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segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Michelangelo Buonarroti I - Seis esculturas "obras primas" do Gênio Toscano

1. - Michelangelo Buonarroti um gênio das artes 


Michelangelo Buonarroti é um dos maiores gênios da arte ocidental, tendo deixado belíssimas demonstrações de seu talento em obras que até hoje encantam todos aqueles que têm a oportunidade de vê-las. 

autorretrato de Michelangelo
Michelangelo, Sebastiano del Pombo,
1521 a 1525
Nascido em Caprese, a 6 de março de 1475, ele desenvolveu o seu trabalho por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram os seus grandes patronos, a família Médici de Florença e vários Papas em Roma. Michelangelo veio a falecer em Roma em 18 de fevereiro de 1564, perto de completar os seus oitenta e nove anos.       


Michelangelo foi um dos grandes artistas do renascimento italiano e foi contemporâneo de Leonardo da Vinci, Rafael e outros. 

Foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, mais do qualquer artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. 

1.1 - Pequeno resumo histórico


Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo o seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. 

Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. 

Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietá, o David, as duas tumbas Médici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.


"Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal." (fonte: wikipedia)


2. - Seis esculturas de Michelângelo 


2.1 - Madona da Escada, 1491, Casa Buonarroti, Florença


Concluída por volta de 1491, Madonna of the Stairs é a primeira obra existente de Michelangelo. A laje translúcida e cerosa, como o alabastro, lembra o Desiderio. Esculpido em "rilievo schiacciato" (técnica de esculpir em relevo) , representa a exploração de Michelangelo das técnicas dos "quattrocento". Tanto na forma como no conteúdo, vemos a influência do grego. O rosto da Madonna está no perfil clássico e ela se senta em um banco, a marca registrada de Michelangelo. Ele escolheu não mostrar o rosto da criança, mas o colocou em uma posição estranha, sendo amamentado ou dormindo e envolto em vestes, sugerindo proteção. No fundo, quatro jovens seguram um longo pano, identificado como o usado para abaixar Cristo da cruz ou uma mortalha.


Escultura em relevo de Madona da Escada


Em Madonna das Escadas, Michelangelo usou mais o cinzel como lápis para criar a ilusão do vestido da Madonna, que mal se ergue do fundo. Ao dissolver sutilmente a barreira entre objeto e plano de fundo, o artista introduz dimensão e profundidade como meras sugestões. O caráter romano clássico do perfil de Maria encontra suas raízes nos desenhos de sepulturas gregas do século V.

Extraordinário em Madonna of the Stairs é o poder muscular do braço e das costas do Menino Jesus.

(fonte: michelangelo.org)


2.2 - Pietá, 1497 a 1499, Basílica de São Pedro, Roma


Na Pietá Michelangelo abordou um assunto que até então havia sido dado atenção principalmente ao norte dos Alpes, onde o retrato da dor sempre esteve ligado à idéia de redenção: era chamado de "Vesperbild" e representava a Madona sentada segurando o corpo de Cristo em seus braços. Agora o artista de 23 anos nos apresenta uma imagem da Madonna com o corpo de Cristo nunca antes tentado. Seu rosto é jovem, além do tempo; a cabeça dela se inclina levemente sobre o corpo sem vida do filho deitado no colo. "O corpo do Cristo morto exibe a perfeição da pesquisa em todos os músculos, veias e nervos. Nenhum cadáver poderia se assemelhar mais aos mortos do que isso. Há uma expressão muito requintada no semblante. As veias e pulsos, além disso, são indicados com tanta exatidão, que não se pode deixar de admirar como a mão do artista em pouco tempo produziu uma obra tão divina.



La Pietá, Vaticano


É preciso tomar essas palavras de Vasari sobre a "beleza divina" da obra no sentido mais literal, para entender o significado dessa composição. Michelangelo convence a si e a nós da qualidade divina e do significado dessas figuras por meio da beleza terrena, perfeita pelos padrões humanos e, portanto, divina.

Estamos aqui frente a frente, não apenas com a dor como condição de redenção, mas com a beleza absoluta como uma de suas conseqüências

(fonte:www.michelangelo.org)

2.3 - David - 1501 a 1504, Academia de Florença, Florença


O David de Michelangelo é a perfeição da estátua mais famosa de Florença e, talvez, de todo o mundo.

Em 1501, Michelangelo foi contratado para criar o David pela Arte della Lana (Guilda dos Mercadores de Lã), responsável pela manutenção e decoração da Catedral de Florença.



escultura de Davi, academia de Florença


Tradicionalmente, Davi foi retratado após sua vitória, triunfante sobre Golias. Mas Michelangelo se afasta da maneira tradicional de representar David. Ele não nos apresenta o vencedor, a cabeça do gigante a seus pés e a poderosa espada na mão, mas retrata a juventude na fase imediatamente anterior à batalha: talvez ele o tenha representado no momento em que soube que seu povo estava hesitando e ele vê Golias zombando deles. 

