I - Claude Monet
Nimpheias, Museu Albertina Viena |
Claude Monet nasceu em Paris, em 14 de novembro de 1840. Seu pai, Claude - Auguste, tinha uma mercearia modesta. Aos cinco anos, sua família mudou-se para Le Havre, na Normandia. Seu pai desejava que Claude continuasse no comércio da família, mas ele desejava pintar. Foi a sua tia Marie-Jeanne Lecadre que o apoiou a seguir a carreira artística, pois ela também foi pintora.
Claude Monet, 1899 foto de Nadar |
Em 28 de janeiro de 1857, sua mãe morreu e, aos 16 anos, Monet abandonou a escola e foi morar com sua tia Marie-Jeanne Lecadre.
Em 1859, Monet foi para Paris estudar pintura, e foi aí que conheceu a sua primeira mulher, Camille Monet, a quem retratou muitas vezes, em quadros onde ela aparecia mais do que uma vez na mesma pintura.
Origem da expressão "Impressionismo"
O termo impressionismo surgiu de uma crítica pejorativa, feita ao seu quadro "Impressão do Sol'' pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha...,. " A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
"Impressão, nascer do Sol", 1872 - Museu Marmottan - Monet, Paris
II - Características da Pintura Impressionista
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início ás grandes tendências da arte do século XX.
Os pintores impressionistas procuraram, com base na observação direta do efeito da luz slar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
Algumas características gerais da pintura impressionista:
-A pintura deve registrar a tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar e um determinado momento, pois elas mudam constantemente de acordo com incidência do sol.
- As figuras não devem ter contornos nítidos poi a linha é uma abstração do ser humano para representar as imagens.
- As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam.
- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de tintas. Elas devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas.
Obs : Texto do livro "História da Arte de Graça Proença". Excelente Material.
III - Primeiras Obras (~1870)
Em 1859 Monet mudou-se para Paris. Frequentava a academia suíça de Paris e principalmente o museu do Louvre, onde copiava os grandes pintores. Em 1861 foi obrigado a servir no Exército na Argélia. Sua tia Lecadre concordou em conseguir sua dispensa do serviço caso Monet se comprometesse a cursar arte na universidade. Deixou o exército, mas não lhe agradou o tradicionalismo da pintura acadêmica.
Decepcionado com o ensino da pintura acadêmica na Universidade, em 1862 ele foi estudar artes com Charles Gleyer em Paris, onde conheceu Camille Pissarro e Gustave Courbet. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
Camille Doncieux
Em 1866, ele conheceu Camille Doncieux, que se tornou uma de suas modelos. Ela é representada em A mulher no vestido verde. Eles ficaram juntos e tiveram um filho em 1867, Jean Monet, e casaram-se em 1870. Eles tiveram ainda um segundo filho, Michel, em 1878.
Camille Doncieux
Em 1866, ele conheceu Camille Doncieux, que se tornou uma de suas modelos. Ela é representada em A mulher no vestido verde. Eles ficaram juntos e tiveram um filho em 1867, Jean Monet, e casaram-se em 1870. Eles tiveram ainda um segundo filho, Michel, em 1878.
Os banhistas de Grenouille, 1869 |
Museu d'Orsay
Regata em Argentuil
"Regata em Argenteuil" - 1872 - Museu d'Órsay, Paris
"As Papoulas em Argenteuil", 1873- Museu d'Orsay em Paris
O museu Orangerie abriga oito composições das grandes Nympheas de Monet, feitos a partir de diferentes painéis unidos uns aos outros. Estas composições têm a mesma altura (1,97 m), mas são de diferentes larguras para serem distribuídas nas paredes curvas de duas salas ovais. Nada foi deixado ao acaso pelo artista para este projeto que havia sido muito meditado e cuja instalação foi feita de acordo com a sua vontade, em conexão com o arquiteto Camille Lefèvre e com a ajuda de Clemenceau.
O conjunto é uma das maiores realizações monumentais da pintura da primeira metade do século XX e representa uma superfície de cerca de 200 m2. As dimensões e a área coberta pela pintura envolvem e abrangem o espectador a quase 100 metros lineares, onde se desenrola uma paisagem pontilhada com lírios de água, ramos de salgueiro e reflexões de árvores e nuvens, dando a " ilusão de um conjunto sem fim, de uma onda sem horizonte e nenhum banco ", nas palavras de Monet.
