Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Judith e Holofernes - Representações pictóricas

I. - A História Bíblica


De acordo com a Bíblia, Holofernes foi um general assírio do tempo de Nabucodonosor. Aparece nos livros deuterocanônicos, mais precisamente no Livro de Judite, como rei da Assíria entre 158 e 157 a. C.

Segundo relata a Biblia, o rei da Babilônia, Nabucodonosor, enviou Holofernes para vingar-se das nações que haviam prejudicado a seu reino. Durante o sítio à Betulia feita por Holofernes, Judith, uma bela viúva judia,  se introduziu no acampamento de Holofernes, e sua beleza era tanta que o general convidou-a se hospedar no acampamento e à noite ofereceu um banquete em sua homenagem. Judith bebeu com o general e o embebedou, para então o decapitar enquanto dormia. Depois disso, ela fugiu de volta à Betulia com a cabeça do general em um saco, e os judeus venceram o inimigo .

Assim como outras passagens bíblicas, a decapitação de Holofernes por Judith tem sido objeto de muitas pinturas e quadros desde a Idade Média, tais como Donatello, Sandro Botticelli, Andrea Mantegna, Giorgione, Lucas Cranach, o Velho, Caravaggio, Tiziano, Antonio de Pereda, Goya, Horace Vernet, Gustav Klimt, Artemisia Gentileschi, Jan Sanders van Hemessen ou Hermann-Paul. A cena do banquete  foi igualmente retratado por Rembrandt no quadro Artemisa.


II. As Várias Representações da História Bíblica


a) Boticelli, 1470


A história da piedosa viúva hebraica Judith, que salvou sua vila seduzindo e decapitando o comandante assírio Holofernes , foi vista na Itália renascentista como um aviso aos tiranos que ameaçavam a independência das cidades-estados italianas.
A função original da imagem pintada por Boticelli é desconhecida; pode ter sido feita para servir como porta de um pequeno armário ou até como capa de um pequeno retrato. A imagem da vitória de Judith teria sido apropriada para a contemplação diária quando seu dono abrisse o gabinete ou como uma peça de companhia para um retrato, e teria servido como um exemplo moral para as mulheres florentinas.
Esta imagem é uma versão de uma pintura de tamanho semelhante nos Uffizi em Florença. 


quadro de judith e holofernes na versão de Botticelli
Botticelli, 1470, Museu de Arte de Cincinatti


b) Andrea Mantegna, 1495


O painel pintado por Mantegna tem cores brilhantes e variadas, parecendo uma miniatura. Judith é retratada em pé sob a tenda rosa de Holofernes (cujo pé pode ser visto à direita) imediatamente após a decapitação, ainda segurando a lâmina. Ela está deixando a cabeça cair em um saco preso por uma empregada.

O chão, pintado em perspectiva diagonal, é composto de lajes de pedra e terra, algumas das quais estão fora de posição. É pintado com têmpera com ouro e prata.

quadro de Judith e holfernes versão de Andrea Mantegna
Mantegna, 1495, Galeria Nacional de Arte


c) Mocetto, 1500 (revisitando Mantegna)



Esta gravura também ilustra a história de Judith. Judith, enfurecida por seu país estar sob domínio estrangeiro, decidiu matar o líder inimigo, Holofernes. Ela o visitou e bebeu vinho com ele até ele adormecer; depois, pegando a espada, ela "golpeou o pescoço duas vezes com toda a força e cortou a cabeça do corpo". 

Girolamo Mocetto retratou Judith imediatamente após esse ato, entregando a cabeça decepada de Holofernes à empregada.


gravura de Mocetto para a versão d Judith e ...
Mocetto, 1500, Instituto de Arte de Chicago



d) Tintoretto, 1577


Tradicionalmente catalogado como um trabalho juvenil de Tintoretto , os estudos mais recentes datam essa pintura dos últimos anos da década de 1570. O pintor é inspirado no relato bíblico (Judith 13, 9-11), mas não faz uma leitura erótica do assunto e Representa Judith vestida com suas melhores roupas para seduzir Holofernes , e não nua como sempre na arte renascentista italiana.

A ação ocorre na tenda do general assírio, cujo interior foi completamente recriada pelo pintor, preocupado em reproduzir as qualidades dos objetos de metal e vidro nele. 

Judith centraliza a composição e a seus pés a espada ensanguentada que ela usou para decapitar Holofernes pode ser apreciada e, assim, libertar o povo judeu de sua tirania. 

O corpo está deitado em uma cama à sua esquerda, enquanto uma empregada se prepara para colocar a cabeça em um saco. A cena foi claramente concebida para ser pendurada em altura, o que explica as pronunciadas encenações dos corpos de Holofernes e da criada, bem como a estranha perspectiva da cama e da mesa.


versão de Tintoretto para Judith e ...
Tintoretto, 1577, Museu do Prado, Madrid


e) Caravaggio, 1599


A pintura mostra Judite a decapitar o general Holofernes após o ter seduzido, o que provocou reações de horror e surpresa entre os primeiros espectadores, pois Caravaggio conseguiu dotar a obra de grande realismo e crueza. 

Judite encontra-se de pé, majestosa e destemida, enquanto a sua criada, que lhe deu a espada, está nervosa e à espreita do que pudesse acontecer.


versão de Caravaggio para Judith ...
Judite e Holofernes, Caravaggio, 1599,
Galeria Nacional de Arte Antiga, Roma


f) Rembrandt, 1634


Artemísia é o título tradicional desta pintura de Rembrandt conservada no Museu do Prado, em Madri. Segundo algumas investigações, o título Artemísia é errôneo e na realidade a obra representaria uma cena bíblica: Judith no banquete de Holofernes.

O assunto da imagem não ficou claro por séculos. Retrata uma jovem mulher, anteriormente identificada como Sophonisba ou Artemisia, ou uma rainha genérica devido a suas jóias e roupas ricas, recebendo uma xícara de uma donzela. Hoje em dia é considerado como sendo Judith no banquete de Holofernes. 

Para a mulher, Rembrandt provavelmente usou sua esposa Saskia como modelo.


versão de Rembrandt para o quadro de Judith e ...
Artemísia ou Judith no banquete de Holofernes,
Rembrandt, 1634, Museu do Prado, Madrid


Rembrandt, como era prática comum entre os pintores holandeses ao abordar temas da Bíblia, optou por representar um momento na história dessa heroína bíblica que não é tratada pela iconografia italiana e católica, a saber, a chegada de Judith ao acampamento de Holofernes. Além disso, dentro do mesmo grupo de pinturas, Rembrandt também teria pintado a cena mais tradicional, a radiografia X de Saskia van Uylenburh em Arcadian Costume (Flora)? revela que a composição originalmente mostrava Judith segurando a cabeça de Holofernes.



III. Referências


Textos da Wikipédia e do Museu do Prado