1. Pienza
Pienza é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 2.076 habitantes. Estende-se por uma área de 122 km², tendo uma densidade populacional de 18 hab/km².
estradinha de chegada à Pienza, foto HistoriacomGosto |
Faz fronteira com Castiglione d'Orcia, Chianciano Terme, Montepulciano, Radicofani, San Giovanni d'Asso, San Quirico d'Orcia, Sarteano, Torrita di Siena, Trequanda.
O Vale em torno de Pienza é uma das regiões mais bonitas da Toscana e chama-se Val d'Orcia. Pienza é o centro artístico mais renomado da região.
2. História Resumida da cidade
A história de Pienza então concentra-se em apenas seis anos (1458 a 1464), período do pontificado de Pio II, o cidadão mais ilustre da localidade.
Eleito Papa, Pio II em uma viagem para Mântua atravessa a sua vila natal e constatando o alto grau de deterioração, decide a construção de uma nova cidade sobre a vila. Ele encarrega para a tarefa, o arquiteto fiorentino Bernardo Rosselini
O projeto tomou forma em poucos anos com a construção da Catedral, do Palazzo Piccolomini e outros edifícios e deu origem a uma cidade harmoniosa com formas típicas do século XV. .
A morte prematura do Papa Pio II também encerrou a história da nova cidade, que desde então passou por mudanças limitadas.
3. Pio II -(1405 a 1464)
Enea Silvio Piccolomini nasceu de nobre família Sienesa em 1405 em Corsignano. Concluiu seus estudos em leis em Siena e seguiu um padre a Basiléia, ns Suíça, onde a Igreja eestava rewalizando um Concílio.
Talentoso e ambicioso, era um intelectual, excelente orador e hábil diplomata. Fez uma brilhante carreira longe de casa e veio a se tornar o secretário do Imperador do Sacro Império Romano, Frederico III e seu poeta da corte.
Enviado para Roma, conseguiu realizar a difícil tarefa de reconciliar o Papa com o Imperador. Com isso ele se aproximou da Igreja e o Papa lhe ofereceu o bispado de Siena; Aceitando aos 45 anos de idade, Enea mudou substancialmente seu modo de vida. Aos 53 anos sem expectativa alguma, foi eleito Papa.
Tinha dois sonhos no papado: O primeiro era organizar uma cruzada para Constantinopla para liberá-la dos Turcos. O outro era transformar o burgo onde tinha nascido em uma cidade ideal.
A sua cultura humanista lhe levará a se posicionar contra a escravatura e a perseguição aos judeus.
Ele foi autor de diversas obras inclusive uma com a história de sua vida, intitulada Comentários. A única autobiografia já feita por um papa. Ele também editou a primeira bula condenado a escravidão
Morreu aos 59 anos em Ancona, esperando a frota armada que o levaria a combater os turcos.
4. - Monumentos Históricos de Pienza e suas ruas
Grande parte da significativa herança histórica e artística de Pienza está concentrada na praça dedicada ao papa Pio II. Mais isolada temos a Catedral di Santa Maria Assunta, em frente temos o Palazzo Comunale, e ao lado os Palazzo Piccolomini e Palazzo Bórgia.
4.1 - Entrada da parte histórica
Porta al Prato |
A parte histórica é constituída de uma pequena cidade murada. Entra-se pela Porta al prato, segue-se pela única rua, Corso Il Rosselino, chega-se à Praça Pio II, e caso queiram atravessa-se a cidade até a porta al Ciglio.
Na subida passa-se por lojas de artesanato, lojas de queijo, pequenos restaurantes, ...,.
Comer um tramezzini (sanduíche) de prosciuto com pecorino é uma obrigação de quem visita Pienza.
4.2 Piazza Pio II com Palazzo Comunale
A Piazza Pio II é o coração da cidade e onde se encontram a Catedral, o Palazzo Piccolomini, o Museu do Palazio Episcopal, ...,. Não é uma praça grande. As construções são praticamente vizinhas umas das outras.
Piazza Pio II, Pienza, foto HistoriacomGosto |
4.3 - Catedral di Santa Maria Assunta
A Catedral, que fica no local da antiga igreja paroquial de Santa Maria, mas orientado de maneira diferente, foi pensada para ser inserida cenograficamente na praça principal da cidade, a Piazza Pio II , quanda foi construída pela vontade do Papa Pio II Piccolomini entre 1459 e 1462 por Bernardo Rossellino durante a renovação da cidade .
Catedral de Pienza, foto HistoriacomGosto |
Parte interna - Nave e Símbolo Papal
O interior, ainda estruturalmente ligado ao estilo gótico , é dividido em três naves, todas da mesma altura, a nave mediana é apenas mais larga que as naves laterais. Duas fileiras de pilares com meias-colunas anexas e capitéis decorados, erguidos acima dos pilares, dividem os corredores.
|
|
|
|
4.4 - Palazzo Piccolomini
O palácio, também chamado de Pontifical , também foi encomendado pelo Papa Pio II , a Bernardo Rossellino , como parte do projeto de reconstrução de Pienza como uma cidade ideal. Projetado na segunda metade do século XV (depois de 1459 ), foi inspirado no Palazzo Rucellai em Florença , por seu para sua realização . O palácio é um dos primeiros exemplos da arquitetura renascentista .