Mulheres no Jardim - O quadro de 1866, retrata o quotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores. Nesta cena primaveril, é notável a habilidade de Claude Monet na representação do traje feminino. No quadro o artista também explora intensamente a luz, mostrando um exímio jogo lumínico, estudo que lhe seria muito útil durante o seu percurso impressionista, iniciado poucos anos mais tarde.
O quadro foi relativamente bem recebido no Salon, ao contrário de "Impressão, nascer do sol", apresentado ao público anos mais tarde.
Os banhistas de Grenouille - O quadro foi pintado por Claude Monet no Verão de 1869, quando da sua estadia em Bougival.
Nesse período, Monet e a sua esposa e filho fixaram-se no local, perto de La Grenouillère. Trabalhando lado a lado com Pierre-Auguste Renoir, Monet pintou preferencialmente este tipo de cenas pouco quotidianas, mas muito populares na sociedade parisiense. Hoje, a tela encontra-se na National Gallery of London, em Londres, no Reino Unido."O Magpie (pássaro pega)", 1869, é uma das 140 paisagens de neve produzidas por Monet.
A tela de "O Magpie" retrata um pássaro solitário empoleirado em um portão, com a luz do sol brilhando em cima da neve recentemente caída criando sombras azuis. A pintura caracteriza um dos primeiros exemplos de uso de Monet de sombras coloridas , que mais tarde se tornariam associado ao movimento impressionista.
Obs: Na época, o uso inovador de Monet de luz e cor levou à sua rejeição pelo Salão de Paris de 1869. Hoje, os historiadores da arte classificam The Magpie como um dos melhores quadros de paisagem nevada de Monet. A pintura era propriedade privada até que o Musée d ' Orsay a adquiriu em 1984; é considerada uma das pinturas mais populares em sua coleção permanente.
IV - Pinturas de 1872 e 1873 - Barcos e Campos
Monet e sua família se mudam para uma boa casa, em Argenteuil, perto do Rio Sena em dezembro de 1871. Nessa época, já em condição financeira um pouco melhor, Monet adquire um barco-oficina, onde passa longo tempo estudando as nuances das cores e o reflexo da luz na superfície da água. Os barcos são um tema recorrente na obra de Monet. Essa tela retrata exatamente este período, que serviu de inspiração para muitas de suas obras. (https://monetimpressionista.blogspot.com.br)
Regata em Argentuil
"Regata em Argenteuil" - 1872 - Museu d'Órsay, Paris
Papoulas
Monet vivia em Argenteuil, e estava com 33 anos quando pintou esse quadro. Intitulado "Papoulas" ou "Papoulas, passeio", esse quadro foi apresentado no ano seguinte na primeira exposição impressionista. A reação do público não foi muito favorável, pois para a época, parecia um quadro inacabado, com pinceladas rápidas e sem feições e traços definidos.
O quadro apresenta um vasto campo com papoulas, principalmente no lado esquerdo. O plano de fundo é composto por uma fileira de árvores com uma casa. A mãe e filha criam a estruturação oblíqua. A mulher em primeiro plano provavelmente é Camile Doncieux, esposa do artista, acompanhada pelo jovem Monet, nascido em 1867, então com seis anos de idade.
"As Papoulas em Argenteuil", 1873- Museu d'Orsay em Paris
O Passeio ou Moça com Sombrinha, 1875
Galeria de Arte Nacional
Galeria de Arte Nacional
Fortemente e rapidamente realizada, esta pintura provavelmente foi criado em uma única sessão. A representação por Monet do momento capturado no tempo é acentuada pela espontaneidade do projeto de cores brilhantes. O céu foi pintado de forma rápida, com nuvens em diferentes direções e características. A grama é pintada com golpes curtos em vários tons de verde, azul, amarelo e vermelho: as amplas passagens azul-verde são utilizadas para sombra e o verde mais claro em áreas ensolarada.
