1. - O Período Clássico na Música
Período clássico é o período da música erudita ocidental entre a segunda metade do século XVIII e o início do século XIX, caracterizada pela claridade, simetria e equilíbrio. Os compositores mais conhecidos do período são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), embora este último, mostrava características do Romantismo desde sua Terceira Sinfonia.
Filósofos Iluministas no Salão de Madame Geoffrin, Pintura de Anicet Charles, 1812 |
As formas musicais
Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o Período Clássico, as três maiores figuras são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827). Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia, a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja.
Todos utilizaram a Forma-sonata, que constitui o cerne do Período Clássico. A estrutura da sonata clássica, dependendo primeiro e principalmente do movimento harmónico, foi a forma predominante numa vasta série de primeiros movimentos de sinfonias, sonatas e obras de câmara.
Foi também utilizada de outras formas, assim como em movimentos lentos e conclusivos dos géneros mencionados, em movimentos de grande magnitude, aberturas e em algumas partes de óperas. Neste último campo, Haydn e Mozart escreveram obras que foram bem recebidas pela audiência de então; contudo, só Mozart foi incluído no actual repertório lírico.
2. - Haydn
Franz Joseph Haydn (Rohrau, 31 de março de 1732 — Viena, 31 de maio de 1809) foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense". Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Classicismo. Ele é considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse.
A vida de Haydn
Haydn nasceu numa família modesta em 1732, na vila de Rohrau, próxima à fronteira com a Hungria, filho de Matthias Haydn e Maria Koller. Ninguém da família de Haydn estava ligado à música, apesar de Matthias Haydn ser um entusiasta da música folclórica e tocar harpa de ouvido. De acordo com os apontamentos autobiográficos de Haydn, a sua infância foi bastante impregnada de musicalidade dando como exemplo os frequentes serões de canto com seus vizinhos.
Os pais de Haydn, cedo perceberam que seu filho tinha dotes musicais e compreenderam que ficando em Rohrau, Joseph não teria hipótese de obter qualquer aperfeiçoamento musical sério. Por esta razão, aceitaram a proposta de um dos seus parentes, Johann Matthias Franck, mestre de capela em Hainburg, com o qual Haydn passaria a viver e a ter aulas de música. Haydn partiu com Franck e nunca mais voltou a viver com seus pais. Haydn tinha então apenas seis anos de idade.
Em 1740, Georg von Reutter, director de música na catedral de Santo Estêvão, em Viena, impressionou-se com a musicalidade de Haydn. Reutter nesse tempo viajava pela Áustria procurando pequenos cantores talentosos. Descoberto desta forma, Joseph Haydn foi enviado a Viena, onde trabalhou durante os nove anos seguintes como cantor.
O trabalho como músico - Joseph Haydn
Em 1749, Haydn, com 18 anos, deixou de ter voz para cantar e foi expulso. Desta forma, sem trabalho e na pobreza, chegando mesmo a dormir na rua, foi lançado na boémia vienense como músico ambulante. Durante este período, que durou cerca de dez anos, Haydn acabou por introduzir-se nos meios intelectuais e desenvolveu várias atividades, entre as quais, a partir de 1753, a de secretário do então famoso compositor italiano Nicola Porpora, com quem acabou por aprender os fundamentos da composição.
Outra grande influência foi Carl Philipp Emanuel Bach, o segundo filho de johann Sebastian Bach. É a partir de 1750, com os novos conhecimentos que foi obtendo que teve a ensejo de escrever missas e a sua primeira ópera (hoje perdida) Der Krumme Teufel.
Em 1757, o barão von Fürnberg convida-o a participar nos serões de música de câmara em Weinzerl, nas próximidades de Melk. Aí Haydn compõe os primeiros divertimentos e outras peças para cordas que de um só golpe estabelecem a sua reputação e o sucesso de um novo tipo de formação musical; o quarteto de cordas.
