Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2020

Os Pinguins da Patagônia Argentina

1. - Os Pinguins


pinguim é uma ave marinha e nadadora, característica do hemisfério sul, em especial na Antártida e ilhas dos mares austrais, chegado à Terra do FogoIlhas Malvinas e África do Sul, entre outros. Os pinguins chegam a nadar com uma velocidade de até 45 km/h, e passam a maior parte do tempo na água.

Apesar da maior diversidade de pinguins encontrar-se na Antártida e regiões polares, há também espécies que habitam nos trópicos como por exemplo o pinguim-das-galápagos. A morfologia dos pinguins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é fusiforme; as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as pele são impermeabilizadas através da secreção de óleos. 

Os pinguins alimentam-se de pequenos peixeskrill e outras formas de vida marinha, sendo por sua vez vítimas da predação de orcas e focas-leopardo.




                    Canto dos Pinguins, Ilha Martillo, 2018, vídeo HistoriacomGosto

O nome "pinguim" vem de uma outra ave, que habitava as regiões do Ártico e que foi extinta pela ação do homem, o arau-gigante (Pinguinus impennis). Quando os exploradores europeus descobriram no hemisfério Sul as aves conhecidas hoje como pinguins, eles notaram a aparência muito similar ao arau-gigante,  e as batizaram com esse nome, que persiste até a atualidade.
 Apesar de parecidos, araus e pinguins não têm nenhum parentesco próximo. O termo Pinguim é originário do galês pen gwyn, o antigo nome popular dos araus-gigantes nas ilhas Britânicas.
Os primeiros pinguins apareceram no registo geológico do Eocénico.

Anatomia

foto do Pinguim Imperador
Pinguim Imperador, foto Samuel Blanc,
Creative Commons
Os Pinguins são muito adaptados à vida marinha. As asas atrofiadas (não desenvolvidas) são inúteis para voo no ar, porém na água são muito ágeis. Na terra, os pinguins usam a cauda e asas para manter o equilíbrio na postura erecta.
Todos os pinguins possuem uma coloração por contraste para camuflagem (por um lado a cor branca confunde-se com a superfície refletiva da água, de outro ângulo a plumagem preta os torna menos visíveis na água).
Possuem uma camada isolante que ajudam a conservar o calor corporal na água gelada antártica. 

O Pinguim-imperador possui a maior massa corporal de todos os pinguins, o que reduz ainda mais a área relativa e a perda de calor. Eles também são capazes de controlar o fluxo de sangue para as extremidades, reduzindo a quantidade de sangue que esfria mas evitando as extremidades de congelar.


O pinguim-imperador é o mais alto e pesado dentre os animais de sua espécie. Sua altura pode ultrapassar 1,2 m e pesar até 45 quilos. Seu dorso e cabeça são pretas, seu peito na cor branca e levemente amarelado próximo à cabeça e o bico laranja. Apresenta uma linha bem definida na divisão das cores.


Seu habitat natural são as águas geladas da Antártida. O pinguim-imperador suporta temperaturas inferiores a 50º negativos.
Eles frequentemente se agrupam para conservar o calor e fazem rotação de posições para que cada pinguim disponha de um tempo no centro do bolsão de calor.
Eles podem ingerir água salgada porque as glândulas supraorbitais filtram o excesso de sal da corrente sanguínea. O sal é excretado em um fluido concentrado pelas passagens nasais.


Pinguim de Magalhães


 foto do Pinguim de Magalhães pinguim-de- magalhães ( Spheniscus magellanicus ), também chamado de pinguim da Patagônia , é uma espécie de ave da família de pinguins, que nidifica nas Ilhas Malvinas e nas costas e ilhas da Patagônia na Argentina e no Chile , migrando para o norte no inverno, atingindo as águas do Uruguai e sudeste do Brasil com temperaturas mais quentes, sendo uma espécie errante na AustráliaPeruColômbia, e outras ilhas do Atlântico Sul É o mais numeroso do gênero SpheniscusAs outras espécies deste gênero são o pinguim Africano, o pinguim de Humboldt e pinguim de Galápagos .

O pinguim-de-Magalhães tem estatura média 70 cm e seu peso varia entre 4 - 6kg. Sua temperatura corporal varia de entre 39 e 41 graus Celsius (°C) e tolera temperaturas ambientais de entre 0 e 30°C. A sua plumagem é negra nas costas e nas asas; e branca na zona ventral e no pescoço. A maior parte dos exemplares tem na cabeça uma risca branca, que passa por cima das sobrancelhas, contorna as orelhas e se une ao pescoço. Além disso, tem uma risca negra e fina na barriga em forma de ferradura. Os olhos, bico e patas são negras. Essa ave vive em torno de 25 anos.

