1. - Berthe Morisot
1.1 - Introdução
Berthe Marie Pauline Morisot, foi uma pintora impressionista francesa nascida em Bourges, Cher, 14 de janeiro de 1841. Ela foi considerada na época como "uma das grandes damas do impressionismo", junto de Marie Bracquemond e Mary Cassat.
Berthe por Manet |
Foi casada com Eugène Manet, irmão de seu amigo e colega pintor Édouard Manet.
1.2 - Pequena Biografia
Berthe nasceu em Bourges, no seio de uma influente família. Seu pai, Edmé Tiburce Morisot, era o administrador da região de Cher e formado em arquitetura pela École des Beaux-Arts. Sua mãe era Marie-Joséphine-Cornélie Thomas, sobrinha-neta de Jean-Honoré Fragonard, um dos mais prolíficos pintores do Rococó. Berthe tinha duas irmãs, e um irmão mais novo. A família mudou-se para Paris em 1852, quando Berthe ainda era criança.
Era prática comum das famílias burguesas educar as filhas nas artes, então Berthe e suas irmãs tiveram aulas particulares com bons professores. Inicialmente, elas começaram a produzir desenhos de parentes, como quando desenhou seu pai em seu aniversário.
Em 1857, Guichard, que tinha uma escola para meninas na Rue des Moulins, apresentou Berthe e Edma ao Museu do Louvre, onde elas aprenderam a observar as obras dos grandes mestres e em 1858 aprenderam a copiar os quadros. Por volta dessa época, elas também conheceram o trabalho de Paul Gavarni. Mais tarde, Guichard se tornaria o diretor da École des Beaux-Arts, onde seu pai estudou.
Berthe Morisot faleceu em 2 de março de 1895, em Paris, devido à uma pneumonia adquirida.
1.3 Primeira Exposição no Salão de Paris (1864)
A primeira vez que um quadro de Berthe foi exposto ao grande público foi no Salão de Paris, em 1864, quando a artista tinha 23 anos, com dois quadros retratando paisagens. A partir daí, ela expôs com regularidade no salão, com crítica positivas, até 1873, um ano da grande exposição impressionista. Ela expôs trabalhos na exposição de 1874, perdendo apenas a de 1878 quando sua filha nasceu.
Sua carreira tida como um período mais maduro começou em 1872. Sua audiência começou a crescer com o patrocínio de Durand-Ruel, comerciante de arte, que comprou de Berthe cerca de 22 quadros. Em 1877, ela foi descrita por um crítico do Le Temps, como a "verdadeira impressionista do grupo". Berthe preferiu expôr e assinar suas obras com seu nome de solteira, sem usar um pseudônimo ou seu nome de casada. Na exposição de 1880, muitos críticos de arte consideraram os trabalhos de Berthe como os melhores, incluindo o famoso crítico do Le Figaro, Albert Wolff.
1.4 - Edouard Manet (1868)
Em 1868, Berthe ficou amiga de Édouard Manet, que pintou vários retratos dela, incluindo um estudo com véu preto, enquanto ela de luto pela morte do pai. A correspondência entre os dois mostra grande afeição, mas Berthe se ressentia de suas críticas e correções que queria fazer em seus quadros.
1.5 - Adesão aos impressionistas (1873)
O Salão de 1873 havia sido aquecido. Os artistas que tiveram seu trabalho recusado reclamaram das escolhas conservadoras do júri. Berthe Morisot teve apenas uma pintura aceita Blanche , uma obra muito convencional que provavelmente representava Blanche Pontillon bebê.
Foi então que um grupo de artistas composto por Monet, Pissarro, Sisley e Degas assinou um manifesto em 27 de dezembro de 1873, planejando organizar uma cooperativa: A Sociedade de artistas franceses , que chamaria " Société anonyme des artistes peintres, sculpteurs et graveurs" pintores, escultores e gravadores a quem Berthe Morisot aderiu após a morte de seu pai.
Ela abandonou a Feira oficial para participar das exposições impressionistas. Ela passou a ser parte dos elementos definidores do grupo. Isso apesar da recusa de Manet, que acabara de receber uma medalha no show de 1873 e que não queria se juntar ao grupo " . As discussões foram animadas a partir de então.
2. - Alguns Trabalhos selecionados como exemplo da Obra
2.1 O Berço, 1872, Musée d'Orsay, Paris
O Berço é sem dúvida a pintura mais famosa de Berthe Morisot. Ele descreve a irmã de Morisot, Edma, olhando para sua filha Blanche, que está dormindo em um berço atrás de um véu transparente. Este trabalho relativamente cedo é o primeiro exemplo do tratamento de Morisot sobre o tema da maternidade, que se tornaria um assunto recorrente, em parte devido às limitações sociais da época impostas às mulheres e sua capacidade de explorar locais públicos sem acompanhantes. Embora a pintura tenha sido geralmente admirada pelos críticos quando foi exibida na primeira exposição impressionista em 1874, Morisot não conseguiu vendê-la e acabou decidindo mantê-la dentro de sua família.
O Berço, Berthe Morisot |
A pintura de Morisot se baseia em dois triângulos entrelaçados, um abrangendo a parte visível do corpo de Edma e o outro, um pouco mais alto, formado a partir do véu, criando assim uma composição equilibrada que implica uma harmonia e um vínculo subconsciente entre pai e filho. Edma está fechando a cortina translúcida ao redor do berço, protegendo a filha do espectador e enfatizando a natureza particular de seu relacionamento.
2.2 - Ao Baile, 1875, Museu Marmottan-Monet, Paris
Pintado em 1875, enquanto Berthe Morisot dominava totalmente sua arte, 'Au bal' é uma das pinturas mais famosas dessa virtuosa pintora, com uma paleta pontuada por pequenos toques prateados que conferem à sua pintura um refinamento etéreo. Aqui, as formas se dissolvem, perdidas nos efeitos da transparência, enquanto as manchas de cor das flores destacam a palidez da menina, cujos olhos parecem hesitar entre sedução e gravidade. Durante muito tempo subestimada, Berthe Morisot só foi reabilitada algumas décadas atrás.
Au Bal, Berthe Morisot |
2.3 - Manet com sua filha no jardim, 1883
Manet com sua filha no jardim, Berthe Morisot |
2.4 - A filha da artista com um papagaio, 1890, Galeria Nacional de Arte, Washington DC, USA
A filha da artista com papagaio, Berthe Morisot |
2.5 Campos de Trigo
Esta pintura mostra uma cena na vila de Gennevilliers, nos arredores de Paris, agora um subúrbio da capital francesa, onde a família do marido de Morisot, os Manets, possuía propriedade. A localização é típica daquela escolhida por muitos artistas impressionistas, como Monet, tanto como local de trabalho quanto para o tema de suas pinturas. A pintura nos apresenta uma confortável composição visual de três zonas horizontais de cor, pontuadas pela figura do menino à direita do centro. O trigo homônimo sugere o caráter agrícola tradicional da área e imediatamente chama a atenção, pois ocupa o principal espaço central na tela.
As espigas de trigo, no entanto, permanecem bastante indistintas, de acordo com as pinceladas soltas de Morisot. Em vez disso, Morisot processa os edifícios em segundo plano com detalhes um pouco mais nítidos, revelando em particular as chaminés das fábricas sujas e fuligem no horizonte.
Campos de Trigo, Berthe Morisot |
2.6 Manet com sua filha em Bougival, 1881, Museu Marmottan-Monet, Paris
Manet com sua filha no jardim em Bougival, Berthe Morisot |
3. - Referências
Wikipedia - Berthe Morisot