Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2017

A Catedral da Aprendizagem e as Salas das Nacionalidades I - Universidade de Pittsburgh

I.- A Catedral da  Aprendizagem  



A Catedral da Aprendizagem, é o edifício central do campus principal da Universidade de Pittsburgh na Pensilvânia, Estados Unidos. Com 163 m de altura, a Catedral foi construída em um estilo gótico tardio, tem 42 andares e é o prédio educacional mais alto do hemisfério ocidental. É também o segundo maior edifício de estilo gótico do mundo.

A Catedral de Aprendizagem foi encomendada em 1921 e a obra foi iniciada em 1926. A primeira aula foi realizada no prédio em 1931 e seu exterior foi concluído em outubro de 1934  antes de sua dedicação formal em junho de 1937.


foto da Catedral da Aprendizagem
Catedral da Aprendizagem, Universidade de Pittsburgh, USA


Coloquialmente referido como "Cathy" pelos estudantes de Pitt, a Catedral da Aprendizagem é uma estrutura  de aço coberta com pedra calcária Indiana e contém mais de 2.000 salas e janelas. Funciona como  um conjunto de salas de aula, centros de estudo e centro administrativo da Universidade. Ela  é a sede da Escola de Artes e Ciências  e da maioria  de seus departamentos. Foi o local do Colégio de Estudos Gerais da Universidade até sua relocação em 2014. 

A Catedral abriga muitos espaços especiais, incluindo um estúdio de teatro, centros de alimentação, salas de estudo, escritórios, laboratórios de informática e linguagem, 31 salas de Nacionalidade (Nationality Rooms), um salão de estudos de quatro andares de altura,  abobadado  no estilo gótico, e um salão de eventos. 


foto do salão de estudos em estilo gótico
Salão de estudos estilo gótico, catedral da aprendizagem, Uiversidade de Pittsburgh


O edifício contém exemplos notáveis ​​de vitrais, pedras, madeira e trabalho de ferro e é freqüentemente usado pela universidade em fotografias, cartões postais e outros anúncios publicitários.


II. - Salas das Nacionalidades


Uma das atrações de Pittsburgh, sem dúvida são as 31 salas das nacionalidades localizadas no primeiro e terceiro andares da Catedral da Aprendizagem: Dessas salas, 29 salas de aula de trabalho e usadas regularmente por professores e alunos,  e duas dessas salas são utilizadas somente para exibição ou eventos especiais. As duas salas que são usadas apenas em exibição são as "origens americanas" e "sírio-libanesa".

Cada sala de nacionalidade foi projetada para celebrar uma cultura específica que influenciou o crescimento de Pittsburgh, retratando uma era anterior a 1787, ano da fundação da Universidade e assinatura da Constituição dos Estados Unidos .

O programa  "Nationality Room" começou em 1926 quando Bowman decidiu envolver a comunidade tanto quanto pudesse na construção da Catedral, e então ele propôs que cada nacionalidade que tivesse um número significativo de pessoas em Pittsburgh fosse autorizada a projetar a sala da sua nacionalidade para a Catedral.

Cada grupo teve que formar um "Comitê de Sala", que foi responsável por toda a arrecadação de fundos, projeto e construção. A Universidade definiu as regras e garantiu o fornecimento do espaço e, a manutenção das salas perpetuamente. Os comitês às vezes foram auxiliados por seus governos,  e as salas contêm muitos artefatos autênticos e materiais do país representado

As salas típicas no 1 º andar (construídas entre 1938 e 1957) demoraram entre três e dez anos para serem terminadas e custaram o equivalente a US $ 300.000 em dólares de 2006. As salas mais recentes têm custo na faixa de US $ 750.000. 


II.1 - Exemplos das salas das Nacionalidades


a) Sala de Aula Inglesa


A sala de aula inglesa foi projetada no estilo tudor-gótico baseada na Câmara dos Comuns, que foi reconstruída por Sir Charles Barry, após o incêndio de 1834. 

