1. - Dança com Lobos
Dança com Lobos é um filme americano de 1990, dos gêneros aventura e colonização americana, dirigido por Kevin Costner e baseado em romance de Michael Blake.
O filme, que marcou a estreia de Costner na direção, foi produzido por ele e Jim Wilson. A trilha sonora é de John Barry, a direção de fotografia de Dean Semler, o desenho de produção de Jeffrey Beecroft, a direção de arte de William Ladd Skinner, o figurino de Elsa Zamparelli e a montagem de William Hoy, Chip Masamitsu, Steve Potter e Neil Travis.
O orçamento foi de US$ 15 milhões, mas só nos Estados Unidos o filme arrecadou mais de US$ 180 milhões.
2. - Sinopse
John Dunbar (Kevin Costner) é um oficial de cavalaria que se destaca como herói na Guerra Civil Americana e, por isto, recebe o privilégio de escolher onde quer servir. Ele escolhe um posto longínquo e solitário, na fronteira. Ali estabelece amizade com um grupo de índios Sioux - Lakota, sacrificando a sua carreira e os laços com o exército estadunidense em favor da sua ligação com este povo, que o adota.
Ao mesmo tempo que ele passa admirar os valores da cultura indígena ele também passa a ser respeitado pelos guerreiros após participar de uma caçada de búfalos e salvar uma criança de ser morta por um dos animais.
Ao mesmo tempo que ele passa admirar os valores da cultura indígena ele também passa a ser respeitado pelos guerreiros após participar de uma caçada de búfalos e salvar uma criança de ser morta por um dos animais.
Personagens principais
- Kevin Costner .... John Dunbar / Dança com lobos
- Mary McDonnell .... Stands With a Fist (br:"De Pé com Punho")
- Graham Greene .... Kicking Bird (br:"Pássaro Esperneante")
- Rodney A. Grant .... Wind in His Hair (br:"Vento no Cabelo")
|
|
3. - Prêmios
- Oscar de 1991 - 7 vitórias de 12 indicações
- melhor filme
- melhor diretor (Kevin Costner)
- melhor fotografia
- melhor montagem
- melhor trilha sonora (John Barry)
- melhores efeitos sonoros
- melhor roteiro adaptado (Michael Blake)
- Indicações
- melhor ator (Kevin Costner)
- melhor ator secundário (Graham Greene)
- melhor atriz secundária (Mary McDonnell)
- melhor direção de arte;
- melhor figurino
4. Cenas
a) Dança do fogo
Tendo como companhia apenas o lobo apelidado por ele de duas meias e o seu cavalo Cisco, o jovem tenente faz uma cena de dança noturna emocionante.
b) Tentativa de intimidação
O primeiro contato do tenente Dunbar com o mais bravo guerreiro da tribo Sioux (Wind in the hair - Vento nos cabelos) não foi amistoso. Foi uma tentativa de intimidação. Após um período de contato mais profundo, os dois iriam se tornar quase irmãos.
c) Aproximação com os índios - Estabelecimento de diálogo
Após estarem sabendo da existência um do outro, o Chefe índio resolve estabelecer contato com o tenente americano.
d) Caçada de búfalos
A cena de caça de búfalos é fantástica. Os guerreiros e os búfalos em alata velocidade criam um ambiente de tensão eletrizante.
e) Despedida do acampamento índio
Como o inverno estava chegando havia a necessidade da tribo se movimentar para outra região. Além disso o exército americano estava se movimentando para a região e havia a necessidade de se evitar o confronto pois o exército era em número muito maior. Dunbar (Costner) havia feito muita amizade na tribo, com as crianças e com o guerreiro filho do Caçique que fica muito emocionado com a partida.
5. Referências
Wikipedia - Dance with wolves
Youtube - best scenes
adorocinema