Os anos como mestre de capela
Em 1759 (1757, de acordo com alguns), Haydn recebeu seu primeiro cargo importante, como mestre de capela (Kapellmeister), para o conde Karl von Morzin. Neste cargo, Haydn dirigiu a orquestra de câmara do conde e escreveu suas primeiras sinfonias para esta formação apenas então com 16 músicos. Para além destas actividades torna-se professor de música. É por esta altura que apaixona-se por uma das suas alunas, Theresa Keller, e propõe-lhe casamento. Porém Theresa está destinada ao convento. Haydn acaba por casar com a irmã mais velha, Maria Anna Keller. Casados a 26 de Novembro de 1760, o casal nunca teve filhos. Mais tarde teria uma amante, Luigia Polzelli, cantora em Ezsterhàza.
O conde Morzin, posteriormente, sofreu problemas financeiros que o forçaram a dissolver seu estabelecimento musical e a dispensar o compositor, mas Haydn conseguiu imediatamente outro trabalho, agora como mestre de capela assistente para a família dos príncipes de Eszterházy, uma importante família da nobreza húngara e uma das famílias mais ricas e importantes do Império Austríaco.
O contrato de 1761 demonstra as condições humilhantes que estariam reservados então a um músico de corte. Vestia o uniforme dos criados e a exclusividade de toda a sua criação era destinada ao seu patrão. Porém apesar da dureza do contrato Haydn nunca foi tratado como um criado. Grande melómano, o príncipe Paul II Ezsterházy (1711-1762), cedo reconheceu o gênio do seu subalterno e não impediria a divulgação exterior do seu trabalho a editores e ao público em geral.
3. - Palácio Eszterházy / Palácio Eszterhaza
O Palácio Eszterháza / Eszterházy em Fertöd é um famoso palácio construído naquela cidade do Noroeste da Hungria, Condado de Győr-Moson-Sopron, pelo Príncipe Nikolaus Eszterháza (1714-1790). Por vezes chamado de "Versailles húngaro", é o maior monumento Rococó da Hungria.
O palácio tem 126 salas. De entre estas destaca-se o Salão de Banquetes, o qual possui no seu teto uma pintura de Apolo na sua Biga.
A grande biblioteca acolhe quase 22.000 volumes e está adornada com a letra 'E', em referência ao sobrenome da família. A maior sala é a Sala Terrana, a qual tem a forma de uma gruta e foi inspirada no estilo italiano, então em moda. No teto dançam anjos segurando flores entrançadas com a forma de um 'E'.
Haydn em Ezsterházy
Durante o seu primeiro quarto de século, o palácio foi a casa primária do célebre compositor Joseph Haydn, o qual escreveu a maior parte das suas sinfonias para a orquestra do Príncipe. Inaugurado em 1768, foi no teatro que se apresentaram a maior parte das óperas, frequentemente com mais de cem representações anuais.
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Foi então com Nikolaus I Ezsterházy, apelidado à medida de Lorenzo di Medici, "o magnifico", que se desenvolveu a obra de Haydn. Grande mecenas e fanático musical, ele concedeu a Haydn todas as condições necessárias a que este desenvolvesse livremente o seu gênio. Quando o mestre de capela incumbente Gregor Werner morreu em 1766, Haydn passou a ser o titular do cargo. Serviu esta família por mais de 30 anos.
4. - A música de Haydn
a) Quarteto de cordas, Op. 64 no 5, "The Lark"
O quartetos de cordas , Op. 64 é um conjunto de seis quartetos de cordas compostos em 1790. Junto com seis quartetos anteriores publicados sob os números de opus 54 e 55, eles são conhecidos como os quartetos Tost, após o violinista húngaro e depois comerciante Johann Tost ter ajudado Haydn a encontrar uma editora para os trabalhos. Ao contrário dos quartetos anteriores, Haydn realmente dedicou a Op. 64 para Tost em gratidão por seus esforços. O quarteto numero 5 recebeu o nome de The Lark.
b) Sonata No 38 em Fá Maior, Hob XVI:23
c) Segundo movimento da sinfonia nº 101 em ré maior Hob 1:101 (The Clock)
5. - Referências
Franz Joseph Haydn - Wikipedia - Textos
Músicas: Youtube - Haydn String Quartet, Tiffany Poon e Egarr Sinfonica de Galícia
6. - Outras Publicações
Música Barroca - A Música de Johann Sebastian Bach
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/10/musica-barroca-musica-de-johann_13.html
Música Romântica - A Música de Chopin
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/10/chopin-musica-do-periodo-romantico.html