População


Os pinguins, como outras aves marinhas, são caracterizados por viverem por um longo período de tempo, uma vez que têm baixas taxas de mortalidade, principalmente quando adultos, e também só liberam os filhotes quando eles já têm alguns anos de vida. 

Reprodução


Eles nidificam em colônias em certos lugares da costa, selecionando para esse fim solos moles onde podem cavar seus ninhos, embora também possam nidificar sob arbustos ou outras proteções. Os locais são usados ​​ano após ano e, à chegada, os animais escolhem e recondicionam as cavernas pré-existentes para a nova postura. Embora prefiram terrenos adequados perto do mar, foram encontrados ninhos a até um quilômetro da costa.



 foto da praia da Ilha artillo recheada de pinguins
Ilha Martillo, 2018, foto HistoriadeGosto


A chegada dos pássaros ocorre em setembro, para preparar os ninhos e fazer o acasalamento. A deposição dos ovos ocorre no mês de outubro e costuma ser de dois ovos. A gestação dura quarenta e dois dias, durante os quais os dois pais se revezam meditando e vão alimentar o mar. Os filhotes têm um uniforme cinza sujo e, em fevereiro, são praticamente auto-suficientes.


Em abril, começa a migração para os mares brasileiros, de onde retornam após seis meses para reiniciar o ciclo.

Reprodução dos Pinguins de Magalhães



O pinguim-de-magalhães é quem cria seus ninhos em colônias muito populosas como na costa da Patagônia, Argentina, Chile e Ilhas Malvinas. Sua época de reprodução acontece entre setembro a fevereiro. Essas aves formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação.Os ninhos delas são construídos no chão ou em pequenas tocas. A fêmea coloca dois ovos que tem a cor branca e tamanhos similares com o intervalo médio de quatro dias e levam entre 39 e 42 dias a incubar. 



 foto dos pinguins de Magalhães ainda filhotes



Os filhotes nascem com aproximadamente 100g e sua alimentação é feitas por ambos os pais durante, aproximadamente, dois meses. Após esse período os filhotes se tornam independentes. Sendo essa ave uma espécie migratória ela tem o costume de abandonar os sítios reprodutivos após o período de reprodução e se deslocam por correntes oceânicas em busca de uma grande quantidade de alimento.


Características Interessantes dos Pinguins de Magalhães


  • Apesar de serem aves os pinguins não voam.As suas asas são curtas e servem de nadadeiras.
  • Como os pinguins não respiram debaixo d’água onde podem ficar, em apneia, por até 15 minutos. 
  • Os pinguins enxergam melhor dentro da água do que do lado de fora.
  • O pinguim-imperador pode mergulhar até 300 metros de profundidade, onde quase não chega nenhuma luminosidade dos raios solares.
  • Os pinguins são monogâmicos durante uma gestação. Eles permanecem como um casal cuidando do filho e se revezando na alimentação por cerca de dois meses.

 foto de dois pinguis de Magalhães ainda pequenos junto ao seu ninho
pinguim de magalhães, foto 2018, HistoriacomGosto


  • Os pinguins todo ano voltam para se reproduzir no mesmo local em que nasceram.
  • Tanto o macho como a fêmea se revezam na tarefa de chocar os ovos. 
  • Existem entre 16 e 18 espécies de pinguins e todas vivem no hemisfério sul.


 foto de cartaz com as diversas espécies de pinguins no mundo exibida no Museu de Ushuaia
Museu de Ushuaia, 2018, foto de HistoriacomGosto


  • Os fósseis indicam que os pinguins mais antigos existiram há mais ou menos 60 milhões de anos, o que quer dizer que um ancestral dos pássaros que nós conhecemos hoje sobreviveu a extinção em massa dos dinossauros. 

2. - A Patagônia Argentina


Ushuaia


Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. Seu nome provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda), e é pronunciado em castelhano uˈswaʝa.


 foto da baía de Ushuaia vista do mar
Ushuaia, 2018, foto de HistoriacomGosto



Sua região foi habitada pelo homem há milhares de anos, e foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas. Estes, porém, logo desapareceram sob o impacto da aculturação e da devastação causada por epidemias trazidas pelos colonizadores.


