente abandonou o trabalho nesta pintura e entregou uma obra de um nome similar ao Faure.
Aula de Dança, Edgar Degas, 1871 a 1874, Musée d'Orsay, Paris |
A pintura retrata dançarinas no final de uma aula sob o mestre de balé Jules Perrot. Perrot e Degas eram amigos, e Degas pintou a aula de Dança na Ópera de Paris um ano depois de ter sido incendiada.
3.2 - Aula de Dança II - Variação do Tema
Esse trabalho é a variante do existente no Musée d'Orsay, Paris. Cerca de vinte e quatro mulheres, bailarinas e suas mães, esperam enquanto uma dançarina executa uma "atitude" para seu exame.
Jules Perrot, conduz a aula. A cena imaginária é ambientada na mesma sala de ensaios da antiga Opéra de Paris, que fora recentemente incendiada. Na parede ao lado do espelho, um cartaz para Guillaume Tell, de Rossini, presta homenagem ao cantor Jean-Baptiste Faure, que encomendou o quadro e o emprestou para a exposição impressionista de 1876.
Jules Perrot, conduz a aula. A cena imaginária é ambientada na mesma sala de ensaios da antiga Opéra de Paris, que fora recentemente incendiada. Na parede ao lado do espelho, um cartaz para Guillaume Tell, de Rossini, presta homenagem ao cantor Jean-Baptiste Faure, que encomendou o quadro e o emprestou para a exposição impressionista de 1876.
Aula de Dança. Metropolitan Museum of Art, New York |
3.3 - Duas Bailarinas
Deux danseuses, 1879, Museu Shelburne |
3.4 - Bailarinas se preparando
Bailarinas atando as sapatilhas, Degas |
3.5. - A Estrela
O palco, visto obliquamente de um camarote junto do proscênio, ficou integrado numa composição deliberadamente descentrada: a bailarina flutua acima do chão fortemente inclinado, como uma borboleta atordoada pelo clarão das gambiarras. Também chamam a esta obra “A Estrela”.
(fonte:https://mediadraw101.blogspot.com/2005/10/duas-obras-de-edgar-degas.html
A Estrela, Degas, 1878, Musée d'Orsay |
4.0 - Comentários Gerais sobre as Bailarinas de Degas
Conforme texto do site https://anabotafogoboutique.com.br/o-eterno-fascinio-das-bailarinas-de-degas, na fixação pela representação da arte do ballet em suas telas, Degas parece ter pensado em dois fatores:
"Primeiro, Bailarinas estavam no auge! O apreço pela presença feminina na dança era tão grande que até os papéis masculinos eram, nesta época, desempenhados por mulheres “en travesti”. Bailarinas eram “objetos de desejo” que despertavam um ávido sentimento posse em burgueses ricos.
O segundo fator foi a possibilidade de observar o corpo humano em atividade e em repouso, nos ensaios e no palco, sob as luzes. Esta possibilidade de analisar, estudar e registrar um instante do corpo humano em movimento foi decisiva na predileção de Degas pelas bailarinas.
Quando perguntado por Louise Havemeyer “Por que o Ballet?” ele teria respondido “porque é tudo o que nos restou da arte dos gregos”. Assim como os gregos, Degas estava preocupado com a figura humana – com a força, a postura e o equilíbrio."
5.0 - Referências
https://anabotafogoboutique.com.br/o-eterno-fascinio-das-bailarinas-de-degas/
Site : - https://www.edgar-degas.org/
A Estrela - https://mediadraw101.blogspot.com/2005/10/duas-obras-de-edgar-degas.html