Páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Suíça - Paraíso Natural de Montanhas e Lagos

 1. - Entendendo a Suíça

 
Localizada na região alpina do centro da Europa, e sem acesso ao mar, a Confederação Suíça é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, tendo a cidade de Berna como a sua capital e sede administrativa das instâncias federais. 

A Suíça impressiona pela sua constituição geográfica, você ´sempre está perto de uma montanha ou de um rio ou lago. 

A Suíça tem uma área aproximada de 41.285 km2  e é dividida geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, região montanhosa.  A população suíça é de aproximadamente 8,5 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto.

Cadeia de Montanhas na área de Lauterbrunen, foto HistoriacomGosto


A Suíça faz fronteira com a Alemanha ao norte, com Áustria e  Lichtenstein a leste, com a Itália ao sul, e com a França a oeste e noroeste. 


Mapa da Suíça com os países que fazem fronteira


2. Geografia - Rios, Lagos, Planaltos e Montanhas


Planaltoplanalto suíço  ocupa um terço da área do país e aí mora cerca de dois terços da população naquela área geográfica. A densidade populacional é de cerca de 450 pessoas por quilómetro quadrado.

Alpes SuíçosOs Alpes Suíços fazem parte de uma cadeia montanhosa que atravessa desde o Sul da Europa até à Europa Central. Têm uma altitude média de 1 700 metros e cobre dois terços da totalidade da área da Suíça. Entre os alpes suíços estão 48 montanhas que têm pelo menos 4 mil metros de altitude.



Interlaken vista do Mirante Harder Kulm, foto HistoriacomGosto


2.1 Rios

plateau suíço é atravessado por três grandes rios: Ródano, o Reno e o Aar

Rio RódanoRódano (em francêsRhône) é um rio que nasce na Suíça e termina na França. Por desaguar no Mediterrâneo, é de extrema importância histórica desde a AntiguidadeO rio percorre 290 km na Suíça, e em torno de  545 km  em território francês. Define em cerca de 3 km parte da fronteira França-Suíça, a oeste de GenebraO Ródano têm como nascente o glaciar do Ródano no cantão do Valais, nos Alpes suíços, a uma altitude de cerca de 2 150 metros.

O Rio Arve se encontra com o Ródano (esquerda) ao sul de Genebra,
foto de @ sam741002 em Depositphotos 



Rio Reno - O Rio Reno tem 1233 Km de comprimento e atravessa a Europa de Sul a Norte. Nasce nos Alpes, no leste da Suíça, no cantão de Grisões, a montante de Chur, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior (em alemão, Vorderrhein) e o Reno Posterior (Hinterrhein).

Deságua no mar do Norte misturando suas águas com as do rio Mosa no grande delta. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos. Constitui a fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França.

Rio Reno entre Schaffhaussen e Stein am Rhein, foto HistoriacomGosto



Rio Aar - O Aar é um afluente da margem esquerda do rio Reno e tem 295 km de comprimento.

Atravessa o lago de Brienz, lago de Thun e lago Biel. Navegável desde o Lago Thun, deságua no Reno perto de Waldshut.

                                 
                                     Rio Aar em Thun, foto HistoriacomGosto



Rio Aar em Berna, foto de @ abadesign em depositphotos.com

O Aar nasce na região alpina aos pés do Grimsel, a 1879m de altitude, dos glaciares do Aar, e corre num vale turístico cruzando as cidades de Interlaken, Thun até Berna.

Percentagem de áreas cobertas por água


Da área total da Suíça que é de 41 285 km², 1 520 km² são cobertos de água. 

2.2 Lagos


Os principais lagos da Suíça são:  

Lago Superfície 
km²
Lago Lemano ou Léman581,3
Lago de Constança - Bodensee541,1
Lago de Neuchâtel218,3
Lago Maggiore212,3
Lago dos Quatro Cantões
Lac des Quatre Cantons
113,7
Lago de Zurique - Zürichsee90,1
Lago de Lugano48,7
Lago de Thun - Thunersee48,4
Lago de Bienna - Bielersee39,6
Lago de Zug - Zugersee38,3
Lago de Brienz29,8
Lago Walen - Walensee24,1
Lago de Morat - Murtensee23,0


  - O Lago Leman (Lago de Genebra) 

O Lago Leman se situa na fronteira da Suíça com a França, cobrindo a cidade de Genebra. É o maior lago da Europa Ocidental. Ele também é chamado de Lago de passagem pois o rio Ródano que nasce nos alpes suíços, o atravessa e passa para a França indo até a região de Provence.

Na parte superior do Lago temos a costa da Suíça com os cantões de Valais, Vaud e Genebra. Nesta costa estão as cidades de Montreux, Laussane e Genebra. 

Margens do lago Leman (Lago de Genebra) em Montreux, foto de @ MichalLudwiczak em depositphotos.com


- O lago Constance faz fronteira com a Alemanha, cobre a cidade de Schafaussen, Stein am Rheim.

- O Lago de Neuchatel é o maior lago inteiramente suíço. Ele fica rodeado pelos Cantões de VaudNeuchâtelBerna e Friburgo

- O lago Maggiore cobre em 80 % as regiões da Itália,e somente 20 % da área suíça.

Lago de Lucerna

- O Lago dos quatro cantões é também conhecido como o lago de Lucerna.

Lago de Lucerna, foto HistoriacomGosto

- Lago de Zurique

O Lago de Zurique tem aproximadamente 90 km² de área, sua extensão máxima é de 40 km, sua máxima profundidade é de 143 metros e sua altitude é de 406 metros. Em sua maior parte, se localiza no Cantão de Zurique, entretanto, 21 km² de sua costa sul pertencem ao Cantão de Schwyz e 10 km² de sua costa norte pertencem ao Cantão de São Galo. É considerado um dos mais importantes lagos da Suíça, da Europa e, talvez, do mundo e também o mais limpo do país.

