Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2018

Mostar, uma cidade multicultural na Bósnia-Herzergovina

1. - Mostar



Mostar é uma cidade da Bósnia e Herzegovina com cerca de 113.169 habitantes, situada na região da Herzegovina, capital do cantão de Herzegovina-Neretva.

A cidade é caracterizada pela reunião e pela convivência das quatro religiões presentes na região - católica, ortodoxa, islâmica e judia - e esse fator explica grande parte de sua fascinação. Mostar também é uma joia em uma natureza luxuriante e não contaminada, uma paisagem verde, ensolarada e cheia de flores, com clima mediterrâneo e verões longos e quentes. 

Esta cidade é famosa pela sua ponte velha (século XVI) sobre o rio Neretva, situada na parte velha da cidade, que foi reconstruída em 2004 após a sua destruição em 1993 devido à Guerra da Bósnia ocorrida na região


 Vista aérea da cidade de Mostar
Mostar, foto de nomadFra em shutterstock.com

Em 1993 a guerra na Bósnia teve uma guerra civil entre sérvios e muçulmanos em Sarajevo, e em Mostar o conflito foi entre os habitantes croatas e os muçulmanos. 

A reconstrução e reabertura da ponte é tida para os habitantes de Mostar como um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos, que têm tido uma relação conturbada ao longo dos tempos. A ponte velha e o centro histórico de Mostar foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005.

É nesta cidade, que se localiza a diocese de Mostar-Duvno, a qual está ligada a paróquia de Medjugorje, o local das supostas aparições de Nossa Senhora de Međugorje. As aparições ocorrem desde 24 de Junho de 1981.



2. - Resumo Histórico 


Como é comum às cidades antigas, Mostar cresceu gradualmente no tempo.  Ela começa a ser mencionada no meio do século XV, quando se fala de uma pequena fortaleza romana acessível por uma ponte suspensa de madeira. O núcleo original era composto por vinte casas situadas em ambos os lados do rio Neretva



foto colorizada da cidade de Mostar de 1912
Mostar 1912, https://albert-kahn.hauts-de-seine.fr/

Os otomanos tomaram posse de suas fortificações por volta de 1500 e então desenvolveram seu transporte e comércio, em torno de sua ponte principal (a nova ponte de pedra foi construída em 1566), cuja presença estratégica sempre determinou a própria alma da cidade. Nas margens do rio foram então construídas duas torres nas quais os guardiões da ponte (chamados "mostari") viveram;


foto da ponte velha da cidade
ponte velha, foto historiacomgosto


Durante a dominação turca (séculos XV-XVIII) muitos monumentos e edifícios em estilo otomano foram erguidos na cidade: pontes, mesquitas, hammam e palácios residenciais, e a partir do século 16, Mostar tornou-se o centro econômico e cultural da Herzegovina. 



 foto colorizada de Mostar mostrando muitas pessoas na rua parecendo um mercado. As pessoas aparentemente são muçulmanas devido as suas vestes
Mostar 1912 - https://albert-kahn.hauts-de-seine.fr/

Em 1878, a Bósnia-Herzegóvina foi anexada ao Império Austro-Húngaro e para esta cidade, situada em seu rio esmeralda, uma nova ordem econômica e cultural surgiu com a abertura de suas portas para a Europa; 

Após os terríveis anos de duas guerras mundiais, Mostar se expandiu graças à reconstrução do pós-guerra, triplicando sua população, intensificando e modernizando a indústria, a agricultura e o comércio. 

A guerra dos anos 90 (1992-1995), que testemunhou o confronto entre sérvios, croatas e muçulmanos, destruiu profundamente essa terra. Mostar foi seriamente atingida nos atentados de 1993, que danificaram a parte muçulmana da cidade e destruíram a Ponte Velha (reconstruída em 2004). 

Nestes últimos anos, a cidade progrediu lentamente para a normalidade, muitos refugiados voltaram para suas próprias casas e as áreas danificadas foram novamente construídas. A herança multicultural desta vasta herança histórica e artística, suspensa entre o Oriente e o Ocidente, entre o passado e o presente, representa hoje o eterno fascínio de Mostar que, graças à vontade dos seus habitantes e à ajuda internacional, redescobre lentamente a paz e uma maior serenidade. 

Esperamos que na vida cotidiana entre os cidadãos, essa convivência se normalize independente das etnias e religiões. Na origem e no fim somos todos iguais.

3. - Cidade Velha


3.1 - Ponte Velha

A Stari Most ("Ponte Velha") é uma ponte do século XVI que cruza o rio Neretva e liga as duas partes da cidade. A Ponte Velha permaneceu firme por 427 anos, até ser destruída em 9 de novembro de 1993, na Guerra da Bósnia. Logo depois, um projeto foi feito a fim de reconstruí-la, sendo a ponte reaberta em 23 de julho de 2004.



foto da ponte velha e do rio da cidade
ponte velha, foto historiacomgosto


A ponte original foi construída por Solimão, o Magnífico, em 1557 a fim de realocar uma antiga ponte suspensa de madeira, bastante instável. A construção demorou nove anos, sendo terminada entre 19 de julho de 1566 e 7 de julho de 1567. Pouco se sabe sobre os responsáveis, mas acredita-se que seu projetista foi Mimar Hayruddin, um arquiteto otomano.

