Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2019

Cat Stevens, "Father and Son"

I. - Cat Stevens 


Yusuf Islam / Cat Stevens, novo nome e antigo nome artístico de Steven Demetre Georgiou é um cantor e compositor britânico que nasceu em Londres em 21 de Julho de 1948. Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas de 1960 e 1970. Entre suas canções mais populares estão "Morning Has Broken", "Wild World", "Father and Son", "Where do the Children Play?" e "Oh Very Young". Depois de sua conversão ao islamismo adotou o nome de Yusuf Islam.


Histórico

Nascido em Londres e batizado Steven Demetre Georgiou, é filho de pai de origem greco-cipriota e mãe de origem sueca.

Converteu-se ao islã, mudou de nome para Yusuf e abandonou a música em 1978. Desde então, passou a se dedicar à atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Toma muito cuidado quanto ao uso de suas canções. Muitas delas dissertam sobre temas de sua vida anterior à conversão e Stevens não quer mais ser associado a eles. 


foto de Cat Stevens tocando violão ainda novo de cabelos pretos e longos



Único comercial que ele permitiu que fosse usado uma canção sua foi com "Father and Son" usado no comercial da agência Saatchi & Saatchi Wellington Agência pelo apelo passional da propaganda. 

Apesar de estar há quase 30 anos afastado da indústria musical, os trabalhos como Cat Stevens continuam vendendo uma média de 1,5 milhão de discos por ano.


foto da capa do disco Tea for the Tillerman


Criou seu próprio selo fonográfico, a Ya Records, pelo qual já produziu dez discos de música religiosa e espiritual. Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e pela qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque. 

Em 2004, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos impediu sua entrada no país, após incluí-lo na lista de vigilância por atividades provavelmente relacionadas ao terrorismo. Neste mesmo ano, recebeu o prêmio "Man Of Peace" dado àqueles que se dedicam a promover a paz e a reconciliação entre as pessoas e que condenam o terrorismo. A cerimônia ocorreu no Rome's Capitoline Hill, em Roma.

Em 1994 lançou o dueto com Rod Stewart do single "Father and Son", grande sucesso a nível Internacional.

foto da capa do disco Foreigner


Em Março de 2005 ele lançou Indian Ocean, sobre o tsunami de 2004 no Oceano Índico, que atingiu vários países em 26 de dezembro de 2004, com o objetivo de ajudar os órfãos de Banda Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afetadas pelo tsunami. Em 2006, anunciou a sua volta à música pop, com o disco An Other Cup, lançado em 28 de novembro, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do seu primeiro álbum.

Em janeiro de 2009, Yusuf gravou uma canção de George Harrison chamada "The Day the World Gets Round", em colaboração a Klaus Voormann. O dinheiro arrecadado com a canção foi doado às pessoas vítimas da guerra na Faixa de Gaza. 

Yusuf casou-se com Fauzia Mubarak Ali em 7 de setembro de 1979, com quem teve cinco filhos. Atualmente mora em Londres, mas periodicamente passa temporadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Apresentou-se no Viña Del Mar festival - Chile 2015.

II. - Father and Son


" Father and Son " é uma canção popular escrita por Cat Stevens em seu álbum de 1970, Tea for the Tillerman . A música molda uma troca dolorosa entre um pai que não entende o desejo de um filho de romper e moldar uma nova vida, e o filho que não pode realmente se explicar, mas sabe que é hora de ele buscar seu próprio destino.

Stevens canta em um tom mais grave para as linhas do pai, enquanto usa um tom mais alto para as do filho. Além disso, há "backing vocals" fornecidos pelo guitarrista e amigo de Stevens, Alun Davies, começando no meio da música, cantando um refrão incomum de palavras simples e frases como "Stay Stay Stay". "Eu sei que tenho que tomar essa decisão sozinho". "Por que você deve ir e tomar essa decisão sozinho ?" e "Por que você deve ir embora ?".




