Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2019

Algumas diferenças entre Manet e Monet, I.

1. - Introdução


Como explicamos na postagem, esse  Quiz sobre caracterísiticas dos pintores franceses, Edouard Manet e Claude Monet, foi adaptado da Enciclopédia Britânica. Os dois pintores foram bem ativos na segunda metade do século XIX, sendo que Manet é cerca de 09 (nove) anos mais velho que Monet. 

Manet começou a explorar mais os contrastes entre as cores, tons fortes, jogo de luz e sombra, formas simplificadas. Já Monet dedicou a sua carreira para pinturas ao ar livre, experimentação dos diferentes efeitos da luminosidade sobre a natureza e as diferentes nuances sobre as cores que isso representava. 

Como o nome dos dois é muito parecido, é comum fazermos confusão quando começamos a conhecer os quadros e as histórias dos dois. Por isso existem muitas brincadeiras sobre a diferenciação entre eles. Reproduzimos uma adaptação que fizemos de um quiz da enciclopédia britânica e aqui fazemos uma explicação sobre as respostas .


foto preto e branco de Edouard Manet
Edouard Manet
foto de Claude Monet
Claude Monet


2. - Perguntas e Respostas


a = Manet           b = Monet

2.1 - Quem pintava o mesmo tema repetidas vezes ? Resp = b, Monet



Quem pintava o mesmo tema repetidas vezes era Claude Monet. Ele gostava de pintar o mesmo cenário em diferentes momentos do dia para experimentar como ficariam com diferentes luminosidades.


Exemplo: Catedral de Rouen


O artista pintou uma série de 50 telas entre 1892 e 1893, das quais  18 são vistas da fachada da Catedral, representada segundo as transições de luz no decorrer do dia. Monet dizia que “Tudo se transforma, até mesmo a pedra.”


quadro Catedral de Rouen mais claro   quadro catedral de rouen mais escuro

Outras obras pintadas por Monet em várias condições foram "Parlamento de Londres", "Nenúfares" (flores no lago pintadas no seu jardim de Giverny).


2.2. - Quem foi influenciado pelo pintor espanhol Goya ?

 Resp = a, Manet


Quem foi influenciado pelo pintor espanhol Goya foi Èdouard Manet. Após os seguidos fracassos ao tentar entrar para Escola Naval, Manet conseguiu apoio de seus pais para estudar no ateliê do pintor e mestre Thomas Couture, onde ficou por seis anos.

Durante esse tempo, Manet procurou aprender as bases técnicas da pintura e fez cópias de obras expostas no Louvre (cópias de obras de Ticiano, Velazquez, Tintoretto e Delacroix). Manet completou seu aprendizado viajando e conhecendo museus de outros países europeus (Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros).

No ano de 1856, Manet deixou o atelier de Couture por divergências artísticas. Segundo Couture, Manet não tinha tons intermediários entre a luz a e sombra. Para Manet, esses tons intermediários debilitavam a sombra e a luz, portanto ele acabava usando cores quase puras.

Após o abandono do ateliê de Couture, Manet manteve um certo fascínio pela arte da Península Ibérica. De Goya podemos lembrar que Manet pintou "A execução de Maximiliano" que remete a pintura de "3 de Maio" e também "Olympia " que remete à "Maja nua", ambos de Goya.



A Execução de Maximiliano


Maximiliano do México era irmão mais novo do Imperador da Áustria, Francisco I. Os franceses haviam invadido o México no inverno de 1861, como parte de uma intervenção armada internacional. Tentando legitimar sua dominância em parte das Américas, Napoleão III convidou Maximiliano a ocupar o trono mexicano. Entretanto, os mexicanos e os americanos dos Estados Unidos, não reconheciam o governo de Maximiliano. Seu império autoproclamado rapidamente entrou em declínio e sem contar mais com apoio interno ou externo, foi capturado e executado por forças do governo republicano mexicano em 1867.



