1. - A Ponte de Santo Ângelo
A Ponte Sant'Angelo, é uma ponte que liga a Piazza di Ponte S. Angelo ao Vaticano, em Roma.
Foi construída em Roma em 134 pelo imperador Adriano , em um projeto de um certo Demetriano, para conectar seu mausoléu à margem esquerda .
Na Idade Média, era usada pelos peregrinos que se dirigiam para a basílica de San Pietro e também era conhecida como a "ponte de San Pietro". No século VI, sob o papa Gregorio Magno, recebeu o nome de "Ponte Sant'Angelo" de Castel Sant'Angelo (originalmente o mausoléu de Adriano).
Início da Ponte de Santo Ângelo, Roma, foto HistoriacomGosto |
Em 1535, o Papa Clemente VII colocou as estátuas de São Pedro e São Paulo na entrada da ponte, às quais foram acrescentadas outras estátuas representando os quatro evangelistas e os patriarcas Adão, Noé, Abraão e Moisés.
No início da ponte, no lado oposto ao castelo, estão as estátuas de São Pedro e São Paulo. O primeiro segura as chaves do céu e o segundo segura uma espada. Ambos os santos são frequentemente representados com esses dois símbolos.
Em particular, São Paulo é representado com uma espada porque ele próprio, na carta aos efésios, usou essa arma como um símbolo da luta contra o mal. De fato, dentro da carta ele descreve a armadura de Deus e convida todos os homens a usá-la. No final da descrição, a espada aparece, uma alegoria da Palavra de Deus ( Ef 6,17 ).
Obs: As duas fotos da sequência são de autoria de Marie-Lan Nguyen e coletadas no Wikimedia sob a licença Commons.
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As duas gravuras na base das estátuas, respectivamente, diziam: "Hinc humilibus venia" e "Hinc retributio superbis". Isso é "Dai o perdão para os humildes" "Daí a recompensa dos orgulhosos". Como se dissesse que a passagem por esse caminho obrigatório renderá aos humildes e orgulhosos o que eles merecem, respectivamente.
2. - As estátuas dos Anjos
As estátuas dos anjos foram encomendadas pelo Papa Clemente IX em 1667. Em 1669, o Papa ordenou a construção de um novo parapeito, também projetado por Bernini, sobre o qual foram colocadas as estátuas em 1670.
As estátuas dos Anjos e suas representações
As dez estátuas foram confeccionadas representando Anjos com os instrumentos da Paixão.
As estátuas dos anjos foram feitas pelos estudantes de Gian Lorenzo Bernini sob sua direção, exceto pelos dois anjos que carregavam a cartela do INRI e a coroa de espinhos esculpidos pelo próprio Bernini. Estes últimos, no entanto, nunca foram colocados na ponte porque foram imediatamente considerados muito bonitos para serem expostos às intempéries do tempo. Em seu lugar, cópias foram colocadas e os originais foram doados em 1729 pelos herdeiros do artista à Basílica de Sant'Andrea delle Fratte, onde ainda hoje são mantidos.
As estátuas dos anjos foram feitas pelos estudantes de Gian Lorenzo Bernini sob sua direção, exceto pelos dois anjos que carregavam a cartela do INRI e a coroa de espinhos esculpidos pelo próprio Bernini. Estes últimos, no entanto, nunca foram colocados na ponte porque foram imediatamente considerados muito bonitos para serem expostos às intempéries do tempo. Em seu lugar, cópias foram colocadas e os originais foram doados em 1729 pelos herdeiros do artista à Basílica de Sant'Andrea delle Fratte, onde ainda hoje são mantidos.
Das estátuas anteriores, restam apenas as de Pedro e Paulo.
Sequência 01
Os anjos na ponte mostram aos homens as ferramentas da Paixão de Cristo .
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Obs: Todas as fotos da sequência são de autoria de Marie-Lan Nguyen e coletadas no Wikimedia sob a licença Commons.
Os dois primeiros mostram os instrumentos do açoite, e o terceiro mostra o anjo com a coroa de espinhos:
1. Anjo com flagelos (escultor Lazzaro Morelli , inscrição " In flagella paratus sum "/ "Estou pronto para o flagelo").
2. Anjo com a coluna (escultor Antonio Raggi , inscrição " Tronus meus in columna " / "meu trono está na coluna").
3. "Anjo com a coroa de espinhos" - a escultura original de Bernini e seu filho Paolo nunca foi colocada na ponte e foi colocada no século XVIII na igreja de Sant'Andrea delle Fratte . A escultura na ponte é uma cópia do escultor Paolo Naldini (inscrição " In aerumna mea dum configitur spina " / "Na minha tribulação o espinho gruda"),
O quarto anjo mostra o véu que, segundo a tradição cristã, uma mulher chamada Veronica limpou o sangue do rosto de Jesus. O quinto mostra a túnica de Jesus que os soldados dividiram por sorteio, e o sexto mostra os cravos usados na crucificação.
