Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Cinema Italiano - Uma breve história

I - Cinema Italiano 


A história do cinema italiano tem origem antiga, iniciando-se praticamente logo depois da primeira projeção dos irmãos Lumière em 1895.

Depois de um primeiro filme pioneiro, a produção cinemtatográfica italiana se inicia a pleno regime no primeiro decenio de 1900, trazendo ao cinema um importante movimento de vanguarda como o "Futurismo".


foto do estúdio da Cinecitta
Estudio da Cinecitta, foto de shutterstock.com


Depois de haver conhecido um decênio de forte crise logo após a Primeira Guerra Mundial, o cinema italiano recomeça a partir da fundação em 1937 da "Cinecittà", o mais importante estúdio de produções cinematográficas existente até hoje na Itália. Entretanto, é senso comum que a qualidade das produções artísticas daquela época, era muito fraca. Limitava-se quase sempre a propaganda a favor do regime fascista.

II. - Anos 40 e 50 - O Neorealismo


Com o fim da ditadura nos anos 40 e 50, se afirma na Italia o movimento cinematográfico conhecido em todo o mundo como "Neorealismo", que alçará o cinema italiano a um nível  de brilhantismo como nunca mais foi visto. 

Diretores como "De Sica", "Visconti", "Rossellini" dirigiram obras-primas do gênero dramático como "ladrão de bicicleta", "Obsessão", e "Roma, cidade aberta", representando com atores não profissionais a realidade romana do segundo período pós-guerra (período pós segunda guerra mundial) de maneira nua e crua, evitando qualquer comentário retórico. Nesse período o cinema italiano se transforma em um dos mais premiados e influentes a nível mundial.

foto de Lucchino Visconti
Lucchino Visconti

O filme - Obsessão (Visconti, 1943)

Itália, início dos anos 40. No miserável Vale do Pó, Giovanna (Clara Calamai), a frustrada dona de uma pensão, planeja com o amante Gino (Massino Girotti, de Teorema) o assassinato do marido. Pela primeira vez no Brasil, "Obsessão" marca a estréia do grande Luchino Visconti como diretor. O filme é uma adaptação não autorizada de O Destino Bate à sua Porta, romance noir de James M. Cain filmado outras vezes, uma delas com Jack Nicholson e Jessica Langer; este clássico é considerado por muitos críticos o marco inicial do influente movimento neo-realista, por ter sido filmado quase que inteiramente em locações reais e ter afrontado a ideologia do regime fascista."  (fonte: cinetoscópio.com.br)


Crítica do Filme Obsessão por Arthur Tuoto, Cineasta e Crítico de Cinema




III. - Anos 50 e 60 - Anos de Ouro - Diretores Famosos


Nos anos 50 e 60 começa a exaurir-se a corrente "neorealista" mas continua o período de ouro do cinema italiano graça a diretores famosos em todo o mundo. O primeiro de todos, Federico Fellini que dirige numerosas obras-primas, mas também Antonioni, e ainda Visconti que, tendo terminado a fase neorealista continua de qualquer forma a produzir filmes que fazem parte da história do cinema italiano (Il Gattopardo, Morte a Venezia). 

Federico Fellini


foto de Federico FelliniFederico Fellini (Rimini, 20 de janeiro de 1920 — Roma, 31 de outubro de 1993) foi um diretor e roteirista de cinema italiano. Conhecido por seu estilo distinto, que mistura fantasia e imagens barrocas com terridez, ele é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos. Seus filmes foram classificados, em pesquisas como Cahiers du cinéma e Sight & Sound, como alguns dos melhores filmes de todos os tempos.

Em uma carreira de quase cinquenta anos, Fellini ganhou a Palma de Ouro por La Dolce Vita, foi indicado a doze prêmios Óscar e ganhou quatro na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o melhor para qualquer diretor da história da Academia. No Oscar 1993, em Los Angeles, ele recebeu um prêmio honorário. Além de La Dolce Vita e , seus outros filmes conhecidos incluem La Strada, Le notti di Cabiria, Julieta dos Espíritos, Satyricon, Amarcord e Il Casanova di Federico Fellini.


La dolce Vita

La dolce vita (br/pt: A doce vida) (AFI: [ˈla ˈdol.tʃe ˈviː.ta]) é um filme franco-italiano de 1960, de gênero drama dirigido pelo cineasta Federico Fellini, sendo normalmente citado como o marco da transição de seus estilos, do neorrealismo para o simbolismo, e um dos filmes mais importantes da década de 1960 e do século XX. Uma das características capitais da obra é a imagem em preto-e-branco, e as sequências noturnas realçando um laço com o cinema noir e com o expressionismo alemão, apresentando um cenário festivo, e em algumas vezes com altos contrastes de luz e sombra. 