 quadro a Execução de Maximiliano - Manet


"A execução de Maximiliano", é em grande medida inspirado em Três de Maio de Francisco Goya. Como este, Manet denunciou uma cena de guerra. Também apresenta soldados em uniforme francês. Os espectadores no fundo que representam o povo mexicano, bem como o general Mejía, são tratados num estilo muito similar ao de Goya. A composição parece modelada no Três de Maio, mas o conjunto no entanto é tratado de forma radicalmente diferente. "A execução de Maximiliano" parece ser desprovida de qualquer emoção violenta: os soldados abatem tranquilamente Maximiliano enquanto que um deles está ocupado a recarregar o seu fusil e os espectadores observam por cima do muro.


quadro El três de Maio de Goya
El tres de Mayo, Goya


Manet renunciou voluntariamente aos elementos dramáticos referidos pela imprensa da época: caixões à espera, o padre, os fiéis em lágrimas e as vendas sobre os olhos dos generais. Manet desejava fazer parte da tradição acadêmica da pintura de história - muito apreciada no momento - provavelmente na perspectiva de participar no salão oficial.


2.3. - Qual dos dois foi considerado um verdadeiro impressionista ? Resp = b


No início de sua obra Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Frequentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem.

Entretanto foi Claude Monet o grande impulsionador do movimento impressionista. O termo impressionismo surgiu de uma crítica pejorativa, feita ao seu quadro "Impressão do Sol'' pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha...,. " 

A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.

 quadro Impressão ou Nascer do Sol - Claude Monet
Impressão (nascer do Sol), Claude Monet

quadro Moça com Sombrinha de Claude Monet
Moça com sombrinha, Monet
quadro com a ponte japinesa no jardim de Giverny de Claude Monet
Jardim em Giverny, Monet


2.4 - Quem viveu uma parte da vida em Giverny, França. Resp = b



Em 1883, Monet mudou-se para Giverny, na Normandia. Depois da morte da sua esposa, Monet trocava correspondência com Alice até a morte de seu marido em 1891. No ano seguinte ele e Alice Hoschédé casaram-se.

Na década após o seu casamento, Monet pintou uma série da Catedral de Ruão em vários horários e pontos de vista diferentes. Vinte pinturas da catedral foram exibidas na galeria Durand-Ruel em 1895. Ele também fez uma série de pinturas de pilhas de feno.

Em 1899, Monet pintou em Giverny a famosas série de quadros chamadas "Nenúfares". Em sua propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que inspirou a série de nenúfares. Estas obras quando foram expostas fizeram grande sucesso. Era o reconhecimento tardio de um gênio da pintura.


foto dos jardins de Giverny de Claude Monet
fotografia dos Jardins de Giverny



2.5 Qual deles teve um relacionamento próximo com o escritor Emile Zóla ?  Resp = a, Manet

Emile Zóla


Émile Zola (Paris, 2 de abril de 1840 — Paris, 29 de setembro de 1902) foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além de uma importante figura libertária da França. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.


quadro de Emile Zola por Manet
Emile Zola por Edouard Manet

Emile Zola, amigo de infância de Cézanne, mostrou um interesse precoce pela pintura. Ele estava particularmente interessado nos artistas rejeitados pelos críticos oficiais. Em 1866, ele escreveu um artigo sobre Manet em La Revue du XXe siècle e o defendeu novamente no ano seguinte, quando organizou uma exposição privada à margem da Exposição Universal. Zola considerou o artista, que foi contestado pelos tradicionalistas, como um dos mestres do futuro, cujo lugar era no Louvre. Em 1867, o artigo foi publicado como uma brochura slim com uma capa azul, aqui à vista sobre a mesa.



Para agradecer, Manet se ofereceu para pintar o retrato de Zola. As sessões aconteceram no estúdio de Manet, Rue Guyot. O cenário foi organizado para a ocasião com itens característicos da personalidade, gosto e ocupação de Zola. 