A sala de aula inglesa é a maior das salas de nacionalidade e incorpora vários itens originais dados como presentes pelo Governo Birtânico, e que pertenceram a Câmara dos Comuns que foi completamente destruída, após o bombardeio da Luftwaffe em 1941. Entre os ítens estão a lareira de pedra, os azulejos de lareira, painéis de carvalho, porta de entrada, lintel.




foto de sala de aula inglesa
Sala de aula inglesa, Catedral da Aprendizagem, Universidade de Pittsburgh



A lareira é do "Aye Lobby" da Câmara dos Comuns, assim chamada porque os eleitores a atravessavam para votar "sim", e é marcada com as iniciais VR para Victoria Regina (Rainha Vitória). Uma inscrição acima da lareira é do Rei Ricardo II de Shakespeare e usa letras adaptadas das  cartas originalmente escritas pelos monges da abadia Chertsey em Surrey. A inscrição diz: "Coloque no mar prateado ..... esta trama abençoada, essa terra, esse reino, essa Inglaterra". Acima da porta, fica um brasão real feito em 1688 durante o reinado do rei Tiago II . O próprio painel  chegou à Universidade ainda enegrecido do bombardeio.



b) Sala Italiana

A sala de aula italiana reflete a serenidade de um mosteiro da Toscana do século XV, com sua devoção tradicional à religião, arte, música e educação. O banco traseiro da bancada do coro e as janelas fechadas apresentam o tema monástico. As portas do quadro-negro relembram um armário atrás de um altar usado para guardar roupas sacerdotais. O teto trabalhado é enfeitado com rosetas de folhas douradas e esculpidas, e foi inspirado por um teto original   do Convento de San Domenico em Pesaro.



foto de sala de aula italiana
Sala de aula italiana, catedral da aprendizagem, Universidade de Pittsburgh



Na architrave, nomes de italianos famosos são embutidos em madeira de oliveira. A letra é semelhante à usada na inscrição no Arco de Tito em Roma. O piso de azulejo vermelho está definido em um padrão  semelhante ao do Palazzo Vecchio de Florença . Uma lareira florentina original, feita de arenito das pedreiras de Fiesole , carrega a inscrição latina esculpida : "Ó Senhor, não me desampares". Os projetos de bancada do mosteiro, adaptados para uso estudantil, são esculpidos com nomes e datas de fundação das universidades italianas. A mais antiga é a Universidade de Bolonha, estabelecida em 1088. Na entrada  da sala, um busto de Dante Alighieri fica de frente para um mural de Elena Cruzerio, a primeira mulher italiana a adquirir um grau universitário em 1678 pela Universidade de Pádua.


c) Sala Iugoslava


A sala de aula iugoslava foi desenhada pelo professor Vojta Braniš , escultor e diretor da Escola de Arte Industrial de Zagreb. As paredes são revestidas em carvalho eslavo e esculpidas à mão com figuras geométricas e um antigo projeto eslavo característico dos eslavos do sul. Este tipo de trabalho, conhecido como "entalhar-esculpir", era tradicionalmente feito com um canivete como passatempo de camponeses.


foto de sala de aula iugoslava
Sala de aula iugoslava, catedral da aprendizagem, Universidade de Pittsburgh


Na parede do corredor está um brasão de armas especialmente desenhado com uma águia de duas cabeças simbolizando as influências religiosas do Império Oriental de Bizâncio e do Império Ocidental de Roma, juntamente com as datas de fundação das universidades em Belgrado , Liubliana e Zagreb. O teto está esculpido com intrincados motivos populares croatas , eslovenos e sérvios e os candelabros de madeira são semelhantes aos do palácio branco de Belgrado. A cadeira do professor e as cadeiras dos convidados foram esculpidas por estudantes da Escola Internacional de Arte de Zagreb, e cada fuso das cadeiras tem um design de entalhe diferente. Na janela, Uma escultura de bronze de Vojta Braniš, "Maternidade pós-guerra", descreve uma mãe descalça amamentando o filho que ela protegeu durante os longos meses de guerra.



d) Sala Francesa


A sala de aula francesa foi desenhada por Jacques Carlu, Diretor de Escola de Arquitetura em Fontainebleau, tomando como base o período do Império Francês que reflete as glórias do passado antigo e clássico, e que foram redescobertos durante as campanhas napoleônicas na Grécia, na Itália e Egito.

Isso coloca o período de inspiração para a sala de aula no final do século 18 e início do século 19, logo após a fundação da Universidade de Pittsburgh em 1787, tornando-se assim a única sala de aula que representa uma era pós-data da fundação da Universidade, apesar que muitos elementos da sala sejam influenciados pelo Palácio de Versalhes, que é claramente anterior.


foto de sala de aula francesa
Sala de aula francesa, catedral da aprendizagem, Universidade de Pittsburgh


O esquema de cores da sala é azul-cinza, azul royal e ouro, que foram sugeridos pelo arquiteto francês-americano Paul Philippe Cret e são cores típicas utilizadas no auge do Império Francês. As paredes da sala são revestidas com painéis de madeira em proporções clássicas, e as pilastras de paredes esbeltas são cobertas com coroas decorativas e esculpidas delicadamente.


e) Sala Ucraniana


A Sala de aula da Ucrânia foi projetada em estilo barroco com madeira ricamente esculpida, cerâmica colorida e metalurgia intrincada nesta adaptação da sala de recepção de um nobre.


