Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Santíssima Trindade - Andrei Rublev

I. Santíssima Trindade, Andrei Rublev


A Trindade (em russo : Троица , também chamada de Hospitalidade de Abraão ) é um ícone criado pelo pintor russo Andrei Rublev no século XV. É seu trabalho mais famoso e o mais famoso de todos os ícones russos, e é considerado como uma das maiores conquistas da arte russa . Os estudiosos acreditam que é uma das duas únicas obras de arte (a outra é os afrescos da Catedral da Dormição em Vladimir) que pode ser atribuído a Rublev com qualquer tipo de certeza.


A Trindade descreve os três anjos que visitaram Abraão no Carvalho de Mamre mas a pintura é cheia de simbolismo e é interpretada como um ícone da Santíssima Trindade . Na época de Rublev, a Santíssima Trindade era a personificação da unidade espiritual, paz, harmonia, amor mútuo e humildade. 

O ícone foi encomendado para homenagear São Sérgio de Radonej da Trindade Lavra de São Sérgio , perto de Moscou , agora na cidade de Sergiyev Posad. 

Pouco se sabe sobre a história da Trindade , e os historiadores da arte fazem sugestões baseadas apenas nos poucos fatos conhecidos. Até mesmo a autoria de Rublev foi questionada. Vários autores sugerem datas diferentes, como 1408-1425, 1422-1423 ou 1420-1427. A versão oficial afirma 1411 ou 1425-27.

A Trindade está atualmente na Galeria Tretyakov, em Moscou. (fonte: Wikipédia)


quadro A Trindade de Andrei Rublev, 1410
Santíssima Trindade, 1410, Andrei Rublev, têmpera sobre madeira,
Galeria Tretyakov, Moscou

Comentário


O título dado por Rublev indica que o artista via os três personagens, que a princípio parecem anjos, como símbolos da indivisível Santíssima Trindade; à esquerda está a imagem do Pai, o Filho está no centro, e o Espírito Santo está à direita.

Visualmente Rublev expressa a unicidade entre eles de várias maneiras; por meio de suas poses serenas e lânguidas, sentados ao redor da mesa; pelas expressões igualmente brandas de meditação em seus rostos a forma circular inclusiva de seus olhares; o azul intenso compartilhado em suas vestes, assim como o bastão que cada um deles segura. O espectador se sente bem vindo à mesa. Um lugar foi deixado em primeiro plano.

A atmosfera de acolhimento do ícone por sua harmonia e simetria visual típicamente bizantinas, que ajuda o artista em seu objetivo de expressar as virtudes do amor e da tolerância, ao mesmo tempo que serve como uma afirmação teológica sobre a unicidade da trindade. De acordo com a tradição bizantina, a escolha que Rublev fez das cores, serve para diferenciar e unir as três imagens; ao mesmo tempo ela cria uma luminosidade que parece emaar de dentro da própria obra. Os tons amenos de dourado e alaranjado que banham o ícone lhe conferem o fervor, a grandiosidade e a luminosidade que são responsáveis por sua ressonância espiritual. (fonte: Livro "Tudo sobre Arte")


detalhes da obra - símbolos bíblicos: 

A casa: A casa retratada atrás do Pai simboliza o lugar da Salvação Eterna; A árvore atrás do Filho indica a árvore da vida e a madeira da cruz; a montanha atrás do Espírito Santo evoca a monte Tabor;  
parte do quasro que mostra a casa retratada atrás do Pai parte do quadro mostra o cálice no meio da mesa com o sangue do sacrifício do animal morto


Sacrifício Divino: A mesa se dobra como um altar. O cálice no meio da mesa contém o sangue do sacrifício do animal que Abraão matou para celebrar com os visitantes.  

II. Andrei Rublev



Andrei Rublev, (1360 ou 1370 — 1427 ou 29 de Janeiro de 1430) é considerado o maior pintor russo de ícones, afrescos e miniaturas para iluminuras. Há pouca informação sobre sua vida. A primeira menção de Rublev é em 1405, quando decorou os ícones e afrescos da Catedral da Anunciação no Kremlin em Moscou.


cartaz com face e nome de Andrei Rublev
Na arte de Rublev duas tradições se combinam: a mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras Bizantinas. As personagens em suas pinturas são sempre calmas e pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em pintura de igrejas e arte icônica.



Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.

III. - Galeria Tretyakov


A Galeria Estatal Tretiakov é um museu russo dedicado à preservação e divulgação da arte nacional da Rússia. Localiza-se em Moscou, nas proximidades do Kremlin. Seu acervo é voltado exclusivamente para a arte russa ou para artistas que tenham tido algum contato estreito com ela, e é um dos mais importantes do mundo em seu gênero. Atualmente a Galeria Tretiakov possui mais de 130 mil itens que vão desde o século XI até a contemporaneidade.

A Galeria foi fundada em 1856 com as primeiras aquisições de obras pelo colecionador Pavel Mikhailovitch Tretiakov, entre artistas contemporâneos seus, com o objetivo declarado de criar um acervo de arte nacional acessível para todas as pessoas.

foto da fachada da Galeria Tretyakov em Moscou
Galeria Tretyakov, Moscou

IV. Referências


Gênesis 18 - Visita dos Três Anjos a Abraão;

Livro: Tudo sobre a Arte - Editor Geral Stephen Farthing

Wikipedia Inglesa - Holly Trinity, Andrei Rublev

Wikipedia português - Andrei Rublev