1. - A Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
Embora a crença de que Maria era sem pecado, ou concebida sem pecado original, tenha sido amplamente aceita desde a Antiguidade tardia , a doutrina não foi definida dogmaticamente na Igreja Católica até 1854, quando o papa Pio IX declarou ex cathedra , ou seja, usando infalibilidade papal, em sua bula papal Ineffabilis Deus, a Imaculada Conceição para ser doutrina.
A Igreja Católica celebra a solenidade da Imaculada Conceição em 8 de dezembro; em muitos países católicos , é um dia sagrado de obrigação ou festa patronal , e em alguns feriados nacionais.
2. - A Imaculada Conceição do Escorial, Bartolomé Esteban Murilo
A Imaculada Conceição de El Escorial é uma pintura religiosa a óleo de 1660 a 1665, do artista barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo, agora no Museo del Prado, em Madri. As muitas representações artísticas de Murillo da concepção imaculada da Virgem Maria foram enormemente influentes na arte posterior.
Imaculada Conceição, Murilo, 1656-1660, Museu do Prado |
3. - Bartolomé Esteban Murillo
Bartolomé Esteban Murillo é, quiçá, o pintor que melhor define o barroco espanhol. Nasceu em Sevilha, onde passou a maior parte da sua vida. O dia exato do seu nascimento é desconhecido, mas terá, provavelmente, nascido em dezembro de 1617, já que foi batizado no dia 1 de janeiro de 1618, na Igreja da Madalena. Era costume na Idade Moderna, batizar as crianças somente alguns dias após o seu nascimento, como tal é normal que os especialistas façam tal afirmação.
Os primeiros quadros de Murillo eram muito influenciados pelo estilo do seu mestre, Del Castillo, como se pode apreciar no quadro A "Virgem do Rosário, com São Domingo".
Em 1645 recebeu a sua primeira encomenda importante: treze quadros para um claustro do Convento de São Francisco, em Sevilha. Nestas obras demonstrou uma notável influência de Van Dyck, Ticiano e Peter Paul Rubens.
O êxito alcançado com as pinturas no claustro do Convento de São Francisco motivou o aumento do número de encomendas.
Em 1665, teve início o seu período mais produtivo, ou seja, o período em que recebeu mais encomendas. Neste ano, a fama alcançada por Murillo estendeu-se por todo o país, chegando à corte madrilhena, onde, segundo Palomino, o próprio rei Carlos II convidou Murillo a estabelecer-se em Madrid.
Em 1681 mudou-se para a paróquia de Santa Cruz, onde recebe a sua última encomenda: vários retábulos da igreja do Convento de Santa Catalina de Cádis. Quando trabalhava nesta encomenda, sofreu uma grave queda, que resultou na sua morte, alguns meses mais tarde, já no ano de 1682.
4. - Referências
Wikipedia - Imaculada Conceição / Bartolomé Esteban Murilo