Lago de Zurique, foto de@ pandionhiatus3 em Depositphotos



Lago de Zurique, foto Equipe HistoriacomGosto

Lago de Brienz

- Os lagos de Brienz e Thun são separados pela cidade de Interlaken (Entre lagos).

Lago de Brienz em Isetwald, foto HistoriacomGosto


2.3 - Montanhas (fonte: altamontanha.com)

Os Alpes são um grande sistema de cadeias de montanhas que se estende a 8 países da Europa.

Em 1994, a UIAA (Union Internationale des Associations d’Alpinisme) em colaboração com o CAI (Club Alpino Italiano) publicou uma lista de 82 picos acima de 4000 metros de altitude que são as montanhas mais altas desta cadeia de montanhas.

Todos esses picos conhecidos como “quatro mil” são encontrados em 6 cadeias de montanhas na Suíça, França e Itália: os Alpes Pennine, o maciço do Mont Blanc, os Alpes Berneses, o Maciço de Gran Paradiso, o maciço de Bernina e o maciço Ecrins. Algumas delas são montanhas independentes, enquanto outras têm muitos picos conectados por cumes.

a) Maciço Mont Blanc

 O Maciço de Mont Blanc tem um total de 28 cumes acima de 4.000 metros mas estão todos na França / Itália

b) Alpes Pennine

Os Alpes Pennine são uma cadeia de montanhas que é compartilhada entre a Itália e a Suíça, com o maior número de montanhas acima de quatro mil metros do lado suíço.

Há um total de 41 cumes acima de quatro mil metros nos Alpes Pennine, com a maioria ao redor do conhecido resort de esqui e montanhismo, Zermatt. Os Alpes Pennine são divididos em várias cadeias de montanhas menores, como Monte Rosa, Mischabel (Dom 4545m), Weisshorn (Weisshorn 4506m) e Grand Combin (Combin de Grafeneire 4314m).

Mattherhorn 

O famoso Matterhorn (4478m) é a segunda montanha mais alta dos Alpes Peninine, apesar de ser a mais famosa. O Dufourspitze (4634m), ponto mais alto do Maciço do Monte Rosa pertencem a esta cadeia de montanhas e é o ponto culminante da Suíça.

Monte Matterhorn, foto historiacomgosto


c) Alpes Berneses 

Os Alpes Berneses estão inteiramente localizados dentro da Suíça, ao sul de Berna e é a cadeia de montanhas mais ao norte com uma altitude de mais de 4000 metros. Entre os 9 quatros da cordilheira mais alta está o impressionante Finsteraarhorn (4274m) que é escondido pelo famoso trio de Jungfrau (4158m), Mönch (4107m) e Eiger (3970m).

Cadeia de montanhas Eiger(3070m), Monch(4099m), Jungfrau(4158m ), foto HistoriacomGosto



d) Outras cadeias de Montanhas

Nas  outras cadeias de montanhas temos apenas quatro cumes acima de 4.000m sendo que o Piz Bernina (4049m) é o único quatro na cordilheira bernina suíça e, ao mesmo tempo, a montanha mais alta dos Alpes Orientais.


2.4 - Planaltos (fonte admin.ch)

O Planalto representa cerca de 30% do território suíço e reúne mais de dois terços da população do país. Essa é a região mais densamente povoada da Suíça. As áreas agrícolas representam cerca de 50% do Planalto; as florestas ocupam cerca de 24%. As áreas habitacionais e de infraestruturas ocupam cerca de 3.000 km2, ou seja, 7,5% do território suíço. 

A região do Planalto concentra ainda grande parte dos grandes centros urbanos e industriais da Suíça. Cerca de três quartos da população suíça vive nas aglomerações urbanas.


Área do planalto, entre o Jura e os Alpes

O Planalto representa a região onde há um maior desenvolvimento das áreas urbanas e de infraestruturas e é onde a rede rodoviária e o tráfego são mais densos. O Planalto constitui também a região na qual a agricultura é mais intensiva. Portanto, a paisagem é significativamente fragmentada.

Desde 1996, não é possível encontrar um quilômetro quadrado no Planalto onde reine a escuridão absoluta durante a noite; essa região compõe mais de metade de todas as ligações rodoviárias da Suíça.




Ao contrário do que seu nome pode indicar, o Planalto não é plano nem uniforme. Sua paisagem é constituída por inúmeras colinas e alguns montes.





3. - Cantões e Regiões Linguísticas 

A Suíça é dividida em 26 cantões. Cada um deles tem sua própria constituição, legislação e autonomia financeira.

Cantões da Suíça, fonte: Swiss.info



Regiões linguísticas

A Suíça se divide em três regiões linguisticas principais. No norte, no leste e na região central predomina o alemão. No oeste é falado o francês e no sul o italiano. As três linguas são consideradas linguas nacionais e por isso todos os documentos oficiais, como por o exemplo os horários e cronogramas da rede ferroviária são publicados nos três idiomas. Um quarto idioma, o romanche, também é reconhecido como lingua oficial mas é falado por menos de 50 mil pessoas na região dos grisões.


O alemão é falado por 64 % da população suíça (aproximadamente 2/3).


4. - Continuação

Publicaremos na sequência uma série de postagens sobre várias cidades, vilas, montanhas e costumes da Suíça com a finalidade de mostrar as belas localizações e costumes do Páis. 

5. - Referências

Montanhas mais altas: https://altamontanha.com/os-82-picos-dos-alpes-com-uma-altitude-de-mais-de-4000-metros/

Planaltos: admin.ch

Suíça - Aspectos Gerais: Guia Visual Folha de São Paulo

Suíça - Aspectos Gerais: Wikipédia