Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Moisés, Michelangelo - Por que não falas ?

1. - Moisés


Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. O Papa Júlio II encomendou em 1505 uma tumba a Michelangelo. A obra foi concluída em 1545, sendo que o Papa Júlio havia morrido em 1513.

O projeto original da tumba incluía um massivo mausoléu com mais de 40 peças de escultura. A estátua de Moisés teria destaque central em um pedestal de aproximadamente 3,7 metros de altura, em oposição à outra escultura representando Paulo de Tarso. 

No entanto, conforme o avanço do conjunto, o projeto original foi modificado gradativamente até dar lugar à obra tal como se encontra atualmente. A figura de Moisés ocupa o espaço central na seção inferior do monumento.

escultura de Michelangelo - Moisés
Moisés, Michelangelo, 1513 a  1516 com finalização em 1545,
Basílica San Pietro in Vincoli, Roma


Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Por que não falas?. (fonte: wikipédia)

Segundo Ernesto Fischer, no seu livro "A necessidade da arte" (capítulo II), esta obra não só personificava o ideal do homem do Renascimento ("a corporificação em pedra de uma nova personalidade consciente de si mesma"), como também se apresentava como um repto para que a sociedade de então encarnasse esse ideal - no fundo, o mesmo desejo de Moisés, ao trazer as tábuas da lei que deveriam reformar a sociedade do seu tempo.

A escultura está na basílica de San Pietro in VincoliRoma. O projeto previa originalmente a colocação na Basílica de São Pedro no  Vaticano

2. - Uma visão do Conjunto


a) Conjunto completo


No conjunto final destaca-se dois níveis diferentes. O nível inferior com as esculturas de Moisés, Raquel e Lia, feitos por Michelangelo e o nível superior feito por seus assistentes.


foto vertical do mausoléu pegando todas as esculturas


b) Parte Inferior - Conjunto Michelangelo - Moisés, Raquel e Lia


As três esculturas do nível inferior foram realizadas pelo próprio Michelangelo. As figuras das filhas de Labão respresentam a Vida Contemplativa (Lia) e a Vida ativa (Raquel).


conjunto inferior do mausoléu com foco em Lia e Raquel
Conjunto inferior, Lia e Raquel, 1542, Michelangelo


3. - A Basílica de San Pietro in Vincoli


San Pietro in Vincoli ou Basílica de São Pedro Acorrentado é uma igreja titular e basílica menor localizada no Monte Ópio, em Roma, Itália,  e é conhecida justamente por abrigar a famosa estátua de Moisés, de Michelangelo, que decora o túmulo do papa Júlio II.

a) Nave


O interior segue uma planta basilical típica, com uma nave ladeada por dois corredores, separados por colunas dóricas, terminados em três absides. Os corredores estão cobertos por abóbadas de aresta e a nave por um teto em caixotões do século XVIII, decorado no espaço oval central por um afresco do "Milagre das Correntes", de Giovanni Battista Parodi (1706)


fot da nave da Basílica San Pietro in Vincoli
Nave, Basílica San Pietro in Vincoli, Roma, foto historiacomgosto

Conhecida também como "Basilica Eudoxiana", a igreja foi construída pela primeira vez sobre fundações (descobertas em escavações em 1956-9) do período republicano  entre 432 e 440 para abrigar a corrente que prendeu São Pedro quando ele esteve preso em Jerusalém (o episódio conhecido como "Libertação de São Pedro"). 

foto da cúpula do altar com as pinturas
A imperatriz-consorte bizantina Eudóxia, esposa do imperador Valentiniano III, que recebeu-a de presente de sua mãe, Élia Eudócia, imperatriz-consorte de Valentiniano II, presenteou a relíquia ao papa Leão I. Eudócia, por sua vez, a havia recebido de Juvenal, bispo de Jerusalém.

De acordo com a lenda, esta corrente e uma outra, relacionada à prisão de Pedro na Prisão Mamertina, em Roma, se fundiram milagrosamente quando Leão tentou comparar as duas. Elas estão hoje num relicário sob o altar-mor da basílica.


b) Altar Mor com correntes



foto do altar com a corrente que teria sido usada na prisão de São Pedro
Altar principal, Basilica San Pietro in Vincoli, Roma, foto historiacomgosto

c) Teto


A nave possui um teto caixotado do século XVIII, com um afresco no centro, pintado em 1706 por Giovanni Battista Parodi, retratando o Milagre das Correntes. Nesta cena, o papa Alexandre cura o pescoço/garganta de Santa Balbina, tocando-a com as correntes que antes ligavam São Pedro.


afresco no teto retratando o milagre das correntes




4. - Referências


Wikipedia - Moisés, Michelangelo / Basilica San Pietro in Vincoli

Fotos historiacomgosto