I. A Filosofia na Grécia Antiga - Escola de Mileto
Na Grécia antiga os seus habitantes revolucionaram a história da humanidade quando pararam de ver apenas o que tinham para comer ou contra quem iriam guerrear no dia seguinte e passaram a se questionar por que as coisas eram daquela forma ? Quais as regras ou leis que formavam a natureza ? Existia alguma coisa em comum no nascer e por do sol no dia a dia ? Por que existiam períodos para plantar e períodos para colher ? Eram cíclicos os períodos das marés ?
Filosofia ?
Filosofia (do grego philos=amor e sophia=sabedoria) significa literalmente «amor pela sabedoria» e pode ser entendida como o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. O termo foi cunhado por Pitágoras (570 – 495 a.C).
Resumo histórico
Um outro ramo seguiu para tentar formalizar o que era um conhecimento válido. Quais fatos e eventos poderiam ser combinados para levar a um estabelecimento de uma verdade que sempre fosse confirmada e nunca contestada. Daí surgiu a lógica, e juntando todas as coisas Aristóteles foi a grande figura desse tempo;
De lá para cá a filosofia foi se especializando e muitos outros pensadores / filósofos surgiram: Tomás de Aquino, Descartes, Hegel, Schopenhauer, Niestche, ...,.
Sem fazer nenhum aprofundamento, vamos procurar apresentar apenas as idéias principais e os personagens de uma determinada linha de pensamento e tentar fazer a sua ligação com a época em que viveram.,
Sem fazer nenhum aprofundamento, vamos procurar apresentar apenas as idéias principais e os personagens de uma determinada linha de pensamento e tentar fazer a sua ligação com a época em que viveram.,
II. - Escola de Mileto
Escola de Mileto ou milésia foi uma escola de pensamento fundada no século século VI a.C.. As idéias associadas a ela são exemplificadas por três filósofos da cidade jônia de Mileto, na costa do Mar Egeu da Anatólia.
Localização de Mileto, área hoje pertencente à Turquia |
Os três filosófos eram:
- Tales
- Anaximandro
- Anaxímenes
Esses pensadores introduziram novas opiniões contrárias ao ponto de vista que prevalecia sobre a forma como o mundo era organizado, em que os fenômenos naturais eram explicados unicamente como a vontade de deuses com formas humanas idealizadas.
Os Milesianos apresentaram uma visão da natureza em termos de entidades metodologicamente observáveis sem levar em consideração os apectos mitólogicos.
Tales considerava a água como a origem de todas as coisas e embora os três filósofos discordassem quanto a substância primordial que constituía a essência do universo, todos concordavam a respeito da existência de um princípio único para essa natureza primordial.
Anaximandro, denominou a energia vital como apeiron ("ilimitado"), uma substância indestrutível da qual a matéria deriva. Acreditava que como tudo na Terra é finito, a origem de tudo deveria estar no infinito.
Anaximenes, o terceiro membro da escola de Mileto, foi pupilo de Tales e Anaximandro, acreditava que a substância básica da existência era o ar, a que ele denominou de "criador", o ar era onipresente e essencial ao crescimento de todos os objetos naturais.
II.1 - Tales
Tales foi um foi um filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios e astrônomo da Grécia Antiga. Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C.
É certo que o homem, desde que ele é homem no sentido da palavra, buscou entender as suas raízes. Entretanto, por um grande período, as explicações estavam sempre entregues ás intervenções divinas e além das compreensões humanas.
Tales, começou a tentar entender o mundo através dos elementos que o cercava. Água, terra, fogo, céu, ...,.
Foi também Tales que descobriu que uma resina fóssil petrificada, chamada âmbar, esfregada com pele e lã de animais, adquiria a propriedade de atrais objetos leves como palhas, penas e fragmentos de madeira.
O nome em grego para ãmbar é elektron e dessa descoberta de Tales originou-se o estudo de uma nova ciência que entretanto teve um desenvolvimento muito lento.
Foi apenas a partir de 1600 que o Médico inglês Willian Gilbert estudou mais profundamente esses fenômenos e denominou esse evento de atração como eletricidade.
II.2 . Anaximandro
Anaximandro foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo discípulo de Tales, seguiu a escola jônica.
Ele estudou muito e a Anaximandro atribui-se a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon (relógio solar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
Anaximandro acreditava que o princípio de tudo (o arkhé das coisas) era o ápeiron, isto é, uma matéria infinita da qual todas as outras se cindem. Esse á-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.
Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio.
Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que "fere" a unidade do princípio; segundo, da luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.
