1. - Salvador Dali
Salvador Dalí nasceu em Figueres, 11 de maio de 1904 e faleceu também em Figueres em 23 de janeiro de 1989. Ele foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi Lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
2. - O Surrealismo
O surrealismo é um movimento cultural que começou no início da década de 1920 e é mais conhecido por suas obras de arte e escritos visuais. Os artistas pintavam cenas enlouquecedoras e ilógicas com precisão fotográfica , criavam estranhas criaturas a partir de objetos do cotidiano e desenvolviam técnicas de pintura que permitiam ao inconsciente se expressar. Seu objetivo era "resolver as condições anteriormente contraditórias do sonho e da realidade em uma realidade absoluta, uma super-realidade".
Trabalhos surrealistas apresentam o elemento surpresa, justaposições inesperadas; no entanto, muitos artistas e escritores surrealistas encaram seu trabalho como uma expressão do movimento filosófico em primeiro lugar, com as obras sendo um artefato. O líder André Breton foi explícito em sua afirmação de que o surrealismo era, acima de tudo, um movimento revolucionário.
O surrealismo se desenvolveu durante a Primeira Guerra Mundial e o centro mais importante do movimento foi Paris. A partir da década de 1920, o movimento se espalhou pelo mundo, afetando as artes visuais, a literatura, o cinema e a música de muitos países e línguas, bem como o pensamento e a prática política, a filosofia e a teoria social.
A palavra "surrealista" foi cunhada em março de 1917 por Guillaume Apollinaire em uma carta a Paul Dermée: "Considerando tudo, acho que é melhor adotar o surrealismo do que o sobrenaturalismo, que usei pela primeira vez" [Tout bien examiné, je crois en effet qu'il vaut mieux adopter surréalisme que surnaturalisme que j'avais d'abord employé].
Fonte: Wikipédia
3. - Persistência da Memória
3.1 - O quadro
A Persistência da Memória, Salvador Dalí, MoMa |
3.2 - Comentários sobre o quadro do MOMA
Objetos duros tornam-se inexplicavelmente moles nesta paisagem de sonho sombria e infinita, enquanto o metal atrai formigas como carne podre. Dominando o que chamou de “os habituais truques paralisantes de enganar os olhos”, Dalí pintou com “a fúria mais imperialista da precisão”, disse ele, mas apenas “para sistematizar a confusão e, assim, ajudar a desacreditar completamente o mundo da realidade”. É a ambição surrealista clássica, mas também inclui alguma realidade literal: as distantes falésias douradas são a costa da Catalunha, o lar de Dalí.
Esses relógios frouxos são tão macios quanto queijo maduro demais - na verdade, eles representam “o camembert do tempo”, na frase de Dalí. Aqui o tempo deve perder todo o significado. A permanência acompanha: as formigas, tema comum na obra de Dalí, representam a decadência, principalmente quando atacam um relógio de ouro, e parecem grotescamente orgânicas. A monstruosa criatura carnuda envolta no centro da pintura é ao mesmo tempo estranha e familiar: uma aproximação do próprio rosto de Dalí de perfil, seus longos cílios parecem perturbadoramente semelhantes a insetos ou mesmo sexuais, assim como o que pode ou não ser uma língua escorrendo de sua boca. nariz como um caracol gordo.
Um ano antes de este quadro ser pintado, Dalí formulou seu “método paranóico-crítico”, cultivando alucinações psicóticas auto-induzidas para criar arte. “A diferença entre um louco e eu”, disse ele, “é que eu não sou louco”.
Fonte: recho da publicação MoMA Highlights: 375 Works from The Museum
of Modern Art, Nova York (Nova York: The Museum of Modern Art, 2019)
4. - Comentários sobre a realização
A Persistência da Memória (em espanhol: La persistencia de la memoria; em catalão: La persistència de la memòria) é uma pintura de 1931 de Salvador Dalí. A pintura está localizada na coleção do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque desde 1934. É amplamente reconhecida e frequentemente referenciada na cultura popular.
Em sua autobiografia, Dalí conta que levou duas horas para pintar a maior parte da obra (do total de menos de cinco horas), enquanto esperava sua esposa, Gala, voltar do teatro. Neste dia, o pintor se sentira cansado e com uma leve dor de cabeça, não indo ao teatro com sua esposa e amigos. Quando sua esposa retornou Dalí mostrou a obra e viu em sua face a "contração inequívoca de espanto e admiração". Ele então, a perguntou se ela achava que em três anos ela esqueceria aquela imagem, tendo como resposta que "ninguém poderia esquecê-la uma vez vista". Entretanto, muita gente quer saber o que essa imagem representa. “Toda a minha ambição no campo pictórico é materializar as imagens da irracionalidade concreta com a mais imperialista fúria da precisão”. Esta frase de Dalí resume a pintura em questão; os elementos irreais – relógios derretidos – misturam-se com imagens familiares aos olhos humanos, criando uma impressão de que eles realmente estão ali.
- Ao fundo, podemos observar um penhasco e o mar no horizonte. Essa paisagem é o retrato do local onde Dalí vivia em Barcelona. Neste quadro, ele preferiu retratá-las sem qualquer símbolo metafórico, limitando-se ao real.
- No canto esquerdo da tela, algumas formigas reúnem-se em cima de um dos relógios. Estes insetos são a única representação de vida na pintura, além da mosca sobre o relógio que se encontra próximo ao descrito anteriormente. O pintor surrealista não gostava de formigas e quando as colocava nas suas obras era com o objetivo de simbolizar a putrefação.
5. - A fìsica e o tempo
Eisntein em suas teorias da Relatividade Especial e Geral, demonstrou que o tempo não é uma entidade independente. Ele é relacionado com o espaço (tecido espaço-tempo) e depende dos movimentos relativos e das massas em sua vizinhança.
Desse modo o tempo passa de forma diferente para pessoas que estão em movimento com relação a alguém em repouso. Da mesma forma um corpo de massa gravitacional muito forte pode "entortar" o espaço e fazer o tempo passar mais devagar e fazê-lo até parar. Em um buraco negro a gravidade é muito forte, a luz não escapa do interior e o tempo passa tão devagar e pode até parar ou deixar de existir (caso de uma singularidade = toda massa concentrada em um ponto).
Conhecendo um pouco disso, o conceito de um tempo se derretendo como o de Dalí e os seus relógios pode não ser tão absurdo.
6. - Referências
Wikipedia - Surrealismo
MoMa - Persistência da Memória
Wikipedia - Salvador Dalí