A responsabilidade da destruição da ponte foi da artilharia de fogo Bósnia-Croata, durante a Guerra da Bósnia.

Reconstrução


Com o final da guerra, planos foram feitos para reconstruir a ponte. O Banco Mundial, a UNESCO, a Instituição Aga Khan Trust for Culture e o Fundo Mundial de Monumentos realizaram uma coalizão para supervisionar a reconstrução da ponte. Fundos adicionais vindos da Itália, Holanda, Turquia, Croácia e do Conselho do Banco de Desenvolvimento Europeu, bem como do governo Bósnio também foram utilizados.

Enquanto não se realizou o trabalho de reconstrução, uma ponte temporária feita de cabos foi providenciada e utilizada.

 foto de uma ponte provisória construída na cidade velha
ponte provisória, foto de Npatm em wikimedia commons

Mergulho



Pular da ponte e mergulhar no rio Neretva é uma tradição entre os jovens da cidade. Como o Neretva é muito frio, isto é muito arriscado e apenas os mais experientes e treinados fazem esta tentativa. 

A prática data de tempos antigos, mas o primeiro pulo registrado é datado de 1664. Em 1968 teve início uma competição de mergulho, que desde então, realiza-se  todo verão.  



pessoas mergulhando no rio. Praticantes do Cliff Diving - Mergulho das rochas
Red Bull Cliff Diving Mostar 2017,  https://www.turizam.mostar.ba/ 


3.2 - Bazar Antigo


Uma das partes mais antigas de Mostar é o bazar antigo (Kujundziluk) que serpenteia ao longo de uma rua pequena e bonita remontando a meados do século XVI com suas lojas de artesanato e restaurantes tradicionais. 

Comércio de Artesanato

 rua do mercado antigo
rua do mercado antigo, foto historiacomgosto


 loja do mercado antigo
mercado antigo, foto historiacomgosto
 loja do mercado antigo mostrando um homem todo de branco e com boné branco
mercado antigo, foto historiacomgosto


Mesmo com as mudanças decorrentes da passagem do tempo, essa rua manteve a sua antiga aparência externa, caracterizada pelas suas sempre presentes mesquitas e pequenas pousadas - e manteve, até agora, alguns dos seus artesanatos mais característicos, como o trabalho de cobre e tecelagem de tapetes. 


loja de artesanato de cobre
artesanato de cobre, foto historiacomgosto


Restaurantes

Juntamente com a Ponte Velha, sem dúvida, a principal atração de todo o distrito, o Antigo Bazar representa um exemplo característico da arquitetura e, ao mesmo tempo, da vida cotidiana de Mostar, como visto na vitalidade das oficinas, no pequenos restaurantes (onde você pode saborear excelentes pratos tradicionais) e nos cafés lotados que caracterizam a atmosfera local.


 restaurante à beira do rio
restaurante, foto historiacomgosto

4. - Outros Monumentos Históricos


4.1 - Residências Otomanas

Para respirar a atmosfera da vida cotidiana durante o período otomano, ainda existem três residencias turcas na cidade. As casas do Biscevic (1635), Kajtaz (século XVIII) e Muslibegovic (final do século XIX). São habitações antigas mas bem conservadas que testemunham o estilo da vida doméstica nesses períodos.

Cada casa é cercada por muros altos para proteger a intimidade dos habitantes. Normalmente existe um pátio interno com vegetação. Essa visita torna realidade aquilo somente imaginamos como deve ser. 


 residencia otomana na cidade nova
residencia de Muslibegovic, foto https://www.turizam.mostar.ba/


4.2 - Prédios Austro-Húngaros

Em Mostar, existem várias construções do período austro-húngaro. Neles podem ser vistos inclusive a mistura de estilos arquitetônicos ociedntais e orientais. 

Entre os mais interessantes estão a Escola Secundária (1898) e os Banhos Públicos (1914).

 foto de construção austro-húngara, escola secundária
foto https://www.turizam.mostar.ba/

 prédio de banhos públicos, comstrução austro-húngaro
foto https://www.turizam.mostar.ba/


Mostar é uma cidade que nos deixa com vontade de retornar porque, com sua complexidade única e original, é um lugar que te encanta com sua história e sua cultura, resultado de um encontro entre Oriente e Ocidente, uma mistura de tesouros e essências que você ainda pode respirar, vagando pelas ruas antigas.

Que essa sua riqueza cultural nunca mais volte a ser ponto de discórdia e que seus habitantes lutem pela união e não pela separação. É disso que precisamos no mundo atual.

5. - Referências


Wikipedia - Mostar / Ponte Velha de Mostar

Historia / fotos Mostar Antiga - https://www.turizam.mostar.ba/

Outras Fotos  - HistoriacomGosto / Shutterstock / Wikimedia Commons