I. - Cat Stevens
Yusuf Islam / Cat Stevens, novo nome e antigo nome artístico de Steven Demetre Georgiou é um cantor e compositor britânico que nasceu em Londres em 21 de Julho de 1948. Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas de 1960 e 1970. Entre suas canções mais populares estão "Morning Has Broken", "Wild World", "Father and Son", "Where do the Children Play?" e "Oh Very Young". Depois de sua conversão ao islamismo adotou o nome de Yusuf Islam.
Histórico
Converteu-se ao islã, mudou de nome para Yusuf e abandonou a música em 1978. Desde então, passou a se dedicar à atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Toma muito cuidado quanto ao uso de suas canções. Muitas delas dissertam sobre temas de sua vida anterior à conversão e Stevens não quer mais ser associado a eles.
Único comercial que ele permitiu que fosse usado uma canção sua foi com "Father and Son" usado no comercial da agência Saatchi & Saatchi Wellington Agência pelo apelo passional da propaganda.
Apesar de estar há quase 30 anos afastado da indústria musical, os trabalhos como Cat Stevens continuam vendendo uma média de 1,5 milhão de discos por ano.
Criou seu próprio selo fonográfico, a Ya Records, pelo qual já produziu dez discos de música religiosa e espiritual. Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e pela qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque.
Em 2004, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos impediu sua entrada no país, após incluí-lo na lista de vigilância por atividades provavelmente relacionadas ao terrorismo. Neste mesmo ano, recebeu o prêmio "Man Of Peace" dado àqueles que se dedicam a promover a paz e a reconciliação entre as pessoas e que condenam o terrorismo. A cerimônia ocorreu no Rome's Capitoline Hill, em Roma.
Em 1994 lançou o dueto com Rod Stewart do single "Father and Son", grande sucesso a nível Internacional.
Em Março de 2005 ele lançou Indian Ocean, sobre o tsunami de 2004 no Oceano Índico, que atingiu vários países em 26 de dezembro de 2004, com o objetivo de ajudar os órfãos de Banda Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afetadas pelo tsunami. Em 2006, anunciou a sua volta à música pop, com o disco An Other Cup, lançado em 28 de novembro, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do seu primeiro álbum.
Em janeiro de 2009, Yusuf gravou uma canção de George Harrison chamada "The Day the World Gets Round", em colaboração a Klaus Voormann. O dinheiro arrecadado com a canção foi doado às pessoas vítimas da guerra na Faixa de Gaza.
Yusuf casou-se com Fauzia Mubarak Ali em 7 de setembro de 1979, com quem teve cinco filhos. Atualmente mora em Londres, mas periodicamente passa temporadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Apresentou-se no Viña Del Mar festival - Chile 2015.
II. - Father and Son
" Father and Son " é uma canção popular escrita por Cat Stevens em seu álbum de 1970, Tea for the Tillerman . A música molda uma troca dolorosa entre um pai que não entende o desejo de um filho de romper e moldar uma nova vida, e o filho que não pode realmente se explicar, mas sabe que é hora de ele buscar seu próprio destino.
Stevens canta em um tom mais grave para as linhas do pai, enquanto usa um tom mais alto para as do filho. Além disso, há "backing vocals" fornecidos pelo guitarrista e amigo de Stevens, Alun Davies, começando no meio da música, cantando um refrão incomum de palavras simples e frases como "Stay Stay Stay". "Eu sei que tenho que tomar essa decisão sozinho". "Por que você deve ir e tomar essa decisão sozinho ?" e "Por que você deve ir embora ?".
