Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Notas sobre lugares possíveis de José, Maria e Jesus no Egito

 I. - Introdução - Fuga para o Egito


A Fuga para o Egito é um evento descrito no Evangelho de Mateus (Mateus 2:13-23) no qual José foge para o Egito com sua esposa Maria e seu filho recém-nascido Jesus, após a Adoração dos Magos, quando eles ficaram sabendo que o rei Herodes planeja matar todos os recém-nascidos da região. 

O episódio é um tema frequente na arte cristã e é considerado o episódio final da Natividade. Além disso, é componente frequente nos ciclos artísticos da Vida da Virgem e também da Vida de Cristo. Há um título para Maria derivado do episódio, denominado Nossa Senhora do Desterro. Na tradição popular, esse título é invocado em viagens e migrações, bem como para proteção aos viajantes.


quadro da fuga de José, Maria e Jesus para o Egito


II. - Tradições Cristãs


Uma tradição local francesa afirma que Santo Afrodísio, um santo egípcio que é venerado como o primeiro bispo de Béziers, foi quem abrigou a Sagrada Família quando eles estavam no Egito. 

Tradicionalmente, a família teria ainda visitado diversos locais no Egito, como Farama, Tel Basta, Uádi al-Natrum, Samanoud, Bilbais, Samalout, Maadi, Al-Maṭariyyah e Asiut, entre outros. 

É também pela tradição que se acredita que a família teria visitado a região do Cairo hoje chamada de Cairo Copta e morado no local onde hoje está a Igreja de São Sérgio e São Baco (Abu Serghis). Também próximo ao local está a Igreja da Santa Virgem (Babylon El-Darag).


III. - Igreja de São Sérgio e São Baco


A Igreja de São Sérgio e São Baco, é a igreja cristã mais famosa do Egito, e deve sua reputação à divulgada crença de que a Sagrada Família se abrigou no seu porão durante a "fuga para o Egito".

III.1 - Igreja (fotos historiacomgosto)


Entrada


foto da entrada da Igreja de São Sérgio e São Baco com uma cruz e uma imagem de Nossa Senhora com o Menino foto da entrada com uma escultura em relevo da fuga para o Egito com Maria em cima do burrico com o Menino e José ao seu lado

nave 

foto do interior da nave da Igreja foto do púlpito de pregação


altar / iconostase

foto da entrada do porão reservado como uma cripta foto de uma cortina separando o alltar / iconostase


O porão é preservado como uma cripta, mas costuma ficar inundado por água subterrânea. Independente se o local foi realmente habitado pela Sagrada Família, a igreja é considerada a mais antiga construção dessa fortaleza, com fundações do século 5 d.C.,. Reconstruída várias vezes, a maior parte da estrutura data dos séculos 10 a 12 d.C.

III.2 - Gruta (fotos historiacomgosto)

foto da entrada da gruta foto do interior da gruta


 foto de um aposento com uma mesa na gruta  foto do interior da gruta mostrando seus aposentos



foto de ponto de luz mostrando um local sagrado



IV. - Cairo Copta / Igreja Suspensa


Cairo Copta é uma parte do Velho Cairo que engloba a Fortaleza de Babilônia, o Museu Copta, a Igreja Suspensa, a Igreja de São Jorge e muitas outras igrejas coptas assim como sítios históricos. Como acredita-se que a Sagrada Família visitou esta área, estabelecendo-se no local da Igreja dos Santos Sérgio e Baco (Abu Sergis), essa área é um reduto do Cristianismo no Cairo.

O Cairo Copta foi uma fortaleza do cristianismo no Egito até a época islâmica, apesar da grande maioria das igrejas em Cairo Copta terem sido construídas após a conquista muçulmana do Egito.

IV.1 - Igreja Copta


foto da fachada da Igreja Copta A Igreja Ortodoxa Copta de acordo com a tradição, foi estabelecida no Egipto por volta do ano de 42 d.C. É uma igreja ortodoxa oriental, isto é, uma igreja cristã que, por não aceitar o Concílio de Calcedónia, não está em comunhão com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica. Pratica o rito alexandrino, assim como as co-irmãs Igreja Ortodoxa Etíope, Igreja Ortodoxa Eritreia, Igreja Católica Eritreia, Igreja Católica Etíope e Igreja Católica Copta.

É a igreja cristã nacional do Egito (copta significa egípcio) e uma das igrejas da Ortodoxia Oriental mais antigas do mundo. A maior igreja cristã do Norte da África, é governada pelo seu primaz, o Papa Tawadros II de Alexandria, juntamente com o seu Sínodo.



IV.2 - Igreja Suspensa (fotos historiacomgosto)


Consagrada à Virgem Maria, esta igreja é popularmente conhecida como Igreja Suspensa ou Pendurada, pois foi construída no topo da Porta da Àgua da velha fortaleza romana. A edificação origina surgiu possivelmente no século IV mas sofreu destruição e reconstrução no século 11.

Entrada


foto da fachada da Igreja suspensa foto da escadaria e portal da igreja suspensa




Pátio 

foto do pátio com mosaicos da fuga para o Egito

Nave
foto da nave da Igreja suspensa com um grqnde interior


Nave principal

Um púlpito de mármore e telas com marchetaria de marfim, que ocultam as três áreas do altar, podem ser datadas entre o século 10 e o século 13.

A Igreja ainda é usada para celebrações regulares que ocorrem nas manhãs das sextas-feiras e dos domingos.


foto da na ve principal da Igreja Suspensa
Nave principal, foto historiacomgosto


V. - Fuga para o Egito - Rembrandt 


Rembrandt também pintou essa passagem de José, Maria e Jesus, para o Egito.


foto de um quadro de Rembrandt - Fuga para o Egito
fuga para o Egito, Rembrandt


Roteiro da Sagrada Família no Egito

Existe um roteiro que é creditado como o percurso da sagrada família no Egito.

O caminho da Palestina para o Egito foi cheio de riscos e dificuldades. Percorreram centenas de quilômetros, escapando do perigo do Rei judeu Herodes que queria matar o Menino Jesus.

Acredita-se que a Família Sagrada saiu de Belém, percorrendo uma rota incomum e atravessou as fronteiras e chegaram à cidade de Rafah que foi o primeiro ponto de entrada para a terra do Egito e que ainda é uma cidade de fronteira. Mais tarde chegaram até El-Arish, uma cidade localizada no litoral do Mediterrâneo, no norte de Sinai.


foto de mapa indicando a rota da sagrada família no Egito


Assiut foi o último lugar por onde a sagrada família passou no Egito e então se dirigiu para Nazaré pegando um caminho que evitava passar por Jerusalém.

 VI. - Referências


Wikipedia - Fuga para o Egito
Cairo Copta - Guia Visual Folha de São Paulo