Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Fé e arte: 5a feira santa, ciclo C - Cerimônia do Lava Pés

1. - A  Cerimônia do Lava Pés


1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
— Palavra da Salvação.

2. - Os Mosaicos da Basílica de São Marcos em Veneza


 foto da cerâmica da Basílica de São Marcos em Veneza mostra um fundo dourado e os discípulos sentados em duas filas enquanto Jesus lava os pés de um deles


3. - A Reflexão (Daniela Zsupan-Jerome)


Este mosaico bizantino da Basílica de San Marco, em Veneza, mostra Cristo lavando os pés dos discípulos. Contra um fundo dourado, os discípulos sentam-se em duas filas em volta de uma mesa sólida e resistente. Os rostos dos discípulos na primeira fila conservam alguma individualidade, enquanto os das costas são, em geral, repetidos. Podemos distinguir Pedro como o mais próximo de Jesus, com o pé na bacia de água. Podemos também adivinhar que Judas é o que está na fileira mais afastada de Cristo, o apóstolo cujo rosto não tem uma representação completa em seu perfil e cujo halo é cortado tão abruptamente quanto a borda da mesa.

Repetição de forma é um elemento importante deste mosaico. As pernas firmes da mesa e os corpos, cabeças e auréolas dos discípulos formam um padrão que comunica ordem e regularidade: uma reflexão visual sobre como o mandamento de Cristo de lavar os pés é a ordem e o padrão estabelecidos para aqueles que o seguem e servir em seu nome. O fato de alguns rostos parecerem distintos acrescenta complexidade a esse padrão e nos mostra o papel da livre vontade humana na escolha de seguir o padrão estabelecido por Cristo.

Na cabeceira da mesa, vemos Cristo lavando o pé de Pedro. Jesus está na posição do professor, como ilustrado por sua mão estendida enquanto ele oferece sua exortação a Pedro. A outra mão de Cristo também demonstra ensinar, pois ele está empenhado no serviço, tendendo ao pé de Pedro. As duas mãos de Cristo trabalham juntas para mostrar como o Evangelho é comunicado não apenas em palavras, mas também em ações.

Enquanto um dos pés de Pedro repousa sobre o colo de Jesus em uma toalha, o outro está imerso na bacia de água abaixo. A bacia é enfeitada e lembra uma pia batismal mais que um objeto doméstico. Essa imagem batismal mostra que o chamado de Cristo para seus discípulos fazerem o que ele fez é um chamado para todo cristão, cada pessoa nascida da fonte, viver como uma pessoa pronta para se curvar para lavar os pés. Na noite da Ceia do Senhor, quando recebemos o dom de Cristo na Eucaristia, todos nós também somos chamados a ser um presente aos outros, nas maneiras pelas quais podemos amar, servir e cuidar deles.


O comentário é de Daniella Zsupan-Jerome, professora assistente de liturgia, catequese e evangelização na Loyola University New Orleans.



4. - Referências

Site da Loyola Press - https://www.loyolapress.com/our-catholic-faith/liturgical-year/lent/arts-and-faith-for-lent/cycle-c/arts-and-faith-holy-thursday-iii