I. - Franz Xavier Winterhalter
Franz Xaver Winterhalter (1805 a 1873) foi um famoso pintor germânico do século XIX. Alcançou fama por seus retratos da realeza europeia. Um de seus trabalhos mais conhecidos é o retrato da imperatriz Eugénia de Montijo rodeada por suas damas de companhia, de 1855 e os retratos da imperatriz Isabel da Baviera (Sissi), de 1865.
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A Imperatriz Eugene ladeada por suas damas em espera, Franz Xavier, (1826 a 1920) Museu Nacional do Castelo, Compiégne |
Inspirando-se nas cenas bucólicas do século 18, esta composição monumental coloca a imperatriz e sua comitiva no cenário de uma clareira sombreada em uma floresta. No entanto, a composição é muito artificial e formal. A imperatriz, ligeiramente à esquerda do centro, é cercada e domina o grupo.
Pequeno histórico
Depois de terminar o curso escolar no mosteiro de Blasien, Winterhalter deixou sua cidade em 1818 para estudar desenho e gravura com Karl Ludwig Shuler em Freiburg. Com dezoito anos mudou-se para Munique, patrocinado pelo Barão Eichtal, e em 1825 ganhou uma bolsa de estudos do Grão-Duque de Baden para aperfeiçoar-se na Academia de Belas Artes de Munique, como discípulo de Peter Cornelius.
Contratado pela marquesa de Baden, Sofia, para dar-lhe aulas de desenho, entrou em contato com a corte, e em 1832 o Grão-Duque Leopoldo de Baden financiou uma viagem sua à Itália, onde ele se associou ao círculo de Horace Vernet, diretor da Academia Francesa na Itália, e começou a pintar cenas de gênero românticas. Voltando a Baden pintou retratos do Grão-Duque e de sua esposa e foi indicado pintor da corte.
Logo ele mudou-se para Paris onde no Salão de 1838, ele exibiu um retrato do Príncipe de Wagram com sua filha. Sua carreira como pintor de retratos logo foi assegurada quando, no mesmo ano, ele pintou Louise Marie de Orleans , Rainha dos Belgas, e seu filho . Foi provavelmente por meio dessa pintura que Winterhalter chamou a atenção de Maria Amalia das Duas Sicílias , Rainha dos Franceses, mãe da Rainha dos Belgas.
Foi justamente o seu sucesso na esfera régia o que o condenou a construir sua carreira basicamente em cima da retratística, quando ele teria preferido reconquistar sua credibilidade entre seus pares pintores e a crítica, perdida quando sua associação com a nobreza se fortalecia. Contudo, mesmo a contragosto sua produção no gênero do retrato foi brilhante e tornou-o rico e célebre internacionalmente.
Estilo
Não identificado com o estilo neoclássico-romântica de meados do século XIX adotado pelos pintores da época, seu estilo é caracterizado como neo-rococó.
Winterhalter formou o estilo pelo qual se tornou célebre durante o Segundo Império, e produziu o melhor de sua obra nas duas décadas finais de vida. Suas obras revelam uma feliz captação do espírito da nobreza da época, seu hedonismo, seu luxo e também sua alegria.
Teve mais sucesso com os retratos femininos, onde apesar da pompa necessária conseguia registrar a informalidade que confere encanto e espontaneidade à obra.
Suas pinturas transmitem uma atmosfera de intimidade, ao mesmo tempo em que tinha a habilidade de dispor os elementos formais em composições vigorosas, com excepcional domínio da sua arte e enorme virtuosismo na reprodução das texturas, cores e efeitos de luz sobre os tecidos luxuosos, a pele humana e as jóias, pintando sempre com rapidez e fluência, e dispensando estudos preparatórios. O resultado, como se vê, é sempre elegante e de de enorme apelo e riqueza visuais. (fonte: wikipedia)
II - Pinturas famosas da realeza
a) Imperatriz Maria Alexandrovna, 1857
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Imperatriz Maria Alexandrovna, 1857, Museu Hermitage |
b) Condessa Bárbara Dimitrievna Mergassov, 1864
Barbara Dimitrievna Mergassov, Condessa Rimsky Korsakov nasceu em 1 ° de fevereiro de 1833 em Varsóvia, 300 km a nordeste de Moscou. Seu pai, Dimitri Vassilievich Mergassov, era um rico comerciante de Kostroma (300 km a leste de Moscou).
