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sábado, 21 de setembro de 2019

Galeria Borghese, simplesmente "extasiante"

1. - Galeria Borghese


1.1 - Introdução


A Galeria Borghese é uma galeria de arte em Roma, localizada na antiga Villa Borghese. A Galleria Borghese abriga uma parte substancial da coleção de pinturas , esculturas e antiguidades, iniciada pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho do papa Paulo V (papado de  1605–1621). 

A Villa foi construída pelo arquiteto Flaminio Ponzio, baseado em esboços do próprio Scipione Borghese, que o utilizou como vila suburbana, uma vila rural nos arredores de Roma.


Frente da Galeria Borghese
Frente da Galeria Borghese, foto historiacomgosto


1.2 Scipione Borghese


Originalmente chamado Scipione Caffarelli, nasceu em Artena , filho de Francisco Caffarelli e Ortensia Borghese. Seu pai teve dificuldades financeiras, então a educação de Scipione foi paga pelo tio materno Camillo Borghese. Após a eleição de Camillo ao papado como Papa Paulo V, em 1605, ele rapidamente conferiu um cardealismo a Scipione e deu-lhe o direito de usar o nome e o brasão de armas borghese.

No padrão clássico do nepotismo papal, o cardeal Borghese exercia um poder enorme como secretário do papa e chefe efetivo do governo do Vaticano. Por conta própria e em nome do papa, ele acumulou uma enorme fortuna através de taxas e impostos papais e adquiriu vastas propriedades para a família Borghese.


Quadro do Cardeal Scipione
Scipione recebeu muitas honras de seu tio. Tornou-se superintendente geral dos Estados papais, legado em Avignon, arcebispo das basílicas de Latrão e Vaticano, prefeito da Assinatura da Graça, abade de Subiaco e San Gregorio da Sassola, no coeliano, e bibliotecário da Igreja Católica Romana. Ele também assumiu os cargos da Grã-Penitenciária, secretário dos Briefs Apostólicos, Arcebispo de Bolonha, protetor da Alemanha e dos Países Baixos, dos Habsburgos , das Ordens dos Dominicanos, do santuário de Loreto e da guarda suíça, e numerosas outras posições eclesiásticas. Em cada um desses escritórios, o cardeal recebeu bolsas.

Como cardeal sobrinho (posto oficial até sua abolição em 1692), Borghese foi encarregado dos assuntos políticos internos e externos dos Estados papais. Além disso, Paulo V confiou a seu sobrinho a administração das finanças do papado e da família Borghese.

Borghese despertou muita controvérsia e ressentimento ao utilizar numerosos "presentes" do governo papal para financiar os investimentos da família Borghese.

Scipione Borghese foi um dos primeiros patrocinadores de Bernini e um ávido colecionador de obras de Caravaggio.

1.3. - A Vila Borghese


A Vila Borghese é o quarto maior parque de Roma com cerca de 80 hectares.

Iniciada no final do século XVI, quando a família Borghese, adquiriu terras ao norte de Roma, nos arredores de Porta Pinciana, para criar gradualmente um enorme parque. No mesmo período, a família Borghese estendeu sua influência na aristocracia romana, especialmente quando Camillo Borghese foi eleito Papa em 1605 sob o nome de Paulo V. A família realizou importantes obras de construção: uma vila em seu parque Pincio.


foto mostrando árvores do bosque da galeria borghese
Bosque da Galeria Borghese, foto historiacomgosto





foto do grande portal de entrada na galeria  O projeto começou em 1607 e foi confiado ao arquiteto Flaminio Ponzio. Já em março de 1613, obras da importante coleção realizada pelo cardeal Scipione Borghese , sobrinho do papa Paulo V, foi transferido do Palazzo Dal Borgo , onde os irmãos do papa moravam, para a Villa del Pincio.


A villa, cuja arquitetura é inspirada nas Villa Medici e Villa Farnesina, com um pórtico que se abre para os jardins, é então decorada no estilo característico do século XVI. Toda a fachada é decorada com 144 baixos-relevos e 70 bustos. 

O Jardim zóologico de Roma se situa na parte norte da Vila Borghese.

entrada do jardim zoologico vizinho da galeria borghese
O Jardim Zóologico se situa na área da Galeria Borghese, foto historiacomgosto



A partir de 1770, Marcantonio IV Borghese contratou Antonio Asprucci para renovar completamente o interior da vila. Este último convidou muitos escultores, pintores e produtores de mármore para cuidar das decorações sempre visíveis. Afrescos, estuques e decorações em mármore policromado são executados. A maioria das pinturas representa a história da família: do místico herói romano Marcus Furius Camillus aos borghese da época.

