I - Cinema Italiano
A história do cinema italiano tem origem antiga, iniciando-se praticamente logo depois da primeira projeção dos irmãos Lumière em 1895.
Depois de um primeiro filme pioneiro, a produção cinemtatográfica italiana se inicia a pleno regime no primeiro decenio de 1900, trazendo ao cinema um importante movimento de vanguarda como o "Futurismo".
Estudio da Cinecitta, foto de shutterstock.com |
Depois de haver conhecido um decênio de forte crise logo após a Primeira Guerra Mundial, o cinema italiano recomeça a partir da fundação em 1937 da "Cinecittà", o mais importante estúdio de produções cinematográficas existente até hoje na Itália. Entretanto, é senso comum que a qualidade das produções artísticas daquela época, era muito fraca. Limitava-se quase sempre a propaganda a favor do regime fascista.
II. - Anos 40 e 50 - O Neorealismo
Com o fim da ditadura nos anos 40 e 50, se afirma na Italia o movimento cinematográfico conhecido em todo o mundo como "Neorealismo", que alçará o cinema italiano a um nível de brilhantismo como nunca mais foi visto.
Diretores como "De Sica", "Visconti", "Rossellini" dirigiram obras-primas do gênero dramático como "ladrão de bicicleta", "Obsessão", e "Roma, cidade aberta", representando com atores não profissionais a realidade romana do segundo período pós-guerra (período pós segunda guerra mundial) de maneira nua e crua, evitando qualquer comentário retórico. Nesse período o cinema italiano se transforma em um dos mais premiados e influentes a nível mundial.
Lucchino Visconti |
O filme - Obsessão (Visconti, 1943)
" Itália, início dos anos 40. No miserável Vale do Pó, Giovanna (Clara Calamai), a frustrada dona de uma pensão, planeja com o amante Gino (Massino Girotti, de Teorema) o assassinato do marido. Pela primeira vez no Brasil, "Obsessão" marca a estréia do grande Luchino Visconti como diretor. O filme é uma adaptação não autorizada de O Destino Bate à sua Porta, romance noir de James M. Cain filmado outras vezes, uma delas com Jack Nicholson e Jessica Langer; este clássico é considerado por muitos críticos o marco inicial do influente movimento neo-realista, por ter sido filmado quase que inteiramente em locações reais e ter afrontado a ideologia do regime fascista." (fonte: cinetoscópio.com.br)
Crítica do Filme Obsessão por Arthur Tuoto, Cineasta e Crítico de Cinema
III. - Anos 50 e 60 - Anos de Ouro - Diretores Famosos
Nos anos 50 e 60 começa a exaurir-se a corrente "neorealista" mas continua o período de ouro do cinema italiano graça a diretores famosos em todo o mundo. O primeiro de todos, Federico Fellini que dirige numerosas obras-primas, mas também Antonioni, e ainda Visconti que, tendo terminado a fase neorealista continua de qualquer forma a produzir filmes que fazem parte da história do cinema italiano (Il Gattopardo, Morte a Venezia).
Federico Fellini
Federico Fellini (Rimini, 20 de janeiro de 1920 — Roma, 31 de outubro de 1993) foi um diretor e roteirista de cinema italiano. Conhecido por seu estilo distinto, que mistura fantasia e imagens barrocas com terridez, ele é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos. Seus filmes foram classificados, em pesquisas como Cahiers du cinéma e Sight & Sound, como alguns dos melhores filmes de todos os tempos.
Em uma carreira de quase cinquenta anos, Fellini ganhou a Palma de Ouro por La Dolce Vita, foi indicado a doze prêmios Óscar e ganhou quatro na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o melhor para qualquer diretor da história da Academia. No Oscar 1993, em Los Angeles, ele recebeu um prêmio honorário. Além de La Dolce Vita e 8½, seus outros filmes conhecidos incluem La Strada, Le notti di Cabiria, Julieta dos Espíritos, Satyricon, Amarcord e Il Casanova di Federico Fellini.
La dolce Vita
La dolce vita (br/pt: A doce vida) (AFI: [ˈla ˈdol.tʃe ˈviː.ta]) é um filme franco-italiano de 1960, de gênero drama dirigido pelo cineasta Federico Fellini, sendo normalmente citado como o marco da transição de seus estilos, do neorrealismo para o simbolismo, e um dos filmes mais importantes da década de 1960 e do século XX. Uma das características capitais da obra é a imagem em preto-e-branco, e as sequências noturnas realçando um laço com o cinema noir e com o expressionismo alemão, apresentando um cenário festivo, e em algumas vezes com altos contrastes de luz e sombra.
