Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A Visitação por Ghirlandaio

1. - Visitação por Ghirlandaio


A Visitação, ou Visitazione, em italiano, é uma pintura a têmpera sobre madeira de Domenico Ghirlandaio, pintado em 1491, com 172×165 cm de dimensão e exposto actualmente no Museu do Louvre de Paris. 

Essa obra foi encomendada por Lorenzo Tornabuoni para um altar de que era patrono na igreja florentina dos cistercienses, a Igreja de Santa Maria Madalena dos Pazzi. Encontra-se no Museu do Louvre desde 1812. 

2. - Descrição


quadro da visitação de Maria à Isabel por Ghirlandaio. No quadro Isabel se ajoelha e Maria a acolhe
Visitação, Domenico Ghirlandaio, 1491, Museu Louvre, Paris


"O episódio da Visitação em que se encontram Maria e Santa Isabel que se abraçam reconhecendo os milagres do Espírito Santo que as relacionam, uma sendo mãe ainda virgem, a outra estando grávida sendo idosa, é enquadrado no pano de fundo de um arco grandioso à moda antiga, o que dá solenidade à composição, e amplitude graças à abertura paisagística ao centro. 

Isabel, com um volumoso manto amarelo, presta homenagem à jovem Maria ajoelhando-se, e esta devolve o gesto dobrando-se humildemente. O encontro está cheio de sugestões psicológicas cuidadosamente estudadas, do afecto entre as mulheres, intuido no seu contato físico e visual, na suave submissão de Isabel, no recolhimento e serena apreensão de Maria. 

Os detalhes decorativos são muito cuidados, com especial atenção à refração da luz que o mestre aprendeu estudando obras flamengas em Florença, ao dourado do friso incrustado com pérolas e conchas (referências à pureza de Maria e ao seu papel de "Nova Vénus"), ao véu transparente de Maria, até à pregadeira de ouro com pérolas e um rubi no centro (referência ao sangue da Paixão de Cristo) que está preso ao peito para segurar o manto." (fonte: wikipedia)

Observação 1: No quadro, Maria e Isabel estão entre duas mulheres que são Maria de Cleofas (Maria Jacobé) que é mãe de Tiago e Maria Salomé que é mãe dos filhos de Zebedeu. 

Observação 2: Junto com Maria Madalena, as duas formam as três Marias que foram ao encontro de Jesus no sepulcro e o encontraram vazio. Vejam o trecho da Bíblia:

"E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.
E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas."
fonte: https://rezairezairezai.blogspot.com/2014/08/quem-sao-as-tres-marias.html


3. - Ghirlandaio


Domenico Ghirlandaio (1449 – 11 de Janeiro de 1494, Florença, Itália) foi um pintor renascentista italiano contemporâneo de Botticelli e Filippino Lippi. 

Formou toda uma geração de excelentes artistas. Michelangelo foi um dos seus aprendizes.


suposto autorretrato de Ghirlandaio
suposto autorretrato
Seu nome completo era Domenico di Tommaso Curradi di Doffo Bigordi. Era filho de Tommaso Bigordi e da sua primeira mulher, Antonia di ser Paolo Paoli. Ele era o mais velho de seis crianças.O seu nome artístico derivava da sua "alcunha": Il Ghirlandaio (o fabricante de guirlandas). Foi aprendiz de Alessio Baldovinetti no estudo da pintura e do mosaico. 

Trabalhou em Florença, em obras no Palazzo Vecchio, e em Roma, onde criou, para o Papa Sisto IV, um afresco para a Capela Sistina, chamado Cristo chamando Pedro, André e seus Apóstolos. Suas outras obras em Roma estão perdidas. 

Na Toscana, as suas obras mais famosas são uma série de afrescos na capela principal, a Capela Tornabuoni, da Igreja de Santa Maria Novella, e na Capela Sassetti, esta na Igreja da Santa Trindade que é considerada a sua obra prima e é um afresco com "histórias de São Francisco" . 

Outros trabalhos de destaque da mão de Ghirlandaio são um retábulo em têmpera da Virgem Adorada por Zenóbio Santos, Justus e outros, pintado para a igreja de Saint Justus, mas agora na galeria Uffizi, uma obra-prima notável; Cristo em Glória com Romuald e outros santos, no Badia de Volterra; a Adoração dos Magos, na igreja do Innocenti (já mencionado), talvez o seu melhor retrato-painel (1488); e da Visitação (Louvre) que tem a última data determinada (1491) de todas as suas obras. 

Um dos grandes legados de Ghirlandaio foi ter sido um dos primeiros professores de Michelângelo. Outro aprendiz famoso foi Francesco Granacci.



4. - Referências


Obs: Todo o texto da Wikipédia

Anunciação de Ghirlandaio - Wikipedia


5. - Outros quadros sobre a "Visitação"

A Vistação por Pontormo