Livrarias no Mundo I - Casa do Livro - Ed. Singer - São Petersburgo
I. Introdução
Ler é um dos grandes prazeres humanos. Especialmente quando podemos viajar através das histórias e lugares descritos por autores que escrevem movidos por sua imaginação e criatividade. Hoje existe o recurso da internet para pesquisas rápidas, mas o prazer de manusear o livro e virar as suas páginas não é substituído pela tecnologia.
Livrarias grandes, com variedades de assuntos e autores também são fascinante para os amantes dos livros que passam horas consultando uma prateleira e outra. Mesmo quando a livraria é de livros e literatura em uma língua desconhecida nossa como a russa, o charme e a beleza do lugar podem ser os atrativos associados à imaginação do conteúdo daqueles volumes expostos.
Em São Petersburgo, na Nevsky Prospekt, 28, principal avenida da cidade, situa-se a "Casa do Livro". Ela está situada em um lindo prédio construído entre 1902 e 1904 para ser sede da empresa alemã de máquinas de costura Singer.
Ele está localizado na interseção da Nevsky Prospekt e do Canal Griboiedov, em frente à Catedral de Cazã em São Petersburgo, na Rússia.
Depois da revolução, o prédio foi transformado na Casa do Livro e agora funciona uma livraria privada com um belíssimo café no andar superior.
A Casa do Livro, Edifício Singer, foto HistóriacomGosto |
II. - Pequena História do Prédio
O edifício foi projetado pelo arquiteto Pavel Suzor para o ramo russo da Singer Corporation. A administração da Singer Corporation inicialmente pretendia construir um arranha-céu, semelhante ao Singer Building, sede da empresa que estava sendo construída naquela época em Nova York, mas o código de construção de São Petersburgo não permitia estruturas mais altas que o Palácio de Inverno, a residência do imperador.
O arquiteto encontrou uma solução elegante para o limite de 23,5 metros de altura: o edifício Art Nouveau de seis andares é coroado com uma torre de vidro, que por sua vez é coberta por um globo de vidro criado pelo artista estônio Amandus Adamson. Esta torre cria a impressão de uma elevação substancial, mas é suficientemente sutil para não ofuscar a Catedral de Cazã ou a Catedral do Sangue Derramado.
Durante a Primeira Guerra Mundial a embaixada dos Estados Unidos foi localizada no edifício por um breve período. Em 1919, pouco depois da Revolução de Outubro, o edifício foi entregue à Editora Estadual de Petrogrado.
Vista de dentro da livraria -
vista da lateral da Catedral de Kazan de dentro da livraria, foto historiacomgosto |
A livraria continuou funcionando durante o cerco de Leningrado até novembro de 1942, reabrindo outra vez em 1948. O edifício foi fechado para a reconstrução entre 2004 e 2006, e quando foi reaberto abrigou diversos negócios, incluindo a Casa dos Livros e o Café Singer.
III. - Localização Privilegiada
a) Catedral de Kazan
A Catedral de Kazan é uma bonita igreja no estilo neoclássico e muito visitada em virtude de ser dedicada a Virgem de Kazan, muito venerada pelo povo russo.
Catedral de Kazan, São Petersburgo, foto historiacomgosto |
b) Rua do cana Griboeidov, interseção com a Nevsky Prospekt
Rua do Canal Griboeidov, ao fundo a Catedral do Sangue Derramado |
wikipedia - livraria e café Singer |