I. - Paul Gauguin
Eugène-Henri-Paul Gauguin foi um pintor francês cujo trabalho junto com Van Gogh e Paul Cézanne se caracterizou como pós-impressionismo. Gauguin nasceu em Paris, 7 de junho de 1848 e faleceu nas Ilhas Marquesas em 8 de maio de 1903.
Apesar de ter nascido em Paris, Gauguin se mudou com três anos para Lima, Peru, onde viveu até os sete anos em Lima. Seu Pai era um jornalista republicano e sua mãe, Aline Chazal, era descendente de espanhóis proprietários de terras na América do Sul.
Com a chegada de Napoleão III ao poder e com medo da perseguição, a família embarcou em 1851 com destino ao Peru onde seu pai pretendia trabalhar. Entretanto, durante a terrível viagem de navio, o pai teve complicações de saúde e faleceu. Assim, o futuro pintor desembarcou em Lima apenas com sua mãe e irmã.
Quando voltou para seu país natal, em 1855, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Trabalhou em seguida numa corretora de valores parisiense e, em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.
II. - Vida Adulta e início de carreira
autoretrato, 1875 a 1877 |
Foi então para Copenhagen, onde acabou ocorrendo o rompimento de seu casamento.
III. - Camile Pissarro e os impressionistas (1884 - 1886)
De janeiro a novembro de 1884, mudou-se para Rouen , onde Camille Pissarro , que o havia guiado na sua abordagem ao Impressionismo , também vivia. Durante esses 10 meses em Rouen, ele produziu cerca de quarenta pinturas, principalmente vistas sobre a cidade e seus arredores.
Isso não era o suficiente para viver, e ele se mudou com sua esposa e filhos para casa dos parentes dela em Copenhagen. A convivência com os sogros não funcionou. Seu negócio não foi bem. Ele retornou a Paris em 1885 para pintar em tempo integral, deixando sua esposa e filhos da Dinamarca e sem meios de lhes sustentar sentia-se dilacerado por isso. Ele participou entre 1879-1886, das últimos cinco exposições do Grupo de impressionistas.
IV. - O cloisonnisme / simbolismo /sintetismo - Pont Aven (1886)
Em 1886 , a conselho de Armand Marie Felix Jobbé Duval , Gauguin fez sua primeira estada em Pont-Aven , na Bretanha, onde se encontrou com Émile Bernard, defensor do Cloisonnisme. De volta a Paris, ele conheceu pela primeira vez Vincent van Gogh , em novembro do mesmo ano.
Em abril de 1887 , ele partiu com o pintor Charles Laval para o Panamá , onde eles foram trabalhar na perfuração do canal . Eles enfrentaram condições de vida particularmente difíceis e decidiram sair, uma vez que tinham dinheiro suficiente para ir a Martinica, lugar que Gauguin tinha descoberto quando ele era um marinheiro.
Ele permaneceu na Martinica em condições precárias de junho a outubro 1887, em Anse Turim Carbet, a dois quilómetros de São Pedro. Lá, existe hoje, um museu dedicado a Gauguin. Excitado pela luz e pelas paisagens, pintou doze pinturas durante sua estadia. Teve uma filha natural.
O cloisonnisme é um estilo da pintura pós-impressionista caracterizado por cores lisas delimitadas por contornos escuros. O termo foi utilizado pelo crítico Édouard Dujardin por ocasião do Salão dos Independentes em Março de 1888. Os artistas Émile Bernard, Louis Anquetin, Paul Gauguin, Paul Sérusier, e outros, começaram a pintar com este estilo no final do século XIX. O nome remete para a técnica de cloisonné, onde arames (cloisons ou "compartimentos") são soldados ao corpo da peça, enchidos com pó de vidro e, em seguida, colocados no meio de chamas a altas temperaturas, numa técnica semelhante ao do vitral. Muitos daqueles pintores descrevem os seus trabalhos como sintetismo, um movimento com algumas semelhanças.
IV. - O episódio de Arles (1888)
autoretrato "Os Miseráveis", 1888, Museu Van Gogh, Amsterdã |
Gauguin que estava na Bretanha e se julgava um bandido em uma sociedade que o impedia de renovar o impressionismo, pintou um autoretrato com Émile Bernard ao fundo e que ele intitulou de "Os Miseráveis". Antes de se reunir a Van Gogh ele enviou esse quadro de presente para o pintor, onde escreveu "Então, aqui vai a minha imagem pessoal, mas também um retrato de todos nós, pobres vítimas dessa sociedade , de quem nos vingamos fazendo o bem".
Reunidos por um interesse comum na cor, os dois pintores entraram em conflito pessoal e artístico. Van Gogh não gostou quando Gauguin pintou o quadro "Van Gogh pintando girassóis" o qual ele vê e exclama, "Este sou eu, mas louco". A coabitação deteriorou-se e terminou no famoso episódio da orelha cortada de Van Gogh, 23 de dezembro de 1888.
