Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Esculturas e Lendas - versão I

I - Esculturas e Lendas


No texto abaixo mostramos algumas esculturas onde a tradição nos conta que precisamos tocar em alguma parte delas para sermos agraciados com alguma coisa. São lendas que passam através do tempo mas deixam a sua marca. Algumas das esculturas já não exibem mais a diferença entre as partes, como é o caso dos dedos da escultura de São Pedro na Basílica do Vaticano. De tanto toque ao longo dos anos os dedos desgastaram e agora formam uma superfície uniforme.

São lendas e tradições culturais  interessantes de  conhecer. Algumas delas são mostradas abaixo.

I.1 - Escultura de São Pedro na Basílica de São Pedro no Vaticano.


A escultura de São Pedro que se encontra na Basílica de São Pedro em Roma, é atribuida ao escultor Arnolfo de Cambio, (1245 - 1302). Fica do lado direito da nave e representa o apóstolo sentado em seu trono. As duas chaves do céu estão em sua mão esquerda, e a mão direita se ergue em gesto de bênção à antiga moda grega. Os seus dois dedos estão estendidos em reconhecimento da natureza dual de Cristo divina e humana, enquanto os outros três dedos se unem num sinal da Santíssima Trindade. 

                escultura de São Pedro

É um ritual antiquíssimo que todos os peregrinos homenageiem a estátua, tocando-a com sua mão ou beijando o pé que se adianta. No pé adiantado já não se distingue mais os dedos que foram desgastando com o passar do tempo. 

    
Pátio da Basilica de São Pedro
Visão externa do Pátio da Basílica de São Pedro,
foto HistoriacomGosto


Visão interna da Basilica de São Pedro
Visão interna da Basílica de São Pedro,
foto de Viaschelav Lopatin, shutterstock.com

                                                

I.2 - Estátua de Julieta em Verona


Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais representadas nos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

A cidade de Verona, que Shakespeare escolheu para sua peça,  é uma das mais prósperas do norte da Itália. A cidade atrai cada vez mais jovens, casais, e namorados, por ter ganhado a fama de "cidade de Romeu e Julieta". 

Possuindo um patrimônio arquitetônico e histórico muito preservado, Verona carrega em seu território um anfiteatro romano, um castelo da Idade Média, palácios e igrejas medievais.  Além de tudo, Verona possui a "Casa de Julieta" que, embora não carregue nenhuma prova de que os Montecchios e os Capuletos realmente tenham morado por ali, atrai muitos visitantes.

  
estátua de Julieta em frente de casa em Verona
Estátua de Julieta em frente de casa em verona
   

Casa de Julieta

A construção da casa se iniciou no século XVIII, e talvez tenha sido de propriedade dos Cappelos. No interior da construção existe uma estátua de bronze de Julieta e um balcão com um pouco da biografia de Shakeaspeare. Criou-se a lenda de que dá sorte no amor tocar o seio direito da estátua.


 casa de Julieta em Verona
Casa de Julieta em Verona


Também é uma tradição colocar pequenas cartas de amor nas paredes da casa, as quais são regularmente recolhidas pelos funcionários do local. 

Clube da Julieta

Desde 1930, cartas endereçadas a Julieta contiuam chegando em Verona. Em 2010, mais de 5.000 cartas foram recebidas, sendo três em cada quatro escritos por mulheres. O maior gruo de envio são adolescentes americanas. A partir de 1980, foi criado o Clube da Julieta, constituido de voluntáros locais, que lêem e respondem a todas elas. O clube é financiado pela prefeitura de Verona.



Visão Geral de Verona

visão aérea de Verona
Visão aérea de Verona


encontro pastoral
Encontro pastoral, entrada de Bispos no Coliseu,
foto HistoriacomGosto
                           

I.3 - O Cachorro de Moscou 

cachorro de Moscou
 "Ploschad Revoliútsy" - Moscou 


O salão principal tem estátuas de bronze em tamanho natural de cidadãos comuns, como um agricutor que ajudou a criar o estado soviético. Conta a  tradição que passar a mão no focinho do cachorro, que está com o  guarda mostrado na foto, traz sorte. Não só os turistas mas uma grande parte dos russos ainda usam dar uma passadinha de mão de vez em quando. O focinho do cachorro já está mais esbranquiçado por causa disso. 


Visão de Moscou e Estação Ploschad


foto de praça Vermelha em Moscou e da Catedral
Visão de Moscou a partir da Praça Vermelha,
foto HistoriacomGosto


Moscou, Estação de Metrô Ploschad com várias esculturas de pessoas comuns
Estação Ploschad, foto Viacheslov Lapatin,
em shutterstock.com


I.4 - O Manneken pis - Bruxelas


Manneken Pis (garoto urinando) é um monumento de Bruxelas, Bélgica. É uma pequena fonte em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte.


 O Manekin fazendo xixi em Bruxelas
A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflete a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.
Histórico
A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste garoto. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.
No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje (a estátua original está na Maison du Roi).

Tamanho 

As fotografias normalmente dão à estátua uma sensação errada de seu verdadeiro tamanho; muitos turistas ficam desapontados ao verem seu pequeno tamanho que é de apenas 61 cm de altura . 


Tradição  e Festividades 

Nesse caso não existe tradição de tocar na estátua. Entretanto, nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces e fantasias típicas de diversos países. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 800 trajes. 
No Rio de Janeiro, há uma estátua parecida em frente à sede do Botafogo. A estátua foi adotada pela torcida desse time e apelidada de "Manequinho".


 tapete com flores na grande Praça de Bruxelas
Grand Place, Bruxelas - Tapete floral no verão de 2016, foto de Borna Mirahmadian


A estátua do Manneken Pis fica a cerca de 300m da "Grand Place" de Bruxelas. Essa praça é fantástica, com muitos restaurantes, bares, prédios antigos e onde acontece a montagem dos tapetes de flores no verão.

Bruxelas é uma cidade muito bonita, famosa pelos chocolates, cervejas e "fish and fries".

I.5 - O Touro de WallStreet


 foto com o Touro de Wall Street
O touro de wall street,
foto robert cicchetti em shutterstock.com


Diz a lenda que para ter sorte nos negócios é bom passar a mão nos chifres ou nas partes íntimas do touro que está situado em frente às maiores instituições financeiras de Wall Street, em Nova Yorque.



Visão Geral de Wall Street e do Centro de Nova Yorque


foto de new york com wall street no inverno
Wall Street no inverno

foto de Wall Street visto da baía de Hudson
Wall Sreet vista da Baía



2. Referências


Wikipedia - Basílica de São Pedro / Casa de Julieta em Verona / Wall Street