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Obs: Todas as fotos da sequência são de autoria de Marie-Lan Nguyen e coletadas no Wikimedia sob a licença Commons.
- Anjo com a mortalha ou Anjo com a Santa Face (escultor Cosimo Fancelli , inscrição " Respice faciem Christi tui " / "Veja a face do seu Cristo").
- Anjo com o manto e os dados (escultor Paolo Naldini , inscrição " Super vestem meam miserunt sortem " / "Sobre as minhas vestes lançaram sorte").
- Anjo com cravos (escultor Girolamo Lucenti , inscrição " Aspiciant ad me quem confixerunt " / "Olhem para mim a quem transpassaram").
O sétimo anjo mostra a cartela com a inscrição INRI, indicando que ele foi condenado por se declarar o rei dos judeus. O oitavo mostra a cruz da crucificação e o nono a esponja que eles deram a Jesus para beber, com ela embebida em vinagre.
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Obs: Todas as fotos da sequência são de autoria de Marie-Lan Nguyen e coletadas no Wikimedia sob a licença Commons.
Sequência 04
- Anjo com a cartela: o original esculpido por Bernini junto com seu filho Paolo, não foi colocado na ponte e foi transferido para a igreja de Sant'Andrea delle Fratte no século 18 e substituído por uma cópia do próprio Bernini com a ajuda do escultor Giulio Cartari (inscrição " Cuius principatus super humerum eius " / "o seu reino ele carrega sobre os ombros").
- Anjo com a cruz (escultor Ercole Ferrata , inscrição" Regnavit a ligno deus " / "Deus reinou pendurado na madeira da cruz").
- Anjo com esponja (escultor Antonio Giorgetti , inscrição " Potaverunt me aceto "/"Me deram vinagre para beber").
Sequência 04
O último anjo da série se apresenta com a lança com a qual Jesus foi transpassado.
- Anjo com a lança (escultor Domenico Guidi , inscrição " Vulnerasti cor meum " / "Meu coração está partido").
3. - Arcanjo Miguel
Ao fundo, no topo do Castel Sant'Angelo, fica uma estátua do Arcanjo Miguel. Não é de Bernini, mas compõe o cenário.
Segundo algumas interpretações das Escrituras, o Arcanjo Miguel tocará a trombeta que anunciará a segunda vinda de Cristo na Terra (1 Ts 4,16 ).
Sua estátua foi colocada nessa posição por volta de 600 dC pelo Papa Gregório Magno, porque ele teve uma aparição do arcanjo que, do alto do edifício, colocava a espada em sua bainha. Com essa visão, o pontífice deduziu que as orações haviam sido ouvidas e que a peste que se espalhara na cidade logo terminaria. O que de fato aconteceu.
Ao longo dos anos, a estátua, originalmente em madeira, foi destruída e substituída várias vezes. O que se pode admirar hoje é a sexta versão criada e que foi colocada no topo do Castel Sant'Angelo em 1753.
Arcanjo Miguel, topo Castelo Santo Ângelo, Roma, foto HistoriacomGosto |
4. - Ponte de Santo Ângelo sobre o Tibre
Vista da Ponte de Santo Ângelo sobre o rio Tibre.
Ponte de Santo Ângelo, foto HistoriacomGosto |
5. Castelo de Santo Ângelo
Tudo começou em 135 DC quando o imperador Adriano pediu ao arquiteto Demetriano que construísse um mausoléu funerário para ele e sua família, inspirado no modelo do mausoléu de Augusto , mas com dimensões gigantescas. As obras duraram vários anos e foram concluídas por Antonino Pio em 139 .
Em 403 o imperador do Ocidente Honório incluiu o edifício nas Muralhas Aurelianas : a partir desse momento o edifício perdeu sua função original de sepulcro, tornando-se uma fortaleza, um baluarte avançado além do Tibre em defesa de Roma.
Segundo a tradição, o monumento recebeu o nome atual em 590 . Visto que Roma estava assolada por uma grave peste, o Papa Gregório I decidiu organizar uma solene procissão penitencial. Enquanto o pontífice, conduzindo a procissão, atravessava a Ponte Elio, teve uma visão do arcanjo Miguel que, no topo da Mole Adriana, embainhava sua espada: isso foi interpretado como um sinal celestial anunciando o fim iminente da epidemia, que realmente aconteceu. A partir desse momento o local ficou conhecido como Castel Sant'Angelo :
6.- Referências
Wikimedia Commons - Todas as fotos das esculturas da Ponte de autoria de Marie-Lan Nguyen
Fotos da Ponte e do Arcanjo Miguel, autoria HistoriacomGosto