Ideias do Anaximandro
- Sua ideia de um mundo que sustenta-se por um equilíbrio de forças é muito semelhante à gravidade e à força centrípeta, forças que mantêm a Terra girando em torno do Sol;
- Sua ideia de que a ação do Sol faz surgirem as criaturas de estrutura simples na água, que depois migram para a terra e adquirem estrutura mais complexa se parece com a teoria da evolução das espécies;
- Sua ideia dos opostos se parece com a teoria de que o vácuo produz partículas (se supõe que, logo depois do Big-Bang, o vácuo tenha produzido pares de partículas e anti-partículas que se exterminavam ao se encontrarem, pois o espaço ainda era muito pequeno e os pares sempre se encontravam);
- Para Anaximandro, os contrários revezam-se no tempo, e para os cientistas, os pares se auto-exterminavam - pois eram como +1 (matéria) e -1 (anti-matéria) e, ao se encontrarem, precisavam "saldar" sua dívida de energia.
Se pode sempre supor que Anaximandro tenha chegado, em sua época, às mesmas conclusões a que muitos cientistas chegaram hoje, ainda que por meios diferentes (pois Anaximandro dispunha apenas de sua observação e de sua reflexão); assim como se pode supor que tais teorias físicas tenham sido inspiradas na leitura, por parte dos cientistas, de Anaximandro. Em qualquer das hipóteses, pode-se notar que o filósofo era uma pessoa notável.
II.3. Anaximenes
Anaximenes nasceu em Mileto, aproximadamente em 588 AEC, seu pai era Eurístrato. Foi discípulo e companheiro de Anaximandro, sendo cerca de 22 anos mais novo que este.
Enquanto que os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o arqué ou arkhé (princípio da vida), a substância primária, era a água e o ápeiron respectivamente, Anaxímenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas.
Enquanto a escolha de ar possa parecer arbitrária, ele baseou as suas conclusões em fenômenos observáveis na natureza, como a ficção e a condensação.
Enquanto a escolha de ar possa parecer arbitrária, ele baseou as suas conclusões em fenômenos observáveis na natureza, como a ficção e a condensação.
Segundo menciona Plínio, o Velho na sua obra Historia Natural (Livro II, Capítulo XXVI/126), Anaxímenes foi o primeiro a analisar geometricamente aspectos das sombras para medir as partes e divisões do dia, e desenhou um relógio de sol que denominava Sciothericon.
III. - A abordagem do tema no blog
A ideía da apresentação desse tema no blog, é de apresentar a história da filosofia relacionando o pensamento de cada escola e filósofos, com a história da seu tempo, povo, local, ...,.
Esse início terá a conexão lógica com a história da Grécia, desde os pensadores pré-socráticos originários de Mileto, Samos, e outros locais, até chegarmos aos filósofos de Atenas, Sócrates e Platão, e depois Aristóteles.
Em seguida iremos abordando outros filósofos a medida que vamos tratando também da história de sua época.
Como introdução já colocaremos a classificação da filosofia por períodos e por áreas de estudos.
- Pré-Socráticos: Para esses primeiros pensadores, o objeto de maior debate era a physis, isto é, o princípio evolutivo e os fenômenos da natureza;
- Filosofia Antiga: Concentrava-se nas dinâmicas políticas, bem como na ética como valor do ser humano. Naquele período, havia ainda uma preocupação com o progresso técnico alcançado até então;
- Filosofia Medieval: Tinha como enfoque a relação entre o homem e a fé, pois a religiosidade era uma característica marcante da Idade Média.
- Filosofia Moderna: Há um retorno para o empirismo e para a racionalidade por parte dos filósofos modernos;
- Filosofia Contemporânea: Campo amplo, que se debruça sobre tópicos variados como dúvidas existenciais, aspectos de linguagem, ciências e artes, ética no uso de recursos tecnológicos.
Fonte: https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/resumo-sobre-filosofia/
V. - Divisões por áreas de conhecimento
- Lógica: parte da filosofia estabelecida por Aristóteles que estuda as estruturas, expressões e fundamentos do conhecimento humano;
- Ética: tenta compreender o que motiva as pessoas agirem de determinada forma, com apreciações sobre o bem e o mal;
- Epistemologia: reflexão acerca sobre as limitações, trajetórias e essência do conhecimento humano;
- Metafísica: foi uma subdivisão da filosofia que evoluiu consideravelmente desde a investigação aristotélica. No princípio, a metafísica era a esfera que contemplava o que está além das experiências sensíveis. Já no kantismo, a preocupação é especular acerca de religião, o cosmos e a alma humana. Têm-se assim os pilares para o conhecimento empírico;
- Estética: a estética é um domínio da filosofia que pesquisa temas como arte e beleza. Sobretudo, essa área trata das reações e sentimentos que a arte é capaz de produzir nos apreciadores;
- Filosofia Política: a filosofia política é um campo que se relaciona à legitimação do Estado e relações de poder.
Fonte: https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/resumo-sobre-filosofia/
VI. - Próxima postagem da série
Na próxima postagem abordaremos as escolas de pensamento de Heródoto, Pitágoras e outros pensadores ainda do período pré-socrático.
VII. Referências
Filosofia para leigos :
https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/resumo-sobre-filosofia/