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quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Arquitetura de Igrejas - Estilo românico

I - A arquitetura de Igrejas - Estilo Românico ou romanesco



A arquitetura românica é o estilo arquitetônico que surgiu na Europa, mais precisamente no Ducado da Normandia, no século X, fortemente inspirado na Arquitetura da Antiga Republica Romana (509 a.C. - 27 a.C.) e evoluiu para o estilo gótico por volta do ano 1100. Caracteriza-se por construções austeras e robustas, com paredes grossas e minúsculas janelas, cuja principal função era resistir a ataques de exércitos inimigos e invasões bárbaras.



foto da Catedral de Speyer Alemanha em tijolo aparente, duas torres e uma abside
Catedral de Speyer, Alemanha, foto de chbaum em shutterstock.com

A arquitetura românica é o primeiro grande estilo universal que a Europa criou depois do declínio da civilização greco-romana, Seu desenvolvimento estava plenamente estabelecido por volta de 1060, mas as primeiras mudanças ocorreram em tempos diferentes de acordo com as regiões. 

O dinamismo monástico, de profundas aspirações religiosas e morais, e a espiritualidade das rotas de peregrinação em uma Europa voltada à paz, comandaram o nascimento da arte romana e contribuíram na confecção de um estilo realmente novo e de uma profunda originalidade. A vontade de liberar a igreja da tutela dos poderes seculares, as cruzadas, a reconquista cristã na Espanha, o desaparecimento do patronato real ou principesco fêz da arte românica a arte de toda a cristandade medieval

II. - Elementos da arquitetura românica


Combinando características de antigos edifícios romanos e bizantinos e outras tradições locais, a arquitetura românica é conhecida pela sua enorme robustez, paredes grossas, arcos redondos, pilares resistentes, abóbadas de berço , grandes torres e arcadas decorativas.

Cada prédio tem formas claramente definidas, frequentemente de plano simétrico muito regular; a aparência geral é de simplicidade quando comparada com os edifícios góticos que se seguiriam. O estilo pode ser identificado em toda a Europa, apesar das características regionais e materiais diferentes.

II.1 - Sé de Lisboa - Fachada simples e Abóbada de Berço


foto da fachada da Sé de Lisboa - simples com duas torres
Fachada simples, foto Dimbar76
 foto do interior, nave principal, abóbada de berço
Interior com abóbada de berço, foto de
Diego Delso, delso.photo, License CC-BY-SA

Os maiores grupos de sobreviventes do românico estão em áreas menos prósperas em períodos subsequentes, incluindo partes do sul da França , da Espanha rural e da Itália rural. Essas áreas  ão reconstruíram suas igrejas no estilo gótico dominante no período posterior. 

II.2 - Abóbada de berço



Abóbada de berço, também referida como abóbada cilíndrica, é um tipo de abóbada construída como um arco contínuo de volta perfeita.

É um elemento arquitetônico característico da arquitetura romana, retomado posteriormente pela arquitetura do Renascimento. A abóbada de berço apresentava duas desvantagens: o excesso de teto de alvenaria, que podia provocar sérios desabamentos, e a reduzida luminosidade interna resultante das janelas estreitas. A abertura de grandes vãos era impraticável, por enfraquecer as paredes e aumentar o risco de desabamentos.


diagrama mostrando diferenças entre abóbada de berço e abóbada de aresta
À esquerda: Abóbada de Berço, à direita, Abóbada de Aresta


II.3 - abóbada de aresta


A abóbada de aresta é um elemento arquitetónico que consiste numa abóbada formada pela intersecção de duas abóbadas de berço com a mesma flecha. Os seus arcos mestres limitam um tramo.
As partes divisórias se chamam nervuras . O peso é descarregado sobre os pilares e a pressão lateral sobre contrafortes.

II.4 - Exemplos de elementos da arquitetura românica



a) Estilo com abside cilíndrica

 esquema de arquitetura romana com abside cilíndrica
Esquema de arquitetura romana, autor não identificado

b) Estilo Igreja italiana


 esquema de igreja com duas torres arquitetura romana
esquema de arquitetura romana, autor não identificado



c) Estilo Igreja / Abadia

esquema usado em Abadia com fachada de torres altas e abside cilindrica
esquema de arquitetura romana, autor não identificado



III. - Religião, Monasticismo, Peregrinação e Cruzadas


a) Religião


Em toda a Europa, entre o final dos séculos 11 e 12 viu-se um crescimento sem precedentes no número de igrejas. Algumas dessas igrejas, tanto as grandes como as  pequenas, permaneceram quase intactas enquanto outras foram completamente alteradas nos séculos posteriores. 

