sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Chelsea FC e o Stamford Bridge, Londres

I - Estádios de Futebol



Quem viaja com criança ou adolescente pela Europa tem que fazer algumas combinações entre museus, igrejas, parques de diversão e em alguns casos especiais, para quem tem filhos que amam futebol, visitar os Estádios de clubes famosos. Normalmente esses estádios são bem luxuosos e contam com museu de conquistas com a história dos clubes, visitas guiadas que passam também pelos vestiários, sala de entrevistas, arquibancadas e cadeiras numeradas. Finalmente tudo acaba na loja de venda de artigos esportivos do clube. É uma opção divertida e faz um equilibrio para toda família. Receita de Sucesso garantido. Começaremos com o estádio do Chelsea em Londres e seguiremos outros posts com mais 06 estádios. Os Estádios brasileiros, pricipalmente depois da Copa, não deixam a desejar e também serão incluidos nos posts futuros.



II - Stamford Bridge - Estádio do Chelsea em Londres



O Stamford Bridge é um estádio de futebol localizado no centro da cidade de Londres, e é sede do Chelsea Football Club. Inaugurado em 1877, foi adquirido em 1896 pelos irmãos Gus e Joseph Mears.


a) Visão Exterior







Com capacidade para cerca de quarenta e três mil pessoas, foi inaugurado em 28 de Abril de 1877. O estádio foi construido pelos proprietários do London Athetics Club, para competições de atletismo, e comprado pelos irmãos Gus e Joseph Mears em 1896, mas só tomando posse em 1904. 



A intenção dos irmãos Mears, era que o estádio recebesse partidas do mais alto nível do futebol. Após fracassos em trazer partidas da elite do futebol inglês, resolveram vender o estádio, mas por conselho de seu amigo Fred Parker, os irmãos Mears resolveram não vende-lo e, criar um clube para disputar partidas no estádio, surgindo assim, o Chelsea Football Club.


Após as obras de modernização, visando a segurança e o conforto dos espectadores, o estádio teve sua capacidade reduzida para 41.841 torcedores, mas o seu recorde de público deu-se em 12 de Outubro de 1935, no clássico londrino contra o Arsenal, quando foram registrados 82.905 torcedores


b) Visão Interna




c) Cadeiras e Gramado


Surpreendente como todas as cadeiras e os torcedores em consequência ficam perto do gramado. Praticamente nenhuma separação.


III - Chelsea F.C. 


O Chelsea Football Club foi fundado em 10 de março de 1905, o clube conquistou cinco vezes o Campeonato Inglês, sete vezes a Copa da Inglaterra, cinco vezes a Copa da Liga e quatro vezes a Supercopa da Inglaterra como títulos nacionais; nos internacionais, venceu uma vez a Liga dos Campeões da UEFA, uma vez a Liga Europa, duas a Recopa, e uma Supercopa Europeia.


Entre 1939 e 1945, o Chelsea foi forçado a abandonar a Liga Inglesa, juntamente com muitos outros clubes, devido a Segunda Guerra Mundial, uma vez que todos os resultados obtidos durante o conflito foram vistos como "não oficiais".



O clube teve seu primeiro grande sucesso em 1955, quando conquistou o seu primeiro título inglês. No entanto, o clube viveu seus melhores momentos durante a década de 2000 e inicio da seguinte, niveladas por conquistar quatro vezes o título nacional inglês, e uma vez cada os dois principais torneios europeus, a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA, sendo o primeiro clube inglês a conquistar os quatro torneios mais importantes. 



O Chelsea faz os seus jogos de casa no estádio Stamford Bridge, com capacidade para 41.663 espectadores, e que fica localizado em Fulham Road.  O clube foi comprado em 2003 pelo magnata do petróleo russo Roman Abramovich.


a) O escudo


A cor tradicional do clube é o azul real, utilizado para as camisas e calções, enquanto que o branco é utilizado nas meias. Seu escudo é tradicionalmente composto por um leão segurando uma bengala. A versão original deste escudo foi utilizado pela primeira vez em 1953, quando Ted Drake foi o responsável por mudar a imagem do clube. O escudo foi alterado em 2005, para comemorar o centenário do clube, e ainda continua a ser utilizado.

 O clube dispõe de um grande número de torcedores e tem a quinta maior média de público da Inglaterra. E, segundo pesquisa divulgada em 2010, o clube também dispõe da quarta maior torcida do continente europeu, com aproximadamente 22 milhões de torcedores, número que inclui simpatizantes de outros países.


b) Museu e História do Clube




c) Troféus


 d) Uniformes

Desde sua fundação em 1905 até hoje,  os Blues já usaram 68 modelos de uniformes. O primeiro deles, criado no ano da fundação, foi utilizado até 1911. Diferentemente   do tradicional azul, a camisa era verde oliva. Essa tendência seguiu até 1920. Somente em 1921 que o uniforme ganhou a cor azul.

Homenagem a Mourinho


1960 foi uma década de mudanças – as quais se familiarizam com o uniforme atual. Os meiões passaram a ser azuis e na era Tommy Docherty (segunda metade da década) , o Chelsea aderiu aos calções azuis e meiões brancos. Segundo o treinador, a cor servia para destacar o time, já que nenhuma outra equipe usava uniforme nesse estilo.



Os anos 2000 marcaram a mudança de patrocinador do Chelsea: a Umbro deu lugar a Adidas. Os uniformes evoluíram em termos de tecnologia e ficaram mais modernos nos desenhos.


e) Os Cinco Maiores Ídolos: Tery, Lampard, Peter Osgood (ingleses) e Drogba (Costa do Marfim) , Petr Cech (Republica Tcheca)


1. JOHN TERRY | 1998-Atualidade | Goste dele ou não, John Terry foi capitão do Chelsea na temporada mais vitoriosa da equipe. Foi o líder do time nas taças de quatro Premier League, cinco Copas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, uma Liga Europa e uma Champions League.










