Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2020

A História da música "À Primeira Vista", Chico César. Intro Salif Keita

1. - Chico César


Francisco César Gonçalves, conhecido pelo nome artístico Chico César, é um cantor, compositor, escritor e jornalista nascido em Catolé do Rocha, Paraíba, em 26 de janeiro de 1964.

histórico resumido


foto de Chico César  Chico César nasceu no município de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, e aos dezesseis anos mudou-se para João Pessoa. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Na época da universidade, entrou para o grupo Jaguaribe Carne, onde fazia poesia de vanguarda

Pouco depois, aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos da Editora Abril, treinou violão,



Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha, e o sucesso o animou a deixar o jornalismo para dedicar-se somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club. Em 1995 lançou seu primeiro disco Aos Vivos e seu primeiro livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade (ed. Garamond).

Tornou-se nacional e internacionalmente conhecido em 1996 pela canção "Mama África". O videoclip da música ganhou o prêmio de "Melhor Videoclipe de MPB" no MTV Video Music Brasil (VMB) de 1997 e é considerado um dos marcos da MTV Brasil.

Em 2007 participou do filme Paraíba, Meu Amor, do cineasta suíço Jean Robert-Charrue, cuja música tema é de sua autoria. (fonte: wikipedia - Chico César)


2. - A Música "À Primeira Vista"






3. - Letra da Música


Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei
Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei
Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Prince, dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei
Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Salif Keita, dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei
Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan
Ohhh!
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan
Ohhhhh!
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan
Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
Amarazáia zoê, záia, záia
A hin hingá do hanhan
Ohhhhh!

 4. - Explicação 


   


5. Salif Keita



Salif Keïta (Djoliba, 25 de agosto de 1949) é um músico e cantor de Mali.



foto de Salif Keita   Conhecido como A voz de Ouro da África. Esta herança significa que Salif Keita nunca deveria ser um cantor, que é uma função desempenhada por Griots. A sua música é uma mistura de estilos de música tradicional da África Ocidental, Europa e América e no entanto mantendo estilo de música islâmica. Entre os instrumentos musicais mais utilizados por Salif Keita incluem-se balafons, Djembês, guitarras, koras, órgãos, saxofones, e sintetizadores.



Keita nasceu em Djoliba. Ele fora ostracizado devido ao seu albinismo que é um sinal de azar na cultura Mandinka. Ele abandonou Djoliba e foi viver em Bamako em 1967 para se juntar a banda Super Rail Band de Bamako.


Em 1973, Salif Keita juntou-se a banda Les Ambassadeurs. Keita e Les Ambassadeurs fugiram da instabilidade política do país, em meados de 70, para Abidjan, Costa do Marfim mudando o nome da banda para Les Ambassadeurs Internationales. Esta banda ganhou reputação internacional na década de 70 e em 1977 Keita recebeu o prêmio National Order do presidente da Guiné, Sékou Touré. Keita mudou-se para Paris em 1984 com o objetivo de prosseguir a sua carreira.


6. - Música de Salif Keita


Yamore



7. - Referências

Wikipedia - Chico César / Salif Keita

You tube - Músicas de Chico César e Salif Keita