Muitas dessas igrejas são bastante conhecidas, como Santa Maria in Cosmedin, em Roma, o Batistério de Florença e San Zeno Maggiore, em Verona.  Na França, as famosas abadias de Aux Dames e Les Hommes em Caen e Mont Saint-Michel datam deste período, assim como as abadias da rota de peregrinação a Santiago de Compostela.


a.1 - Fachada da Igreja de São Zeno


A igreja de San Zeno constituiu o modelo para todos os edifícios romanescos subsequentes em Verona. Construída de tufo de cor creme , a fachada é dividida em três componentes verticais, a nave central encimada por um frontão e os dois corredores com telhados inclinados, todos apoiados em pequenas arcadas cegas pendentes. As interseções das três partes são marcadas por pilastras angulares que terminam em capitéis abaixo do frontão.


foto da fachada da Basílica de San Zeno em Verona
Basilica de San Zeno em Verona, foto de Franco2005rsm em Wikipedia


a.2 - Basílica de Saint Sernin - Toulouse


A Basílica de Saint-Sernin de Toulouse está localizada na cidade de Toulouse, França.

A igreja foi consagrada em 1096 pelo papa Urbano II e elevada à categoria de basílica em 1878. Foi um dos mais importantes centros de peregrinação do ocidente na Idade Média. É a maior igreja românica conservada na Europa.


 foto da fachada da Basílica de Saint Sernin em Toulouse
Exterior da Basílica Saint Sernin, foto de Don-Vip licensa Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported


a.3 - Igreja São Pedro de Rates


A Igreja de São Pedro de Rates, também referida como Igreja Românica de Rates, localiza-se em São Pedro de Rates, concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, em Portugal. Constitui um dos mais importantes monumentos românicos medievais no então emergente reino de Portugal, dada a relevância das formas arquitectónicas e escultóricas.

Situada junto à bacia do rio Ave, é um dos mais importantes mosteiros beneditinos clunicenses e está ligado à lenda de São Pedro de Rates, mítico primeiro bispo de Braga, "primaz das Espanhas" (reinos da Península Ibérica).


foto da fachada da Igreja de São Pedro de Rates, Portugal
Fachada da Igreja de São Pedro de Rates, foto site da cidade


b) Monasticismo 


O sistema monástico no qual os religiosos se tornam membros de uma ordem, com laços comuns e um domínio comum, vivendo em uma comunidade mutuamente dependente, e não como um grupo de eremitas vivendo próximos mas essencialmente separados, foi estabelecido pelo monge Bento no 6o século. 

Os mosteiros beneditinos espalharam-se pela Itália por toda a Europa, sendo sempre de longe os mais numerosos. Eles foram seguidos pela ordem Cluniac, os Cistercienses, Cartuxos e Agostinianos. Durante as Cruzadas , as ordens militares dos Cavaleiros Hospitalários e dos Cavaleiros Templários foram fundadas.


b.1 - Igreja de Saint Nectaire, Monte Cornadore


A igreja de Saint-Nectaire, dedicada a Saint Nectaire Auvergne , é uma igreja de estilo românico Auvergne que fica no Monte Cornadore em Saint-Nectaire, no departamento francês de Puy-de-Dôme e na região Auvergne Rhone-Alpes .


foto da Igreja de Saint Nectaire com duas torres retangulares baixas de um lado e outro lado com abside cilíndrica
Igreja de Saint Nectaire, foto de Cancre, GNU Free Documentation License version 1.2


Os mosteiros, que às vezes também funcionavam como catedrais, onde essas  tinham corpos de clérigos seculares, muitas vezes vivendo em comunidade, eram uma importante fonte de poder na Europa.


b.2 - Basílica Sacre Coeur Paray-le-Monial


foto da Basílica de Sacre Couer, Paray le Monial
Basilique_Sacré-Cœur, Paray_le_Monial, foto de Chabe01,  licença Creative Commons 

Os bispos e os abades dos mosteiros importantes viviam e funcionavam como príncipes. Os mosteiros eram os principais lugares de aprendizagem de todos os tipos. Bento ordenou que todas as artes fossem ensinadas e praticadas nos mosteiros. Dentro dos mosteiros, os livros eram transcritos à mão, e poucas pessoas fora dos mosteiros podiam ler ou escrever.  


b.3 - Abadia de Cluny



Na França, a Borgonha era o centro do monaquismo (monasticismo). O enorme e poderoso mosteiro de Cluny teria um efeito duradouro sobre o desenho de outros mosteiros e o desenho de suas igrejas. Infelizmente, muito pouco da igreja da abadia em Cluny permaneceu; a reconstrução "Cluny II" de 963 desapareceu completamente, mas temos uma boa idéia do projeto de "Cluny III" de 1088 a 1130, que até o Renascimento continuava sendo o maior edifício da Europa.


