I. - "O beijo" de Gustav Klimt
O quadro abaixo chama-se "O beijo", é de autoria de Gustav Klimt e está exposto na Galeria Belvedere de Viena.
O beijo, Gustavo Klimt, 1907~1908, Galeria Belvedere, Viena |
Descrição da Obra (Wikipedia)
A obra pertence ao período designado de fase dourada da criação do autor e é representada por sinais característicos biológicos e psicológicos do sexo - as formas estão definidas por ornamentos retangulares (masculina) e arredondados (feminina).
A ornamentação (auréola) que envolve o casal é definida pelo contorno masculino com as suas costas, qualificado como "tipo torre" ou "campanulado", simbolizando a masculinidade no pescoço forte do homem que impõe o movimento. É ele que, no abraço, segura a cabeça da mulher e vira-a a fim de beijá-la.
II. - Gustav Klimt (14 /07/1862 - 6 /02/1918)
Foi um pintor simbolista austríaco. Em 1876, estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes. (fonte: wikipedia.org)
III. - A secessão de Viena
A Secessão de Viena ou Secessão Vienense (1897-1920) foi o movimento de um grupo de jovens artistas no final do século XIX, constituído no âmbito da tradicional sociedade dos artistas austríacos, a Kunstlerhaus. Liderado por Gustav Klimt, um dos primeiros a sair da Künstlerhaus, o grupo desejava romper com o que representava a Cooperativa dos Artistas das Artes Decorativas da Áustria, fundada em 1861, e protestava contra as normas tradicionais, artísticas e étnicas da época.
Edifício de exposições da Secessão de Viena. Arquiteto: Joseph Maria Olbrich (1897-1898) |
IV. - Outra obra famosa - "Adele Bloch Bauer"
Um filme atual, "A dama dourada", conta a história de um quadro de Gustav Klimt que foi encomendado por uma família judia austríaca e estava na sua posse quando foi confiscado pelos alemães na segunda guerra. Após o final da guerra os austríacos conseguiram reaver o quadro e o colocaram em exposição no museu Belvedere.
Uma descendente da família, que sobreviveu ao holocausto, e morava nos Estados Unidos, identifica uma carta que doa para ela o quadro agora famoso.
O filme trata da luta entre ela e o governo da Áustria pela posse do quadro. Procurem ver o filme pois é interessantíssimo.
Está disponível no youtube.
V. - Referências
Obra de Gustav Klimt e foto da wikipedia.org.br cuja fonte é o museu de belvedere