I - Estádios de Futebol
Quem viaja com criança ou adolescente pela Europa tem que fazer algumas combinações entre museus, igrejas, parques de diversão e em alguns casos especiais, para quem tem filhos que amam futebol, visitar os Estádios de clubes famosos. Normalmente esses estádios são bem luxuosos e contam com museu de conquistas com a história dos clubes, visitas guiadas que passam também pelos vestiários, sala de entrevistas, arquibancadas e cadeiras numeradas. Finalmente tudo acaba na loja de venda de artigos esportivos do clube. É uma opção divertida e faz um equilibrio para toda família. Receita de Sucesso garantido. Começaremos com o estádio do Chelsea em Londres e seguiremos outros posts com mais 06 estádios. Os Estádios brasileiros, pricipalmente depois da Copa, não deixam a desejar e também serão incluidos nos posts futuros.
II - Stamford Bridge - Estádio do Chelsea em Londres
O Stamford Bridge é um estádio de futebol localizado no centro da cidade de Londres, e é sede do Chelsea Football Club. Inaugurado em 1877, foi adquirido em 1896 pelos irmãos Gus e Joseph Mears.
a) Visão Exterior
Entrada do Museu e Estádio do Chelsea, foto historiacomgosto |
Com capacidade para cerca de quarenta e três mil pessoas, foi inaugurado em 28 de Abril de 1877. O estádio foi construido pelos proprietários do London Athetics Club, para competições de atletismo, e comprado pelos irmãos Gus e Joseph Mears em 1896, mas só tomando posse em 1904.
A intenção dos irmãos Mears, era que o estádio recebesse partidas do mais alto nível do futebol. Após fracassos em trazer partidas da elite do futebol inglês, resolveram vender o estádio, mas por conselho de seu amigo Fred Parker, os irmãos Mears resolveram não vende-lo e, criar um clube para disputar partidas no estádio, surgindo assim, o Chelsea Football Club.
Após as obras de modernização, visando a segurança e o conforto dos espectadores, o estádio teve sua capacidade reduzida para 41.841 torcedores, mas o seu recorde de público deu-se em 12 de Outubro de 1935, no clássico londrino contra o Arsenal, quando foram registrados 82.905 torcedores
b) Visão Interna
visão interna estádio, foto historiacomgosto |
c) Cadeiras e Gramado
Surpreendente como todas as cadeiras e os torcedores em consequência ficam perto do gramado. Praticamente nenhuma separação.
III - Chelsea F.C.
O Chelsea Football Club foi fundado em 10 de março de 1905, o clube conquistou cinco vezes o Campeonato Inglês, sete vezes a Copa da Inglaterra, cinco vezes a Copa da Liga e quatro vezes a Supercopa da Inglaterra como títulos nacionais; nos internacionais, venceu uma vez a Liga dos Campeões da UEFA, uma vez a Liga Europa, duas a Recopa, e uma Supercopa Europeia.
Entre 1939 e 1945, o Chelsea foi forçado a abandonar a Liga Inglesa, juntamente com muitos outros clubes, devido a Segunda Guerra Mundial, uma vez que todos os resultados obtidos durante o conflito foram vistos como "não oficiais".
O clube teve seu primeiro grande sucesso em 1955, quando conquistou o seu primeiro título inglês. No entanto, o clube viveu seus melhores momentos durante a década de 2000 e inicio da seguinte, niveladas por conquistar quatro vezes o título nacional inglês, e uma vez cada os dois principais torneios europeus, a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA, sendo o primeiro clube inglês a conquistar os quatro torneios mais importantes.
O Chelsea faz os seus jogos de casa no estádio Stamford Bridge, com capacidade para 41.663 espectadores, e que fica localizado em Fulham Road. O clube foi comprado em 2003 pelo magnata do petróleo russo Roman Abramovich.
a) O escudo
A cor tradicional do clube é o azul real, utilizado para as camisas e calções, enquanto que o branco é utilizado nas meias. Seu escudo é tradicionalmente composto por um leão segurando uma bengala. A versão original deste escudo foi utilizado pela primeira vez em 1953, quando Ted Drake foi o responsável por mudar a imagem do clube. O escudo foi alterado em 2005, para comemorar o centenário do clube, e ainda continua a ser utilizado.
O clube dispõe de um grande número de torcedores e tem a quinta maior média de público da Inglaterra. E, segundo pesquisa divulgada em 2010, o clube também dispõe da quarta maior torcida do continente europeu, com aproximadamente 22 milhões de torcedores, número que inclui simpatizantes de outros países.
b) Museu e História do Clube
c) Troféus
d) Uniformes
Desde sua fundação em 1905 até hoje, os Blues já usaram 68 modelos de uniformes. O primeiro deles, criado no ano da fundação, foi utilizado até 1911. Diferentemente do tradicional azul, a camisa era verde oliva. Essa tendência seguiu até 1920. Somente em 1921 que o uniforme ganhou a cor azul.
|
1960 foi uma década de mudanças – as quais se familiarizam com o uniforme atual. Os meiões passaram a ser azuis e na era Tommy Docherty (segunda metade da década) , o Chelsea aderiu aos calções azuis e meiões brancos. Segundo o treinador, a cor servia para destacar o time, já que nenhuma outra equipe usava uniforme nesse estilo.
