Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Diagrama de Relacionamento Século XVI - v1

1. - Diagrama de Relacionamento do Século XVI

              
     
diagrama de relacionamento entre os personagens mais importantes do século XVI
                                                       


2. Explicação 


 quadro do Imperador Carlos V
Carlos V
 1. - Carlos V herdeiro dos Habsburgos assumiu o trono da Espanha como carlos I em 1516 e foi eleito como Imperador do Sacro Império Romano em 1519. Como tal foi aliado do Papa Paulo III na defesa da cristandade tanto contra a invasão dos otomanos como contra a propagação das ideias de Lutero que questionava as atitudes da Igreja.

2. - Francisco I,  Imperador da França ambicionava ser eleito como o Imperador do Sacro Império Romano no lugar de Carlos V. Inconformado, ele passou todo o seu reinado (1515 a 1547) guerreando contra Carlos V no sentido de tomar o seu lugar.


 quadro com retrato de Suleiman
Suleiman
3. - Suleiman era o Califa / Sultão dos Otomanos e buscava a sua expansão para toda a Europa. Ele se achava o representante de Deus na Terra e portanto desafiava o Papa e guerreava contra Carlos V, o defensor da cristandade. Suleyman conquistou a Hungria em 1526 e cercou Viena em 1529 mas não conseguiu conquistar a cidade. 


4. - Lutero era padre da Igreja católica e incoformado com a venda das indulgências promulgou algumas teses na porta de sua Igreja, na Alemanha, questionando a Igreja Católica. Carlos V era aliado do Papa na defesa da Igreja e portanto ordenou a Lutero, sem sucesso, que o mesmo desistisse de defender as suas idéias.



5. - Filipe II era filho de Carlos V e recebeu o trono da Espanha da qual foi Rei de 1556 até sua morte em 1598. Ele foi também Rei de Portugal e Algarves como Filipe I a partir de 1581 no breve período em que os dois reinados foram unificados. Expandiu o domínio espanhol a Portugal, à Flórida e às Filipinas.


quadro de Joana de Castela
Joana de Castela

6. - Joana era a filha de Isabel de Castela e de Fernando de Aragão. Ela casou com Filipe de Habsburgo. Joana herdou a coroa de Castela após a morte de Isabel em 1504. Ela foi exercida por Filipe mas que também faleceu em 1506. Joana foi declarada incapaz e o trono passou para seu filho Carlos V. 




7. - Tintoretto era um pintor veneziano na época do renascimento italiano. Ele pintou muitos temas religiosos, costume da época, e também era um excelente retratista. Ele pintou quadros de Carlos V, Papa Paulo III, Isabel de Portugal (esposa de Carlos V), e da família imperial.


gravura das feições de Leonardo da Vinci
Leonardo

8. -Leonardo da Vinci foi um dos maiores pintores  e artistas florentinos na época do renascimento. Leonardo conheceu Francisco I quando esse conquistou o ducado de Milão. Francisco convidou Leonardo para morar na França e lhe deu o castelo de Clos Lucé para residir. O castelo de Clos Lucé ficava vizinho ao castelo de Amboise onde Francisco I residia.

9. - Hernan Cortês era um conquistador espanhol que conquistou o México e destruiu o império asteca de Montezuma e Cuauhtemóc em 1521. Cortês ainda permanece como um figura controversa sendo visto como um herói e um conquistador cruel que escravizava índios e os tratava com violência. O imperador Carlos V dependeu muito do ouro enviado das Américas para financiar suas guerras nas várias frentes européias. 


 quadro com o rosto de Lutero  10. - Lutero foi um monge agostiniano e professor de teologia alemão. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517. Para combater a difusão dessas idéias o Imperador Carlos V convocou uma assembleia na cidade de Worms em 1521 para discutir as teses de Lutero. Em 16 de Abril Lutero compareceu a assembléia e foi questionado se ele retirava todo o seu posicionamento. Em 18 de abril Lutero voltou à assembleia e perante o Imperador Carlos V manteve o seu pensamento. Essa Assembleia é conhecida como "Dieta de Worms". O Imperador redigiu o Édito de Worms a 25 de maio de 1521, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, e proscrevendo suas obras.