É considerado uma das obras-primas de Federico Fellini, juntamente com 8½ e Amarcord. O filme é uma crítica aberta á sociedade romana do pós-guerra, retratando uma instituição decadente e hedonista, marcada pela superficialidade e incomunicabilidade, temas desenvolvidos ao longo do filme


Pier Paolo Pasolini

Ao lado desses diretores devemos recordar também Pier Paolo Pasolini, poeta, escritor e diretor, que dirige nos anos 60 filmes como (Mamma Roma, O Evangelho segundo São Mateus, e nos anos de 1975, um dos filmes mais controversos na história do cinema italiano: Saló ou os 120 dias de Sodoma. 

Il Gatopardo (Visconti, )


Il Gattopardo, de Luchino Visconti, é uma obra-prima do filme histórico do século XX. A partir do romance de Tomasi Di Lampedusa, Visconti nos apresenta, com vigor narrativo, a ascensão das "classes médias" (a burguesia) e a decadência da nobreza sob o Risorgimento italiano, em 1860.

É impressionante a construção de personagens típicos e seus vínculos com a estrutura de classe. Deste modo, o filme de Visconti não é apenas um filme histórico, mas é uma narrativa sociológica baseada nas categorias de classes e luta de classes, apreendidas num momento histórico típico. (fonte: https://www.sociologia.seed.pr.gov.br/)





IV - Anos 60 e 70 - A Comédia Italiana / Faroeste Spagueti


Do fim dos anos 50 emerge ainda a assim chamada "comédia italiana", outro gênero que atingirá grande sucesso na Italia, e será conhecido no exterior principalmente graça a atores como Marcello Mastroianni, Sofia Loren e Vitorio Gassman. 

O filme - Matrimônio à Italiana 






O faroeste espaguete

Um outro gênero em que se destaca o cinema italiano é o faroeste revisitado e logo chamado "faroeste spaguetti". O diretor mais famoso é Sergio Leone que depois de ter sido pouco considerado nos anos 60 e 70 foi reavaliado e muito querido na Itália e no exterior, tendo lançado atores do calibre de Clint Eastwood.




V. - Anos 80 - O período da crise



cartaz do filme Cinema ParadisoNos anos 80 o cinema italiano viveu uma grande crise de criatividade. Praticamente durante toda a década tivemos em sua grande maioria filmes de baixa qualidade artística. Podemos dize r que quem salva a década é o filme Cinema Paradiso. Ele é um drama italiano de 1988 escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore . O enredo de Cinema Paradiso é vagamente baseado na história da família Protti, que é dona de um cinema em Mântua , Itália , desde 1904.






VI - Anos 90 - Um novo começo



cartaz do filme A Vida é Bela mostra o casal se despedindo com um beijo na face e a criança em uma bicicletaA Vida é bela - Nos anos noventa vimos aparecer novos comediantes e atores como Roberto Benigni que fez o excepcional "A Vida é Bela" em 1998. O filme se passa na Segunda Guerra Mundial onde Guido Orefice, um judeu dono de uma singela livraria judaica na Itália fascista, é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, juntamente com seu filho, o pequeno Giosué; usando sua inteligência, espirituosidade e bom humor, Guido faz com que a criança acredite que ambos estão em um jogo, com o objetivo de protegê-lo do horror em que estão inseridos. 




foto do carteiro do filme italiano Renato Scarpa com o chapéu da sua profissãoO Carteiro e o Poeta - 

Il Postino é um filme belgo-franco-italiano de 1994, do gênero comédia dramático-romântica, dirigido por Michael Radford, com roteiro de Anna Pavignano, Furio Scarpelli, Giacomo Scarpelli, Massimo Troisi e do próprio diretor baseado no livro Il Postino, de Antonio Skármeta.

O filme se baseia no exílio do poeta Pablo Neruda, por razões políticas,  em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile


VII.- Principais Diretores, Música, Filmes e Atores   


Diretores

Notáveis diretores de filmes italianos incluem Vittorio De Sica, Federico Fellini, Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni, Ettore Scola, Franco ZeffirelliRoberto Rossellini e Giuseppe Tornatori; Alguns dos quais são reconhecidos entre os maiores e mais influentes produtores de filmes de todos os tempos. 