PAI It's not time to make a change Just relax, take it easy You're still young, that's your fault There's so much you have to know Não é tempo de mudar Apenas relaxe, vá com calma Você ainda é jovem, esse é seu erro Há muita coisa que você tem que saber Find a girl, settle down If you want, you can marry Look at me I am old, but I'm happy Encontre uma garota, se acomode Se você quiser, pode se casar Olhe pra mim Estou velho, mas sou feliz |
PAI I was once like you are now And I know that it's not easy To be calm when you've found Something going on Eu já fui como você é agora E eu sei que não é fácil Ficar calmo quando você percebe Algo acontecendo But take your time, think a lot Why, think of everything you've got For you will still be here tomorrow But your dreams may not Mas vá com calma, pense muito Ora, pense em tudo que você já conseguiu Pois você vai estar aqui amanhã Mas seus sonhos talvez não estejam |
FILHO How can I try to explain? 'Cause when I do, he turns away again And it's always been the same Same old story Como eu poderia tentar explicar? Porque quando eu tento, ele dá as costas novamente É sempre a mesma coisa Mesma velha história From the moment I could talk I was ordered to listen Now there's a way and I know That I have to go away I know I have to go Desde o momento em que eu pude falar Fui obrigado a ouvir Agora há um caminho, e eu sei Que eu tenho que ir embora Eu sei que tenho que ir |
PAI It's not time to make a change Just sit down, take it slowly You're still young, that's your fault There's so much you have to go through Não é tempo de mudar Apenas sente-se, vá devagar Você ainda é jovem, esse é seu erro Há muita coisa ainda que você tem que enfrentar Find a girl, settle down If you want, you can marry Look at me I am old, but I'm happy Encontre uma garota, se acomode Se quiser, você pode se casar Olhe pra mim Eu estou velho, mas sou feliz |
FILHO All the times that I've cried Keeping all the things I knew inside And it's hard, but it's harder to ignore it Todas as vezes que eu chorei Mantendo todas as coisas que eu sabia aqui dentro E é difícil, mas é mais difícil ignorá-las If they were right, I'd agree But it's them they know, not me Now there's a way and I know That I have to go away I know I have to go Se eles estivessem certos, eu concordaria Mas eles conhecem a si mesmos, não a mim Agora há um caminho, e eu sei Que eu tenho que ir embora Eu sei que tenho que ir |
III. - Origens da Música
Cat Stevens originalmente escreveu "Father and Son" como parte de um projeto musical proposto por Nigel Hawthorne , chamado Revolussia , que foi ambientado durante a Revolução Russa , e também poderia ter se tornado um filme; a música era sobre um menino que queria se juntar à revolução contra os desejos de seu pai agricultor conservador .
O projeto musical desapareceu quando Stevens contraiu tuberculose em 1969. Ele estava perto da morte no momento de sua admissão no Hospital King Edward VII em Midhurst , West Sussex. Após um ano de convalescença no hospital e um colapso pulmonar, o projeto foi arquivado, mas "Pai e Filho" permaneceu, agora em um contexto mais amplo que refletia não apenas o conflito social do tempo de Stevens, mas também captava os impulsos das gerações mais velhas e mais jovens em geral.
Entrevistado logo após o lançamento de "Father and Son", Stevens foi perguntado se a música era autobiográfica. Respondendo ao entrevistador do disco , ele disse: "Eu nunca realmente entendi meu pai, mas ele sempre me deixou fazer o que eu queria - ele me soltou. 'Pai e filho' é para aquelas pessoas que não conseguem se libertar. "
Falando à Rolling Stone , Stevens disse estar ciente de que "Father And Son" e várias outras músicas significam muito para um grande número de fãs.
"Algumas pessoas acham que eu estava do lado do filho", explicou o compositor. "Mas como eu poderia ter cantado o lado do pai se eu não tivesse entendido isso também? Eu estava ouvindo essa música recentemente e ouvi uma linha e percebi que era o pai do pai do pai do pai de meu pai pai do pai do pai."
Em 2007, Stevens gravou a música novamente em "Yusuf's Cafe Sessions" de 2007 em DVD e novamente com Alun Davies , e uma pequena banda tocando instrumentos acústicos. O desempenho foi apresentado em um vídeo com duas fotos de câmera de sua esposa e filha, segurando seu neto criança.
IV. - Referências
Wikipedia - Cat Stevens / Father and Son
Youtube - Gravação Father and Son
Letras - Letra e tradução de Father and Son