I. Alceu Valença
Alceu Paiva Valença é um cantor, compositor, instrumentista e advogado pernambucano. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.
Nasceu no interior de Pernambuco, São Bento do Una, em 01 de julho de 1946, nos limites do agreste com o sertão. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas músicas.
Alceu Valença junto com Geraldo Azevedo formam um par excelente da cultura pernambucana na música pop.
Resumo Histórico
O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Orestes Alves Valença, que era poeta e violeiro.
Alceu mudou-se para o Recife com 10 anos e lá estudou e formou-se em direito em 1969, mas logo abandonou a profissão.
Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada aconteceu. Não obteve nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.
O sucesso para Alceu aconteceu praticamente em 1980, quando ele lança o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome faz sucesso nas rádios de todo o país. Aí então se foi revelando o nome de Alceu Valença para o grande público. Nessa maré de sucesso ele apresenta-se em vários estados brasileiros.
A música Anunciação, foi composta em 1983 e foi lançada no disco Anjo Avesso. A música fez muito sucesso e várias interpretações surgiram para o significado da letra e do título da música. Vejam abaixo contada pelo próprio Alceu.
II. - A História da Música Anunciação - 1983
Muito se tem falado sobre a origem / motivação da música "Anunciação" de Alceu Valença. A interpretação óbvia é do significado religioso "A Anunciação" feita pelo anjo Gabriel a Maria sobre a vinda de Jesus. A segunda que também tem um viés poético se refere ao nascimento de seu filho que estava por vir. A terceira é simplesmente referente a vinda da pessoa amada expressando a felicidade. A quarta é política, diz-se que seria o anuncio do final da ditadura militar e da vinda da democracia. Vejamos pela voz do próprio cantor qual foi a sua origem.
"Em 1983, eu estava brincando com uma flauta no jardim da minha casa em Olinda. Lembro até hoje, era uma flauta simples que comprei de um hippie no Rio Grande do Sul. Foi aí que me surgiu a melodia de Anunciação. Minha namorada ouviu aquilo e falou: ‘Que música bonita essa que você está tocando!‘. Inspirado, saí tocando pelo quintal e lá estavam as roupas no varal. Fui até a rua, e ouvi o sino da catedral… isso tudo foi colocado na letra da música depois."
No fundo não sabemos o que vem dos nossos corações e o que o Espírito Santo sopra em cada momento nas nossas vidas. Se temos coisas bonitas dentro de nós é natural que as nossas expressões também sejam belas.
III. A letra da Música "Anunciação"
Na bruma leve das paixões que vêm de dentro Tu vens chegando pra brincar no meu quintal No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento E o Sol quarando nossas roupas no varal Na bruma leve das paixões que vêm de dentro Tu vens chegando pra brincar no meu quintal No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento E o Sol quarando nossas roupas no varal Tu vens, tu vens Eu já escuto os teus sinais Tu vens, tu vens Eu já escuto os teus sinais A voz do anjo sussurrou no meu ouvido Eu não duvido, já escuto os teus sinais Que tu virias numa manhã de domingo Eu te anuncio nos sinos das catedrais Tu vens, tu vens Eu já escuto os teus sinais Tu vens, tu vens Eu já escuto os teus sinais Ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah Ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah Ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah ah-ah… |