É considerado uma das obras-primas de Federico Fellini, juntamente com 8½ e Amarcord. O filme é uma crítica aberta á sociedade romana do pós-guerra, retratando uma instituição decadente e hedonista, marcada pela superficialidade e incomunicabilidade, temas desenvolvidos ao longo do filme
Pier Paolo Pasolini
Ao lado desses diretores devemos recordar também Pier Paolo Pasolini, poeta, escritor e diretor, que dirige nos anos 60 filmes como (Mamma Roma, O Evangelho segundo São Mateus, e nos anos de 1975, um dos filmes mais controversos na história do cinema italiano: Saló ou os 120 dias de Sodoma.
Il Gatopardo (Visconti, )
Il Gattopardo, de Luchino Visconti, é uma obra-prima do filme histórico do século XX. A partir do romance de Tomasi Di Lampedusa, Visconti nos apresenta, com vigor narrativo, a ascensão das "classes médias" (a burguesia) e a decadência da nobreza sob o Risorgimento italiano, em 1860.
É impressionante a construção de personagens típicos e seus vínculos com a estrutura de classe. Deste modo, o filme de Visconti não é apenas um filme histórico, mas é uma narrativa sociológica baseada nas categorias de classes e luta de classes, apreendidas num momento histórico típico. (fonte: https://www.sociologia.seed.pr.gov.br/)
IV - Anos 60 e 70 - A Comédia Italiana / Faroeste Spagueti
Do fim dos anos 50 emerge ainda a assim chamada "comédia italiana", outro gênero que atingirá grande sucesso na Italia, e será conhecido no exterior principalmente graça a atores como Marcello Mastroianni, Sofia Loren e Vitorio Gassman.
O filme - Matrimônio à Italiana
O filme - Matrimônio à Italiana
O faroeste espaguete
Um outro gênero em que se destaca o cinema italiano é o faroeste revisitado e logo chamado "faroeste spaguetti". O diretor mais famoso é Sergio Leone que depois de ter sido pouco considerado nos anos 60 e 70 foi reavaliado e muito querido na Itália e no exterior, tendo lançado atores do calibre de Clint Eastwood.
V. - Anos 80 - O período da crise
Nos anos 80 o cinema italiano viveu uma grande crise de criatividade. Praticamente durante toda a década tivemos em sua grande maioria filmes de baixa qualidade artística. Podemos dize r que quem salva a década é o filme Cinema Paradiso. Ele é um drama italiano de 1988 escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore . O enredo de Cinema Paradiso é vagamente baseado na história da família Protti, que é dona de um cinema em Mântua , Itália , desde 1904.
VI - Anos 90 - Um novo começo
A Vida é bela - Nos anos noventa vimos aparecer novos comediantes e atores como Roberto Benigni que fez o excepcional "A Vida é Bela" em 1998. O filme se passa na Segunda Guerra Mundial onde Guido Orefice, um judeu dono de uma singela livraria judaica na Itália fascista, é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, juntamente com seu filho, o pequeno Giosué; usando sua inteligência, espirituosidade e bom humor, Guido faz com que a criança acredite que ambos estão em um jogo, com o objetivo de protegê-lo do horror em que estão inseridos.
Il Postino é um filme belgo-franco-italiano de 1994, do gênero comédia dramático-romântica, dirigido por Michael Radford, com roteiro de Anna Pavignano, Furio Scarpelli, Giacomo Scarpelli, Massimo Troisi e do próprio diretor baseado no livro Il Postino, de Antonio Skármeta.
O filme se baseia no exílio do poeta Pablo Neruda, por razões políticas, em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile
VII.- Principais Diretores, Música, Filmes e Atores
Diretores
Notáveis diretores de filmes italianos incluem Vittorio De Sica, Federico Fellini, Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni, Ettore Scola, Franco Zeffirelli, Roberto Rossellini e Giuseppe Tornatori; Alguns dos quais são reconhecidos entre os maiores e mais influentes produtores de filmes de todos os tempos.
