I - Igrejas Neoclássicas
A Arquitetura neoclássica foi produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII. Os Arquitetos foram formados no clima cultural do racionalismo iluminista e educados no entusiasmo crescente pela Civilização Clássica, cada vez mais conhecida e estudada devido aos progressos da Arqueologia e da História.
Algumas características da arquitetura neo-clássica
- Uso de cúpulas
- pórticos colunados
- frontões triangulares.
I.1. – Catedral de Santo Isaac – São Petersburgo
Considerada a maior Igreja da Rússia e construída ao longo de 40 anos (1818 a 1858), a Catedral de Santo Isaac é uma Igreja Ortodoxa em São Petersburgo e uma das maiores igrejas com cúpula central no mundo. Essa Igreja atual, construída de acordo com o projeto de Auguste Montferrand escolhido pelo Czar Alexandre I, foi a quarta igreja construída no local. O domo principal da Igreja mede 101 metros de altura e é banhado com ouro puro. A Basílica de São Pedro em Roma tem o domo mais alto (136,57m de altura e 41,47m de diâmetro).
Santo Isaac era o santo de devoção do imperador Pedro O Grande pois os dois tinham a mesma data de nascimento.
No período do comunismo a Igreja foi transformada em museu do ateísmo e da história religiosa. Hoje ela oferece serviços religiosos em algumas capelas, mas continua como museu da história religiosa.
É uma igreja lindamente decorada.
I.2. – Catedral Evangélica Luterana de Helsinque
A Catedral de Helsinque é atualmente uma Igreja Evangélica Luterana situada na praça do senado, centro de Helsinque, capital da Finlandia. Foi originalmente construída entre 1830 e 1852, no estilo neoclássico, como tributo ao Czar Nicolau I da Rússia, tendo sido conhecida como igreja de São Nicolau até à independência da Finlândia em 1917.
A catedral se constitui em um local de destaque da cidade ostentando uma grande cúpula verde rodeada por quatro cúpulas menores.
Apesar de ser um dos lugares mais visitados da cidade, a igreja funciona regularmente com todos os serviços litúrgicos.
I.3. – Igreja de Santa Genoveva em París – Transformada em Panteão.
Encomendado pelo rei Luís XV, como tributo à Santa Genoveva, padroeira de Paris, após recuperar-se de uma grave doença, as obras se iniciaram em 1764 e somente foram concluídas em 1790. Devido à revolução francesa iniciada em 1789, a igreja foi transformada em um Panteão Nacional. Após várias idas e vindas (Igreja x Panteão), em 1885 ela foi definitivamente transformada em Panteão, lugar de homenagear os grandes nomes da nação francesa. Hoje estão lá sepultados cerca de 70 personagens consideradas de grande relevância à história francesa. Alguns desses personagens são: Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Marat, Emile Zola, Louis Braille, Marie Curie e Peter Curie.
|
|
I.4 - Igreja de São Pedro e São Paulo em Londres
A Catedral de São Paulo, (em inglês St Paul's Cathedral) é uma catedral anglicana em Ludgate Hill, na cidade de Londres, na Inglaterra. É a sede do Bispo de Londres.
O edifício actual, foi um projeto a cargo do arquitecto Christopher Wren, data do século XVII e é geralmente considerado como a quinta reconstrução da Catedral de São Paulo. A catedral é atualmente um dos sítios de maior visitação na cidade de Londres. Foi também nesta catedral que Charles, Príncipe de Gales, casou-se com Lady Diana Spencer, em 1981.
A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo (só sendo ultrapassada pela Basílica de São Pedro) e dela se tem uma visão ampla de Londres.
Catedral de São Paulo, foto de IR Stone em Shutterstock.com |
Incidentes:
A Catedral de São Paulo sobreviveu às blitz de 10 de outubro de 1940 e de 17 de abril de 1941. Em 12 de setembro de 1940, uma bomba-relógio foi descoberta e removida da catedral. A bomba tinha poder de fogo o suficiente para destruir completamente a catedral e deixar uma cratera de 100 pés de profundidade no local.
A catedral correu perigo novamente em dezembro de 1940, quando foi encontrada uma bomba alojada na concha de chumbo do domo e foi removida com sucesso e a bomba veio a se incendiar fora da catedral.
|
|
I.5 - Igreja da Candelária - Rio de Janeiro
A Igreja de Nossa Senhora da Candelária localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro é um dos principais monumentos religiosos da cidade, tradicional palco de casamentos da sociedade carioca.
A igreja teve seu nome associado a dois eventos marcantes da segunda metade do século XX: o Comício da Candelária no movimento das Diretas Já e a Chacina da Candelária um massacre de moradores de rua ocorrido nas proximidades da igreja na madrugada de 23 de julho de 1993 e que teve repercussão internacional.
Já no século XXI, a Igreja fica marcada por receber uma das duas piras olímpicas da Rio 2016.
igreja da candelaria, Rio de Janeiro, foto de Donatas Dobravolskas |
A isso, se soma a bela fachada, obra-prima do século XVIII, que demonstra uma grande harmonia no contraste entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca, além dos diferentes perfis de janelas, as duas torres e o frontão clássico. Segundo o historiador Nireu Cavalcanti, "Até porque atravessou tantos anos, a igreja tem elementos de vários estilos, como o barroco e o art-nouveau, mas quando você entra lá nada parece estar em conflito. É uma das mais belas igrejas do Rio.
II - Referências
Wikipedia: textos sobre Catedral Santo Isaac / Luterana de Helsinki / São Paulo em Londres / Panteão de Paris / Candelária, Rio
Fotos: História com Gosto, Fotolia e Shutterstock.