V. - O Sintetismo em Pont-Aven (1888 - 1890)
De retorno à França, ele vive em Paris, antes de partir, no começo de 1888, para a Bretanha, onde ele é o centro de um grupo de pintores experimentais conhecidos como a escola de Pont-Aven. Em uma carta de 1888 escrita à Emile Schuffenecker, Paul Gauguin exprime seu credo que será o cerne das crenças artísticas que se seguirão.
"Um conselho, não copie muito da natureza, a arte é uma abstração, pegue da natureza, sonhando antes e pensando mais na criação do que no resultado. Esta é a única maneira de subir a Deus, fazendo como nosso Mestre Divino, criando."
Sob a influência do pintor Émile Bernard , seu estilo evolui, torna-se mais natural e sintético. Ele encontra inspiração na arte exótica, vitrais medievais e gravuras japonesas. Naquele ano ele pintou A Visão depois do Sermão, que irá influenciar Pablo Picasso , Henri Matisse e Edvard Munch.
A escola de Pont-Aven
Os trabalhos são caracterizados pelo uso marcante de cores puras e uma temática simbolista : o uso livre da cor (pode pintar a grama de vermelha se quiser), o que se aplica em grandes manchas e cores especiais. Eles usam cloisonnism. O resultado é geralmente uma obra de arte altamente decorativa. Existe uma vontade de sintetizar as formas: síntese entre o estilo impressionista e simbolista , por isso podem ser considerados simbolistas, pelo seu espírito.
Paul Gauguin acabou se tornando um dos expoentes da escola de Pont-Aven e reunindo vários artistas em torno dele. Ele ficou nessa região no períodos 1886, 1888 -1890, e 1894.
La ronde de las petites bretones ( a dança das pequenas bretãs), 1888, National Gallery, Washington DC |
V. - Vida na Polinésia (1891 - 1902)
Em 1891, arruinado, Gauguin mora uns tempos em Paris e depois inspirado pela obra de Jacques-Antoine Moerenhout, ele embarca para a Polinésia graças a uma venda de suas obras que tinha recebido dois artigos entusiasmados de Octave Mirbeau.
Ele se instalou no Tahiti onde ele esperava poder fugir da civilização ocidental e tudo que seria artificial e convencional. Ele passa toda a sua vida em regiões tropicais, primeiro Tahiti e depois a ilha de Hiva Oa no arquipelago de Marquises. Ela volta a cidade somente uma vez.
As características essenciais de sua pintura (que são a utilização de grandes superfícies de cores vivas) não mudam muito. Ele presta atenção especial na expressividade das cores, a procura das perspectiva correta e a ultilização de formas sólidas e volumosas. Ele faz também algumas esculturas em madeira, mas sobretudo pinta seus mais belos quadros nessa fase.
Duas Mulheres do Tahiti
"Como combinar forma sólida e padrão plano ?" - isso parece o problema que os pós-impressionistas costumavam se colocar. Nestas pinturas, Gauguin, que freqüentemente usa a composição do friso fluente para esse mesmo fim, juntou a solidez e a superfície por outros meios.
A visão de cima encurta as figuras e elimina o horizonte, trazendo assim o plano de fundo. As próprias figuras, perto dos olhos, criam um padrão de formas curvas que contrasta com as linhas retas e simples da costa além. Sendo tão perto, preenchendo tanto da área, ambos estão na superfície e em profundidade, ambos planos e modelados.
A fusão dos dois é especialmente clara na mulher à esquerda, cujo perfil e braço fazem um contorno vertical contínuo, pois a perna e a saia estendidas fazem uma horizontal, ambas também funcionando como diagonais recuadas, enquanto ao mesmo tempo o pé equilibra a Mão próxima no canto. Assim, as grandes áreas de cores, unidas por grandes contornos que, por sobreposição, criam um padrão abstrato, também são usados para modelar e dar peso aos corpos pesados." (www.gauguin.org)
A fusão dos dois é especialmente clara na mulher à esquerda, cujo perfil e braço fazem um contorno vertical contínuo, pois a perna e a saia estendidas fazem uma horizontal, ambas também funcionando como diagonais recuadas, enquanto ao mesmo tempo o pé equilibra a Mão próxima no canto. Assim, as grandes áreas de cores, unidas por grandes contornos que, por sobreposição, criam um padrão abstrato, também são usados para modelar e dar peso aos corpos pesados." (www.gauguin.org)
Em 1891 Gauguin pintou "Duas mulheres do Tahiti na praia" que está no Museu d'Orsay. Um pouco depois, em 1892 ele pintou um segundo quadro "Duas mulheres do Tahiti", trocando apenas a figura da moça da direita. Esse quadro está exposto em Dresden.
Mulher com uma Flor
"Melancólica e sensual, esta bela polinésia toca o espectador pela vibração de suas cores vivas e pelos contornos intensos. Embora a pose seja tradicional, o artista evitou as regras usuais da arte ocidental.
As formas são simples, as cores são chocantes, e não há profundidade de perspectiva.
Em seu livro Noa Noa, sobre sua vida naquele lugar, escreveu: “Fugi de tudo o que é artificial e convencional. Aqui penetro na Verdade, integro-me na natureza.”
(fonte: site historia das artes - mulher com uma flor