Os anos 2000 marcaram a mudança de patrocinador do Chelsea: a Umbro deu lugar a Adidas. Os uniformes evoluíram em termos de tecnologia e ficaram mais modernos nos desenhos.
e) Os Cinco Maiores Ídolos: Tery, Lampard, Peter Osgood (ingleses) e Drogba (Costa do Marfim) , Petr Cech (Republica Tcheca)
1. JOHN TERRY | 1998-Atualidade | Goste dele ou não, John Terry foi capitão do Chelsea na temporada mais vitoriosa da equipe. Foi o líder do time nas taças de quatro Premier League, cinco Copas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, uma Liga Europa e uma Champions League.
2. FRANK LAMPARD | 2001-2014 | Quebrou o recorde de maior artilheiro do clube, marcando 211 vezes, algo incomum para um meio-campista. Conquistou a Champions League, a Liga Europa e muitas Copas da Inglaterra e Copas da Liga Inglesa.
5. PETR CECH | 2004-2015 | Substituiu Carlo Cudicini em 2004-05 e conquistou quatro Premier League, quatro Copas da Inglaterra, a Liga Europa e a Champions League; FA Cups, the Europa League and Champions League, antes de deixar o clube e assinar com o Arsenal.
f) Vestiários
Os uniformes dos jogadores ficam já separados em frente dos seus escaninhos. Na época jogavam no Chelsea os brasileiros Deco (naturalizado português) e Alex, e os famosos ingleses Lampard, Therry e Ashley Cole.
g) Sala de Imprensa e Técnicos
Na sala de imprensa os jogadores e técnicos dão entrevistas após os jogos.
O Chelsea já teve grandes técnicos como: José Mourinho, Roberto di Matteo, e o atual Antonio Conte.
h) Loja - MegaStore
Ao lado da entrada do Estádio tem uma MegaStore onde é posível compra camisas, bolas e demais artigos esportivos relacionados com o Chelsea F.C.
IV - Um time Campeão - "Champions League (2012)"
O Adversário seria o Bayern, que havia eliminado o forte time do pReal Madrid, campeão espanhol naquela temporada, e que contava Cristiano Ronaldo no elenco. Além disto, os alemães jogariam a final em seu estádio, a Allianz Arena.
O Bayern chegou a abrir o placar já no final do jogo, com um gols de Muller, mas levou o empate do Chelsea em gol de Drogba. O time alemão perdeu um pênalti com Robben na prorrogação e viu o goleiro do Chelsea Petr Cech virar herói nos pênaltis, ao defender as cobranças de Schweinsteiger e Olic, dando a primeira taça da Liga dos Campeões na história aos Blues.
Bayern de Munique | 1 – 1 | Chelsea | Allianz Arena, Munique |
20:45 CEST | Müller 83' | Drogba 88' |
Time do Chelsea, Campeão da "Champions League" 2012, foto https://www.futeboleuropeu.com.br/ |
Escalação do Chelsea F.C.
Titulares GK 1 Petr Čech RB 17 José Bosingwa CB 24 Gary Cahill CB 4 David Luiz 86' LB 3 Ashley Cole 81' DM 12 Mikel John Obi CM 8 Frank Lampard (c) RW 21 Salomon Kalou 84 ' AM 10 Juan Mata LW 34 Ryan Bertrand 73' CF 11 Didier Drogba Reservas que Participaram
Técnico Roberto Di Matteo |
V - Curiosidade - "A Batalha de Stamford Bridge"
A morte do rei Eduardo, o Confessor, da Inglaterra em janeiro de 1066 se tornou um estopim para uma disputa pelo trono da Inglaterra entre diversos reis do noroeste da Europa. Entre os reis que ambicionavam o trono inglês estava o rei Haroldo Manto Cinzento da Noruega, que reuniu um exército de 15 000 homens, numa frota de 300 navios, para invadir a Inglaterra. Chegando na Inglaterra em setembro de 1066, ele se reuniu com outras tropas que haviam sido recrutadas na Escócia por Tostig Godwinson.
A Batalha de Stamford Bridge ocorreu próximo à vila de Stamford Bridge, ao leste de Yorkshire, Inglaterra, em 25 de setembro de 1066, entre um exército inglês sob as ordens do rei anglo-saxãoHaroldo II Godwinson e a força invasora norueguesa liderada por Haroldo Manto Cinzento e o irmão do rei inglês, Tostig Godwinson.
Depois de uma batalha sanguinária, os ingleses surgiram como vencedores. Haroldo e Tostig, assim como milhares de soldados noruegueses, foram mortos. Embora, tenha derrotado a invasão norueguesa, a vitória não pôde ser usufruída, pois menos de três semanas depois, Haroldo II seria derrotado e morto pelos invasores normandos na Batalha de Hastings.
A Batalha de Stamford Brigde é simbolicamente retratada como o marco inicial do declínio da Era Viquingue, embora tenham ocorrido invasões escandinavas ainda maiores na Inglaterra nas décadas seguintes, notavelmente, as campanhas do rei Sweyn Estrithson da Dinamarca em 1069–70 e rei Magnus Barefoot da Noruega em 1098 e 1102–03.
VI - Referências
- HistoriacomGosto - Fotos e Notas de Viagem
- Wikipedia: Stamford Bridge Stadium e Stamford Brdge Batle
- Chelsea F.C. - História do Clube
- Ídolos do Chelsea F.C - https://www.goal.com/
- Time Campeão: https://www.futeboleuropeu.com.br/
- Time Campeão: https://www.futeboleuropeu.com.br/