Zola está sentado em sua mesa de trabalho. Ele está segurando um livro, provavelmente L'Histoire des peintres , de Charles Blanc, frequentemente consultado por Manet. Um tinteiro e uma pena na mesa simbolizam a ocupação do escritor. 


Este retrato selou o início de uma amizade leal entre Manet e Zola, ambos ansiosos pelo sucesso.


2.6. - Qual deles visitou o Brasil antes de começar sua carreira ?      Resp = a


Manet obtinha bons resultados escolares, mas os estudos tradicionais não lhe interessam. Ele então se recusou a entrar na faculdade de direito como era o desejo de seus pais. Ele tentou entrar no Colégio Naval após intensas discussões em família, mas não foi bem sucedido nos exames. 

Em 09 de dezembro de 1848 ele embarcou como aprendiz no Barco Escola "Le Havre e Guadolupe" com destino ao Rio de Janeiro. No regresso em 1849 ele tentou outra vez entrar na escola naval e novamente não conseguiu. Entretanto, ele trazia na bagagem uma multidão de desenhos diante dos quais seus pais se renderam a evidência que seu filho era um artista.


2.7. - Qual deles pintou oito painéis e doou para um museu em Paris ? Resp = b


Nenufares, Monet

Nenúfares (ou, em francês: Nymphéas) é uma série de aproximadamente 250 pinturas a óleo do pintor impressionista francês Claude Monet (1840-1926). 

Estas pinturas representam o jardim de flores de Monet em Giverny e foram o foco principal da produção artística de Monet nos últimos trinta anos da sua vida. Muitas das obras foram pintadas quando Monet já sofria de cataratas.


 quadro das Ninféias no museu Orangerie por Claude Monet
Nenufares (Nymphéas), Monet, 1914 a 1926, 2,19 m x 6,02 m, Museu de l'Orangerie, Paris




Exposição no Museu Orangerie


Foi no tempo de Georges Clemenceau que Claude Monet decidiu instalar no Orangerie do Jardim das Tulherias um grande conjunto mural. Trabalhou lá a partir de 1914, mas durante oito anos o projeto foi objeto de duras negociações com os poderes públicos nas quais Clemenceau desempenhou um papel decisivo.


Durante os anos 1920, o Estado francês construiu duas salas ovais para a exposição permanente das oito pinturas da lagoa de nenúfares de Monet. Estas oito composições têm a mesma altura (2 metros), mas comprimento variável (de 5,99 a 17.00 metros), cobrindo as paredes. O conjunto forma uma área de cerca de 200 m2 o que faz dela uma das realizações mais monumentais do século XX. Monet pintou estas composições para que fossem suspensas em círculo, como se um dia ou as quatro estações passassem perante a visão dos espectadores.

A exposição abriu ao público em 16 de maio de 1927, alguns meses após a morte de Monet. Sessenta das pinturas de Nenúfares de Monet vindas de todo o mundo foram juntas numa exposição especial no Musée de l'Orangerie em 1999. 


foto do salão oval do Museu Orangerie com as telas gigantescas de Monet


2.8. - Qual deles pintou o outro ? Resp = a


Em 1874, Manet estava em Bennevilliers, perto de Argenteuil, onde seus amigos Monet e Renoir estavam na maior parte do tempo pintando ao ar livre. Ao visitar Monet em Argenteuil, Manet e ele saíram de barco pelo rio Sena para pintar. 

O seu quadro "Monet em seu barco estúdio", pintado nessa época,  entrou para o salão de Paris em 1875.


 foto de Monet pintando em seu barco por Manet
Monet pintando em seu barco, por Edouard Manet, 1875


3.0 - Referências


- Wikipédia diversos artigos

- Encicoplédia Britânica, Quiz: Manet x Monet

- HistoriacomGosto - posts sobre Manet e Monet