A entrada tem uma forma trapezoidal arcaica com motivos esculpidos de água, trigo e girassóis. A inscrição no lintel comemora o milênio do cristianismo da Ucrânia (988-1988). As telhas do fogão retratam práticas festivas e vida diária. Um lugar de honra, é definido pelos bancos e os ícones tradicionais de São Nicolau, a Mãe de Deus, o Cristo Mestre e São Jorge .


foto de sala de aula ucraniana
Sala de aula ucraniana, catedral da aprendizagem, Universidade de Pittsburgh


As portas do quadro que trazem a Árvore da Vida são encimadas por três alfabetos cirílicos usados ​​na Ucrânia nos séculos 11, 17 e 19. Na parede direita, um baixo-relevo de cobre retrata o desenvolvimento da cultura ucraniana ao longo dos milênios. Ele retrata centros culturais, figuras históricas, rituais, monumentos e a evolução do ornamento ucraniano.


f) Sala Israelense


A sala de aula do Património de Israel reflete a simplicidade de uma habitação de pedra galileana do século 1 ou casa de assembléia, os bancos desta sala são baseados em sinagoga do século 2-3 de Cafarnaum. Os Dez Mandamentos, esculpidos em hebraico, adornam a porta de entrada de carvalho. Uvas, romãs e datas no friso de pedra, copiado de Cafarnaum, representam culturas cultivadas na Galiléia. Na parede da janela, uma inscrição descoberta no século 6, na sinagoga do Rehob, cita as leis talmúdicas que regem o cultivo das culturas a cada sétimo ano.

Um fragmento na caixa traseira replica um objeto do Mar Morto que contém a profecia: "Eles baterão suas espadas em arados e suas lanças em ganchos de poda ..."


foto de sala de aula israelense
Sala de aula israelense, catedral da aprendizagem, Universidade de Pittsburgh



A mesa do professor, baseada em uma encontrada em casa queimada do século I de Jerusalém, está diante de uma cópia única da Menorah de pedra existente que serviu de candelabro. A citação na cadeira diz: "Aprendi muito com meus professores, mais com meus colegas e, principalmente, com meus alunos". Os bancos de carvalho têm os nomes das 12 tribos de Israel. O mosaico do chão replica uma sinagoga galileana do século 6 de Beth Alpha .


II.2 -  Sala de Exibição - Sírio-Libanesa


Originalmente uma biblioteca construída em 1782 na casa de um rico comerciante de Damasco, a Sala Síria - Líbano foi transferida intacta para sua localização na Catedral da Aprendizagem após um esforço de seis anos para financiar e instalar a sala pelas comunidades síria e libanesa em Pittsburgh. 

Devido à fragilidade e valor inestimável do mobiliário, foi fechada para uso de aula e é uma das duas salas de exibição. As paredes e tetos com painéis de tília são decorados com “pintura de gesso ”, uma mistura de giz e cola aplicada com pincel em relevo intrincado, depois pintada e revestida com folha de prata e ouro. 

foto de sala de aula sírio-libanesa
Sala sírio-libanesa, catedral da aprendizagem, Universidade de Pittsburgh


A sala apresenta um mihrab com uma abóbada de estalactite que tradicionalmente abriga o Alcorão tapete de oraçãoNas paredes estão armários de livros e prateleiras de exibição.  A sala é iluminada por uma antiga lâmpada de mesquita de cobre perfurado com poços de vidro soprado à mão que originalmente continham óleo, água e pavios. Os sofás, da palavra árabe "suffah", são revestidos de cetim e repousam sobre uma base de mármore vermelho escuro e branco. O piso de mármore desce na entrada, onde os visitantes tiravam os sapatos antes de entrar. 

Em 1997, uma porta de estilo francês com painéis de vidro para a sala foi adicionada para permitir que a sala fosse visível dos transeuntes. As portas foram modeladas após um design de grade encontrado nas janelas do século 18 Ibn Room na seção islâmica do Metropolitan Museum em Nova York.


III. Referências


Observação: Visitamos essas salas em Pittsburgh em torno de 1995 mas todas as fotos e todo o texto com a sua riqueza de detalhes foi obtido das publicações oficiais da Universidade de Pittsburgh que colocamos aqui com a finalidade única de divulgação cultural.

- The Nacionality rooms, publicação da Universidade de Pittsburgh.


- Nacionality Rooms / Pittsburgh University - 
https://www.nationalityrooms.pitt.edu/rooms


 - Nationality rooms - Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Nationality_Rooms