Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Quaresma V, Fé e Arte Ano C - Cristo e a Mulher Adúltera - Pintura de Palma il Vecchio

1. - O Evangelho de João, 8, 1-11 - "A Mulher Adúltera"


Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
— Palavra da Salvação.

2. - A Mulher Adúltera por Palma il Vecchio



 quadro A Mulhr Adúltera por Palma Il Vechio - Jesus olha para o expectador


"Cristo e a Adúltera de Palma il Vecchio nos convida a entrar na multidão com os fariseus para ouvir como Jesus julgará a mulher apanhada em adultério. A representação de Palma il Vecchio nos convida a uma proximidade íntima com Cristo, a mulher e três fariseus, criando uma intimidade que inevitavelmente nos leva a examinar sua consciência. O olhar direto de Cristo para nós, o público, reforça essa proximidade e exige um olhar para dentro.
A mulher nesta cena é modelada a partir de Violante, uma figura ambígua na vida do pintor, a quem ele considerava uma filha. Seu rosto aparece com frequência no trabalho de Palma. 
Em vez de um rosto envergonhado, assustado ou arrependido, o rosto dessa mulher é um pouco desafiador, não convencido de que seus acusadores têm o direito de acusá-la. Sua sobrancelha levantada é evocativa: é como se ela tivesse possuído seu adultério, enquanto ao mesmo tempo permanecia cética de que seus acusadores fossem melhores do que ela. Nesta sobrancelha levantada, Palma nos conta a história de: “Aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeiro a lançar uma pedra”. Embora estas sejam as palavras de Cristo no Evangelho de João, aqui as palavras ecoam da expressão da mulher.
Se a sobrancelha levantada da mulher comunica o pecado e a hipocrisia presentes nessa história, o olhar direto de Cristo para nós é a representação visual das palavras: “Nem eu te condeno. Siga seu caminho e, a partir de agora, não peques novamente ”. Seu olhar é gentil, mas honesto, firme, mas encorajador. É um olhar da verdade e da vida, talvez o mesmo olhar que caiu sobre a mulher samaritana junto ao poço, ou a mulher penitente que derramou lágrimas nos pés de Jesus. Nesta imagem, o olhar repousa não na mulher apanhada em adultério, mas sim em nós."

Daniella Zsupan-Jerome O comentário é de Daniella Zsupan-Jerome, professora assistente de liturgia, catequese e evangelização na Loyola University New Orleans em https://www.loyolapress.com/our-catholic-faith/liturgical-year/lent/arts-and-faith-for-lent/cycle-c/arts-and-faith-week-5-of-lent-cycle-c

3. - Palma, il Vecchio


gravura com o rosto d Palma Il Vecchio    Palma, il Vecchio, nascido Jacopo Palma e também conhecido como Jacopo Negretti , foi um pintor veneziano da Alta Renascença italiana, nascido em 1480 e que faleceu em 1528 com apenas 48 anos de idade. Ele nasceu em Serina Alta, perto de Bergamo , uma dependência da República de Veneza , mas sua carreira registrada teve lugar em torno de Veneza . Ele é chamado Palma il Vecchio ("Palma o Velho") para distingui-lo de Palma il Giovane ("Palma, o Jovem" ), seu sobrinho-neto, que também era um pintor.

Os trabalhos iniciais de Palma mostram a influência de Giovanni Bellini , mestre de Previtali e então idoso decano da pintura veneziana, mas Palma veio para seguir o novo estilo e temas iniciados por Giorgione e Ticiano . Após as mortes de Bellini e Giorgione, e a saída de Veneza de Sebastiano del Piombo , Lorenzo Lotto e Previtali, em pouco tempo Palma era identificado, depois de Ticiano, como o principal pintor de Veneza, muito procurado até sua morte, que aconteceu prematura aos 48 anos.

Outra versão de "Cristo e a  Mulher adúltera" no Museu Hermitage

Nessa versão pintada por Palma e que encontra-se no Museu Hermitage, encontramos os mesmos cinco personagens. Cristo, a mulher adúltera e três fariseus. A diferença nesse quadro está no olhar de Cristo, que em vez de ser dirigido para nós, está dirigido ao acusador da muher, como que pergunta "E tu, não tens nenhum pecado ?". 



 Outra versão do Quadro Cristo e a mulher adúltera - Nesse quadro Cristo está olhando para o homem que parece acusar
Christ and the adultress, Palma il Vecchio, 1511, Hermitage


4. Referências


Site da loyola : 

wikipedia: Palma, il Vecchio
Encontrar o olhar de Cristo é uma oportunidade para a conversão. É uma chance de entrar na verdade e da vida de Cristo, e descobrir mais uma vez a dignidade e a vocação de ser o amado de Deus.