Nos últimos tempos, o palácio também tem sido usado como cenário para várias cenas de filmes. "Romeu e Julieta" de Zefirelli, "O Arquidevil" com Vittorio Gassman e o filme "Le agradável noites" sempre com Gassman e Ugo Tognazzi .
parte interna
jardim do palácio com vista para o Val d'Orcia, foto HistoriacomGosto |
4.5 O Palacio Episcopal - Museu Diocesano
O Museu Diocesano foi inaugurado em 1998 no recentemente renovado Palazzo Vescovile (palácio episcopal) e substituiu o agora venerável Museo della Cattedrale, instalado desde 1901 no Palazzo dei Canonici.
O Palacio episcopal em frente, com suas 8 janelas |
O antigo palácio gótico foi doado pelo papa Pio II ao cardeal Rodrigo Borgia (futuro papa Alexandre VI ), que na época era seu colaborador mais próximo ocupando o cargo de vice-chanceler da Igreja Católica; ele a reestruturou durante o século XV para torná-lo sua residência.
Hoje o Museu abriga uma preciosa coleção de obras de arte medievais e modernas vindas da catedral e do território da antiga diocese de Pienza: organizadas em 11 salas, segundo um arranjo e um critério quase sempre cronológico, é possível admirar não apenas pinturas, trípticos e retábulos, mas também jóias, móveis sagrados, tapeçarias e esculturas de madeira.
Madona com Criança
Madona com Criança
O trabalho extraordinário, parte central de um políptico, retrata com extrema elegância a Madonna e a Criança que, abandonadas com ternura no braço materno e com a cabeça reclinada para trás, parecem olhar para ela com um doce e delicado movimento de carinho. Nesta obra-prima da pintura de Siena, Pietro Lorenzetti assimilou as novidades introduzidas pela pintura de Duccio di Buoninsegna e adquiriu com extremo entusiasmo os ensinamentos de Giotto.
Madona e Criança, Pietro Lorenzetti ( 1306 a 1345) |
5.0 Queijo Pecorino de Pienza
Produto de anqiquíssima origem como testemunham os recipientes para o trabalho com leite, encontradas em um sítio pre-histórico vizinho à Pienza, O Pecorino que se chamava simplesmente cacio, faz desde muito tempo, parte da tradição alimentar local.
O queijo é feito exclusivamente com leite de ovelha. Os rebanhos se alimentam livremente em locais ricos de ervas aromáticas que dão ao leite a ao queijo seu sabor inconfundível.
Além disso, existe um conjunto de regras para serem seguidas para o produto ser considerado um autentico pecorino de Pienza.
As técnicas de produção são tradicionais com o uso de coalho vegetal, cura natural lenta e umedecimento das crostas / cascas com óleo de oliva para evitar que ressequem.
Embora cada produtor tenha o seu próprio método, os tipos de pecorino são comumente reduzidos a cinco:
Além disso, existe um conjunto de regras para serem seguidas para o produto ser considerado um autentico pecorino de Pienza.
Loja de queijos de qualidade em Pienza, foto historiacomgosto |
As técnicas de produção são tradicionais com o uso de coalho vegetal, cura natural lenta e umedecimento das crostas / cascas com óleo de oliva para evitar que ressequem.
Embora cada produtor tenha o seu próprio método, os tipos de pecorino são comumente reduzidos a cinco:
- fresco (curado em menos de 30 dias). Doce e delicado. Massa macia. Disponível apenas nos meses em que as ovelhas produzem leite.
- semicurado (até 60 dias de cura). Doce e moderamente aromático. Massa compacta, crosta esfregada com tomate.
- curado (até 06 meses de cura) muito curado (até 18 meses de cura). Sabor intenso e persistente, massa densa e que se fragmenta fácilmente.
pecorino curado no feno |
- fermentado (os últimos meses de cura ficam em recipiente fechado com bagaço de uva ou folhas de nozes.
- picante (speziato) - são queijos semicurados ou curados, com adição de pimenta, chili, ou trufas.
6.0 - O Val d'Orcia
Pienza situa-se no belíssimo Val d'Orcia. Essa região engloba Montepulciano, Monticchiello, Pienza, San Quirico d'Orcia, Castigliano d'Orcia, Montalcino. Entre os vilarejos as paisagens são belíssimas com campos de feno, ciprestes, plantações de oliva, videiras, campos de girassóis, ...,.
Breve descição do Val d'Orcia
Terra dura e selvagem o Val d'Orcia começa a transformar-se em torno do ano 1.000, quando a estrada que vem do norte para Roma se torna muito importante. É a via Francigena que é assim chamada por causa das filas de franceses, cruzados, peregrinos e mercadores que vão percorrer essa estrada nos séculos seguintes.
Ao longo dessa estrada cada vez mais frequentada se localizam pensões, igrejas, abadias, castelos, e povoados fortificados que hoje caracterizam a paisagem.
Na vinda de Montepulciano para Pienza encontramos o belo vilarejo de Monticchiello e na saída para Montalcino passamos pela emblemática San Quirico d'Orcia e no caminho encontramos a famosa capela da Madona di Vitaleta.
Capela da Madona di Vitaleta, foto historiacomgosto |
7. 0 Referências
Pienza - kmZero
Pienza - wikipédia
Pio II - wikipédia
Pienza - wikipédia
Pio II - wikipédia
fotos e notas de viagem - HistoriacomGosto