PAI
It's not time to make a change
Just relax, take it easy
You're still young, that's your fault
There's so much you have to know
Não é tempo de mudar
Apenas relaxe, vá com calma
Você ainda é jovem, esse é seu erro
Há muita coisa que você tem que saber

Find a girl, settle down
If you want, you can marry
Look at me
I am old, but I'm happy
Encontre uma garota, se acomode
Se você quiser, pode se casar
Olhe pra mim
Estou velho, mas sou feliz

PAI

I was once like you are now
And I know that it's not easy
To be calm when you've found
Something going on
Eu já fui como você é agora
E eu sei que não é fácil
Ficar calmo quando você percebe
Algo acontecendo

But take your time, think a lot
Why, think of everything you've got
For you will still be here tomorrow
But your dreams may not
Mas vá com calma, pense muito
Ora, pense em tudo que você já conseguiu
Pois você vai estar aqui amanhã
Mas seus sonhos talvez não estejam

FILHO

How can I try to explain?
'Cause when I do, he turns away again
And it's always been the same
Same old story
Como eu poderia tentar explicar?
Porque quando eu tento, ele dá as costas novamente
É sempre a mesma coisa
Mesma velha história

From the moment I could talk
I was ordered to listen
Now there's a way and I know
That I have to go away
I know I have to go
Desde o momento em que eu pude falar
Fui obrigado a ouvir
Agora há um caminho, e eu sei
Que eu tenho que ir embora
Eu sei que tenho que ir

PAI

It's not time to make a change
Just sit down, take it slowly
You're still young, that's your fault
There's so much you have to go through
Não é tempo de mudar
Apenas sente-se, vá devagar
Você ainda é jovem, esse é seu erro
Há muita coisa ainda que você tem que enfrentar

Find a girl, settle down
If you want, you can marry
Look at me
I am old, but I'm happy
Encontre uma garota, se acomode
Se quiser, você pode se casar
Olhe pra mim
Eu estou velho, mas sou feliz

FILHO

All the times that I've cried
Keeping all the things I knew inside
And it's hard, but it's harder to ignore it
Todas as vezes que eu chorei
Mantendo todas as coisas que eu sabia aqui dentro
E é difícil, mas é mais difícil ignorá-las

If they were right, I'd agree
But it's them they know, not me
Now there's a way and I know
That I have to go away
I know I have to go
Se eles estivessem certos, eu concordaria
Mas eles conhecem a si mesmos, não a mim
Agora há um caminho, e eu sei
Que eu tenho que ir embora
Eu sei que tenho que ir


III. - Origens da Música


Cat Stevens originalmente escreveu "Father and Son" como parte de um projeto musical proposto por Nigel Hawthorne , chamado Revolussia , que foi ambientado durante a Revolução Russa , e também poderia ter se tornado um filme; a música era sobre um menino que queria se juntar à revolução contra os desejos de seu pai agricultor conservador . 

O projeto musical desapareceu quando Stevens contraiu tuberculose em 1969. Ele estava perto da morte no momento de sua admissão no Hospital King Edward VII em Midhurst , West Sussex. Após um ano de convalescença no hospital e um colapso pulmonar, o projeto foi arquivado, mas "Pai e Filho" permaneceu, agora em um contexto mais amplo que refletia não apenas o conflito social do tempo de Stevens, mas também captava os impulsos das gerações mais velhas e mais jovens em geral.

Entrevistado logo após o lançamento de "Father and Son", Stevens foi perguntado se a música era autobiográfica. Respondendo ao entrevistador do disco , ele disse: "Eu nunca realmente entendi meu pai, mas ele sempre me deixou fazer o que eu queria - ele me soltou. 'Pai e filho' é para aquelas pessoas que não conseguem se libertar. " 

Falando à Rolling Stone , Stevens disse estar ciente de que "Father And Son" e várias outras músicas significam muito para um grande número de fãs.

"Algumas pessoas acham que eu estava do lado do filho", explicou o compositor. "Mas como eu poderia ter cantado o lado do pai se eu não tivesse entendido isso também? Eu estava ouvindo essa música recentemente e ouvi uma linha e percebi que era o pai do pai do pai do pai de meu pai pai do pai do pai." 

Em 2007, Stevens gravou a música novamente em "Yusuf's Cafe Sessions" de 2007 em DVD e novamente com Alun Davies , e uma pequena banda tocando instrumentos acústicos. O desempenho foi apresentado em um vídeo com duas fotos de câmera de sua esposa e filha, segurando seu neto criança.


IV. - Referências


Wikipedia - Cat Stevens / Father and Son

Youtube - Gravação Father and Son

Letras - Letra e tradução de Father and Son