Obs: Monet retorna ao tema da mulher com sombrinha, em pé sobre uma colina, dez anos depois, em um par de pinturas executadas no verão de 1886 em Giverny e que estão no Museu d'Orsay. A inspiração para estas pinturas era a imagem de Suzanne, uma filha de seus amigos Alice e Ernest Hoschede.
IV - Ninféias
Lírios de água (ou Nymphéas em Francês) é uma série de aproximadamente 250 pinturas a óleo realizadas por Claude Monet. As pinturas de Monet retratam o jardim de flores de sua residência em Giverny e foram o foco principal da produção artística de Monet durante os últimos trinta anos de sua vida. Muitas das obras foram pintadas, enquanto Monet sofria de catarata. Claude Monet, pintor e jardineiro, morou neste local, com sua esposa e 8 filhos, por 43 anos, de 1883 até morrer em 1926.
O lago de Nenufáres (Nimphéas), 1897-1899
Museu Orangerie, Paris (https://www.musee-orangerie.fr)
O conjunto é uma das maiores realizações monumentais da pintura da primeira metade do século XX e representa uma superfície de cerca de 200 m2. As dimensões e a área coberta pela pintura envolvem e abrangem o espectador a quase 100 metros lineares, onde se desenrola uma paisagem pontilhada com lírios de água, ramos de salgueiro e reflexões de árvores e nuvens, dando a " ilusão de um conjunto sem fim, de uma onda sem horizonte e nenhum banco ", nas palavras de Monet.
Uma das telas das Nimpheias no Museu Orangerie em Paris, foto de underworld1 em depositphotos |
Nimpheia - Museu Albertina em Viena
Nimpheias, Museu Albertina - Viena
V. - Os Jardins de Giverny
Localizada a cerca de 75 km de Paris, na cidade de Giverny, encontra-se a casa e os jardins onde o Claude Monet, morou e pintou por 43 anos, entre 1883 e 1926.A família trabalhou e construiu os jardins, e a sorte de Monet começou a mudar para melhor à medida que Durand-Ruel teve um sucesso crescente na venda de suas pinturas. Os jardins foram a maior fonte de inspiração de Monet por 40 anos. Em 1890, Monet comprou a casa. Durante a década de 1890, Monet construiu uma estufa e um segundo estúdio, um edifício espaçoso e bem iluminado com clarabóias.
Monet comprou terras adicionais com um prado de água. Nenúfares brancos locais da França foram plantados junto com cultivares importados da América do Sul e Egito, resultando em uma variedade de cores, incluindo lírios amarelos, azuis e brancos que se tornaram rosa com a idade. Em 1902, ele aumentou o tamanho de seu jardim aquático em quase 4.000 metros quadrados; a lagoa foi ampliada em 1901 e 1910 com cavaletes instalados ao redor para permitir que diferentes perspectivas sejam capturadas.
Mesmo com sete jardineiros trabalhando, era Monet que determinava tudo quetinha que ser feito no seu jardim
Jardim de Claude Monet em Giverny, foto de Oleg Bakhirev em shutterstock.com |
VI - Referências
Texto:
Todo o texto desse post não é original, foi feito uma coletânea de vários artigos da wikipedia (francesa, inglesa, portugesa) sobre Claude Monet e também sobre alguns de seus quadros. A parte introdutória sobre impressionismo foi retirado do livro História da Arte de Graça Proença. O intuito desse post é a divulgação cultural da obra de Claude Monet.
- História da Arte - Graça Proença
- Wikipedia Francesa
- Wikipedia - Portuguesa
Fotos: Wikipedia
Locais para visitação:
- Museu d'Orangerie, Paris
- Museu Marmottan, Paris
- Casa de Monet, Giverny, França
VI. Outras Publicações da Série - Impressionistas
Manet ou Monet, eis a questão ! (Impressionismo I - Obras de Manet)
Renoir - Impressionistas III
https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/05/renoir-impressionistas-iii.htmlImpressionistas IV - Alfred Sisley, o pintor da natureza
Impressionistas 5, Camille Pissarro
"A arte das bailarinas", impressionismo (?) 6 - Degas
Impressionismo 7: Gustave Caillebotte - Pintor, Jardineiro, e Colecionador