quadro com Michelangelo
Michelangelo
11. - Michelangelo era um grande artista florentino, excepcionalmente dedicado á escultura. Ele foi chamado pelo Papa Júlio II para pintar o teto da capela sistina. Embora a princípio não quisesse aceitar a encomenda, Michelangelo realizou o trabalho entre 1508 e 1511. Entre 1534 e 1541 Michelangelo foi chamado pelo Papa Paulo III para pintar a cena do Juízo Final, por trás do altar da capela sistina.

quadro com Papa Paulo III
Papa Paulo III
12. - Papa Paulo III foi papa de 13 de outubro de 1534 até a sua morte em 10 de novembro de 1549. Em 2 de Junho de 1537, lançou a bula pontifícia Sublimis Deus, decretando que os habitantes do hemisfério sul (índios) eram verdadeiramente homens e como tais não deviam ser escravizados. Excomungou Henrique VIII de Inglaterra, por se decretar chefe da igreja da Inglaterra e casar novamente com Ana Bolena enquanto sua esposa Catarina de Aragão ainda era viva. O Papa Paulo III entretanto não conseguiu travar a Reforma Protestante. Concedeu a Inquisição em Portugal a D. João III. Lançou as bases da Contra-Reforma.

quadro com Henrique VIII
Henrique VIII
13. - Henrique VIII  foi rei da Inglaterra de 1509 até a sua morte em 1547. Por sua obsessão por ter um herdeiro homem, Henrique queria obter a anulação do casamento com Catarina de Aragão para casar com Ana Bolena. Como não conseguiu permissão do Papa para tal, Henrique usou a tese de que o Rei é escolhido por Deus e nada pode estar entre eles. Henrique então se declarou chefe da Igreja da Inglaterra e independente da autoridade do Papa. Conseguiu que a Igreja declarasse seu casamento inválido e casou novamente com Ana Bolena. Henrique é conhecido como o fundador da Igreja Anglicana. No plano externo, mais preocupado com sua causa de anulação do casamento, Henrique evitou se envolver em conflitos na Europa. Embora simpatizasse mais com Carlos V, não lhe deu nenhum suporte militar em suas guerras com Francisco I ou Suleyman.

14. - Maria I  era filha legítima do Rei Henrique VIII com Catarina de Castela. Foi Rainha da Inglaterra e Irlanda de 1553 até sua morte, além de Rainha Consorte da Espanha a partir de 1556 pois ele casou-se com Filipe II filho de Carlos V.  Catarina de Aragão, atuou como o quarto e penúltimo monarca da Casa de Tudor ela assumiu após a morte de seu meio irmão, Eduardo VI, com apenas 16 anos,  filho de Henrique VIII com Joana Seymour.

15 e 16. Filipe II apesar de casado com Maria I da Inglaterra, não foi Rei de fato da Inglaterra. Ele foi Rei Consorte através do seu matrimônio com Maria I que morreu após cinco anos de reinado. Eles não tiveram filhos.  Filipe II era neto de Joana de Castela e filho de Carlos V com Isabel de Portugal. Pela sua descendência da mãe,  o trono de Portugal passou para ele e para os Habsburgos de 1580 até 1640.

 quadro com francisco I da França
Francisco I, França
17. Na tentativa de derrubar o Imperador Carlos V, Francisco I da França fez até aliança com o Otomano Suleyman para invadir as terras de Carlos V. Apesar de solicitado pelo Papa e de se declarar Imperador Cristão, Francisco I nunca enviou soldados para combater as invasões otomanas. 

18. - Leonardo da Vinci e Michelangelo conviveram por algum tempo em Florença, apesar de Leonardo ser um pouco mais velho. Os dois não se suportavam e disputavam a glória de ser o artista mais renomado da época.


3. - Referência


Wikipédia - Século XVI