Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Renoir: Cenas de Dança I

I. Renoir

 autorretrato de Renoir
Self-portrait at 35, Fogg Museum
Pierre Auguste Renoir foi um pintor francês expoente do movimento impressionista. Nasceu em 25 de fevereiro de 1841 em Limoges e morreu em 03 de dezembro de 1919 em Cagnes sur Mer.

Renoir era de uma família de trabalhadores com talentos manuais. O pai, a mãe e irmã eram alfaiates, um irmão era ourives e o outro desenhista de moda. Renoir começou sua carreira logo cedo em 1854, pintando porcelanas em uma loja e ainda pintando as decorações de  cafés com cenas mitólogicas. 


Em 1862, ele começou a estudar arte com Charles Gleyre, em Paris. Lá ele conheceu Alfred Sisley , Frédéric Bazille e Claude Monet.

II. Cenas de Dança: Dança na cidade e Dança no campo.


Renoir apreciava muito as cenas de dança. Os dois quadros a seguir são conhecidos como dois pendentes / pingentes. Eles são do mesmo formato e os personagens, praticamente de tamanho natural, representam dois aspectos diferentes senão opostos da dança. 

Na representação elegante dos dançarinos urbanos temos também a frieza do salão  onde eles evoluem. A dança campestre ao ar livre, em oposição, é mostrada com alegria.

No quadro do casal da dança campestre  é mostrada ao fundo uma mesa desarrumada cuja desorganização é acentuada pelo chapéu caído no chão que aparece em primeiro plano. Os vestidos das duas mulheres também são bem opostos. Enquanto um é clássico, branco e elegante, o outro é estampado com flores vermelhas. 

Entretanto é interessante que mesmo vendo os ambientes completamente diferentes, os dois casais parecem conectados pelo mesmo movimento, como se cada um incorporasse uma sequência da mesma dança. 



 quadro com um casal dançando na cidade elegantemente vestidos
Renoir, danse à la ville, 1883, Museu de Orsay


quadro com casal dançando em um local campestre
Danse à la campagne, 1883, Museu de Orsay




O quadro "Dança no campo", foi encomendado em 1882 pelo negociante Paul Durand-Ruel que queria pinturas sobre dança. Adquiriu-o em 1883, e suas primeiras exposições foram em Paris 1883 e em Bruxelas em 1886. Paul Durand Ruel   manteve-o na sua posse até à morte de Renoir em 1919. A outra pintura sobre o mesmo tema, "Dança na Cidade", foi também executada por Renoir no mesmo ano.

No quadro "Dança no campo", o homem retratado é Paul Lhôte, amigo do pintor, e a mulher é Aline Charigot, que mais tarde se tornaria a esposa de Renoir. No quadro "Dança na cidade" O casal retratado é Suzanne Valadon e Paul Auguste Ilhote.

Expostos por Durand-Ruel, a quem eles pertenceram um bom tempo, os dois quadros marcam a evolução do pintor no começo dos anos 1880. O desenho torna-se mais preciso, e a simplificação da palheta de cores contrasta com os toques vibrantes das telas anteriores. 

O próprio Renoir admitiu que esta atenção apurada ao desenho correspondia a uma necessidade de renovação, depois de um período que ele passou na  Itália e pôde admirar as obras de Rafael.


Um terceiro quadro chamado "Danse à Bougival", foi também pintado por Renoir no mesmo ano. Acredita-se que ele també fez parte da encomenda de Durand-Ruel. O quadro "Danse à Bougival" se encontra exposto no Museum de Fines Arts de Boston

 

III. - Referências



Site oficial do Museu d'Orsay: https://www.musee-orsay.fr/fr/collections/catalogue-des-oeuvres/notice.html?nnumid=1161

Wikipedia: Pierre Auguste Renoir