I - Esculturas e Lendas
No texto abaixo mostramos algumas esculturas onde a tradição nos conta que precisamos tocar em alguma parte delas para sermos agraciados com alguma coisa. São lendas que passam através do tempo mas deixam a sua marca. Algumas das esculturas já não exibem mais a diferença entre as partes, como é o caso dos dedos da escultura de São Pedro na Basílica do Vaticano. De tanto toque ao longo dos anos os dedos desgastaram e agora formam uma superfície uniforme.
São lendas e tradições culturais interessantes de conhecer. Algumas delas são mostradas abaixo.
I.1 - Escultura de São Pedro na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Visão externa do Pátio da Basílica de São Pedro, foto HistoriacomGosto |
Visão interna da Basílica de São Pedro, foto de Viaschelav Lopatin, shutterstock.com |
I.2 - Estátua de Julieta em Verona
Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais representadas nos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.
A cidade de Verona, que Shakespeare escolheu para sua peça, é uma das mais prósperas do norte da Itália. A cidade atrai cada vez mais jovens, casais, e namorados, por ter ganhado a fama de "cidade de Romeu e Julieta".
A cidade de Verona, que Shakespeare escolheu para sua peça, é uma das mais prósperas do norte da Itália. A cidade atrai cada vez mais jovens, casais, e namorados, por ter ganhado a fama de "cidade de Romeu e Julieta".
Possuindo um patrimônio arquitetônico e histórico muito preservado, Verona carrega em seu território um anfiteatro romano, um castelo da Idade Média, palácios e igrejas medievais. Além de tudo, Verona possui a "Casa de Julieta" que, embora não carregue nenhuma prova de que os Montecchios e os Capuletos realmente tenham morado por ali, atrai muitos visitantes.
Também é uma tradição colocar pequenas cartas de amor nas paredes da casa, as quais são regularmente recolhidas pelos funcionários do local.
Clube da Julieta
Desde 1930, cartas endereçadas a Julieta contiuam chegando em Verona. Em 2010, mais de 5.000 cartas foram recebidas, sendo três em cada quatro escritos por mulheres. O maior gruo de envio são adolescentes americanas. A partir de 1980, foi criado o Clube da Julieta, constituido de voluntáros locais, que lêem e respondem a todas elas. O clube é financiado pela prefeitura de Verona.
Visão aérea de Verona |
Encontro pastoral, entrada de Bispos no Coliseu, foto HistoriacomGosto |
I.3 - O Cachorro de Moscou
"Ploschad Revoliútsy" - Moscou |
O salão principal tem estátuas de bronze em tamanho natural de cidadãos comuns, como um agricutor que ajudou a criar o estado soviético. Conta a tradição que passar a mão no focinho do cachorro, que está com o guarda mostrado na foto, traz sorte. Não só os turistas mas uma grande parte dos russos ainda usam dar uma passadinha de mão de vez em quando. O focinho do cachorro já está mais esbranquiçado por causa disso.
Visão de Moscou e Estação Ploschad
Visão de Moscou a partir da Praça Vermelha, foto HistoriacomGosto |
Estação Ploschad, foto Viacheslov Lapatin, em shutterstock.com |
I.4 - O Manneken pis - Bruxelas
Manneken Pis (garoto urinando) é um monumento de Bruxelas, Bélgica. É uma pequena fonte em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte.
A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflete a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.
Histórico
A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste garoto. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.
No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje (a estátua original está na Maison du Roi).
Tamanho
As fotografias normalmente dão à estátua uma sensação errada de seu verdadeiro tamanho; muitos turistas ficam desapontados ao verem seu pequeno tamanho que é de apenas 61 cm de altura .
Tradição e Festividades
Nesse caso não existe tradição de tocar na estátua. Entretanto, nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces e fantasias típicas de diversos países. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 800 trajes.
No Rio de Janeiro, há uma estátua parecida em frente à sede do Botafogo. A estátua foi adotada pela torcida desse time e apelidada de "Manequinho".
Grand Place, Bruxelas - Tapete floral no verão de 2016, foto de Borna Mirahmadian |
A estátua do Manneken Pis fica a cerca de 300m da "Grand Place" de Bruxelas. Essa praça é fantástica, com muitos restaurantes, bares, prédios antigos e onde acontece a montagem dos tapetes de flores no verão.
Bruxelas é uma cidade muito bonita, famosa pelos chocolates, cervejas e "fish and fries".
I.5 - O Touro de WallStreet
O touro de wall street, foto robert cicchetti em shutterstock.com |
Diz a lenda que para ter sorte nos negócios é bom passar a mão nos chifres ou nas partes íntimas do touro que está situado em frente às maiores instituições financeiras de Wall Street, em Nova Yorque.
Visão Geral de Wall Street e do Centro de Nova Yorque