O complexo - caso único entre as grandes vilas patrícias da cidade, foi comprado pelo Estado italiano em 1901 e cedido ao município de Roma em 1903 para ser permanentemente aberto ao público ,


1.4 - O museu 



Em 1902, foi transformado em museu, após a aquisição pelo Estado italiano de coleções pertencentes à família Borghese. O primeiro diretor da galeria Borghese foi Giovanni Piancastelli ( 1845 - 1926 ), que foi sucedido em 1906 por Giulio Cantalamessa, ex-diretor das galerias da Academia de Veneza.

Fechada em 1983, a galeria passou por uma restauração completa com duração de catorze anos, restaurando sua aparência original para o exterior com gesso, estátuas e, sobretudo, sua escada com duas rampas.

A galeria foi reaberta em junho de 1997.

Em 2013, foi o nono site estadual italiano mais visitado, com 498.477 visitantes


1.5 - A Coleção da Galeria Borghese


É a coleção mais representativa das obras de Bernini e Caravaggio em um único museu / galeria. 


quadro dama com unicórnio de Rafael Sanzio
Dama com Unicórnio, Rafael Sanzio
Bernini está representado com 05 esculturas: "Apolo e Dafne", "O rapto de Proserpina", "David", "Verdade desvelada pelo tempo",  "Eneas, Anchisius e Ascânio". Existem também dois bustos do "Papa Paulo V" e do "Cardeal Scipione".

As seis pinturas de Caravaggio são: "A escrita de São Jerônimo", "São João Batista", "David com a cabeça de Golias", "Maddona com a criança e serpente", "Baco doente", "jovem com cesta de frutas".

Outras pinturas dignas de nota incluem "A deposição" e "Dama com unicórnio" de Rafael, "São Domingos" de Ticiano, e obras de Peter Paul Rubens e Federico Barocci.


2. Exemplos de obras da Galeria Borghese


2.1 - Bernini



a) "O rapto de Proserpina"

O mito romano do "Rapto de Proserpina" por Plutão é uma lenda que também aparece na cultura grega, onde Plutão se chama Hades e Proserpina é Perséfone, que encantou o obscuro deus com sua beleza, sendo ela filha da deusa das colheitas Deméter. Ela é então raptada e levada para as profundezas da Terra, deixando sua mãe enfurecida. O rapto fez com que Deméter castigasse o mundo, arrasando com as plantações, entregando o mundo ao caos e à fome.


escultura de Bernini o Rapto da Proserpina
foto HistoriacomGosto
foto de salão da galeria onde está a escultura rapto da proserpina
foto HistoriacomGosto



A Obra


Em “O rapto de Proserpina”, Bernini consegue dar um efeito impressionante ao retratar as mãos de Plutão no corpo da mulher, que ele tenta arrastar para o mundo inferior. (Prof. Angela da Luz, UFRJ em globo.com). A expressão facial dela também é fantástica.


As instalações


Vejam na foto à direita uma pequena idéia das instalações. A sala é belíssima. É uma sensação incrível estar no meio de tanta beleza.

b)  David



"O barroco viu mudanças significativas na arte da escultura; Bernini estava na vanguarda disso. As estátuas dos mestres da Renascença eram estritamente frontais, exigindo que o espectador a visse de um lado e apenas de um lado. O David de Bernini é um trabalho tridimensional que precisa de espaço ao seu redor e desafia o espectador a passear, a fim de contemplar sua natureza mutável, dependendo do ângulo em que é visto.  


escultura de Bernini - Davi
David, Bernini, Galeria Borghese



A escultura refere-se a uma entidade invisível - na forma de Golias, objeto da agressão de Davi -, bem como ao espectador, pego no meio do conflito. O guerreiro até ultrapassa literalmente os limites entre vida e arte, colocando os dedos dos pés sobre a borda do pedestal .  As convenções de tempo, assim como o espaço, foram desafiadas. Em vez da constância serena de, por exemplo, o David de Michelangelo , Bernini optou por capturar uma fração de tempo no curso de um movimento contínuo. Assim, a energia latente que permeia o David de Michelangelo está aqui no processo de ser liberada. 

Em um nível emocional, as esculturas de Bernini foram revolucionárias por explorar uma variedade de estados mentais extremos, como a raiva vista aqui.  O rosto de David, franzindo a testa e mordendo o lábio inferior, está contorcido em agressões concentradas.  Baldinucci conta uma anedota de como Barberini seguraria um espelho no rosto de Bernini para que o artista pudesse modelar a escultura em si mesmo. Isso testemunha os métodos de trabalho de Bernini, bem como a estreita relação que ele desfrutava com o futuro papa."


fonte:Wikipedia em inglês https://en.wikipedia.org/wiki/David_(Bernini)



c) Apolo e Dafne

A escultura foi a última de uma série de obras encomendadas pelo cardeal Scipione Caffarelli-Borghese, no início da carreira de Bernini. Apolo e Daphne foram comissionados após Borghese ter dado um trabalho anterior de seu patrocínio, Plutão e Perséfone de Bernini, ao Cardeal Ludovico Ludovisi. 



espetacular escultura de Bernini - Apolo e Dafne
Apolo e Dafne, foto wikimedia commons


Muito do trabalho inicial foi feito entre 1622 e 1623, mas uma pausa, possivelmente para trabalhar na escultura de David, interrompeu sua conclusão, e Bernini não terminou o trabalho até 1625. De fato, a escultura em si não foi movida para a Villa Borghese do Cardeal até setembro de 1625.  Bernini não executou a escultura sozinho; ele teve ajuda significativa de um membro de sua oficina, Giuliano Finelli, que esculpiu os detalhes que mostram a conversão de Dafne de humana para árvore, como a casca e galhos, bem como seu cabelo varrido pelo vento.Alguns historiadores, no entanto, desconsideram a importância da contribuição de Finelli.

Mesmo que a escultura possa ser apreciada de múltiplos ângulos, Bernini planejou que ela fosse vista de lado, permitindo ao observador ver as reações de Apolo e Dafne simultaneamente, assim entendendo a narrativa da história em um único instante, sem a necessidade de mover de posição.
Vejam mais em "A Roma de Bernini", HistoriacomGosto



2.2 - Caravaggio


a) David e Golias


quadro de Davi e Golias
David e Golias, Caravaggio, Galeria Borghese



Os últimos meses de vida Caravaggio são passados em Nápoles, onde o artista se refugiava com a esperança de que em breve lhe seria concedido o perdão de sua condenação. Caravaggio havia sido condenado à morte  em Roma pela assassinato de Rannuccio Tommasoni ocorrido após uma briga em um jogo de pallacorda. 

O David com a cabeça de Golias é retratado talvez até o final de 1609, e anexada ao pedido de perdão que Caravaggio envia ao cardeal Scipione Borghese , o poderoso sobrinho do Papa Paulo V. E como evidência do extremo ato de contrição formulado pelo artista, as letras "H-AS OS" são lidas na lâmina que o jovem segura no punho, uma abreviação que resume o lema agostiniano " Humilitas Occidit Superbiam " (a humildade matou o orgulho).

Sabe-se que os biógrafos do século XVII já identificam um auto-retrato de Caravaggio diante do gigante derrotado, fato que deu origem a numerosas leituras da imagem em uma chave psicanalítica. Caravaggio agora parece envelhecido e cansado, com sinais pesados ​​sob os olhos e a testa coberta por rugas. De acordo com uma interpretação recente de Sergio Rossi, a pintura seria na verdade um auto-retrato duplo ou, mais precisamente, uma auto-identificação dupla: Merisi é representado tanto no papel de Golias quanto no de David, uma espécie de imagem idealizada do adolescente pintor.


b) São Jerônimo escrevendo


O tema "São Jerônimo" foi um dos mais frequentes da pintura contra-reforma , provavelmente porque o santo traduziu a Bíblia do hebraico para o latim , mais precisamente o Antigo Testamento do hebraico e os evangelhos do grego, tornando-se o autor da difusão do Verbo Divino.

Caravaggio escolhe representar o local sagrado de três quartos no formato horizontal, como se representasse uma natureza morta da qual São Jerônimo não é uma figura externa, mas parte integrante, desempenhando uma função igual ao do papel, crânio e mesa em que ele está estudando.

Quadro de Caravaggio - São Jerônimo escrevendo
San Girolamo, Caravaggio, Galeria Borghese


Em relação às representações flamengas de natureza morta, cada elemento tem um significado simbólico na pintura também determinado por sua localização. Por exemplo, a cabeça reclinada do santo estabelece uma referência espacial ao crânio apoiado na mesa. A escassez de elementos na composição também é ecoada por uma variedade sóbria de cores, um discreto repertório de marrons, polido, dominado pela vivacidade cromática do vermelho do manto de São Jerônimo e da cortina branca que cai da pilha de livros.

fonte: wikipedia italiana em 
https://it.wikipedia.org/wiki/San_Girolamo_(Caravaggio)


2.3 Antonio Canova


"Venus vencedora - Paolina Borghese"


Paolina Bonaparte , nascida em Ajaccio em 1780, irmã de Napoleão I e casada em segundo casamento com o príncipe romano Camillo Borghese, com quem se uniu em 1803. Foi precisamente para comemorar o casamento com Paolina que Camillo Borghese encomendou o trabalho a Canova em 1804: quando a mulher começou a posar para o escultor, tinha 25 anos e estava no auge de seu esplendor social, também graças ao título de "Alteza Imperial", assumido no ano anterior, quando seu irmão Napoleão se proclamou imperador em Notre. -Dame .


escultura de Paolina Borghese

Para criar a "estátua da princesa Borghese", Canova organizou sua própria oficina, de modo a reservar para si apenas a concepção da obra, com o estudo relativo do assunto e as diferentes possibilidades de composição, e o momento da "última mão". », Onde ele realizou a escultura até a conclusão, finalizando as intervenções finais. 

As fases intermediárias de planejamento foram delegadas aos trabalhadores de sua oficina, preocupados com o desbaste do mármore. 

Mostrando-se muito sensível aos arquétipos clássicos , Canova completou o trabalho em 1808: ele foi pago regularmente por Camillo Borghese, em Maio de 1809, no montante de seis mil coroas. O trabalho foi prontamente levado para a residência de Camillo, em Turim, cidade onde ele ocupava o cargo de Governador Geral dos Departamentos Transalpinos: o trabalho rapidamente causou um grande alvoroço devido à excessiva sensualidade de Paolina.

2.4 - Rafael Sanzio


Deposição de Cristo no sepulcro


O retábulo, segundo relatos de Vasari, foi encomendado por Atalanta Baglioni , pertencente à famosa família Perugiana. O assunto do retábulo central, a Deposição de Cristo, não era comum na época, foi ditado pela vontade de prestar homenagem ao filho da mulher, Grifonetto, que foi assassinado durante certas disputas de sangue dentro da mesma família pelo domínio de Perugia em 1500. 

De fato, Grifonetto matou com a espada todos os parentes rivais durante o sono, por ocasião do casamento "de sangue" de seu primo Astorre Baglioni com Lavinia Colonna, em 15 de julho. Abandonado por sua própria família, incluindo sua mãe horrorizada, ele retornou a Perugia, onde Giampaolo Baglioni escapou milagrosamente do massacre fugindo por um tempo para Marsciano , juntou-se a ele e matou-o, em Corso Vannucci. 

Pouco antes de sua morte, no entanto, Grifonetto se juntou a sua mãe e esposa, Zenobia, que conseguiram fazê-lo perdoar seus assassinos: agora incapaz de falar, o moribundo tocou a mão de sua mãe como um sinal de consentimento ao perdão. As roupas manchadas de sangue do homem foram transportadas de Atalanta pela estrada pública e chegaram aos degraus da catedral, jogando-as pronunciando solenemente: "Que este é o último sangue que corre em Perugia".

A figura da Virgem na pintura teve, portanto, que refletir a dor materna da mulher, enquanto na Madalena sua esposa Zenobia seria retratada.

quadro de Rafael Sanzio - Deposição de Cristo
Deposição de Cristo, Rafael Sanzio


O retábulo teve uma longa elaboração, evidenciada por uma extraordinária série de desenhos e estudos amplamente conservados: dezesseis, hoje divididos em museus italianos e estrangeiros. O assunto foi gradualmente mudado de Lamentação sobre o Cristo Morto para Deposição no Sepulcro, fundindo mais idéias.

O trabalho foi colocado na capela da família na igreja de San Francesco al Prato, onde o Retábulo da Oddi , também de Rafael  ficava há alguns anos. O sucesso do retábulo abriu as portas de Roma para Rafael, que foi chamado por Júlio II no ano seguinte .

Até 1608, o retábulo permaneceu na igreja, e foi secretamente levado a Roma com a complacência dos frades, a pedido de Paulo V , que o doou ao sobrinho, cardeal Scipione Borghese, que o admirava durante seus estudos universitários na capital da Úmbria.

3.0 Algumas instalações


a) Salão de entrada -  


salão de entrada da galeria borhese com uma fantástica pintura no teto
Salão de entrada, foto historiacomgosto


b) pintura no teto de sala

pintura no teto da sala


c) Salão do Imperador


foto do salão do imperador
salão do imperador, reprodução, site viagem e turismo



4.0 Referências


Wikipedia - galeria borghese, vila borghese, obras de bernini e caravaggio

Site oficial - galeria borghese

fotos: historiacomgosto