Sua beleza e a fortuna de seu pai permitiram que ele se casasse, em Moscou, em 20 de maio de 1850, com o jovem Nicolai Sergeevich Rimsky Korsakov, filho do conde Rimsky Korsakov, Sergey Alexandrovich Rimsky Korsakov, e sua esposa Sophia Alexeevena Griboedov.
Em 1855, Barbara deu à luz seu terceiro e último filho, um filho chamado Dimitri em homenagem ao pai de Barbara. Mas depois de cinco anos de casamento, a harmonia do casal Rimsky Korsakov foi quebrada. A guerra deixou uma marca profunda em seu marido, e Bárbara não reconhecia mais o homem dos prazeres fáceis antes da Guerra da Crimeia.
Um dia, uma discussão acalorada os separou para sempre. Bárbara pediu o divórcio, obteve-o e decidiu ir morar na França, acompanhada do amante, onde o reinado de Napoleão III estava em pleno andamento. A jovem fala russo, mas também francês, que é a língua usada na corte do czar em São Petersburgo.
Em 1864, ela encomendou um segundo retrato ao pintor Winterhalter, que se tornou o pintor favorito das cortes europeias (esta pintura pode ser vista atualmente no Musée d'Orsay): nesta pintura, ela não usa joias e está envolta em um véu semitransparente. Percebemos que ela não tem uma beleza clássica: as maçãs do rosto são muito salientes, as bochechas são redondas, as pálpebras pesadas… É fácil perceber os traços de seus ancestrais tártaros e eslavos.
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Portrait of Madame Rimsky-Korsakov, Barvara Dmitrievna Mergassov 1864, Musée d'Orsay |
c)
Princesa Elizabeth da Austria, 1865
Este retrato apresenta a imperatriz de forma romântica, reforçando sua reputação como uma das grandes belezas de seu tempo. A imperatriz aparece em uma pose sensual com os ombros nus e virando a cabeça em direção ao observador. Ela está usando um vestido de cetim branco e tule pontilhado com estrelas de folha de prata e com estrelas de diamante em seu cabelo. Este retrato é uma das representações mais icônicas da Imperatriz Elisabeth e uma das obras mais conhecidas de Winterhalter.
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Imperatriz Elisabeth da Austria em vestido de gala matrimonial com estrelas de diamante, Palácio de Hofburg |
O retrato foi encomendado por seu marido, o imperador Franz Joseph I da Áustria. O retrato mostra a pincelada mais livre de Winterhalter, influenciada por sua adoção do estilo romântico (Britannica). Winterhalter pintou a Imperatriz quatro vezes. A obra mais famosa é essa com a Imperatriz com o cabelo preso, cravejado de estrelas prateadas. fonte:https://fashionhistory.fitnyc.edu/1865-winterhalter-empress/
d) Princesa Victória, 1842
Winterhalter foi trazido pela primeira vez ao conhecimento da Rainha Vitória pela Rainha dos Belgas e posteriormente pintou vários retratos na corte inglesa de 1842 até sua morte.
Victoria era a filha mais velha da Rainha Vitória e Princesa Real. Ela se casou com o príncipe Frederico Guilherme da Prússia e tornou-se princesa da Prússia e imperatriz da Alemanha.
Quando ela era criança seu apelido era 'Pussy'. Quando este retrato estava sendo pintado, a Rainha Vitória anotou em seu Diário: "Depois do almoço, fui ver Pussy sentada com Winterhalter, que fez uma bela foto dela".
Pintado para a Rainha Vitória, 1842
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Princesa Victoria, 1842, coleção real |
e) Príncipe Albert-Edward, príncipe de Gales, 1846
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Royal Collection |
f) Princesa Leonilla Barantiskaya, 1843
Winterhalter contrastou tecidos suntuosos e cores vivas contra a pele sedosa para aumentar a sensualidade da pose, da modelo e do cenário exuberante.
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Leonilla Bariatinskaia Princesa de Sayn Wittgenstein Sayn (1843), J. Paul Getty Museum , |
III. - Pinturas fora da realeza
Poucas pinturas de Franz Xavier foram feitas fora da realeza européia. Entre elas destacamos as duas abaixo:
a) Jovem italiana no poço, 1834
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Jovem italiana no poço, 1834 Augustinermuseum, Freiburg im Breisgau, Germany |
b) Primavera
IV - Referência
Art a visual history - Imperatriz Eugene
Wikipedia - Franz Xavier Winterhalter
https://fashionhistory.fitnyc.edu/1865-winterhalter-empress/