Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Música da Itália I

I. - Música Italiana


Consideraremos como música italiana aquela que provém da Itália independente se seu ritmo / tradição foi originada nesse local.

II. - Música folclórica / camponesa


A tarantela (em italiano tarantella) é uma dança popular do Sul da Itália e composição musical, em compasso binário composto, geralmente em modo menor, de caráter vivo e caracterizada pela troca rápida de casais.

Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se tornar rápida, quando todos trocam de direção. O ciclo ocorre algumas vezes, eventualmente ficando tão rápido que é muito difícil manter o ritmo. Em geral é conduzida por um cantor central e acompanhado por castanholas e tamborim.

Muito em voga entre os séculos XIV e XV na região da Campania, Itália, seu nome provém de Taranto, cidade da região da Puglia, no sul da Itália.




III. - Óperas


A música da Itália inclui  obras-primas da ópera como as de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini. 

Ópera  Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, música "O mio babbino caro". 




Montserrat Caballé


María de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch (Barcelona, 12 de abril de 1933 – Barcelona, 6 de outubro de 2018) foi uma famosa cantora lírica espanhola, soprano, considerada uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos.

Faleceu aos 85 anos devido a uma infecção na vesícula biliar.

IV. -Música erudita

Na música erudita temos na Itália a presença de Antonio Vivaldi, Domenico Scarlatti e Arcangelo Corelli.

Vivaldi


Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de março de 1678 — Viena, 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, atual Itália. Tinha o apelido de "O Padre Ruivo"  por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. 

Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").

Ele foi um dos mais virtuosos violinistas de seu tempo e um dos maiores compositores da música barroca. Considerado o músico italiano mais importante, influente e original de seu tempo, Vivaldi contribuiu significativamente para o desenvolvimento do concerto, especialmente o solista,  e a técnica de violino e orquestração . 

Julia Fischer


Julia Fischer (nascida em 15 de junho de 1983) é uma violinista e pianista clássica alemã. Ela ensina na Universidade de Munique de Música e Artes Cênicas e se apresenta até 60 vezes por ano.




V. - Tenores



O país também é conhecido pelo seus tenores famosos como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli e o mais pop e recente Il Volo.

Andrea Bocelli

Andrea Bocelli é um tenor, compositor e produtor musical italiano. Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli gravou nove óperas completas (entre as quais: La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns clássicos e populares, tendo vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo

Pequeno resumo biográfico


Andrea Bocelli nasceu na cidade de Lajatico em 1958. Filho de Alessandro e Edi Bocelli, Andrea cresceu na fazenda da família, a cerca de 40 km da cidade de Pisa. 

Aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. Andrea Bocelli nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego.  Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira fosse total.  Na infância, Andrea tocava órgão na igreja que se situava próxima à casa, onde ia todos os domingos com a avó. Também aos doze anos de idade venceu o prêmio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio", constituindo a primeira vitória numa competição musical. 

Após a conclusão do seu ensino médio, em 1980, Bocelli foi para a Universidade de Pisa, onde mais tarde foi graduado em Direito.  Depois de trabalhar por um ano como advogado, Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini, dedicando-se à música em tempo integral.


Con te Partiró

"Con te partirò" é uma clássica canção italiana crossover, escrita por Francesco Sartori (música) e Lucio Quarantotto (letra). Foi a primeira canção cantada por Andrea Bocelli no Festival de San Remo de 1995 e foi gravada em seu álbum do mesmo ano, Bocelli. 

O single foi lançado como lado-A com "Vivere" em 1995, ocupando sempre o topo das paradas, primeiro na França e depois na Bélgica, quebrando recordes de vendas de discos nesses países. É considerada a sua canção assinatura.






VI. - Pop _Contemporãneo


Além de artistas pop contemporâneos como Laura Pausini, Tiziano Ferro, Eros Ramazzotti, Vasco Rossi, Lodovica Comello e Elisa Toffoli, sendo esses os mais conhecidos fora do país.

Eros Ramazzotti


Eros Luciano Walter Ramazzotti Molina (Roma, 28 de outubro de 1963) é um cantor italiano nascido no bairro romano de Cinecittà, e que desde cedo revelou uma paixão instintiva pela música. 



Com apenas oito anos, recebeu a sua primeira guitarra das mãos de seu pai, ele próprio um cantor com algum sucesso em Itália. Aos dezoito anos, e já depois de ter decidido abandonar os estudos e tornar-se músico profissional, participou no concurso Voci Nuove di Castrocaro (Novas Vozes de Castrocaro) com a canção "Rock 80". Não venceu o concurso, mas logo chamou a atenção da pequena editora italiana DDD (Drogueria Di Drugolo), com a qual assinou o seu primeiro contrato discográfico.


Em 1982 estreou nas gravações com o single "Ad Un Amico", ao mesmo tempo que refinava o talento com o seu instrumento de escolha, a guitarra. Em 1984, venceu o Festival de Sanremo na secção de "Novas Vozes" (Voci Nuove) com a balada "Terra Promessa". Na edição seguinte do mesmo certame, interpretou o tema "Una Storia Importante", que foi incluído no seu álbum de estreia, Cuori Agitati de 1985.

Em 1986, foi o vencedor absoluto do mesmo certame com o tema "Adesso Tu", confirmando uma popularidade crescente, não só em Itália, mas também em alguns países da Europa.

Cose della vita

" Cose della vita "  é uma música originalmente lançada em 1993 por Eros Ramazzotti e incluída em seu álbum Tutte storie . O ranking mais alto do single foi o número 1 na Bélgica, o número 3 na Espanha e o número 4 na Itália. A versão original também foi um sucesso na Argentina, Chile, México e Uruguai no outono de 1996, ganhando forte rotação da TV. O videoclipe da música foi dirigido por Spike Lee .

A música viu um renascimento internacional através de uma versão bilíngue italiano-inglês, lançada no início de 1998 como um dueto com a cantora americana Tina Turner .




VII. Referências


wikipedia - textos

youtube - videos ; músicas;