Filmes


Título  Diretor Atores Principais
1.  Obsessão (1943)
2.  O Ladrão de Bicicletas (1948)
3.  A Doce Vida
1. Luchino Visconti
2. Vittorio De Sica
3. Federico Fellini
1. Massino Girotti
2. Lamberto Maggiorani
3. Marcelo Mastroiani e
Anita Ekberg
4.  Il Gatopardo (1963) 4. Luchino Visconti 4. Burt Lancaster, Alain Delon, Claudia Cardinale
5.- Matrimônio à italiani (1964)
6.  Ontem, Hoje e Amanhã (1963)
5. Vitorio De Sica
6. Vittorio De Sica
5. Marcello Mastroianni, Sofia Loren
6. Marcello Mastroianni e Sofia Loren
7. - O dólar furado (1965)
8. Por um punhado de dólares (1964).
9. O bom, o mau e o feio (1966)
7. Giorgio Ferroni
8. Sergio Leone
9. Sergio Leone
7. Giuliano Gemma e Evelyn Stewart
8. Clint Eastwood
9.Clint Eastwood, Lee van Cliff

10. Cinema Paradiso (1988)
11. Mediterrâneo (1991)
12. O Carteiro e o Poeta (1994)
13. A Vida é Bela (1997)

10. Giuseppe Tornatore
11. Gabriele Salvatores
12. Michael Radford
13. Roberto Benigni
10. Philippe Noiret e Salvatore Cascio
11.Diego Abatantuono, Claudio Bigagli. 
12. Philippe Noiret, Renato Scarpa e Maria Cuccinota
13. Roberto Benigni, Nicoleta Braschi e Giorgio Cantarini
14. Malena (2000)
15. O LEITOR INDICA
14. Giuseppe Tornatore
15.    ????
14. Monica Bellucci e Giuseppe Sulfaro
15.    ?????


Atores e Atrizes

Atrizes como Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Giulietta Masina e Gina Lollobrigida, Roberto Benigni, Monica Vitti, Virna Lisi, Ornella Mutti, Pierfrancesco Favinni, Luca Zingarretti, Terence Hill, Isabela Rosselini, Vitorio Gassman, Claudia Cardinale são dos mais famosos que sempre vêm a nossa memória quando falamos de filmes italianos.

Com as fotos de Sophia Loren e Marcello Mastroianni homeangeamos todos os atores italianos de 1900 até hoje.
  
foto colorida da bela Sohia Loren
Sophia Loren e Mastroiani
foto preto e branco de Marcello Mastroianni




O Rei da Trilha Sonora - Ennio Morricone

foto de Enio MorriconiEnnio Morricone nasceu em Roma em 10 de novembro de 1928, e faleceu recentemente em 06 de julho de 2020. Ele foi um compositor, arranjador e maestro italiano  que escreveu músicas em diversos estilos. Morricone compôs mais de 400 partituras para cinema e televisão, além de mais de 100 obras clássicas. Sua trilha sonora para O Bom, o mau e o feio (1966) é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história e foi introduzida no Grammy Hall of fame.   Sua filmografia inclui mais de 70 filmes premiados, incluindo todos os filmes de Sergio Leone, todos os filmes de Giuseppe Tornatore e de muitos outros diretores. 

A partir da década de 1970, Morricone se destacou em Hollywood, compondo para prolíficos diretores americanos como Don SiegelMike NicholsBrian De PalmaBarry LevinsonOliver StoneWarren BeattyJohn Carpenter e Quentin Tarantino. Em 1977, ele compôs o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA de 1978. 


Ennio Morricone também é o compositor da linda música "Gabriel's Oboé" do filme A Missão. Relembre abaixo

 


  VIII - A Cinecittà


O já mencionado estúdio Cinecittà é ainda hoje a maior instalação de produção de filmes e programas televisivos na Europa Continental e o centro do cinema italiano, onde os filmes com os maiores orçamentos são filmados e uma das maiores comunidades produtoras de filmes no mundo. 

Nos anos 1950, o número de produções internacional sendo feitas lá levaram Roma a ser apelidada de "Hollywood do Tibre". Mais de 3.000 produções foram feitas na sua porção, das quais 90 receberam uma nomeação da Academy Award e 47 delas ganharam, do cinema clássico a filmes premiados mais recentes (Ben-Hur, Romeu e Julieta, O Paciente Inglês, Gladiador, A Paixão de Cristo, e Gangs of New York). 

A Itália é o país mais laureado na Academy Awards para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, com 14 prêmios ganhos, 3 premiações no Oscar Honorário e 31 nomeações para o Oscar. Por volta de 2016, filmes italianos já haviam vencido 12 Palmas de Ouro (o segundo país com mais prêmios), 11 Leões de Ouro e 7 Ursos de ouro.


iX. - Referências


Livro texto - L'italiano all'università vol 2 - Breve história do cinema italiano, sem autor especificado. (Obs: a maior parte do texto foi retirado desse livro).

Wikipedia - Cinema Italiano

Neorealismo - https://cinetoscopio.com.br/2015/05/23/15-filmes-essenciais-do-neo-realismo-italiano/