A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.

Canal Beagle


O Canal de Beagle é cortado ao centro por uma linha imaginária que divide Argentina e Chile. Assim,navegamos por águas argentinas, mas apreciamos também as montanhas e ilhas do lado chileno do canal.

Esta é uma navegação que nos dá uma bela visão do que chamamos "Fim do Mundo", onde só o que resta mais ao sul, é o gelo antártico. 


Um lindo passeio apreciando lobos marinhos, aves locais e a majestosa Cordilheira dos Andes - que junto ao mar proporciona visão ainda mais deslumbrante. 


Embarcamos no porto turístico do Canal Beagle. 



 foto do mapa com a localização do canal Beagle
Localização do Canal Beagle, Limite Argentina e Chile



Farol Les Eiclareurs



O Farol Les Eclaireurs, nome francês que significa “Os Iluministas” ou “Os Escoteiros”, está situado em uma ilha no Canal Beagle – estreito que separa as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo.


foto do farol Les Eiclaeurs
Farol Les Eiclaeurs, 2018, foto HistoriacomGosto


A torre possui cerca de 11 metros de altura e 3 metros de largura em sua base. Sua iluminação alcança até 14 km de distância e o acendimento é automático, assim que a luz natural se acaba.

Estância Harberton



Harberton é a fazenda mais antiga do setor argentino de Terra do Fogo (TF). Seu fundador, Thomas Bridges, era um órfão encontrado em uma ponte em algum lugar da Inglaterra e posteriormente adotado por um missionário anglicano, o Rev. GP Despard. Em 1856, aos 13 anos, foi levado com sua família adotiva para a ilha de Keppel (Vigia), nas Ilhas Malvinas (Malvinas), onde estava sendo estabelecida uma estação de missão agrícola. Lá, ele aprendeu Yahgan, a língua do povo Yámana da TF, que foi levada para o treinamento. Em sua primeira viagem à Terra do Fogo, em 1863, ele conseguiu falar com os fuegianos e explicar o que a Missão queria fazer. Ele fundou a Missão Anglicana em Ushuaia em 1870, estabelecendo lá permanentemente com sua esposa, Mary Ann Varder, e sua filha pequena Mary, em 1871.
Em 1884, ele recebeu a primeira expedição argentina à Terra do Fogo, que montou a subprefeitura em Ushuaia. Dois anos depois, depois de trinta anos com as missões Keppel e Ushuaia, Bridges recebeu a cidadania argentina e uma doação de terras do Congresso Nacional da Argentina, sob Julio A. Roca, em reconhecimento por seu trabalho com os nativos e com marinheiros naufragados na região de Cape Horn . 

foto da Estância Haberton
Estância Harberton, 2018, foto HistoriacomGosto

A fazenda que ele fundou, inicialmente denominada Downeast, está localizada a 60 milhas náuticas (60 km) a leste de Ushuaia. Foi nomeado Harberton após o local de nascimento de sua esposa em Devon, Inglaterra, e foi a primeira empresa produtiva em Tierra del Fuego (empresas anteriores, como selagem, caça às baleias e escavação de ouro, eram todas exploradoras).
Harberton agora pertence aos netos dos filhos de Thomas Bridges, Will e Lucas. Seu gerente, Thomas D. Goodall, é bisneto da quarta geração do fundador e vive na fazenda na casa original de 1887 com sua família, membros da quinta e sexta gerações.

Isla Martillo


A Isla Martillo, mais conhecida como Pinguinera, é uma ilha do Canal de Beagle procurada pelos pinguins em seu período de reprodução. O lugar recebe colônias de pinguins de Magalhães e pinguins-reis durante o verão, ou entre outubro e meados de abril - período mais quente do ano; portanto, só é possível ver pinguins durantes esses meses. 


 Foto da praia da Ilha Martillo com muitos pinguins
Praia da Ilha Martillo, 2018, foto HistoriacomGosto


Os pinguins escolheram uma região muito bonita para migrar. A Isla Martillo é pacata, tem praias bonitas e está cercada por verde e montanhas. O visual é realmente paradisíaco, mas o frio é forte e o local sofre muito com os ventos - vá agasalhado.

3. - Referências


Wikipedia - Pinguins / Ushuaia / Canal Beagle 

HistoriacomGosto - Maioria das fotos

site oficial: estanciaharberton

site de turismo: brasileiros em ushuaia