Esquema da Abadia de Cluny com Igreja com torre retangular e abside cilídrica
esquema da abadia de Cluny, autor não identificado


Entre o século 10 e 12, a Abadia de Cluny foi o centro de um verdadeiro império monástico europeu, na qual a autoridade se estendia em mais de 1100 conventos e mais de 10 000 monges. Um ditado diz que « Por toda parte, onde o vento sopra, a Abadia de Cluny estava».


c) Peregrinações e Cruzadas



Um dos efeitos das Cruzadas , que tinham a intenção de retirar os lugares santos da Palestina do controle islâmico, era estimular um grande fervor religioso, que por sua vez inspirou grandes programas de construção. A nobreza da Europa, após um retorno seguro, agradecia a Deus com a construção de uma nova igreja ou pelo aperfeiçoamento de uma antiga. Da mesma forma, aqueles que não retornaram das Cruzadas poderiam ser adequadamente celebrados por sua família em uma obra de construção.

As Cruzadas resultaram na transferência, entre outras coisas, de um grande número de relíquias sagradas de santos e apóstolos. Muitas igrejas, como Saint-Front, Périgueux , tinham seu próprio santo, enquanto outros, principalmente Santiago de Compostela , reivindicaram os restos mortais e o patrocínio de um poderoso santo, neste caso um dos Doze Apóstolos. 

Santiago de Compostela, localizada perto da Galiza (atual Espanha) tornou-se um dos destinos de peregrinação mais importantes da Europa. A maioria dos peregrinos viajou pelo Caminho de Santiago a pé, muitos deles descalços como sinal de penitência. Eles se moveram ao longo de uma das quatro principais rotas que passavam pela França. 

c.1 - San Martin de Tours - Fromista


A igreja de San Martin de Tours de Frómista em Frómista , província de Palencia, Espanha, foi construída no século 11 em estilo românico . Está localizado no Caminho de Santiago para Santiago de Compostela.


 Foto da igreja de San Martin de Frómista
Igreja de San Martín de Frómista, foto de  Santiperez licensa creative commons

San Martín tem um exterior tipicamente românico. A fachada de três níveis mostra a altura diferente da nave e dos corredores do interior; nos lados são duas torres de sino cilíndricas. O transepto é tão alto quanto a nave central. Horizontalmente, não excede os corredores. No cruzamento, o interior se estende para cima em uma cúpula octogonal. A nave e o corredor, cobertos com abóbadas de berço , terminam com três absides.

Outra foto da Igreja de San Martin de Fromista
foto de  Santiperez licença Creative Commons, wikimedia

A igreja tem quatro entradas, uma no norte, uma no oeste e duas no sul. No entanto, apenas dois são usados ​​atualmente. As paredes têm uma aparência sólida, com as poucas janelas fechadas em arcos arredondados.  

c.2 - Santiago de Compostela


É a sé da arquidiocese de Santiago de Compostella e foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a Reconquista Cristã. Ela sofreu depois várias reformas que lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos.

Segundo a tradição, acolhe o túmulo do apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protetor de Espanha, o que a converteu no principal destino de peregrinação cristã na Europa, depois de Roma, durante a Idade Média, através do chamado Caminho de Santiago, uma rota iniciática na qual se seguia a Via Láctea que se estendia por toda a Península Ibérica e Europa Ocidental. 

A peregrinação foi um fator determinante para a afirmação política dos reinos cristãos hispânicos medievais e na sua participação nos movimentos culturais da sua época. Atualmente continua a ser um importante destino de peregrinação, para o que contribui a renovada popularidade do Caminho de Santiago a partir dos anos 1990.


Fachada da Igreja de Santiago antes dos elementos barrocos

 croqui da Catedral de Santiago de Compostela
croqui identificado em https://benevale.com/catedral-santiago-de-compostela


Fachada de Santiago Compostella depois dos elementos barrocos


foto da Fachada da Catedral de Santiago de Compostela
fachada da catedral de Santiago de Compostela, foto de Cortyn / Shutterstock.com

III. - Referências


Wikipédia - Todo o texto referente a arquitetura de igrejas românicas e especificamente de cada uma delas, compilado da wikipedia para efeitos de divulgação cultural .

Esquema da catedral de Santiago Compostela:
 https://benevale.com/catedral-santiago-de-compostela