Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2020

A história da música "Sozinho", Peninha - Três interpretações maravilhosas

1. - Peninha


 foto Peninha mais novoAroldo Alves Sobrinho, mais conhecido como Peninha, é um cantor, músico e compositor nascido em São Paulo, em 17 de fevereiro de 1953.

Peninha gravou o primeiro compacto em 1972, mas seu primeiro grande sucesso foi "Sonhos" (1977), incluído na trilha da telenovela "Sem Lenço, Sem Documento" e com milhares de cópias vendidas. O arranjo foi do maestro Hugo Bellard.

Músicas compostas por ele já foram gravadas por cantores como Tim Maia, Caetano Veloso, Fábio Júnior, Daniel, Alexandre Pires, Roberta Miranda, Paulinho Moska, José Augusto e Renata Arruda, entre outros.

A canção "Sonhos", seu maior sucesso, além de ter sido interpretada por Caetano Veloso, Paulinho Moska e Elymar Santos, foi regravada também em outros idiomas. 

Através de Caetano, Peninha conseguiu outro sucesso em "Sozinho", que ao se tornar tema da telenovela da TV Globo "Suave Veneno" vendeu um milhão de cópias em 1999. A música já tinha sido gravada antes por Sandra de Sá e Tim Maia, e Caetano registrou-a no disco "Prenda Minha".


2. História  da música


Origem da música

A música "Sozinho" na realidade foi composta no feminino, "Sózinha", e foi feita baseada em um relacionamento amoroso da filha de Peninha, Clariana, conforme descrito abaixo.


"Peninha escreveu a canção inspirado na filha, Clariana Alves, que tinha 14 anos e sofria por um namorado que a deixava muito só. Um dia, sem querer, ele escutou uma conversa da filha com o namorado ao telefone e, com o violão, fez a música, baseado na solidão que ela estava sentindo.
Conta-se que o relacionamento de Clariana, entre idas e vindas, durou mais de 5 anos. Ela diz  que sempre que o casal brigava, o namorado colocava a música e lhe dizia: “Pense bem”
A música marcou tanto o casal, que, mesmo depois de separados, o ex-namorado ligava para Clariana toda vez que ouvia a música.
“Nossos amigos chamam ele de ‘Sozinho’. Ele sempre fala que, se a gente não casar, eu vou estar velhinha e me lembrar dele toda vez que ouvir essa música. Pior é que vou. Nem que eu queira esquecer, vou conseguir.” (Clariana Alves)

foto da filha de Peninha e de seu namorado quando adolescentes
“Esta música foi baseada numa ligação, numa briga minha com um namoradinho de infância. E pelo que eu me lembro, eu estava na casa do meu pai e ele ouviu na extensão.”
(Clariana Alves)
“Ela estava falando ao telefone mas não estava legal… tinha alguma coisa rolando ali.”
(Peninha)
“Eu acho que o meu pai pescou esse desgaste no relacionamento de uma menina de 14, 15 anos, e fez esta música.”
(Clariana Alves)
“Esta música foi baseada num sentimento de solidão da minha filha Clariana. Eu não lembro exatamente em que ano eu fiz esta música. Eu lembro que foi no bairro da Aclimação, só com um violão… aliás, foi com esse violão aqui que eu fiz ‘Sozinho’ (mostrando o violão). Como eu fiz esta música baseada no sentimento dela, eu achei que tinha feito uma música teen.” (Peninha)

Gravações 


 foto de Peninha maduro
foto Peninha
O produtor musical Guto Graça Melo conta que pediu ao Peninha que enviasse uma canção para que o Fábio Jr gravasse em um disco que ele iria produzir (Fábio Jr. já havia gravado e feito muito sucesso com ‘Alma Gêmea’, também de Peninha). Peninha enviou ‘Sozinha’, mas a canção não foi muito bem aceita por Fábio. Resultado: Fábio não gravou. O disco seguinte que Guto Graça Melo produziu foi o de Sandra de Sá. O resto é história, Sandra gravou e atingiu a marca de 800 mil discos vendidos.


2. - A música Sozinho - Letra


Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois

Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho

Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho os meus desejos e planos secretos
Só abro pra você, mais ninguém

Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela de repente me ganha?

Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora

Ou você me engana
Ou não está madura


3. - Três versões


a) Sandra de Sá

O Guto Graça Melo me chegou com uma fita do Peninha tocando uma música no violão e fez a música ‘Sozinha’. Inclusive eu me debato muito quando falam: Ah vai cantar ‘Sozinho’?. E eu respondo: ‘Não, eu vou cantar ‘Sozinha’… o Tim e o Caetano cantam ‘Sozinho’, inclusive a real da música é essa!”
(Sandra de Sá)




b) Caetano Veloso

Caetano ouviu a canção pela rádio na voz da Sandra de Sá e decidiu cantá-la em seu próximo show, especialmente após descobrir que foi escrita por Peninha, embora assumisse sentir-se intimidado após ouvir outra versão - a de Tim Maia, descrita por Caetano como "arrasadora".



c) Tim Maia

“Passou-se um tempo, eu recebo um telefonema, a música já estourada, do Tim Maia:

– Gutão, é o Tim.
– Fala rapaz!
– Guto essa música da Sandra é muito legal, eu vou gravar.
– Pô, que barato! Fala com o Peninha, liga pra ele, avisa a ele!”
(Guto Graça Melo – Produtor Musical)




4. Referências

Site Qualdelas - Grande parte do texto retirado do site" http://qualdelas.com.br/sozinho-2/"

canal por trás da Canção - https://youtu.be/9BDFz1y1lNc