Filmes
Título | Diretor | Atores Principais |
1. Obsessão (1943) 2. O Ladrão de Bicicletas (1948) 3. A Doce Vida |
1. Luchino Visconti 2. Vittorio De Sica 3. Federico Fellini |
1. Massino Girotti 2. Lamberto Maggiorani 3. Marcelo Mastroiani e Anita Ekberg |
4. Il Gatopardo (1963) | 4. Luchino Visconti | 4. Burt Lancaster, Alain Delon, Claudia Cardinale |
5.- Matrimônio à italiani (1964) 6. Ontem, Hoje e Amanhã (1963) |
5. Vitorio De Sica 6. Vittorio De Sica |
5. Marcello Mastroianni, Sofia Loren 6. Marcello Mastroianni e Sofia Loren |
7. - O dólar furado (1965) 8. Por um punhado de dólares (1964). 9. O bom, o mau e o feio (1966) |
7. Giorgio Ferroni 8. Sergio Leone 9. Sergio Leone |
7. Giuliano Gemma e Evelyn Stewart 8. Clint Eastwood 9.Clint Eastwood, Lee van Cliff |
10. Cinema Paradiso (1988) 11. Mediterrâneo (1991) 12. O Carteiro e o Poeta (1994) 13. A Vida é Bela (1997) |
10. Giuseppe Tornatore 11. Gabriele Salvatores 12. Michael Radford 13. Roberto Benigni |
10. Philippe Noiret e Salvatore Cascio 11.Diego Abatantuono, Claudio Bigagli. 12. Philippe Noiret, Renato Scarpa e Maria Cuccinota 13. Roberto Benigni, Nicoleta Braschi e Giorgio Cantarini |
14. Malena (2000) 15. O LEITOR INDICA |
14. Giuseppe Tornatore 15. ???? |
14. Monica Bellucci e Giuseppe Sulfaro 15. ????? |
Atrizes como Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Giulietta Masina e Gina Lollobrigida, Roberto Benigni, Monica Vitti, Virna Lisi, Ornella Mutti, Pierfrancesco Favinni, Luca Zingarretti, Terence Hill, Isabela Rosselini, Vitorio Gassman, Claudia Cardinale são dos mais famosos que sempre vêm a nossa memória quando falamos de filmes italianos.
Com as fotos de Sophia Loren e Marcello Mastroianni homeangeamos todos os atores italianos de 1900 até hoje.
O Rei da Trilha Sonora - Ennio Morricone
Ennio Morricone nasceu em Roma em 10 de novembro de 1928, e faleceu recentemente em 06 de julho de 2020. Ele foi um compositor, arranjador e maestro italiano que escreveu músicas em diversos estilos. Morricone compôs mais de 400 partituras para cinema e televisão, além de mais de 100 obras clássicas. Sua trilha sonora para O Bom, o mau e o feio (1966) é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história e foi introduzida no Grammy Hall of fame. Sua filmografia inclui mais de 70 filmes premiados, incluindo todos os filmes de Sergio Leone, todos os filmes de Giuseppe Tornatore e de muitos outros diretores.
A partir da década de 1970, Morricone se destacou em Hollywood, compondo para prolíficos diretores americanos como Don Siegel, Mike Nichols, Brian De Palma, Barry Levinson, Oliver Stone, Warren Beatty, John Carpenter e Quentin Tarantino. Em 1977, ele compôs o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA de 1978.
Ennio Morricone também é o compositor da linda música "Gabriel's Oboé" do filme A Missão. Relembre abaixo
VIII - A Cinecittà
O já mencionado estúdio Cinecittà é ainda hoje a maior instalação de produção de filmes e programas televisivos na Europa Continental e o centro do cinema italiano, onde os filmes com os maiores orçamentos são filmados e uma das maiores comunidades produtoras de filmes no mundo.
Nos anos 1950, o número de produções internacional sendo feitas lá levaram Roma a ser apelidada de "Hollywood do Tibre". Mais de 3.000 produções foram feitas na sua porção, das quais 90 receberam uma nomeação da Academy Award e 47 delas ganharam, do cinema clássico a filmes premiados mais recentes (Ben-Hur, Romeu e Julieta, O Paciente Inglês, Gladiador, A Paixão de Cristo, e Gangs of New York).
A Itália é o país mais laureado na Academy Awards para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, com 14 prêmios ganhos, 3 premiações no Oscar Honorário e 31 nomeações para o Oscar. Por volta de 2016, filmes italianos já haviam vencido 12 Palmas de Ouro (o segundo país com mais prêmios), 11 Leões de Ouro e 7 Ursos de ouro.
iX. - Referências
Livro texto - L'italiano all'università vol 2 - Breve história do cinema italiano, sem autor especificado. (Obs: a maior parte do texto foi retirado desse livro).
Wikipedia - Cinema Italiano
Neorealismo - https://cinetoscopio.com.br/2015/05/23/15-filmes-essenciais-do-neo-realismo-italiano/