David de Michelangelo não apenas incorpora a estética da arte do alto renascimento, a política do renascimento Florença e o virtuosismo técnico da escultura grega, mas também se tornou uma das obras mais reconhecidas da escultura renascentista, tornando-se um símbolo de força e beleza humana jovem.

(fonte:www.michelangelo.org)

2.4 - Madona de Bruges - (1503 a 1505), Igreja Nossa Senhora, Bruges, Bélgica


A Madonna de Bruges é uma escultura em mármore de Michelangelo representando Maria com o menino Jesus.

escultura Madona de Bruges



A representação de Madonna e Criança de Michelangelo difere significativamente das representações anteriores do mesmo assunto, que tendiam a apresentar uma piedosa Virgem sorrindo para uma criança que estava em seus braços. Em vez disso, Jesus permanece em pé, quase sem apoio, apenas frouxamente contido pela mão esquerda de Maria, e parece estar prestes a se afastar de sua mãe e entrar no mundo. Enquanto isso, Maria não se apega ao filho nem sequer o olha, mas olha para baixo e para longe, como se já soubesse qual será o destino do filho. Acredita-se que o trabalho foi originalmente destinado a um altar. Nesse caso, ele seria exibido voltado ligeiramente para a direita e olhando para baixo.



"Madonna e  Criança" compartilham certas semelhanças com a Pietá de Michelangelo, que foi concluída pouco antes, principalmente, no padrão de claro-escuro e do movimento de tecidos. O rosto longo e oval de Maria também lembra a Pietá.

(fonte:www.michelangelo.org)


2.5 - Moisés - (1513 a 1515), Basílica de São Pedro em Vincoli, Roma


A estátua de Moisés é o resumo de todo o monumento, planejado, mas nunca totalmente realizado como o túmulo de Júlio II. Destina-se a uma das seis figuras colossais que coroaram o túmulo. Irmão mais velho dos Profetas Sistinos, Moisés também é uma imagem das aspirações de Michelangelo, uma figura, "tremendo de indignação, tendo dominado a explosão de sua ira".



escultura de Moisés na Basílica de São Pedro em Vincoli


O Moisés foi executado para o segundo projeto de Michelangelo para o túmulo de Júlio II. Inspirado, talvez, pela concepção medieval do homem como microcosmo, ele reuniu os elementos em disfarce alegórico: a barba que flui sugere água, o fogo dos cabelos que retorce descontroladamente, a pesada cortina de terra.

No sentido ideal, Moisés representa também o artista e o papa, duas personalidades que tinham em comum o que é conhecido como "terribilita".

Concebida para o segundo nível da tumba, a estátua era para ser vista de baixo e não como é exibida hoje ao nível dos olhos.

(fonte:www.michelangelo.org)


2.6 - Cristo Ressucitado / Cristo de Minerva - (1519 a 1520), Santa Maria Sopra Minerva, Roma


Cristo ressuscitado é feito de mármore; tem 80,75 polegadas de altura; e está alojado na igreja Santa Maria sopra Minerva, Roma. Michelangelo fez um contrato em junho de 1514 dC para fazer uma escultura de uma figura nua e crua de Cristo segurando uma cruz, e a escultura deveria ser concluída dentro de quatro anos após o contrato. 


escultura do Cristo ressuscitado na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva


Michelangelo teve um problema porque o mármore que ele começou a esculpir estava com defeito e tinha uma faixa preta na área do rosto. Seus patronos, Bernardo Cencio, Mario Scapucci e Metello Vari de 'Pocari, estavam se perguntando o que teria acontecido quando não ouviram Michelangelo por um tempo. Michelangelo parou de trabalhar no "Cristo ressuscitado" devido à mancha no mármore e estava trabalhando em outro projeto, a fachada de San Lorenzo. 

Michelangelo sentiu pesar porque este projeto estava atrasado e encomendou um bloco de mármore novo para terminar o projeto. Ele o acabou em 1521. Os pés a as mão do Cristo foram acabados por seu assistente Pietro Urbano e muitos não gostaram na época.

Essa escultura recebeu o nome que tem agora, porque Cristo está como o salvador ressurreto tradicional, como visto em outras obras de arte semelhantes.

As idéias que Michelangelo pretendia transmitir para esta escultura através do simbolismo são: sacrifício de Cristo; e a "promessa de ressurreição física em um corpo aperfeiçoado" porque Michelangelo originalmente fez a figura sem ferimentos ou marcas dos furos dos pregos. O que torna essa obra de arte brilhante é a sua atenção aos detalhes sobre o corpo físico. Observe os elaborados e detalhados músculos do tórax e do abdome superior que Michelangelo exibe em "Cristo ressuscitado". Essas características esculturais detalhadas e únicas distinguem a arte criada por Michelangelo, um gênio artístico, das obras de arte criadas por outros artistas.
(fonte:www.michelangelo.org)

III. Referências


michelangelo.org - A maior parte do texto e fotos dessa postagem foram retiradas do site www.michelangelo.org

MIchelangelo - Angelo Tartuferi - Art Courses

Michelangelo - Wikipedia