2. FRANK LAMPARD | 2001-2014 | Quebrou o recorde de maior artilheiro do clube, marcando 211 vezes, algo incomum para um meio-campista. Conquistou a Champions League, a Liga Europa e muitas Copas da Inglaterra e Copas da Liga Inglesa.



3. PETER OSGOOD | 1964-1974 e 1978-1979 | Artilheiro do time na década de 60 e 70, marcou em todos os jogos da Copa da Inglaterra de 1970 e brilhou na Liga dos Campeões da Europa em 71, marcando também na final contra o Real Madrid.

4. DIDIER DROGBA | 2004-2012 e 2014-2015 | Um dos maiores atacantes da história da Premier League. Drogba conquistou três títulos da Premier League pelo clube entre 2004 e 2010 e marcou na conquista da Champions League, em 2012.



5. PETR CECH | 2004-2015 | Substituiu Carlo Cudicini em 2004-05 e conquistou quatro Premier League, quatro Copas da Inglaterra, a Liga Europa e a Champions League; FA Cups, the Europa League and Champions League, antes de deixar o clube e assinar com o Arsenal.

f) Vestiários


Os uniformes dos jogadores ficam já separados em frente dos seus escaninhos. Na época jogavam no Chelsea os brasileiros Deco (naturalizado português) e Alex, e os famosos ingleses Lampard, Therry e Ashley Cole.





g) Sala de Imprensa e Técnicos


Na sala de imprensa os jogadores  e técnicos dão entrevistas após os jogos.


O Chelsea já teve grandes técnicos como: José Mourinho, Roberto di Matteo, e o atual Antonio Conte.

h) Loja - MegaStore


Ao lado da entrada do Estádio tem uma MegaStore onde é posível compra camisas, bolas e demais artigos esportivos relacionados com o Chelsea F.C.

MegaStore - foto Chelseafc.com

IV - Um time Campeão - "Champions League (2012)"


O Adversário seria o Bayern, que havia eliminado o forte time do pReal Madrid, campeão espanhol naquela temporada, e que contava Cristiano Ronaldo no elenco. Além disto, os alemães jogariam a final em seu estádio, a Allianz Arena.
O Bayern chegou a abrir o placar já no final do jogo, com um gols de Muller, mas levou o empate do Chelsea em gol de Drogba. O time alemão perdeu um pênalti com Robben na prorrogação e viu o goleiro do Chelsea Petr Cech virar herói nos pênaltis, ao defender as cobranças de Schweinsteiger e Olic, dando a primeira taça da Liga dos Campeões na história aos Blues.


Time do Chelsea, Campeão da "Champions League" 2012, foto http://www.futeboleuropeu.com.br/

Escalação do Chelsea F.C. 
Titulares
GK 1    Petr Čech

RB 17 José Bosingwa
CB 24 Gary Cahill
CB 4    David Luiz 86'
LB 3    Ashley Cole 81'

DM 12 Mikel John Obi
CM 8    Frank Lampard (c)
RW 21 Salomon Kalou 84
'
AM 10 Juan Mata
LW 34   Ryan Bertrand 73'
CF 11   Didier Drogba

Reservas que Participaram
MF15 França Florent MaloudaEntrou em campo após 73 minutos 73'


FW9Espanha Fernando TorresPenalizado com cartão amarelo após 120 minutos 120'Entrou em campo após 84 minutos 84'

Técnico
Itália Roberto Di Matteo




V - Curiosidade - "A Batalha de Stamford Bridge"


A morte do rei Eduardo, o Confessor, da Inglaterra em janeiro de 1066 se tornou um estopim para uma disputa pelo trono da Inglaterra entre diversos reis do noroeste da Europa. Entre os reis que ambicionavam o trono inglês estava o rei Haroldo Manto Cinzento da Noruega, que reuniu um exército de 15 000 homens, numa frota de 300 navios, para invadir a Inglaterra. Chegando na Inglaterra em setembro de 1066, ele se reuniu com outras tropas que haviam sido recrutadas na Escócia por Tostig Godwinson.



A Batalha de Stamford Bridge ocorreu próximo à vila de Stamford Bridge, ao leste de Yorkshire, Inglaterra, em 25 de setembro de 1066, entre um exército inglês sob as ordens do rei anglo-saxãoHaroldo II Godwinson e a força invasora norueguesa liderada por Haroldo Manto Cinzento e o irmão do rei inglês, Tostig Godwinson. 



Depois de uma batalha sanguinária, os ingleses surgiram como vencedores. Haroldo e Tostig, assim como milhares de soldados noruegueses, foram mortos. Embora, tenha derrotado a invasão norueguesa, a vitória não pôde ser usufruída, pois menos de três semanas depois, Haroldo II seria derrotado e morto pelos invasores normandos na Batalha de Hastings. 



A Batalha de Stamford Brigde é simbolicamente retratada como o marco inicial do declínio da Era Viquingue, embora tenham ocorrido invasões escandinavas ainda maiores na Inglaterra nas décadas seguintes, notavelmente, as campanhas do rei Sweyn Estrithson da Dinamarca em 1069–70 e rei Magnus Barefoot da Noruega em 1098 e 1102–03.


VI - Referências


- HistoriacomGosto - Fotos e Notas de Viagem
- Wikipedia: Stamford Bridge Stadium e Stamford Brdge Batle
- Chelsea F.C. - História do Clube
-  Ídolos do Chelsea F.C - http://www.goal.com/
- Time Campeão: http://www.futeboleuropeu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário