I. - Os girassóis para Van Gogh
Ao longo dos séculos o girassol tem sido entendido como uma metáfora do amor sagrado, símbolo da felicidade, do entusiasmo, vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.
Os girassóis com certeza tinham um significado marcante para Van Gogh, ainda mais que ele sempre fora fascinado pelos reflexos na natureza dos profundos valores morais. Resquíscios de sua formação religiosa.
Provavelmente ele via concentrar-se no girassol todas as estações do ano. Começando com o verão com sua luz solar radiante, depois ao se colher o girassol vê-lo lentamente se apagando em um longo outono quente e dourado para se diluir nas tonalidades cada vez mais apagadas do inverno. Nas flores subitamente recolhidas, a visão triunfal no vaso das cores da primavera, reacendendo-se gradualmente até um diapasão altíssimo ("A alta nota amarela" que ele procurava a todo custo), parecendo que o pincel foi capaz de captar toda a intensidade da luz do verão no seu momento de maior fulgor.
As duas séries dos Girassóis
Van Gogh pintou duas séries de girassóis: Uma em 1887 com as flores capturadas em vários estágios de secagem e que são contrastados ao serem colocados contra um fundo azul cobalto ou fundo de cor ocre. A segunda e mais espetacular foi em 1888, com uma série de vasos com girassóis, para decorar seu estúdio em Arles para receber o pintor Gauguin. O pintor iria morar com ele por uma temporada. (fonte: Editora Abril).
II. - A preparação para receber Gauguin
Após vários convites de Van Gogh, Gauguin concordou em visitar Arles em 1888. Van Gogh esperava estabelecer uma amizade estreita e a realizar a sua ideia de um coletivo de artistas.
Casa Amarela, Van Gogh, 1888, Museu Van Gogh, Amsterdã |
Enquanto esperava, ele pintou Girassóis para decorar a sua casa conforme ele relatou em ma carta para o irmão Théo:
"Na esperança de viver em um estúdio nosso com Gauguin, gostaria de preparar uma decoração para o estúdio. Nada além de grandes girassóis. Ao lado de seu depósito, o restaurante tem uma bela decoração de flores, como você sabe; muito bem eu me lembro sempre dos girassóis que estão na vitrine. De qualquer forma, se eu terminar esse programa, teremos cerca de 12 painéis. Tudo será então uma sinfonia de azul e amarelo. Trabalho todas as manhãs, desde o amanhecer, porque as flores murcham logo e é preciso fazer o conjunto de uma só vez." (fonte: Coleção Grandes Mestres, Editora Abril).
III. O Quadro "O Vaso com Quatorze Girassóis" - 1888
Esse quadro foi colocado no quarto de hóspedes com a chegada de Gauguin. A tela foi pintada com cores muito claras, com uma variação de amarelos - do mais deslumbrante do fundo aos mais quentes da jarra, passando pelos mais profundos e com os quais são feitas as flores - que parecem realmente embutidas de luz do sol.
Ainda hoje na sala do Museu de Londres o quadro chama atenção pela enorme força cromática do efeito de "amarelo sobre amarelo", quase uma explosão que captura o olhar. É um dos quadros mais famosos de Van Gogh.
IV - Outra Obra Prima - "Doze Girassóis numa Jarra"
Do mesmo período de agosto de 1888, "Doze girassóis numa jarra", é uma das obras mais conhecidas de Van Gogh e também uma das telas mais famosas do mundo. Ela está em exibição na pinacoteca de Munique.
Nesse período, a cor, nas obras do pintor, passa a ser utilizada como uma forma de expressão, sem compromisso com o realismo. Contrastes entre cores harmônicas, como o verde e o amarelo, recebem destaque em Doze girassóis numa jarra.
"Doze girassóis em uma jarra", Van Gogh, 1888, Pinacoteca de Munique |
V - O Término da Visita e o pedido de Gauguin
A visita de Gauguin à Van Gogh não se desenrolou como esperado e terminou de uma maneira desastrosa. Os dois tiveram uma briga explosiva onde Van Gogh sofreu um colapso nervoso, cortou sua orelha e acabou no hospital em Arles. Gauguin voltou para Paris.
Gauguin pintou Van Gogh uma única vez representando o pintor confeccionando um quadro de girassóis. Diz-se que quando Van Gogh viu a pintura exclamou, "esse sou eu, mas louco" !
Fascinado com os quadros dos Girassóis, algumas semanas depois da fatídica briga, Gauguin escreve para Van Gogh solicitando a pintura dos girassóis, que para ele era uma página perfeita do estilo "essencial de Van Gogh".
Apesar de ter interesse em manter uma relação com Gauguin e querer trocar uma tela sua por outra de Gauguin, Van Gogh, resiste em enviar sua tela e resolve pintar outra com o objetivo de enviar para Gauguin. Ainda assim, ao terminar essa tela, Van Gogh decide não enviá-la. Ele considerava essas telas como das melhores que havia produzido.
Essa tela que é uma variação dos "quinze girassóis em um vaso", está em exibição no Museu Van Gogh de Amsterdã.
VI. - A série de 7 quadros
Inicialmente Van Gogh pretendia pintar doze quadros sobre girassóis mas terminou pintando apenas sete nessa série. Existem então cinco telas da série que são as que estão no Museu de Londres, Museu de Amsterdã e Museu de Tóquio (estilo quatorze girassóis) e a do Museu de Munique com outra similar no Museu da Filadélfia (estilo doze girassóis). Temos ainda uma tela que foi destruída pelo fogo na segunda guerra mundial, e outra que está em uma coleção privada e que raramente é exibida.
As outras Três versões que estão em Museus