I. Renoir
Self-portrait at 35, Fogg Museum |
Pierre
Auguste Renoir foi um pintor francês expoente do movimento
impressionista. Nasceu em 25 de fevereiro de 1841 em Limoges e morreu em
03 de dezembro de 1919 em Cagnes sur Mer.
Renoir
era de uma família de trabalhadores com talentos manuais. O pai, a mãe e
irmã eram alfaiates, um irmão era ourives e o outro desenhista de moda.
Renoir começou sua carreira logo cedo em 1854, pintando porcelanas em
uma loja e ainda pintando as decorações de cafés com cenas
mitólogicas.
Em
1862, ele começou a estudar arte com Charles Gleyre, em Paris. Lá ele
conheceu Alfred Sisley , Frédéric Bazille e Claude Monet.
II. Cenas de Dança: Dança na cidade e Dança no campo.
Renoir apreciava muito as cenas de dança. Os dois quadros a seguir são conhecidos como dois pendentes / pingentes. Eles são do mesmo formato e os personagens, praticamente de tamanho natural, representam dois aspectos diferentes senão opostos da dança.
Na representação elegante dos dançarinos urbanos temos também a frieza do salão onde eles evoluem. A dança campestre ao ar livre, em oposição, é mostrada com alegria.
No quadro do casal da dança campestre é mostrada ao fundo uma mesa desarrumada cuja desorganização é acentuada pelo chapéu caído no chão que aparece em primeiro plano. Os vestidos das duas mulheres também são bem opostos. Enquanto um é clássico, branco e elegante, o outro é estampado com flores vermelhas.
Entretanto é interessante que mesmo vendo os ambientes completamente diferentes, os dois casais parecem conectados pelo mesmo movimento, como se cada um incorporasse uma sequência da mesma dança.
| ||
|
O quadro "Dança no campo", foi encomendado em 1882 pelo negociante Paul Durand-Ruel que queria pinturas sobre dança. Adquiriu-o em 1883, e suas primeiras exposições foram em Paris 1883 e em Bruxelas em 1886. Paul Durand Ruel manteve-o na sua posse até à morte de Renoir em 1919. A outra pintura sobre o mesmo tema, "Dança na Cidade", foi também executada por Renoir no mesmo ano.
No quadro "Dança no campo", o homem retratado é Paul Lhôte, amigo do pintor, e a mulher é Aline Charigot, que mais tarde se tornaria a esposa de Renoir. No quadro "Dança na cidade" O casal retratado é Suzanne Valadon e Paul Auguste Ilhote.
Expostos por Durand-Ruel, a quem eles pertenceram um bom tempo, os dois quadros marcam a evolução do pintor no começo dos anos 1880. O desenho torna-se mais preciso, e a simplificação da palheta de cores contrasta com os toques vibrantes das telas anteriores.
O
próprio Renoir admitiu que esta atenção apurada ao desenho correspondia
a uma necessidade de renovação, depois de um período que ele passou na
Itália e pôde admirar as obras de Rafael.
Um terceiro quadro chamado "Danse à Bougival", foi também pintado por Renoir no mesmo ano. Acredita-se que ele també fez parte da encomenda de Durand-Ruel. O quadro "Danse à Bougival" se encontra exposto no Museum de Fines Arts de Boston
III. - Referências
Site oficial do Museu d'Orsay: https://www.musee-orsay.fr/fr/collections/catalogue-des-oeuvres/notice.html?nnumid=1161
Wikipedia: Pierre Auguste Renoir