1. - Histórico dos materiais de cobertura - Telhados Coloridos
Depois que o homem saiu das cavernas e começou a construir suas moradias, vários materiais foram sendo utilizados ao longo do tempo. Podemos iniciar com a utilização do sapé ou palha que eram leves mas tinham a desvantagem de serem altamente inflamáveis. Os romanos usaram ardósias e outras pedras naturais e até metais foram utilizados como na cúpula do rochedo em Jerusalém.
Telhas de argila e ardósia tinham sempre a enorme vantagem de serem não combustíveis e isso tinha enorme importância de segurança e também econômica.
No Renascimento Italiano a construção do Duomo de Florença chamou a atenção para sua grandiosa cúpula com fiadas de tijolos utilizadas como escamas de peixe junto com as nervuras longitudinais.
Em termos estéticos uma obra que representou uma grande inovação foi o hospital Hotel-Dieu, construído em Beaune, França em 1452. O destaque dessa obra foi justamente foi justamente a configuração multicolorida de sua cobertura. Outras obras no mesmo estilo foram construídas em Viena (Catedral de Santo Estevão), Budapeste (Igreja de Matias), Zagreb (Igreja de São Marcos) e outras.
Coberturas de metal também foram usadas, e as inovações continuam até hoje sendo experimentadas por arquitetos e engenheiros.
fonte aecweb.com.br - Evolução da arquitetura e dos materiais para cobertura de edificações (Texto resumido e adaptado)
2. Azulejos de Asilo e Hospital de Dieu - Beaunne, Borgonha
O Hospices de Beaune ou Hôtel-Dieu de Beaune é um antigo asilo de caridade em Beaune, França . Foi fundado em 1443 por Nicolas Rolin , chanceler da Borgonha, como um hospital para os pobres. O edifício original do hospital, o Hôtel-Dieu, um dos melhores exemplos da arquitetura da Borgonha do século XV, é agora um museu . Os serviços para os pacientes são agora prestados em modernos edifícios hospitalares .
Tendo obtido a permissão do Papa Eugênio IV em 1441, o hospício foi construído e consagrado em 31 de dezembro de 1452. Em conjunto, Rolin estabeleceu a ordem religiosa "Les sœurs hospitalières de Beaune (irmãs hospitaleiras de Beaune)".
3. Igreja de São Marcos em Zagreb - Croácia
A igreja de São Marcos está localizada no centro da praça com o mesmo nome, que também tem vista para o edifício do parlamento croata, o edifício do Governo e o edifício do Tribunal Constitucional.
Igreja de São Marcos, Zagreb, foto HistoriacomGosto |
Construída a partir do século XIII em estilo românico , a igreja foi parcialmente reconstruída no século XIV em estilo gótico tardio , enquanto a atual torre sineira foi reconstruída em 1502 na sequência de um terramoto.
O telhado colorido característico, representando os brasões da Croácia e de Zagreb , foi construído entre 1876 e 1882 pelo arquiteto Hermann Bollé de acordo com projetos do arquiteto vienense Friedrich von Schmidt .
A parte mais valiosa artisticamente da igreja é o portal sul em estilo gótico, provavelmente criado no final do século XIV por escultores de Praga; a obra apresenta 15 esculturas dispostas em 11 nichos representando José e Maria com o menino Jesus (em cima), os Doze Apóstolos (em ambos os lados), São Marcos e o Leão (em baixo) [1 ] .
4. - Azulejos de Budapeste - Azulejos de Zsolnay
Budapeste tem vários edifícios com telhados cobertos por azulejos coloridos. Os mais conhecidos são a Igreja de Matias e o Grande Salão Comercial. Em todos os dois, os azulejos foram fabricados na fábrica de porcelana de Zsolnay.
A cerâmica decorativa que foi desenvolvida por Zsolnay a partir de 1886 é um material durável e também resistente ao calor e ao frio e por isso adequado a ser usado como telhas decorativas externas.
4.1 - Igreja de São Matias
Em Budapeste, no coração do Distrito do Castelo de Buda, está localizada a igreja católica de Matias (em húngaro: Mátyás-templom). Ela foi originalmente construída em 1015, em estilo românico, como era a tradição da época. Foi reconstruída no estilo gótico tardio na segunda metade do século XIV e foi posteriormente restaurada no final do século XIX. Era a segunda maior igreja da Buda medieval e a sétima maior igreja do reino húngaro medieval.
Igreja de Matias, foto HistoriacomGosto |
Igreja de Matias, foto HistoriacomGosto |
Igreja de Matias (foto:https://daydreamtourist.com/2015/06/09/adapted from Wikipedia) |
Texto de Referência - https://dailynewshungary.com/pt/zsolnay-tiles-brighten-up-budapests-rooftops-video/
4.2 - Edifício do Tesouro Público
Um outro belo edifício é o do Tesouro Público com seu telhado verde e dourado.
5. - Catedral de Santo Estevão - Viena
A Catedral de Santo Estêvão (alemão: Sankt Stephan/Stephansdom) é uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu, está situada na Stephansplatz, no centro da cidade Viena, Áustria.
Trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. A também denominada "Steffl" é uma das mais importantes catedrais góticas do mundo.
Foi renovada no estilo gótico entre 1304 e 1433. A catedral possui duas torres, a torre norte com 68 metros e a sul com 136 metros. Sua torre norte, foi renovada de acordo com a estética renascentista em 1579 e seu interior adquiriu uma tendência barroca. (Fonte: Wikipedia)
6. Referências
- Viagens e fotos HistoriacomGosto
- fonte aecweb.com.br - "Evolução da arquitetura e dos materiais para cobertura de edificações"
- https://dailynewshungary.com/pt/zsolnay-tiles-brighten-up-budapests-rooftops-video/ - "Azylejos de Zsolnay iluminam os telhados de Budapeste"
- Wikipedia - Catedral de Santo Estevão