Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Caravaggio em Roma I - São Jerônimo e outros

1. - Caravaggio


Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, nasceu em 29 de setembro de 1571, em Milão. Ele tomou o nome da aldeia de onde se origina sua família, perto dali. Veio a falecer na comuna de Monte Argentario em 18 de julho de 1610. Ele foi um dos mais célebres pintores italianos, e embora tenha se formado em Milão e Veneza, atuou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. Seu trabalho exerceu importante influência no estilo barroco, do qual foi o primeiro grande representante.


quadro com retrato de caravaggioA maior parte do trabalho de Caravaggio é focado em temas religiosos. No entanto, muitas vezes as suas pinturas chocavam os seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, ele preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras. 

Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Ele não tinha receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Essa abordagem as vezes chocava seus contemporâneos, pela rudeza das suas pinturas. 


Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz. Muitas vezes chama-se também de efeito "chiaro - scuro" (Fonte: Wikipedia)

2. - Caravaggio em Roma

Caravaggio viveu a maior parte de sua vida artística em Roma. Embora tenha nascido em Milão e tenha sido educado na arte da pintura nessa cidade e em Veneza ele praticamente não trabalhou nessas cidades. Temos a confirmação de sua presença em Roma a partir de 1592, para onde foi com seus 21 anos de idade. É por isso que em Roma se encontra a maior parte de suas obras (cerca de 23 dos 60 quadros existentes atribuídos a ele).

No seu início em Roma, Caravaggio chegou literalmente a passar fome, e teve que aceitar subempregos como aprendiz de vários outros artistas. Foi só com o encontro com o Cardeal Francesco Maria que era o representante em Roma do Grão Duque da Toscana, é que as oportunidades começaram a aparecer.

Ao conhecer as pinturas de Caravaggio, não só o Cardeal Francesco mas todos os que frequentavam o seu palácio passaram a encomendar quadros dele. Após isso começaram algumas encomendas de Igrejas como a capela Contarelli, com "As representações de São Mateus". Quando Caravaggio então pintou, em 1602, "A deposição de Cristo", para a Igreja de Santa Maria em Varicella, e depois, os dois quadros para a Capela Cerasi, "Crucificação de Pedro", e "Conversão de São Paulo", foi a sua consagração como o grande pintor em atividade em Roma. Ter um quadro seu passou a ser uma obrigação de todo grande colecionador. 

foto da capela Cerasi com vista de longe dos quadros de Caravaggio, Crucificação de Pedro e Conversão de Paulo
Capela Cerasi, foto de Frederick Fenyvessy
em wikimedia commons
Dono de um estilo ímpar, Caravaggio também tinha um gênio muito forte e envolvia-se em muitas brigas e confusões. O evento mais sério, no entanto, ocorreu em Campo Marzio, na noite de 28 de maio de 1606 ( ano seguinte à eleição do papa Paulo V, tio de Scipione Borghese, grande admirador de Caravaggio): devido a uma discussão causada por uma falta no jogo dos pallacorda (espécie de tênis), o pintor foi ferido e, por sua vez, feriu mortalmente seu rival, Ranuccio Tommasoni, de Terni , com quem discutira anteriormente, muitas vezes resultando em inúmeras brigas.

Caravaggio foi condenado à morte e só escapou graças a ajuda do príncipe Filippo I Colonna, que lhe ofereceu asilo em um de seus feudos. Caravaggio refugiou-se em Napóles, Malta e Sicília.


A seguir descreveremos três obras de Caravaggio em Roma: São Jerônimo escrevendo, A crucificação de São Pedro, A conversão de São Paulo.

2.1 - São Jerônimo escrevendo - Galeria Borghese

A escrita de São Jerônimo, também chamada São Jerônimo em Seu Estudo ou simplesmente São Jerônimo, é uma pintura a óleo de Caravaggio. Geralmente datada de 1605-1606, a pintura está localizada na Galleria Borghese, em Roma

A pintura mostra São Jerônimo , um "Doutor da Igreja" do catolicismo romano e um tema popular para pintura, mesmo para Caravaggio, que produziu outras pinturas de Jerônimo na meditação e se dedicando à escrita. Nesta imagem, Jerônimo está lendo atentamente, um braço estendido descansando com pena. A sugestão é que Jerônimo esteja retratado no ato de traduzir a Bíblia para o latim (Vulgata). 

A pintura é geralmente datada de 1605-1606, principalmente baseado nas declarações do biógrafo histórico de arte do século XVII Gian Pietro Bellori, embora Denis Mahon sugira 1602-1604.  Segundo Bellori, Caravaggio produziu a peça a pedido do cardeal Scipione Borghese, que se tornou cardeal em 1605.

Quer a data  seja precisa ou não, acredita-se que o trabalho tenha começado no final do período romano de Caravaggio,  que terminou com o exílio do pintor em Malta em 1606.



famoso quadro de São Jerônimo escrevendo, tendo um fundo escuro e o foci de luz em São Jerônimo já envelhecido, com uma barba branca e envolto em um manto vermelho escreve em um livro sobre uma escrivaninha onde se sobressai também um crânio ósseo
São Jerônimo escrevendo, Caravaggio, Galeria Borghese, Roma


A galeria Borghese é uma das mais bonitas de Roma. Ela contém várias obras de Caravaggio, as mais bonitas esculturas de Bernini, e as próprias salas da galeria são uma maravilha. É uma visita fantástica para quem está em Roma. O ingresso pode ser adquirido diretamente no site e fica muito mais barato. Recomnda-se adquirir com antecedência pois a procura é grande e o número de pessoas por vez é limitado. Vamos fazer um post especial sobre a galeria Borghese. 

2.2 - A Crucificação / Martírio de São Pedro - Capela Cerasi



A crucificação de São Pedro é uma obra de Caravaggio, pintada em 1601 para a Capela Cerasi de Santa Maria del Popolo, em Roma . Do outro lado da capela está uma segunda obra de Caravaggio, retratando a Conversão de São Paulo no Caminho de Damasco (1601). No altar entre os dois está a Assunção da Virgem Maria, de Annibale Carracci .


Descrição da Obra

A pintura retrata o martírio de São Pedro . De acordo com a tradição antiga e conhecida, Pedro, quando foi condenado à morte em Roma , pediu para ser crucificado de cabeça para baixo porque não acreditava que um homem é digno de ser morto da mesma maneira que Jesus Cristo .
"Mas agora é hora de tu, Pedro, entregar o teu corpo àqueles que o tomam. Receba-o então, a quem pertence. Peço-lhe os carrascos, crucifique-me assim, com a cabeça para baixo e não de outra maneira: e a razão pela qual direi aos que ouvem "- Atos de Pedro 


o quadro da crucificação de Pedro mostra Pedro sendo pregado na cruz, estando ainda vivo e a cruz está de cabeça para baixo com homens se preparando para levantá-la
A crucificação de São Pedro, Caravaggio, capela Cerasi, Roma

A tela grande mostra os três carrascos lutando para erguer a cruz. Peter já está pregado nas vigas, suas mãos e pés estão sangrando. O apóstolo está nu, exceto uma tanga branca em volta da cintura, enfatizando sua vulnerabilidade. Ele é um homem velho, com barba grisalha e cabeça careca, mas seu corpo envelhecido ainda é musculoso, sugerindo uma força considerável. Ele está se levantando da cruz com grande esforço, torcendo todo o corpo, como se estivesse tentando olhar para algo que está fora da pintura. Seus olhos não olham para o espectador, mas se voltam para a Assunção de Maria no altar.

O levantamento da cruz requer o esforço de três homens. Um deles é puxado com cordas, enquanto seus ajudantes tentam levantar o equipamento pesado com os braços e ombros. O trabalhador de culatra amarela, que está agachado debaixo da cruz, pega uma pá que foi usada para cavar um buraco no chão rochoso para a estaca. Todo o processo parece desorganizado e caótico, como se o peso repentino da cruz pegasse os carrascos desprevenidos. Seus rostos são amplamente protegidos do espectador, tornando-os executores sem caráter de um ato injusto ordenado por uma autoridade invisível. 

O fundo da cena parece uma parede de escuridão impenetrável, mas na verdade é um penhasco de rocha. Esta é uma alusão ao significado do nome de Pedro: a "rocha" sobre a qual Cristo declarou que sua Igreja deveria ser construída ( Evangelho de Mateus 16:18). 

(fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Crucifixion_of_Saint_Peter_(Caravaggio))

2.3 - A Conversão de São Paulo à caminho de Damasco - Capela Cerasi

Descrição da Pintura


A pintura retrata esse momento relatado nos Atos dos Apóstolos , quando Saulo caiu de cavalo no caminho de Damasco , vendo uma luz ofuscante e ouvindo a voz de Jesus. Para Saulo, este é um momento de intenso êxtase religioso: ele está deitado no chão, em decúbito dorsal, com os olhos fechados, com as pernas abertas e os braços levantados para cima, como se adotasse a visão. O santo é um jovem musculoso e sua vestimenta se parece com uma versão renascentista do traje de um soldado romano: couraça muscular laranja e verde, túnica e botas. Seu capacete emplumado caiu da cabeça e a espada está ao seu lado. A capa vermelha quase parece um cobertor embaixo do corpo. O cavalo está passando por cima dele, e está sendo então controlado por um velho criado, que aponta o dedo para o chão. Ele acalmou o animal e agora o impede de pisar em Saulo. O corcel enorme tem um pêlo marrom e creme manchado; ainda está espumando pela boca e seu casco está suspenso no ar.


conversão de São Paulo, mostra Paulo de Tarso caído no chão e um cavalo ao lado em ponto de pisoteá-lo
A conversão de São Paulo, Caravaggio,
capela Cerasi, Roma


A cena é iluminada por uma luz forte, mas as três figuras são engolidas por uma escuridão quase impenetrável. Alguns raios fracos à direita evocam a epifania de Jesus, mas esses não são a fonte real da iluminação, e o criado permanece aparentemente alheio à presença do divino. Como o cavalo malhado não está selado, sugere-se que a cena ocorra em um estábulo, em vez de em uma paisagem aberta.

Observação 1 - Igreja Santa Maria del Popolo: A capela Cerasi fica na Igreja de Santa Maria del Popolo, na praça de mesmo nome em Roma. A igreja tem muitas missas diárias e nesse período não é permitido visitar as capelas. Ela também fecha para o almoço. Intercale sua visita em um desses horários de missa 8-10-11-12-13-18,30. 

Observação 2 - A Capela Chigi, com trabalhos de Rafael e Bernini, também fica nessa igreja. A Igreja não é grandiosa por fora e por dentro, mas as suas capelas são belíssimas.

3. Contextualização

Para entendermos um pouco da importância da obra de Caravaggio, mostraremos o período em que ele viveu em comparação com outros grandes pintores. 

RENASCENÇA  


Giotto de Bondone     1266 --1337       
     
Fra Angelico                              1395--1455 

Andrea Mantegna                         1431 ---- 1506   

Alessandro Botticelli                        1445 --- 1510 

ALTA RENASCENÇA E MANEIRISMO   


Leonardo da Vinci                              1452 ---- 1519

Michelangelo Buonarroti                           1475 ----- 1564

Rafael Sanzio                                             1483-1520

Tiziano                                                          1490 -- 1576

El Greco                                                              1541 ---- 1614     

ERA BARROCA


Caravaggio                                                              1571--1610

Guido Reni                                                                     1575 -- 1642

Velasquez                                                                         1599 -- 1660

Rembrandt                                                                        1606 --- 1669      

Bartolomé Murilo                                                                1617----1682
                                          
Vermeer                                                                                   1632- 1665       


4. - Referências

Wikipedia - Caravaggio / Igreja Santa Maria del Popolo